Hoje é um dia especial, porque minha mãe está completando 100 anos…

Resultado de imagem para ikeda budismo

O mestre budista Ikeda carregando a mãe

Carlos Newton

Para quase todo mundo, é uma terça-feira como outra qualquer. Mas minha mãe está completando 100 anos e vamos comemorar dando boas risadas. Dona Yolanda mora com o irmão Webster, que tem 97 anos, está em ótima forma e seu hemograma faz inveja a muita gente de 50 anos. O dela, também. Os dois têm ligeira hipertensão, mas nada de diabetes, colesterol, triglicerídeos, Parkinson ou Alzheimer… Minha mãe já tem uma ligeira desorientação senil, não lembra de muita coisa, mas toma banho, vai ao banheiro, come e dorme sozinha, é capaz de reconhecer todas as pessoas que lhe são próximas e tem uma alegria de viver realmente admirável. Fica encantada com qualquer pessoa que a visite. Divertiu-se muito ao conhecer nosso amigo gaúcho Antonio Carlos Fallavena, fez uma festa quando ele esteve conosco, em agosto.

Meu tio está inteiro aos 97 anos. É um deslumbramento conversar com ele sobre Cinema ou História. Tem uma cultura absurda, domina o cinema mudo com poucos. Você sabe quem foi Norma Shearer? Pergunte a ele. Conhece a obra e a vida íntima dela, uma das maiores atrizes de Hollywood. Pergunte sobre Pola Negri, Ricardo III, Errol Flynn, Mary Stuart, Greta Garbo…

NO MESMO PRÉDIO – Jamais estive distante de minha mãe, porque sempre morei no mesmo prédio dela, o edifício Zacatecas, no Rio de Janeiro, um edifício classe média em Laranjeiras, onde viveram e vivem muitas personalidades de destaque, como o poeta Manuel Bandeira, o advogado Sobral Pinto, a miss Marta Rocha, os jornalistas Armando Nogueira, Octavio Bonfim (criador do bonequinho do cinema de O Globo), Genilson Gonzaga, Oliveira Bastos, Marçal Versiani e os ainda residentes Arthur Dapieve e João Batista Abreu, com suas mulheres Manya e Alda, também jornalistas, sem falar no cineasta Paulo Cesar Sarraceni e seus sobrinhos Denise e Sérgio, nas atrizes Maria Pompeu e Rossana Ghessa, no compositor Miguel Gustavo, no comediante Benvindo Siqueira, no chefe de Polícia Manoel Vidal, na cantora e atriz Márcia Cabral, nossa vizinha, é um nunca acabar de celebridades com as quais nos relacionamos nestes 70 anos em que moramos no prédio que o humorista Cláudio Paiva chama de “inesquecível”.

Mas só comecei a cuidar diretamente de minha mãe quando ela fez 92 anos. Nesta época, Yolanda já andava de bengala, caía muito, se machucava. Notei que tomava um remédio de tarja preta, que eu joguei fora. Para levantar o astral, nada de calmantes. Passei a lhe dar café e chá preto. que contém muita cafeína. Resultado: oito anos depois, não cai mais, é difícil isso acontecer, e ela deixou de usar bengala… Como dizia Belchior, precisamos todos rejuvenescer.

ÔNUS E BÕNUS – Cuidar de idosos tem bônus e ônus. Posso abraçá-los e beijá-los, damos gargalhadas, é uma maravilha viver, diria Vinicius de Moraes, que no final da vida morava aqui pertinho, no Parque Guinle. Mas há também os bônus. Sem a tarja preta, D. Yolanda de vez em quando surta, quer bater na gente. Aí eu lhe dou um “Dramin” e ela apaga. O maior problema é quando tem dor de barriga, porque nunca dá tempo de chegar ao banheiro, ela suja a casa toda. Eu ajudo a limpar, a dar banho nela. No início, era um problema para mim, depois acostumei. Yolanda toma banho sozinha, mas a gente precisa enxugar as pernas dela, que é gordinha, depois colocar a fralda nela, é assim que funciona. E faço isso 365 dias ao ano, é igual a editar o Blog, são meus dois trabalhos.

Quando o filósofo Luiz Felipe Pondé defendeu na Folha a tese de que os jovens, para serem “felizes”, têm direito de colocar os idosos em asilo, protestei aqui na TI contra essa desumanidade. Na minha família e na de minha mulher, nunca houve caso de internar os idosos para que os mais jovens sejam felizes. Mas é claro que nem todo mundo pensa assim, que Deus os perdoe e a nós não desampare.

###
P.S.Às vezes fico impaciente e nervoso com essa rotina, é natural. Mas aí lembro a famosa fotografia do mestre budista Daisaku Ikeda carregando a mãe nas costas, numa festa, e ela está felicíssima. Neste sentido (e em muitos outros), os orientais são bem mais humanos do que nós. E vida que segue, como dizia nosso amigo João Saldanha, que faz uma falta enorme à bancada comunista. (C.N.)

63 thoughts on “Hoje é um dia especial, porque minha mãe está completando 100 anos…

  1. 1)Saúde e Sucesso para todos (as) da família CN.

    2) Gratidão por este belo depoimento. Antológico e Ontológico.

    3) Linda a foto do Mestre Daisaku Ikeda, ele está ilustrando e praticando um Ensinamento de Buda que recomendava gratidão eterna (mesmo para outras vidas) aos pais.

    4) Buda declarou: “Mesmo que a gente passe uma vida inteira carregando nas costas os nossos pais, isso não paga o que eles fizeram e fazem por nos (caso tenham falecido). Eles nos deram Vida e aqui aprendemos o Caminho do Meio que é o Caminho da Iluminação”.

  2. Carlos Newton, parabéns a sua mãe e para você por essa publicação de amor do filho.A nossa riqueza é a nossa família, nossos amigos …Dessa maneira, é muito bonito viver e é isso que dá sentido a vida!

  3. Caro Carlos Newton,
    De fato, hoje é uma data muito especial, pois você está comemorando o centenário de quem te deu o maior bem que um ser humano pode ter: a VIDA, quanto privilégio chegar aos 100 anos, agradeça a Deus pela saúde e pela vida de sua mãe, 100 anos bem vividos, certamente com tantas experiências, tantos ensinamentos e tanto amor.
    Feliz Aniversário! Feliz 100 anos de sua mãe!!!
    Comemore, mas comemore muito, porque não é todo dia que se comemora, sobretudo 100 anos de quem nos deu a vida.
    Um abraço.
    João Amaury Belem

  4. Este seu intenso amor e intensa dedicação à Sua Majestade Alteza Yolanda e a seu tio, Sua Majestade Príncipe Webster, querido filho, querido sobrinho, querido amigo Carlos Newton, são riquezas. Riquezas que poucos têm. As conheço porque muito amei meu querido Pai e dele nunca me separei, nem depois de casado, a não ser quando estudava interno e longe. Aos 11 lá se foi minha Mãe, aos 48 de idade. Era chamada de “dona Santa”, de “Santinha”.

    Essa dedicação, esse cuidado e tanto amor são bônus. São prêmios. São nobres missões e deveres divinos.que Carlos Newton recebe de Deus. Essa doce troca de sentimentos purifica, porque nós também fomos por eles cuidados desde o nascimento.

    Me curvo reverentemente às Suas Majestades, Rainha Yolanda, Príncipe Webster e ao herdeiro do trono Real, que é você, Carlos Newton.

  5. Parabéns à D. YOLANDA, que hoje completa 100 anos, Felicidades, Paz, Saúde e Alegrias.

    Parabéns ao nosso Editor/Moderador o incansável e excelente Jornalista Sr. CARLOS NEWTON, sua Senhora e Família, pelo Filho exemplar que é, cumpridor a risca do 5º Mandamento da Lei de D´US, o único que tem Promessa.

    Parabéns ao Jornal Virtual, TRIBUNA DA INTERNET On LINE, pelo excelente Fórum de Debates dos Problemas Brasileiros, que é.

  6. Vivo fosse, 1917-2000, meu Velho e saudoso pai tb completaria 100 anos aos 15/12/2017. Para que tem filhos do tipo Pondé, como citado na matéria, o asilo realmente parece um lugar bem melhor, mais seguro e mais humano do que ao lado deles. Depois desse belo exemplo de Filho, e dessa demonstração de amor à matriarca, Dona Yolanda, vamos homenageá-la então com uma música que tem por título o seu nome, Yolanda, numa versão sertaneja que me parece mais alegre para o momento, com os nossos parabéns pelo aniversário Dela nesta data, desejando-lhe saúde, paz, felicidade e muitos anos de vida. https://www.youtube.com/watch?time_continue=35&v=i8uN57OxBpE

  7. Como bom ateu que sou e desacredito de destino, desconfio que ele bateu a sua porta Carlos (desculpe a intimidade). Morro de inveja – no bom sentido e por razões pessoais – e vejo que por isto suas histórias são referencias para todos nós. Longa vida a família. Muitas Felicidades!

  8. ” Sem a tarja preta, D. Yolanda de vez em quando surta, quer bater na gente. Aí eu lhe dou um “Dramin” e ela apaga. ” kkkkk. Sei perfeitamente o que é isso.
    Ademais, meu caro Newton, estou(amos) deveras admirado(s) contigo, ao saber que cuidas da mamãe Yolanda. Parabéns à mamãe Yolanda e ao seu filho, Newton!

  9. Tinha deixado meus cumprimentos para a Sra. Yolanda na página do Paulo Peres. Vale repeti-los aqui. Chegar aos 100 anos é para poucos. É um privilégio. Parabéns para ela e para os filhos também. Deixo para ela uma poesia de Cora Coralina que foi uma grande mulher e viveu bastante.
    “Este nome não inventei, existe mesmo, é de uma mulher que vive em Goiás: Cora Coralina.” Carlos Drummond de Andrade

    “Saiu o Semeador a semear
    Semeou o dia todo
    e a noite o apanhou ainda
    com as mãos cheias de sementes.
    Ele semeava tranqüilo
    sem pensar na colheita
    porque muito tinha colhido
    do que outros semearam.
    Jovem, seja você esse semeador
    Semeia com otimismo
    Semeia com idealismo
    as sementes vivas
    da Paz e da Justiça.

    Cora Coralina

  10. Carlos Newton,

    Desejo a Dona Yolanda que a alegria desta data especial esteja sempre presente em sua Vida.
    Feliz Aniversário!
    E Parabéns pelo carinho dedicado à sua Mãe e Tio.
    Seu Relato é motivo de alegria para todos nós.
    Um abraço fraternal.

  11. Parabéns para você e para sua mãe, CN !
    Gostaria muito de conhecê-la qualquer dia desses para saber como ficarei quando chegar aos 100 anos(rs,rs….)

  12. Tia Yolanda é uma graça! Os olhos vivos, cabelinho branco, penteado. Quando a vi pela primeira vez, lembrei-me de minhas tias (por parte de meu pai).
    Conversamos. Rimos muito. Ela e eu brincamos muito e o Newton ajudando…
    Hoje é um dia especial, para aqueles que estão ao lado de tia Yolanda.
    De longe envio-lhe beijos afetuosos, na testa e nos olhos. E cem parabéns!
    Amigo Newton, abraço vocês todos, com a alegria de ter desfrutado minutos que me trouxeram lembranças inesquecíveis das minhas “tias de cabelos brancos”.
    Que Deus dê muito saúde a tia Yolanda.
    As novas gerações não terão alegrias deste tamanho. Que pena!
    Abraço fraterno e saúde.
    Fallavena

  13. Sou capaz de apostar que a centenária beldade tomará uma taça de vinho, ou de champagne, hoje.Mil beijos para ela e para o senhor. Minha mamãe se foi aos 61 anos, mas meu portuga pai esteve comigo até os 92.

  14. Parabéns a sua mãe. Certamente, um século de vida bem vivida.
    Desejo-lhe alegria e muita saúde. Imagino que ela já receba muita atenção e carinho. Que continue assim neste momento mágico.
    Acabei de perder meu velho, que fez o centenário neste último 13 de agosto.
    Quero sim lhe dizer que você deve aproveitá-la ao máximo.
    Vou lhe pedir licença dar um abração e um beijão, bem grandão, a sua centenária mãe!!
    Fiquem com Deus.

  15. Born in 1917
    John F. Kennedy (1917-1963) US President.
    Ella Fitzgerald (1917-1996) Jazz Singer.
    Dean Martin (1917-1995) Pop Singer.
    Zsa Zsa Gabor (1917-2016) Movie Actress.
    Desi Arnaz (1917-1986) TV Actor.
    Louis Zamperini (1917-2014) War Hero.
    Vera Lynn, 100. Pop Singer.
    Indira Gandhi (1917-1984) Politician.

  16. Carlos Newton, que Deus Abençoe Dona Yolanda e sua Família linda, toda Felicidade do Mundo para vocês, e um Beijo Pernambucano nessa Mãe linda e Centenária !!!!!!!!

  17. Parabéns para D. Yolanda e para você Carlos Newton, também.É assim que nós devemos tratar os nossos entes queridos.

    Muita saúde e paz para os dois.

  18. Nossa, amado CN, que o Criador dê longa vida à sua genitora e saúde, disposição e humor para manter esta inexpugnável e imprescindível trincheira democrática. .
    PS. Ô loco, que vizinhança, hein? Auguri:

  19. Estimado amigo Carlos Newton,
    Este teu texto é um primor de carinho, afeto e amor.
    Ao mesmo tempo em que parabenizo a D. Yolanda pelo transcurso do centenário de vida, lúcida e altaneira, enalteço-te pela dedicação e zelo pela sua mãe.
    Há três meses, a minha faleceu, aos 92. Embora tenha sido uma morte sem sofrimentos e abençoada, ainda é para mim muito sentida.

  20. Prezado Carlos Newton,

    Quero deixar registrado meus “parabéns para você” para a sua veneranda mãe dona Yolanda”. Que ela tenha muita saúde e ainda muitos mais anos de vida, assim como você, que tenha saúde e vigor para cuidar dela e também manter acesa a chama deste blog iluminado que é a Tribuna da Internet.

  21. Caro Newton, que Deus te abençoe, chegar um século de vida, é uma glória, e na qualidade de Mãe, que educa sua Família para trilhar o Caminho do Bem, é uma Glória dobrada!.
    Os orientais, respeitam o idoso, com amor e carinho, assisti isso, em Poços de Caldas, o idoso, com 96 anos, sentado no saguão do Hotel, ser reverenciado pelos familiares e funcionários. ainda hoje me recordo, já “burro velho” pedia a minha Mãe, Tios e Madrinha suas bençãos, e a resposta: “Que Deus te abençoe”, a muito tempo, não assisto, o pedido da benção, que fortifica os laços de “Família”. Por estarem “agarrados ao celular” 24 horas. o significado Família, hoje são poucas. Mas que Deus nos abençoe hoje e sempre com sua Misericórdia.

  22. Sr. Carlos Newton,
    Parabéns pelos 100 anos de sua querida mãe YOLANDA. Sobre a longevidade o Buda afirmou o seguinte: “Um homem de sabedoria tão brilhante como o sol, se morrer jovem é inferior a um cão vivo”. A coisa mais importante para um ser humano é a vida. Como Budista, o Sr. colocou a fotografia do Presidente da SGI carregando nas costas a sua mãe. É o maior exemplo de amor filial. DAISAKU IKEDA é um dos homens mais influentes do mundo. Tem mais de cinco mil obras Budistas publicadas, quatro condecorações da ONU e de mais 12 países. Fundou a Universidade SOKA com mais de um milhão de alunos e a SOKA UNIVERSITY OF AMÉRICA-USA. Foi ele quem colocou o Verdadeiro Budismo ao alcance do ocidente com suas obras. Unificou e traduziu para o inglês o GOSHO ZENSHU (Obras Completas de Nichiren Daishonin) e criou a NICHIRENLIBRARY.ORG, onde todos podem ler todas as principais obras budistas em inglês. A longevidade é uma dádiva dos Budas para o longevo, pois significa Iluminação.

  23. Carlos Newton, espero que você leia este poema de um nordestino arretado, você que é um filho dedicado e abençoado

    Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
    Não seriam o bastante pra te amar

    Mãe, quantas vezes eu penso aqui sozinho
    Se eu mereço um amor tão puro e forte
    Se foi Deus, o Destino ou se foi Sorte
    Afinal, é tão duro esse caminho
    Aí, chega você com esse jeitinho
    Me dizendo por onde caminhar

    Cada pedra que eu devo desviar
    Não descuida de mim,
    Por um segundo

    Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
    Não seriam o bastante pra te amar

    Te amar
    Pelas noite mal dormidas
    Por pensar mais em mim do que em você
    Pelas vezes que eu ouvi você dizer que a vida
    Que a vida era cheia de feridas
    E que é justo nas dores mais doidas
    Que a gente aprende a suportar
    Que é caindo que se aprende a levantar
    Até mesmo do poço mais profundo

    Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
    Não seriam o bastante pra te amar
    Te amar por ser Brisa e furação
    Pelas vezes que eu tirei o seu juízo
    Pelas vezes que eu estive indeciso
    E você me ensinou a direção
    Te amar, mãe, por pura gratidão
    Te amar simplesmente por te amar

    Não existem palavras pra explicar
    Só se pode sentir
    Bem lá no fundo

    Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
    Não seriam o bastante pra te amar

    Te amar por estar perto de mim
    Não por ter seu sangue ou sua cor
    Te amar só por ter o seu amor
    Te amar mais pelos Nãos que pelos Sins

    Te amar por plantar no meu jardim
    O amor maior que se pode amar
    E mostrar a forma certa de regar
    Esse sentimento puro e tão fecundo

    Se eu vivesse mil vidas nesse mundo
    Não seriam o bastante pra te amar

    Sabe por que?
    Por você ser
    Inteira em Pedaços
    Por ser Lar e por ser Lida
    Por ser Mil em Uma só
    Por ser sempre Repartida

    Por ser um pedaço de Deus
    Me dando um pedaço de Vida (Braulio Bessa)

    Nota: Bráulio Bessa Uchoa é um poeta de literatura de cordel, declamador e palestrante brasileiro. Nascido em Alto Santo, no Vale do Jaguaribe, Ce

  24. Meus parabéns pelos 100 anos da sua mãe, Carlos Newton. Que Deus o abençoe sempre e lhe dê muita saúde para cuidar dela. A minha completará 87 anos no dia 18 de dezembro.

    Um bom filho é também um bom pai e um bom amigo. Essa trilogia dificilmente falha.

    Ouvia com bastante atenção, mesmo divergindo do Luiz Pondé, depois dessa declaração infeliz sobre os idosos, não perco mais tempo com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *