Hoje é aniversário de Jorge Béja, que ganhou um belo presente de Janaina Paschoal

TRIBUNA DA INTERNET | Parabéns a Jorge Béja, um grande advogado e ...

Jorge Béja, um exemplo de uma vida dedicada aos mais carentes

Carlos Newton

Hoje é o aniversário do grande advogado carioca Jorge Béja, uma das maiores expressões do Direito em nosso país, inspirador das leis de defesa do consumidor. A exemplo do mestre Sobral Pinto, também Jorge Béja sempre defendeu os mais desamparados e jamais cobrou nada a qualquer cliente.

A diferença entre os dois é que Jorge Béja se especializou num ramo do Direito – a Responsabilidade Civil – e praticamente todas as suas causas que defendeu foram nessa categoria jurídica.

DEFESA DOS HUMILDES  –  Em mais de 40 anos do exercício de uma carreira que mais parece um sacerdócio, pois a quase totalidade de seus clientes eram pessoas humildes, sem recursos e sem capacidade de reagir no Judiciário, Jorge de Oliveira Béja tem lutado o tempo todo “o bom combate”, mencionado pelo Apóstolo Paulo.

Eu o conheci assim, jovem e idealista, exigindo indenizações às vítimas de atos irresponsáveis de governantes e empresários, como o desabamento do Viaduto do Rio Comprido, o sequestro do menino Carlinhos, a execução dos menores de rua na Candelária, o desabamento do Edifício Palace II, o naufrágio do Bateau Mouche, a proibição da visita ao Dalai Lama ao Brasil e tantos outros casos de grande repercussão.

GRANDE PIANISTA – Filho de um dos chefes da segurança do presidente Vargas, o menino Jorge tinha uma carreira brilhante à sua frente, como pianista clássico, junto com o amigo José Feghali, que se tornou um dos maiores concertistas do mundo.  Mas Jorge Béja preferiu a defesa dos pobres, apesar de jamais abandonar o piano, já tendo se apresentado para grandes personalidades, como o Papa Francisco e o casal Carlo Ponti e Sophia Loren.

Quem quiser conhecer Jorge Béja, é muito fácil. Basta clicar sobre o nome dele, no lado direito da primeira página da TI, onde há a relação dos Colunistas. Sua vida está toda contada ali.

Cheio de saúde e disposição, na graça de Deus, ao lado de sua mulher, a historiadora Clarinda Béja, também formada como ele na Universidade Sorbonne, em Paris, o grande advogado se emocionou hoje, ao completar 74 anos, com o presente da também advogada Janaina Paschoal, que lhe enviou a gravação de “Jorge da Capadócia”, de Jorge Benjor, que você pode curtir abaixo.

28 thoughts on “Hoje é aniversário de Jorge Béja, que ganhou um belo presente de Janaina Paschoal

    • Caro de Beja

      Deus certamente continuará a iluminar sua vida dedicada a trazer luz ais que necessitam.

      Parabéns ,paz ,saúde e uma vida feliz ao lado de todos que o amam e que lhe sao caros .

      Grande abraço

  1. Ao meu querido amigo, de longa data, o boníssimo e competente advogado Dr. Jorge de Oliveira Beja, que hoje cumpre uma marca etária que em breve igualmente cuprirei – somos da mesma idade, e amigo com quem tenho o privilégio de conversar sempre, agora por via de telefone, porque os tempos estão bravos ! , envio o meus mais sinceros parabéns pela sua data aniversária, hoje.

    Querido amigo, tudo o que espero é que você tenha muita saúde, alegrias, ao lado da nossa querida dona Clarinda, e vocês, a meu ver, formam o casal perfeito,

    Espero de você mais muitos anos de vida e que sua imensa capacidade intelectual continue a nos iluminar, quer seja aqui na TI, quer seja em nossa troca de ideias pessoais,

    Afetuosamente, seu

    Ednei José Dutra de Freitas

  2. Parabéns ao Dr. Jorge Béja! Muitas felicidades nesse dia e que tenha sempre muita saúde para continuar o seu trabalho e brindando a gente da TI com seus artigos

  3. Caríssimo dr.Béja,

    O meu abraço, forte, afetuoso, fraterno, pelo dia de hoje, NOSSO aniversário.

    Não é somente o senhor que deve festejar a idade que atingiu, mas a TI, seus comentaristas e colegas articulistas, por estarmos mais um ano lado a lado.

    Mais outro ano de vida, que o senhor merece receber de nós os melhores votos de alegrias, paz, saúde, e que a felicidade o envolva junto com a sua esposa, a Profª Clarinda, que aproveito e lhe envio os meus respeitos.

    Na condição de ícone da Tribuna da Internet, e sem qualquer desvalorização aos demais leitores e frequentadores deste blog incomparável de minha parte, pelo contrário, compartilhar com o senhor o mesmo espaço onde eventualmente trocamos ideias e impressões, temos motivos de sobra para nos rejubilarmos com o seu natalício, e nos parabenizarmos mútua e reciprocamente.

    Abração, caro amigo.
    Cuide-se bem, e da sua esposa.

  4. Jorge Beja, dr.
    Parabéns ao sensivel ser que tú és.
    A graça de Deus certeza tenho, estará com o casal.
    Deus abençoe e proteja sempre o casal.

    Caliman

  5. Ao ilustre Advogado, Pianista e Escritor do Tribuna da Internet onLine, Jorge Béja, por ocasião de seu Aniversário, nossos Votos de Felicidades, Saúde e Paz.

    Seus Artigos são compreensivos, eruditos e refletem uma Mente extremamente conhecedora do Direito. Lastreia todo esse Conhecimento uma Cultura Cristã profunda, que modera o rigor da Justiça, com um profundo conhecimento da Alma Humana.

  6. Parabéns Dr. Jorge Béja pelo seu Aniversário, o qual lhe traga como presente, principal, dias infindos de felicidades!

    Abraços,
    Paulo Peres

  7. Dr. Jorge, receba meu afetuoso abraço pelo seu niver. Que tenha muita Saúde, Paz e Amor. “Fazem votos que vás ao centenário/os amigos sinceros que tens….\/

  8. Muito agradeço, emocionado, a Carlos Newton, José Carlos Werneck, Vicente Limongi Netto, Duarte, Silas Bicca, Ednei José Dutra de Freitas, Mara Alonso, Leão da Montanha, César-Fortaleza, Francisco Bendl, Caliman-Brasileiro em Portugal, Flávio José Bertolotto, Loriaga Leão, Luiz Fernando Souza, Paulo Peres, Espectro, Moisés Batista Figueiredo, Willy Sandoval, Ronaldo (Mossoró-RN), Carmen Lins, Perez, Nélio Jacob, Lionço Ramos Ferreira, Wilson Baptista Junior, Haremhab…as expressões de carinho e os parabéns que me dirigiram. Obrigado, Obrigado, Obrigado.
    Jorge Béja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *