Gravações de Joesley levam Loures e Aécio a retirarem as máscaras das faces

Resultado de imagem para aecio e loures

Aécio e Loures foram apanhados em flagrante

Pedro do Coutto

Como nos filmes policiais, as gravações de Joesley Batista obrigaram Rodrigo Rocha Loures e Aécio Neves a retirarem a máscara da face e confessarem por ações tácitas os erros que cometeram no relacionamento amigável que mantinham com Joesley Batista, um dos donos da JBS. Relacionamento que conduziu a ambos para o caminho da ilegalidade e da exposição a nuvens sombrias que os envolveram. Reportagem de André de Souza e Letícia Fernandes, O Globo desta quarta-feira, destaca bem o episódio Rocha Loures, deputado suspeito de ser operador do presidente Michel Temer. Suplente da bancada do Paraná, Loures era assessor do presidente da República.

Ao entregar a Polícia Federal a mala de dinheiro, dando continuidade à sequência que o filme produzido pela JBS mostrou, retirou a máscara da negativa e assumiu a triste realidade que o atingiu ao pedir contribuição de 500 mil reais por semana à dupla de empresários acusados também de corrupção, e que se encontram livres por acordo de delação firmado com a Procuradoria-Geral da República.

RELÍQUIA MACABRA – O fato de a mala conter 465 mil reais, faltando portanto 35 mil reais, confirma a investida, pois os 35 mil reais restantes podem ter se evaporado nas ruas de São Paulo em torno da pizzaria Camelo no momento em que recebeu o que se pode chamar de relíquia macabra das mãos do executivo da JBS Ricardo Saud. Relíquia macabra é o título de um filme policial exibido na década de 40 que teve Humphrey Bogart no papel principal.

O fugitivo Loures, cujo desaparecimento de cena levou a um suspense de 36 horas. entregou a mala na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Ele havia viajado para os EUA, onde foi entrevistado no aeroporto pela reportagem da GloboNews. Disse à repórter que falaria quando desembarcasse no Brasil. Que poderia ele falar? Nada. A menos que fosse para esclarecer a diferença dos 35 mil reais. Não tocou no assunto, porém.

CASSAÇÃO – Agora, Loures corre o risco de ser cassado como suplente do PMDB, ou então ser exonerado pelo presidente Temer do cargo de assessor. Como foi exonerado, o assessor Tadeu Filipelli.  A diferença entre 500 mi e 465 mil talvez não seja esclarecida. Mas esclarecida foi a articulação que tentou realizar com a JBS em torno da compra de uma refinaria que estava no alvo da empresa. Alvejados foram tanto Loures quanto a JBS. Alguns estilhaços atingiram o Palácio do Planalto.

Relativamente a Aécio Neves, gravado em seu diálogo com Joesley Batista, o senador mineiro optou por gravar ele próprio um video que colocou nas redes sociais confessando seu erro, o qual estendeu à sua irmã Andreia Neves, no lance em que a encarregou de procurar Joesley, sequência que a levou a ser presa pela Polícia Federal.

ERA EMPRÉSTIMO? – Aécio Neves, que teve o mandato de senador suspenso por ato do Ministro Eson Fachin, na confissão resolveu dizer que não fez pedido de propina,mas sim um empréstimo de 2 milhões de reais quantia da qual necessitava, disse ele, para pagar o trabalho de advogados que contratara.

Essa não. Empréstimo se contrata com banco e ele tinha plenas condições para isso, uma vez que possui bens superiores a esse valor. Seja como for, empréstimo ou propina, o episódio o desgastou profundamente. Tanto assim que na sua confissão pediu desculpas a seus eleitores.

O que corresponde a ter pedido desculpas a si mesmo.

7 thoughts on “Gravações de Joesley levam Loures e Aécio a retirarem as máscaras das faces

  1. Augusto dos Anjos tem uma poesia que diz:
    “o homem que nesta terra miserável, mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera”. Foi isso que aconteceu ao Aécio? Um homem que teve bons exemplos de familia, teve educação, filho de uma mulher das mais ricas do Brasil! Fica difícil aceitar articulações com bandidos. Estou desapontada! Votei nele para presidente!

    • Vai ver foi a convivência com os mesmos que colocaram Tancredo num túmulo, no mais inoportuno dos momentos…
      Aécio convive com esses ‘mesmos’ no dia a dia há 35 anos, desde que iniciou a carreira politica.

    • Outra coisa a ser levada em conta, a superioridade dos mais inteligentes sobre os mais bem educados…
      Tanto eu, como milhares de brasileiros, utilizando 10% de nossas inteligencias, conseguimos desconstruir os argumentos pífio que Dilma Bolada utilizou quando falou nos debates(embates) televisivos que teve com Aécio antes da eleição, e Aécio não conseguiu…
      Dilma usou de inteligencia para marcar pontos, Aécio educadamente rodou feio…

  2. Carmen, o poema em epígrafe, começa como se iniciasse uma conversa (Vês?!). Conversa implacável, na medida em que se baseia em constatações cuja dureza é acentuada por imagens apocalípticas, escatológicas (anunciadora do fim dos tempos). Bem, “Brasília” ( ou banânia) está pegando fogo, literalmente…Eu só tenho a agradecer a Rede Globo(sempre “golpista”), Janot (um completo imbecil), Fachin( um doidivana) e a alguns sites que sempre, nas entrelinhas, pregaram a baderna e o caos! A coisa vai ficar feia…

  3. Nelson, você está certo. Eu sou fã de Augusto dos Anjos e este poema sei de cor, mas quis somente citar a parte que achei adequada ao contexto.

    A estrofe começa: “Acostuma te à lama que te espera/ o homem que nesta terra miserável/mora entre feras/sente inevitável necessidade de também ser fera.

    Obrigada, Nelson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *