Helio Fernandes, o maior jornalista brasileiro, completa hoje 94 anos

Vicente Limongi Netto

Ele jamais se omitiu. Sua palavra vigorosa, suas verdades, suas denúncias, suas campanhas, incomodam e intranquilizam maus brasileiros. Sempre pensou mais na coletividade. Combateu todos os governos. Nunca pleiteou nada pessoal. Foi cassado. Sem dúvida seria deputado federal, senador, governador e Presidente da República. Dedicou-se então ao jornalismo por inteiro.

Ao lado e na frente do bom combate, das boas e legítimas causas nacionais, sua pena firme e fulgurante visa os interesses do Brasil. Durante mais de 50 anos, façanha dos verdadeiros guerreiros, escreveu coluna diária e ainda fazia artigos. Conhece todos os assuntos. Escreve bem sobre todos eles. Cobriu muitas copas do mundo.

Sempre gostou de conversar, trocar idéias, debater com jovens. Encanta gerações. Sua vasta obra precisa virar livros. Frouxos, burros e hipócritas impediam sua presença na televisão. Recebia muita gente no gabinete. Um deles, jovem determinado e idealista, comunicou-lhe, em primeira mão, que seria candidato à Presidente da República. Foi mesmo e venceu. A tudo e a todos. Só perdeu mais adiante, para o devastador jogo sujo político e parceiros da banda podre da imprensa, da OAB e do empresariado. Corja atuante até hoje.

É o brasileiro mais vezes preso e confinado. Ia e voltava logo. O tempo trouxe-lhe adversidades familiares. Ama a família. Tem adoração pelos netos. tem imensas saudades dos filhos jornalistas. Sofre pelo irmão, também penalizado pelo dedo implacável das leis de Deus. Anteontem o Todo Poderoso levou para perto de si outra figura admirável que viveu com ele, unidos, 56 anos.

Desde a década de 70 escrevo escrevo sob seu comando. Artigos assinados e artigos cruelmente cortados pelos censores.  Tenho ainda muito a dizer sobre ele. Faria com prazer. Deixo apenas estas linhas, como depoimento pessoal a um homem por quem tenho o maior carinho e  amizade. Fico emocionado quando falo ou escrevo sobre ele. Estou com ele em todas as horas e circunstâncias. Assim, peço uma salva de palmas a este gigante Hélio Fernandes, que hoje, dia 17, completa 94 anos de idade. Forte abraço e um beijo. Que Deus lhe dê forças.

38 thoughts on “Helio Fernandes, o maior jornalista brasileiro, completa hoje 94 anos

  1. PARABÉNS, CAMPEÃO, QUE BOM QUE O ETERNO LHE TENHA DADO MAIS UM ANO DE PRECIOSA VIDA!
    NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS ME DELEITO EM LER TUDO O QUE ESCREVE, TUDO PLENO DE SABEDORIA E CLARIVIDÊNCIA. TENHO SEMPRE ALEGRIA DE INDICAR O SITE DA TRIBUNA PARA OS MEUS AMIGOS, PARA QUE ELES TENHAM A HONRA DE BEBER NESTA FONTE E SEJAM MELHORES CIDADÃOS. PARABÉNS PELA GRAÇA DE TÃO PRECIOSA VIDA!

  2. Caro C.N.,

    petista pode falar sobre ética ?
    maluf, sarney, collor, renan, lulla, vacari, havelange, etc podem falar sobre honestidade ?

    QUEM DEFENDE COM UNHAS E DENTES GENTE COMO maluf, sarney, collor, renan, lulla, vacari, havelange,
    não pode falar sobre o GRANDE JORNALISTA HELIO FERNANDES.

    ôôôô C.N.,
    voce bem que poderia nos poupar das incoerências que alguns escrevem aqui.
    C.N., voce SIM, pode falar sobre o Hélio Fernandes.

  3. Pq o petista enrustido não deixou claro que um ” jovem determinado e idealista, comunicou-lhe, em primeira mão, que seria candidato à Presidente da República” se trata do companheiro Collor – hoje ladrão de 5a. comparado com a corja que nos rouba na cara dura – amigo de longa data desse tipo de “jornalista”?
    Medo, vergonha, dissimulação, covardia e falta de vergonha na cara explicam.

    Hélio Fernandes, esse sim jornalista e um grande cidadão brasileiro, merece todo o nosso respeito.

  4. Hélio Fernandes me enviou, em 1997, um e-mail, respondendo a algumas dúvidas e, de quebra, presenteou-me com excelentes fatos históricos, todos presenciados por ele. Guardo este e-mail como uma preciosidade, com um carinho que só é possível de se ter quando, pela outra parte, se nutre um respeito e uma admiração genuínos.
    Quanto ao Collor, se tivesse confiado mais no Hélio, talvez nem tivesse perdido o cargo; pois o grande jornalista pediu ao ex-presidente que o autorizasse a falar, na TVE, explicando à Nação o que, segundo ele, estava ocorrendo, de verdade, nos bastidores da política.
    Tenho inúmeros artigos do Hélio Fernandes arquivados. O que mais gosto, sem dúvida, é um escrito em 1963, onde afirmava, categoricamente, QUE NÃO HAVERIA ELEIÇÕES EM 1965; mais: diz com absoluta sinceridade, publicamente, que o seu amigo Carlos Lacerda perdera o pulso dos acontecimentos, e aponta os erros cometidos pelo ex-governador da Guanabara, àquela época. Trata-se de um documento valiosíssimo, que nenhum historiador ” sério” poderá ignorar.
    Queria dizer que concordei, sempre, em tudo, com Hélio Fernandes_mas isso NÃO seria, em primeiro lugar, respeitá-lo integralmente, pois soaria falso; suas implicâncias com Leonel Brizola, por exemplo, me entristeceram profundamente. Mais tarde, os dois se entenderiam, mas, aí, já seria tarde demais: os micro-homens_ estes que até hoje estão no poder, inclusive disputando as eleições deste ano_tomaram conta de tudo. Se Hélio Fernandes, Carlos Lacerda e Brizola tivessem tido acesso a uma bola de cristal, teriam percebido o quão inúteis eram seus desentendimentos PERTO DOS RUMOS QUE TOMARIA O BRASIL, não é verdade? Os três poderiam e deveriam ter chegado à Presidência, lutaram por isso, viveram por isso, se prepararam para isso, sofreram por isso, enfim, para tudo chegar aos deprimentes candidatos de hoje! Inacreditável!
    Desejo a você, Hélio Fernandes_ que não conheço pessoalmente, embora frequente minha residência há tantos anos, com seus artigos_a mais especial data de aniversário que um homem, de sua estatura, possa ter, não apenas pelos 94 anos, mas principalmente pelas circunstâncias solenes em que você se encontra. Que Deus te abençoe, grande Hélio Fernandes. E meus parabéns carregados de agradecimentos verdadeiros.

    Saudações,

    Carlos Cazé.

  5. PARABÉNS AO HÉLIO .
    Sou leitor e admirador desse gigante , desde os tempos do Diário de Notícias,
    na coluna Fatos e Rumores, e a seguir, na Tribuna da Imprensa.
    O Brasil perdeu e muito com a perseguição de que ele foi vítima e cassação de
    direitos políticos. E como perdeu !
    E , que Deus o abençoe.

  6. Discordo de muita coisa que o Hélio diz e escreve, mas seria incapaz de deixar de admirar seu brilhantismo e inteligência que, aliás, deve estar no DNA, pois Millôr, seu irmão é outro gênio!

    Parabéns, Hélio

  7. Parabens ao grande Helio
    Sempre lutou pela democracia ‘ com toda a etica e coerencia
    Nunca foi como.os atuais donos do.poder ‘ para os quais a palavra parece biruta de aeroporto. Basta lembrar qie a Veja e a Folha foram as heroinas do PT na CPI do atual.aliado Collor

  8. Parabéns, GRANDE JORNALISTA,

    Infelizmente moramos em um PAÍS SEM JUSTIÇA, onde o Poder Judiciário não passa de um GRANDE CABIDÃO de empregos para uma pequena minoria de privilegiados e os homens de bem são preteridos em relação aos bandidos.
    Se fosse diferente, a sua esposa não teria partido esperando que os senhores recebessem a indenização a quem têm direito…

    Abraços, vida longa e saúde.

  9. Um grande jornalista,com erros como qualquer um de nós,porém como sempre digo, já faz parte da história deste país.Parabéns, que possa no dia de hoje acima de tudo, superar a morte de sua querida esposa a pouco tempo.

  10. Lembro o tempo da Tribuna impressa, quando o jornalista Hélio Fernandes escreveu mais ou menos assim: “não entendo essa perseguição ao ex-presidente Collor, o que ele fez de errado já pagou, foi cassado durante 8 anos, voltou eleito democraticamente”. O grande HF exercitava o perdão que Cristo recomendou. Reverências HF, saúde e muitos anos de vida !

  11. Perdeu um fruto há pouco tempo e agora perdeu sua flor. Não, não há nada a comemorar. Se eu o encontrasse, tentaria abraçá-lo, mas sem dizer uma palavra sequer. Olharia em seus olhos, balançaria a cabeça e iria embora.

    Com sua inteligência, certamente entenderia.

  12. Um dos poucos jornalistas deste Páis que preza pela IMPARCIALIDADE.
    94 anos não é para qualquer um, é um dos escolhidos para cumprir a missão.
    Parabéns e continue firme e forte.
    Teremos grandes emoções pela frente…..ora pois, pois, ò pá.

  13. Se eu tivesse o dom da escrita, diria tudo que disse o Cazé!
    Parabéns, Hélio Fernandes. Que Deus lhe dê mais anos de vida para nos brindar com suas sábias palavras. Tenha saúde e Paz!

  14. Jornalista Hélio Fernandes,
    Parabéns pelo seu aniversário. Felicidades!

    “Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará. (Santa Tereza de Ávila”

  15. Merece todas as honras do jornalismo isento e responsável.
    Só lamento ele chegar a essa idade, com sua trajetória brilhante, vendo a sua, a nossa resistente Tribuna da Imprensa virar um panfleto e porta-voz da direita golpista e daqueles que tanto o perseguiram na ditadura chegando inclusive a incendiar a sede do jornal. Sei que Hélio não tem culpa dessa situação vivida hoje pelo jornal, pois mantê-lo custa caro, e infelizmente ele não dispõe de verbas para manter o jornal combativo e altaneiro. Parabéns Hélio. Seu admirador e fã. Abraços.

  16. Todos mandaram bem o parabéns para você, de acordo com suas convicções e estilos.
    Tenho a figura de Hélio Fernandes com um grande profissional e patriota da imprensa brasileira. Mas, fico com o comentário do senhor Ricardo Froes. Permita-me:

    “Discordo de muita coisa que o Hélio diz e escreve, mas seria incapaz de deixar de admirar seu brilhantismo e inteligência que, aliás, deve estar no DNA, pois Millôr, seu irmão é outro gênio!”
    Parabéns, Hélio”

  17. Espero que a luta do maior jornalista brasileiro do século XX e do início deste XXI, sirva de combustível para que as novas gerações possam corrigir as grandes vulnerabilidade de nosso país.

  18. Caro Mestre Hélio Fernandes.
    Saudades de seus artigos na nossa Tribuna da Imprensa. Também fui assinante e escrevi muitas vezes na T.I.
    Sou advogado da turma de 1963 das Arcadas . SP. É também a turma de José Carlos Dias e Michel Temer, nesta ordem de preferência, Como não conseguia me conectar consigo, também tentei outros jornalistas de T.I. mas não consegui. Na verdade estou sem note-book e dependo de lanhouse para acessar a internet. Minha relação com a T.I. começou com o Gal. Andrada Serpa, através de quem, me aliei à ideia de fundar um
    diretório estadual em SP, do PMN do Brant, que não conheci pessoalmente. Já conhecia Barbosa Lima Sobrinho, homem de 3 séculos e Bautista Vidal (que falta está fazendo). Depois, por deferência do general,
    elaborei a proposta paulista de ideário do PMN, mas acabei não ingressando no partido. Também foi Andrada Serpa quem me indicou , para leitura, os livros de Noam Chomsky .
    A solicitação; Estou para fazer uma palestra sobre a Petrobras , a corrupção e nossa vocação para vira-latas.
    Divorciado, não tenho acesso fácil à minha biblioteca, e estou precisando de cópias de 2 artigos básicos:
    1- O artigo que trás a sequência dos atos que, em um mês, implicaram na doação do Bamerindus ao
    H.S.B.C. esse esgoto de toda a corrupção do mundo, desde o Cj.Nacional, em SP, até Curitiba.
    2- O artigo que faz a listagem de 100 anos de guerras imperiais promovidas pelos E.U.A.
    Uma boa notícia : A TVT, única estação independente de televisão, promoveu ontem um ciclo de debates que durou 12 horas (das 9 às 21 horas) para fazer contraponto com a turma do fora-Dilma , ou do vamos afundar a Petrobras e entregar o presal para a Shell. É um começo de um movimento . Pretendo, como
    advogado de 50 anos de atividade, influir para que a OAB.Federal abrace esta causa, além de outras entidades. Meu telefone, se necessário: (11) 98020.1221. Meu endereço: Rua Tomás Carvalhal, nº 348, apto 121, SPaulo, SP, CEP: 04006.000. Deixo meu abraço e minha admiração de sempre. Luiz Sérgio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *