Greta Thunberg, os seres humanos estão morrendo e você precisa aparecer…

Greta Thunberg disse que sentiu cansaço, dor de garganta e tosse

Greta Thunberg teve tosse, dor de garganta e cansaço

Jorge Béja

Greta, where are you now? Où es-tu, maintenant? Greta, onde está você agora, nesta época de flagelo que atinge a Humanidade? Você, que tanto apareceu para o mundo em defesa da preservação do meio ambiente do nosso planeta, da vida dos animais, da flora, da fauna, e o mundo inteiro ouviu e aplaudiu. Você, jovem ativista ambiental, que enfrentou governantes poderosos, que foi a personalidade de 2019 da revista americana Time. Você, que discursou na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas… Apareça, Greta.

Venha com sua voz, seu gestual, sua simplicidade, sua inspiração e coragem para externar solidariedade aos humanos deste mesmo planeta. Familiares dos humanos que já morreram e os milhares e milhões de humanos que ainda vão morrer.

CULPE A CHINA – Apareça, também, para responsabilizar o governo da China por culpa grave, tão grave que chega às raias do dolo consciente, da intencionalidade, ao permitir a existência daqueles mercados de animais, vivos e mortos, mercados fétidos, imundos, como o da cidade de Wuhan, onde este coronavírus, versão 2019/2020, se criou e de lá espalhou pelo mundo.

Apareça para responsabilizar os governantes chineses por ocultar ao mundo, por demorado espaço de tempo, o perigo que sabiam existir. Pelo encobertamento da verdade. Por terem prendido o corajoso médico oftalmologista chinês que denunciou a existência e circulação, lá na China, deste vírus mortal e por isso foi preso. E quando foi solto, morreu contaminado pelo próprio vírus.

A TERRA PAROU – Apareça, Greta. Apareça, porque a Terra parou. O mundo parou. Com o Estatuto de Roma em punho, apareça ao mundo e exija que a procuradoria do Tribunal Penal Internacional (TPI), que o Estatuto de Roma criou, instaure processo para investigar e apurar a responsabilidade das autoridades da República Popular da China pela terrível pandemia que rouba a saúde e a vida das humanos deste planeta.

Não importa que a China não tenha aderido ao Estatuto de Roma. Para o Direito Internacional, para o comezinho raciocínio lógico-jurídico, a recusa não tem valor. É nula. Não tem efeito jurídico.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) é órgão da Organização das Nações Unidas, organismo que a própria China é membro-fundador desde 1945. Logo, Greta, a China não pode recusar a jurisdição de um tribunal de uma organização internacional que ela própria é co-fundadora  e que veio a ser criado depois, em 1998, e que tem sede permanente em Haia, Holanda.

DOAÇÕES CHINESAS – Apareça, Greta. Exija que o governo da China não venda, mas faça doação para todas as Nações de seus equipamentos (máscaras, respiradores, e todos os aparelhamentos necessários) para socorrer os vitimados por todo o planeta. Que a China mande seus médicos para cuidar dos povos de todos os países. Que à República Popular da China e a seus governantes, observado o princípio do devido processo legal com direito a ampla defesa, sejam impostas condenações criminais e cíveis, estas, consistentes no imperioso dever de indenizar povos e Estados atingidos. Aquelas, para decidir sobre as punições que o TPI entender devidas e justas.

Apareça, Greta. Soubemos que teve sintomas do coronavírus, mas está bem melhor. Use as rede sociais suecas e internacionais. Convoque a imprensa de todo o mundo para ouvi-la. Hoje, Greta,  a tecnologia permite que tudo isso seja possível. Até mesmo sem você sair de casa. Ao seu chamado, à sua voz, todos atendem, todos ouvem.  

47 thoughts on “Greta Thunberg, os seres humanos estão morrendo e você precisa aparecer…

  1. Mais um artigo vergonhoso, Doutor.
    Como septuagenário que é, creio, deveria ver em Greta, uma adolescente sonhadora e ingênua, como se fora uma neta. Além disto, ela é portadora de TEA, que em nosso Pais, pela força das Leis obrigatoriamente receberia tratamento clínico especializado e obrigatório, a exemplo de um contingente enorme de crianças brasileiras.
    Desnecessária e inexplicavelmente traz a baila e faz uma conexão ininteligível de pessoa à desgraça humana, no estilo odiento da santa inquisição.

    • Desculpe, Vilas, mas acho que você extrapolou ao considerar “vergonhoso” o artigo do Dr. Béja. Acredito que você tenha se guiado pela palavra “omissa” no título, mas fui eu quem a inseri. Dr. Béja nada tem a ver com isso e no artigo não faz uma só crítica a essa extraordinária adolescente. Pelo contrário, o tempo todo ele demonstra a enorme admiração que tem por ela, você devia ter notado isso, amigo.

      Outra coisa, não acredito que Dr. Béja soubesse que Greta tem essa doença (síndrome de Asperger), que é uma forma mitigada de autismo, mas não a impede de fazer essa trabalho extraordinário pela Mãe Terra, a nossa querida Mãe Gaia.

      O que o Dr. Béja fez, a meu ver, foi um tributo a Greta Thunberg e um pedido de socorro a ela, que muito me emocionou.

      Abs.

      CN

      • Desculpe TI, acredito que não foi esse o sentido do texto de Béja, e acredito que ele saiba sim que ela tem síndrome de Asperger, a meu ver não foi tributo ou critica a ela, e sim critica aos que abusaram dela.

      • Desculpe-me você, CN. Sei de sua consideração pelo Dr. Béja, mas em minha opinião, considero o texto em questão equivocado, excessivo, fora do contexto e inexplicável.
        Reforço, é a minha opinião pessoal e não poderia, nem é minha intenção, obrigar qualquer um a aceitá-la, obviamente.
        Sabemos do ambiente internacional de críticas severas e desrespeitosas enfrentado por essa adolescente, inclusive no Brasil e também por parte de comentaristas aqui na TI, consoante a linha ideológica adotada por muitos outros.
        Confesso não concordar com a exploração indescente de organizações que se aproveitam das convicções e da ingenuidade de Greta.
        Por essa razão e por entender que a adolescente não deve qualquer manifestação aos líderes mundiais a respeito da pandemia que nos consome a todos e cujas medidas de enfrentamento estão sendo adotadas conforme os recursos disponíveis de cada pais, é que discordo da abordagem do articulista.
        Retiro o termo “vergonhoso”, por entendê-lo excessivo e descabido, porém mantenho meu ponto de vista.
        Grato pela consideração e esclarecimento.
        Um abraço.

  2. Dr Beja, para que isso?
    Não entendi o tempo que desperdiçaste escrevendo uma viagem (bobagem) dessas…
    Fosse uma carta ao Presidente, aos congressistas, aos empresários…

    • É verdade. Preciso ter cuidado, porque interpretação de texto não é o forte de certo leitor.

      O texto é uma exaltação ao poder desta jovem, que chama a atenção do mundo e dos governantes, onde ela esteja e sempre que ela fala. É um chamado para que ela apareça. É o verbo aparecer que escrevi no texto. Não a chamei de omissa. Jamais a trataria dessa forma. O texto pede socorro a ela. Pede que Greta, com sua força e poder, alerte a Humanidade que há responsável e responsável por este flagelo. E que ela tem a voz para defender a Humanidade. Que ela apareca. É uma súplica. O “omissa” quem colocou no título foi o editor Carlos Newton, que modificou o título que escolhi para a carta: “Greta Thunberg, os humanos estão morrendo e onde está você?”. Este foi o título que dei.
      No entanto, tirante o título — que não é meu —- o texto do artigo demonstra a força e o poder desta jovem. Interpretar texto exige do intérprete boa formação desde o berço. Exige cultura. Exige sensibilidade.

      • Muito elegante seu pedido de desculpas. Prova de que sempre há tempo para reconhecer uma manifestação equivocada, escrita de maneira infeliz, fora de tempo e espaço, e veicular a retificação de um pensamento truncado.

      • Interpretação de texto, o que não é o meu forte mesmo, digo pois é verdade, e do meu entendimento não percebi, criticas ou elogios a ela, e sim uma critica ao silencio dos que usaram e abusaram dela.

      • Confesso que agora numa releitura, depois de ler seu comentário, entendi melhor do que apressadamente.
        Como o colega abaixo indicou, seria interessante mandar traduzido para ela.
        Peço desculpas se fui grosseiro no comentário acima.
        Abs.
        E lembre-se “O caminho é pela esquerda”

  3. Quando ela crucificava o Brasil culpando-o pela poluição do mundo, não havia nem uma minúscula referência à China, incontestavelmente o maior poluidor de todos os tempos.
    Ela é teleguiada, manipulada e só a incentivam a atacar o que seus patrocinadores querem.
    “Opinião” dela sobre o corona virá na hora que seu staf aprovar o momento e o texto. Aguardem.

  4. Credo, mas alguns comentaristas perderam até a capacidade de interpretação!

    O artigo, em tela, do excelso dr.Béja, foi no sentido figurado, de aproveitar a imagem da menina como símbolo do meio ambiente, e perguntar aonde estão os ambientalistas?!

    Houve comoção mundial com as queimadas na Amazônia.
    Um bando de VAGABUNDOS deputados do PT e de outras quadrilhas, foram a Paris – claro, sob as nossas custas, canalhas! – se queixar para o presidente francês de Bolsonaro, que queria destruir a mata maior do planeta!

    Greta surgiu no meio de um movimento de preservação da natureza mais frio que bunda de pinguim!
    Aproveitadores a cortejaram, principalmente quem nunca plantou uma árvore ou muda de planta na vida!

    “Ambientalistas” se desesperaram.
    Alguém sabe me dizer aonde anda o “cacique” Juruna?
    Pegou o vírus ou acompanha o ladrão e genocida Lula nas “oropa”?!

    Por que os criminosos deputados e senadores petistas não vão à Rússia reclamar da China??!!
    Covardes, bundas moles!

    Agora, fico indignado em ler críticas absurdas contra o articulista.
    Uma pessoa do bem, voluntarioso, que ao longo do tempo tem escrito artigos memoráveis.
    Percebo até mesmo uma ojeriza pelos seus textos e, o mais grave, ironia contra a sua pessoa!

    Se não entendem a essência do artigo, a mensagem dada, reflitam, pensem, antes de escrever comentários inócuos, alheios ao tema abordado, porém demonstrando má vontade com um cidadão e profissional exemplares.

    Se discordam do que ele postou, tudo bem.
    Mostrem seus argumentos, o contraditório, mas depreciar o ser humano, sinceramente, não é um comportamento decente.

    Ontem, quando transcreveram um artigo do notável Hélio Fernandes, QUE ELOGIEI A SUA PESSOA, discordei do teor do artigo, pois se não é meu direito não aceitar textos alheios, tenho em meu favor a liberdade de expressão, desde que respeitosa e educada.

    No entanto, li palavras contra o extraordinário jornalista chamando-o de senil, imbecil, uma série de impropérios inadmissíveis.
    E, constato mo mesmo com o dr.Béja!

    Apontem onde ele errou;
    critiquem o que não gostaram;
    digam que ele exagerou;
    comentem que foi omisso …. agora, respeitem o cidadão, a pessoa, e não se deixem levar pela ira, pela raiva, como se as palavras empregadas do articulista fossem setas a feri-los nas partes pudendas!

    E, percebo, também, que há uma rejeição a nós, os idosos.
    Deus meu!
    Que honra termos alguém que escreve aos 100 anos, aos quase 90 – por falar nisso, sabem por onde anda o Théo Fernandes!?

    Nélio Jacob, meu amigo, tem 80 anos, se não me engano, e escreve seus textos com brilhantismo, conhecimentos, e sempre gentil, educado, sem jamais ter dirigido uma palavra que fosse agressiva a quem quer que seja!

    Aquino, que não tem meias palavras, é outro com mais de 80 anos, que qualifica a TI, que tem consigo uma plêiade de idoso de muita qualidade e úteis à sociedade!

    Béja tem um pouco mais de 70, talvez 72 ou 73, mas, a sua cultura, experiência, conhecimentos jurídicos e textos de extrema qualidade, precisamos nos beneficiar em tê-lo conosco, e não afugentá-lo de maneira cruel e mal agradecida, uma desconsideração imperdoável.

    Enfim, eis o resultado dessa política deletéria e deprimente que vivemos:
    aprendemos a contestar com agressões, ofensas, insultos, pois sempre foi dessa forma que o outro lado nos tratou.
    E ficou estabelecido que, artigos que dele não se gosta ou aprecia, que desmereçamos o autor.

    Invadimos um terreno sagrado, a vida particular, o sujeito, a sua intimidade.
    Não basta a discussão no campo das ideias, Temos de esgrimar, digladiar, agredir, vencer quem ousou postar um artigo que não atendeu as nossas expectativas!

    Uma penam, confesso, que alguns colegas excedem nos seus comentários.
    Se imaginam que mostram personalidade, firmeza em suas opiniões, ledo engano!
    Aquele que parte para ataques pessoais é porque não tem palavra alguma para contestar o texto postado, então mostra o quanto é estúpido e imbecil!

    Não é a primeira e nem a segunda vez que reclamo do tratamento despendido ao excelso advogado e articulista do blog.
    Além de jamais pensar que um dia eu precisaria comentar a respeito, a minha decepção se dá na razão direta que nada justifica esse tratamento que alguns dirigem ao dr.Béja.

    Uma lástima usar este espaço democrático e com esta qualidade, para comentários que nada se aproveita de bom e útil!

    Pensem nisso, se quiserem, mas vejam até que ponto é válido esse tipo de participação na TI, levada tão a sério pelo Mediador, ao ignorarmos seus esforços para nos oferecer essa página na Web, a ponto de que temos à nossa disposição um blog incomparável!

  5. “Greta Thunberg, os seres humanos estão morrendo e você precisa aparecer…!

    -Como aparecer e botar a cabeça para fora da toca, se ela também está na DIETA do gato?

    -Agora, eu fico pensando nos onze faraós: Cadê os deuses, seres celestiais, arrogantes e prepotentes, que se julgavam melhores do que os outros e olhavam para baixo com desdém?
    -Será que estão como medo de abrirem vagas na Corte antes da esperada “expulsória”?

    Talvez, depois dessa mortandade atual, os sobreviventes com mais recursos caiam em si que precisam cuidar melhor do sistema de saúde de TODOS os seres humanos e dediquem mais dinheiro para a CIÊNCIA e para a pesquisa científica do que para a GUERRA e armas nucleares hipersônicas.

    Abraços.

  6. Humm. Quem elabora um texto ou comenta, emite uma opinião. Portanto, ela está sujeita a críticas.

    Então, digo que tentar usar da imagem de uma menina ativista, a qual tem uma causa que é a defesa do meio ambiente para tentar, de uma forma sutil, criticá-la e diminuí-la, não é uma coisa elogiável, para dizer o mínimo.

  7. Meu caro amigo Bendl,
    A parte que me toca fico-lhe muito grato.
    Esse mês faço 82 anos.
    Bendl, continue com seus excelentes comentários, embora eu possa discordar de uma coisa ou outra, dentro da maior civilidade. A pessoa, por maior que seja a afinidade com outra, não são totalmente iguais.
    Com relação ao coronavírus, acho, neste momento, que não é hora de procurar culpados, mas cooperar com quem está empenhado em acabar com a pandemia
    Um grande abraço e muita saúde

    • Caríssimo Jacob,

      Vamos discordar um do outro ainda por um bom tempo!
      Cada pessoa encerra dentro de si um mundo à parte, e escondido!

      Como vamos conhecê-lo, se não se mostra?
      Então tateamos, até tocar onde o interlocutor reclama.
      E, a única forma é dialogar.

      Como não conversamos pessoalmente, através de mensagens fica difícil haver não existir diferenças, haja vista não estrarmos nos olhando face a face, perceber o rosto da pessoa, suas reações.
      Após a postagem é que vamos saber se não pisamos nos calos alheios.

      Mais a mais, quando alguém mais experiente, sábio, dotado de conhecimentos da vida nos puxa as orelhas, é para o nosso bem, e temos de aceitar, pois se não houvesse interesse pela amizade criada, nada seria dito.

      Abração, meu caro.
      Te cuida, por favor!

  8. Falo como Pai de Autista que conheço de perto e pesquiso tudo sobre a doença e tenho ao meu lado os maiores Profissionais de Autismo do Brasil e do Mundo com quem aprendo diariamente tudo que o comportamento do Autismo afeta o ser humano.
    Sintetizo fortemente e tristemente, que se utilizaram dessa Criança Autista para fins ideológicos e nunca para viver como um ser humano dentro das limitações que o Autismo empreende. Fico triste com os ataques a ela porque sei o que é um ser humano guiado por “doentes politicoides” que deviam respeitar o Autista quando a coloca exposta aos males da Humanidade que com o fim do comunismo se utilizam da Ecologia para impor seus métodos escravos de comportamento ou ideologias. Não sei quem é o Pai dessa Criança, quando a vejo falar, sinto que alguém lhe sopra nos ouvidos o que eles querem ouvir, em ato criminoso para seres humanos que dizem defender a Vida e empurra goela a dentro da Humanidade a tortura de uma Criança Indefesa em seus Limites do Autismo, vergonhoso também para aqueles que a chamam de líder da Humanidade quando não sabe quais os sonhos que se passam na cabeça do Autista. Por favor. não me venham atacar falando em Quociente de Intelectualidade, isso eu conheço pois tenho em casa um Jovem com o QI acima do normal e não se tem Escolas nessa Nação apodrecida e roubada por esses esquerdopatas que protejam, como se deve um Autista, já narrei isso aqui na TI abertamente e não tenho vergonha e nem medo, porque nunca tive medo da Humanidade e nem de seus falsos interesses pelos seres humanos que são usados para seus interesses políticos e ideológicos, tenho é vergonha disso que chamam Humanidade. Isso que fazem com essa Criança é desumano e criminoso, vergonhoso ao extremo, quando será que a OMS irá dar um freio nesse Crime Hediondo e Infanticida que essas Organizações Esquerdopatas fazem abertamente com essa Criança Autista ???

  9. Vilas 27 de março de 2020, 19:29 at 19:29.

    Por favor, fique fora daquilo que está longe de sua compreensão.

    Vou contrapor esse mamador (malandro que vive do suor do povo trabalhador) da teta publica.

    PS: Mas, antes disso, pergunto : Por que o post do wiillian waack sumiu ?

  10. Publiquei na minha página do Face um pedido de “Volta Greta.”
    Estou sentindo falta dela.
    Não recebi um mísero like, acho que não agradei.
    A Greta é como se fosse um Pelé, as pessoas ouvem e uma manifestação dela sobre o vírus chinês talvez tocasse o coração dos líderes chines como sugeriu o doutor Beja.

  11. Francamente, a idolatria a Greta Thunberg é a imagem perfeita de tudo que está errado na nossa cultura. Qualquer comentário desfavorável a ela é considerado profundamente ofensivo e esse é o problema. Qualquer um que se exponha ao público para defender esta ou aquela opinião é passível de críticas e contestações. Porque ele não pode ser criticada ou contestada? Por causa de sua idade e condição pessoal? Seria mais razoável ceder espaço a alguém com quem se pudesse debater. Impor a visão de mundo de Greta Thunberg apenas pela sua condição pessoal, sem questionar porque a mídia se encantou por ela, é fugir à discussão adulta e, na prática, contribuir para desacreditar a causa ambientalista. A presença de Greta na mídia é a transformação do debate de idéias em psicodrama, e de uma visão maniqueísta de mundo que, à força de saturar o público com uma visão radicalizada que só podia deixar de ser aceita por “pessoas deploráveis”, produziu Trump, Bolsonaro, o brexit, Obrador, Duterte, e tudo que a grande mídia abomina, e se recusa a entender porque aconteceu, preferindo culpar o Putin. Aliás, quando Putin será declarado culpado pelo covid-19?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *