
Charge do Dorinho (Arquivo Google)
Roberto Nascimento
O corte de quase R$ 1 bilhão do Orçamento da Previdência Social, para este ano, indica que tanto o presidente Jair Bolsonaro quanto o ministro Paulo Guedes não têm o menor apreço pelos aposentados e pensionistas. Vai faltar dinheiro para atender as demandas dos brasileiros, especialmente os que precisam do auxílio-doença e de perícias médicas.
Essa dupla sinistra está apostando no caos e no sofrimento dos que precisam do INSS, justamente o povo mais pobre. Que falta de humanidade…
DEUS E FAMÍLIA? – Como pode um governante, após fazer esse corte absurdo, ainda ter audácia para falar em Deus, Família e Pátria? Pura falácia e palavras ao vento. Tentam enganar o povo evangélico, que também sofre na pele os efeitos dessa política antissocial. Não adianta os pastores defenderem o governo nos cultos, pois ninguém muda a realidade com discurso.
O ministro Paulo Guedes sempre sonhou com o fim da Previdência Social. Tentou implantar o modelo de capitalização da Previdência, que seria gerido pelos grandes bancos e fracassou no Chile, onde está sendo reformulada.
Atender aos banqueiros é a especialidade de Guedes, que sempre viveu e enriquecer no mercado financeiro. É a área dele, nada a ver com o social. E o presidente não pode o demite, porque teme perder o apoio do Sistema Financeiro. Guedes é o braço dos Bancos.
VOLTARÁ A TENTAR - No Chile, a equipe dos chicagoboys que Guedes integrava conseguiu destruir a aposentadoria pública, na era do ditador Augusto Pinochet. Aqui no Brasil, na reforma da Previdência, os militares ficaram de fora e o Congresso não embarcou nessa empreitada de Guedes. O ministro ficou possesso, não suporta ser contrariado.
Bem, neste ano Guedes ainda não conseguirá a capitalização da Previdência, pois em época de eleição os parlamentares não fazem maldades. Mas esperem 2023, se Bolsonaro vencer…
Até lá, está sendo preparado o terreno, com esse do corte de quase 1 bilhão no Orçamento do INSS. Vai faltar dinheiro para atender as demandas dos brasileiros.
SUCATEAR O SISTEMA – O objetivo é sucatear o sistema, impedir a contratação de novos funcionários, para substituir os que vão se aposentando, e, com isso, jogar a opinião pública contra o INSS.
Estará assim armado o circo para um novo sistema de aposentadoria, que Guedes vai apregoar como o melhor dos mundos de Voltaire. E mais para a frente, quando os jovens de hoje se tornarem idosos e forem receber os proventos da aposentadoria capitalizada, ficarão frustrados e desesperados, conforme os chilenos estão agora.
Não adiantará poderá culpar nem Guedes nem Bolsonaro, porque daqui a 40 anos esses dois insensíveis estarão na lata do lixo da História.
ABANDONO DA EDUCAÇÃO – Outra coisa, os cortes na Educação demonstram que esses governantes também não tem compromisso com os brasileiros que frequentam as escolas públicas. Com isso, condenam a classe trabalhadora a ficar excluída da nova matriz tecnológica baseada na informática, na robótica e na automação.
Não temos computadores individuais para os alunos das escolas públicas. Em outros países, além de tablets, é oferecido o 5 G para todos se conectarem.
E o Brasil vai ficando para trás, de retrocesso em retrocesso. Será que ainda há por aqui brasileiros que concordem com isso? Veremos na eleição.
Quantos brasileiros que apoiaram o golpe de 2016 serão diretamente prejudicados?
Temer e Bolsonaro conseguiram a reforma trabalhista e previdenciária. Tudo em desfavor dos contribuintes.
A total falta de divulgação é responsável pelo mau eleitor.
A imprensa obviamente defende pontos de vista de quem lhe paga.
Levaremos muitas gerações para aprendermos a votar.
É isso aí, Ronaldo. Se em 2016 estava ruim, hoje está terrível. Desemprego recorde, inflação de dois dígitos, desesperança, tristezas gerais, falta de gestão para combate da Pandemia, desmonte do SUS, madeireiros e garimpeiros agindo a vontade, incêndios no Pantanal e na Amazônia, um retrocesso gigantesco.
Como gostaria de dar certo, mas, infelizmente está muito difícil viver desse jeito.
BOLSONARO E GUEDES: DOIS CANALHAS QUE ESTÃO CAGANDO PARA O POVO !!!
Do povo eles só querem o voto depois abandona a própria sorte.
Nunca vi nesse país, tanta insensibilidade Social.
Um é contra vacina para adultos e crianças, não importa o resultado. Diz que só os fracos são contaminados e que a imunidade de rebanho acabaria com a Pandemia. Garoto propaganda da Cloroquina, um dos itens do Kit Covid. Após tantas evidências, continua acreditando nisso.
O Guedes, esse se supera a cada dia, nas maldades e preconceito contra os pobres, servidores públicos e aposentados.
Já falou mal de idosos, empregadas domésticas, filhos de porteiro e supra sumo da ignorância,visse que os servidores eram hospedeiros da nação.
Então, veio o castigo divino: no escândalo Pandorra Papers, descobriu se que ele tinha contas secretas no Paraíso Fiscal das Ilhas Britânicas Virgens, para fugir dos impostos no Brasil e da ridícula remuneração dos investimentos pagos pelos Bancos Nacionais e estrangeiros que operam aqui dentro. Botou lá 9 milhões e recebeu 11 milhões.
Tá todo mundo agora, querendo o caminho das pedras. Como fazer Sr. Guedes?
Se contar, os Bancos quebram. O Bitcoin já demonstrou ser uma furada.
Há, como a vida tá difícil para o investidor nacional.
Com aquele fortuna que tem nos Bancos Piratas das Ilhas Tucanaymans, Paulinho Pirata está mais preocupado com sua aposentadoria do que as aposentadorias do povo brasileiro….
Aliás, ele e sua corja querem mais que o povo se exploda…..
“Dólar alto, minha conta pirata em primeiro lugar.””
É isso aí, Armando. Não pode cair no esquecimento, essa conta secreta do Paulo Guedes, descoberta no escândalo Pandorra Papers.
Falou tanto dos outros, que no escondidinho do cinema estava faturando. Esse ministro é o verdadeiro hospedeiro da nação. Ganha seus reais no Brasil e investe lá fora, para não pagar imposto de renda. É ou não é um hospedeiro?
Se multiplicar a partir do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também tem contas em paraíso fiscal, esses hospedeiros todos vão matar o Brasil de vez. Aliás, já estão matando, por isso, os juros começaram a aumentar.
Com a farsa de combate a inflação, banqueiros e investidores em paraísos estão rindo a toa.
A inflação tem aumentado, por causa dos aumentos dos combustíveis, Sr. Guedes
Sabe por que? A demanda está reprimida, por conta do Desemprego e do Achatamento SALARIAL.
Por favor, me digam se estou errado nessa análise. A Economia é uma ciência complexa, mas, os fatos estão queimando nossas retinas, só passar nos Supermercados vazios.
Bolsonaro não tem coragem de enfrentar uma briga com a Petrobrás, que não é mais nossa, já está privatizada. Nem os aumentos, o governo pode mais conter, pois são reféns dos acionistas externos. Se congelar os preços, os ricaços ameaçam com judicialização nas Cortes Internacionais. Lá perdemos todas.
Meus parabéns efusivos, a ministra do Supremo, Rosa Weber. Rosa suspendeu a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão, que concedeu pensão vitalícia (aposentadoria) do ex Governador Edison Lobão, concedida pelo desembargador Antônio Guerreiro Júnior.
Em 2018, o STF declarou a inconstitucionalidade de normas Estaduais, que precisam o subsídio mensal vitalício para ex- governadores.
Acho, que isso não precisa ir a Plenário, a decisão monocrática da ministra já é o suficiente.
O Bolsonaro não suporta decisões monocráticas
Oi Sr Filho, acabou de testar?
Fique a vontade para questionar “essas coisas”.
Só um detalhe, não são coisas, são fatos da realidade brasileira. E como dói em nós, tanta desumanidade.
Você por acaso,batem como questionar os cortes orçamentários do governo Bolsonaro em Ciência, prejudicando as Pesquisas. Voltamos ao orçamento de 15 anos atrás. Pode pesquisar e demonstrar que estou errado.
Quem perde com esse massacre na Educação, com a retirada no orçamento de quase 900 milhões é a nação, o Estado. O desenvolvimento estratégico do país será e está sendo muito prejudicado. Estamos perdendo cérebros para as grandes potências, por falta de apoio até para despesas de custeio.
Tão cedo, o país não recuperará esse tempo perdido.
O resultado já sabemos: ficaremos fora do grupo de países em desenvolvimento e jamais alcançaremos o estágio de tecnologia alcançado pela China, que investiu pesado na década de 80 e hoje já ameaça a liderança dos EUA.
Questionem, diga que não é verdade.
Estou esperando.