História de história

Sebastião Nery

Eram três amigos, Nestor, Mario e José, companheiros de praia e de bar. Faz muito tempo: 1895. Nestor de Barros guarda-livros, Mario Espinola estudante e José Agostinho auxiliar de escritório. Tomavam banho de mar no Flamengo, bebiam e comiam no velho Lamas, ainda no Largo do Machado.

Resolveram fundar um grêmio da Praia do Flamengo para disputar competições de regatas. Fizeram uma vaquinha com os amigos do bairro, compraram uma surrada baleeira, mandaram reformar.

Pronto o conserto, foram buscar. Na volta, um temporal, e a baleeira afundou. Não desanimaram. Compraram outra.

###
FLAMENGO

E assim nasceu o Grupo de Regatas do Flamengo, em um domingo, 17 de novembro de 1895, data republicanamente mudada para 15 de novembro. Sede: Praia do Flamengo, 22, um pardieiro. Cores: azul-celeste e ouro, em listras largas horizontais.

Só na Inglaterra havia tecidos com essas cores e as camisas, importadas, custavam caro e desbotavam. Em 1898, mudaram as cores para vermelho e preto. Deu sorte. Na primeira regata do Campeonato Náutico Brasileiro, primeira taça, com a baleeira e dois remos.

Em 1902, o Flamengo virou Clube de Regatas do Flamengo.

###
SÃO PAULO

Leitores reclamam que nunca escrevo sobre futebol. Não é essa minha praia. Mas é o meu Flamengo, e o Mengão merece.

Um ano antes de o Flamengo nascer, em 1894, havia nascido em São Paulo o futebol brasileiro. Um paulista filho de inglês, Charles Miller, trouxe da Europa varias bolas de futebol, reuniu amigos e começaram a jogar lá. Em 1897, o carioca Oscar Cox também trouxe bolas da Europa e o futebol chegava ao Rio.

Mas foi no Rio, em 12 de julho de 1902, que nasceu o primeiro clube de futebol do Brasil, o Rio Foot-Ball Club, fundado por João Ferreira. Logo o Oscar Cox fundou o Fluminense Foot-Ball Club. Em 1904, viieram o Botafogo Foot-Ball Club, o The Bangu Atletic Club e o América Foot-Ball Club. E o Paissandu Cricket e o Rio Cricket de Niterói.

###
FLUMINENSE

Em 1911, como Eva da costela de Adão, o futebol do Flamengo nascia de uma crise no Fluminense, cuja “comissão de campo” (“ground commitee”) havia barrado o center-forward Alberto Borgerth.

Os jogadores, solidários com Borgerth, se rebelaram, nove deles saíram do clube e, com Borgherth, foram para o Flamengo, onde, em 8 de novembro, criaram uma equipe de futebol, afinal registrada na Liga em 9 de janeiro de 1912.

A primeira partida oficial foi em 3 de maio de 1912, contra o Esporte Clube Mangueira, formado por operários da fabrica de chapéus Mangueira. O Flamengo ganhou por 16 a 2. Time: Baena, Pindaro e Nery, Lawrence, Gilbert e Galo, Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgherth.

###
ESTUDANTES

Já no primeiro campeonato, em 1912, o Flamengo foi vice-campeão (campeão, o Payssandu) e Borgherth o artilheiro. Em 1914, terceiro ano de vida, campeão carioca. Em 1915, bicampeão.

Como o futebol ainda era um esporte de elite, dos 11 campeões de 1914, 9 eram estudantes de Medicina, um de Direito e apenas um não estudava para nada. Mesmo assim, já em 1915, o Flamengo e Botafogo, disputando o campeonato, levaram 15 mil espectadores, uma multidão, ao estádio de General Severiano.

Em 1916, o jornalista e teatrólogo Paulo Magalhães compôs o hino rubro-negro, oficializado em 1920:

– “Flamengo, Flamengo, tua gloria é lutar! Flamengo, Flamengo, campeão de terra e mar!”.

###
VASCO

Em 1916, surgiu uma revolução no futebol carioca: o Vasco da Gama Clube de Regatas, que praticava remo desde 1898, começou a jogar futebol e foi o primeiro clube do Rio a admitir jogadores negros (e não o Flamengo, como se poderia imaginar hoje). Eram empregados de portugueses torcedores do clube, na maioria pretos e mulatos.

Por racismo ou não, todas as torcidas se uniam contra os vascaínos, e a imprensa punha fogo: era o Brasil contra Portugal. Em 8 de julho de 1923, Flamengo e Vasco levaram 25 mil torcedores ao estádio do Fluminense. O Flamengo ganhou de 2 a 1. Acabado o jogo, veio a pancadaria na cabeça dos portugueses. Mesmo assim, o Vasco foi obrigado a pagar os estragos. E apesar de novato na Liga, o Vasco venceu o campeonato.

Foi assim que nasceu a maior paixão nacional.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *