Hoje é aniversário de Jorge Béja, que ganhou um belo presente de Janaina Paschoal

TRIBUNA DA INTERNET | Parabéns a Jorge Béja, um grande advogado e ...

Jorge Béja, um exemplo de uma vida dedicada aos mais carentes

Carlos Newton

Hoje é o aniversário do grande advogado carioca Jorge Béja, uma das maiores expressões do Direito em nosso país, inspirador das leis de defesa do consumidor. A exemplo do mestre Sobral Pinto, também Jorge Béja sempre defendeu os mais desamparados e jamais cobrou nada a qualquer cliente.

A diferença entre os dois é que Jorge Béja se especializou num ramo do Direito – a Responsabilidade Civil – e praticamente todas as suas causas que defendeu foram nessa categoria jurídica.

DEFESA DOS HUMILDES  –  Em mais de 40 anos do exercício de uma carreira que mais parece um sacerdócio, pois a quase totalidade de seus clientes eram pessoas humildes, sem recursos e sem capacidade de reagir no Judiciário, Jorge de Oliveira Béja tem lutado o tempo todo “o bom combate”, mencionado pelo Apóstolo Paulo.

Eu o conheci assim, jovem e idealista, exigindo indenizações às vítimas de atos irresponsáveis de governantes e empresários, como o desabamento do Viaduto do Rio Comprido, o sequestro do menino Carlinhos, a execução dos menores de rua na Candelária, o desabamento do Edifício Palace II, o naufrágio do Bateau Mouche, a proibição da visita ao Dalai Lama ao Brasil e tantos outros casos de grande repercussão.

GRANDE PIANISTA – Filho de um dos chefes da segurança do presidente Vargas, o menino Jorge tinha uma carreira brilhante à sua frente, como pianista clássico, junto com o amigo José Feghali, que se tornou um dos maiores concertistas do mundo.  Mas Jorge Béja preferiu a defesa dos pobres, apesar de jamais abandonar o piano, já tendo se apresentado para grandes personalidades, como o Papa Francisco e o casal Carlo Ponti e Sophia Loren.

Quem quiser conhecer Jorge Béja, é muito fácil. Basta clicar sobre o nome dele, no lado direito da primeira página da TI, onde há a relação dos Colunistas. Sua vida está toda contada ali.

Cheio de saúde e disposição, na graça de Deus, ao lado de sua mulher, a historiadora Clarinda Béja, também formada como ele na Universidade Sorbonne, em Paris, o grande advogado se emocionou hoje, ao completar 74 anos, com o presente da também advogada Janaina Paschoal, que lhe enviou a gravação de “Jorge da Capadócia”, de Jorge Benjor, que você pode curtir abaixo.

28 thoughts on “Hoje é aniversário de Jorge Béja, que ganhou um belo presente de Janaina Paschoal

    • Caro de Beja

      Deus certamente continuará a iluminar sua vida dedicada a trazer luz ais que necessitam.

      Parabéns ,paz ,saúde e uma vida feliz ao lado de todos que o amam e que lhe sao caros .

      Grande abraço

  1. Ao meu querido amigo, de longa data, o boníssimo e competente advogado Dr. Jorge de Oliveira Beja, que hoje cumpre uma marca etária que em breve igualmente cuprirei – somos da mesma idade, e amigo com quem tenho o privilégio de conversar sempre, agora por via de telefone, porque os tempos estão bravos ! , envio o meus mais sinceros parabéns pela sua data aniversária, hoje.

    Querido amigo, tudo o que espero é que você tenha muita saúde, alegrias, ao lado da nossa querida dona Clarinda, e vocês, a meu ver, formam o casal perfeito,

    Espero de você mais muitos anos de vida e que sua imensa capacidade intelectual continue a nos iluminar, quer seja aqui na TI, quer seja em nossa troca de ideias pessoais,

    Afetuosamente, seu

    Ednei José Dutra de Freitas

  2. Caríssimo dr.Béja,

    O meu abraço, forte, afetuoso, fraterno, pelo dia de hoje, NOSSO aniversário.

    Não é somente o senhor que deve festejar a idade que atingiu, mas a TI, seus comentaristas e colegas articulistas, por estarmos mais um ano lado a lado.

    Mais outro ano de vida, que o senhor merece receber de nós os melhores votos de alegrias, paz, saúde, e que a felicidade o envolva junto com a sua esposa, a Profª Clarinda, que aproveito e lhe envio os meus respeitos.

    Na condição de ícone da Tribuna da Internet, e sem qualquer desvalorização aos demais leitores e frequentadores deste blog incomparável de minha parte, pelo contrário, compartilhar com o senhor o mesmo espaço onde eventualmente trocamos ideias e impressões, temos motivos de sobra para nos rejubilarmos com o seu natalício, e nos parabenizarmos mútua e reciprocamente.

    Abração, caro amigo.
    Cuide-se bem, e da sua esposa.

  3. Jorge Beja, dr.
    Parabéns ao sensivel ser que tú és.
    A graça de Deus certeza tenho, estará com o casal.
    Deus abençoe e proteja sempre o casal.

    Caliman

  4. Ao ilustre Advogado, Pianista e Escritor do Tribuna da Internet onLine, Jorge Béja, por ocasião de seu Aniversário, nossos Votos de Felicidades, Saúde e Paz.

    Seus Artigos são compreensivos, eruditos e refletem uma Mente extremamente conhecedora do Direito. Lastreia todo esse Conhecimento uma Cultura Cristã profunda, que modera o rigor da Justiça, com um profundo conhecimento da Alma Humana.

  5. Muito agradeço, emocionado, a Carlos Newton, José Carlos Werneck, Vicente Limongi Netto, Duarte, Silas Bicca, Ednei José Dutra de Freitas, Mara Alonso, Leão da Montanha, César-Fortaleza, Francisco Bendl, Caliman-Brasileiro em Portugal, Flávio José Bertolotto, Loriaga Leão, Luiz Fernando Souza, Paulo Peres, Espectro, Moisés Batista Figueiredo, Willy Sandoval, Ronaldo (Mossoró-RN), Carmen Lins, Perez, Nélio Jacob, Lionço Ramos Ferreira, Wilson Baptista Junior, Haremhab…as expressões de carinho e os parabéns que me dirigiram. Obrigado, Obrigado, Obrigado.
    Jorge Béja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *