Hoje, Lula e Meirelles se encontram, decidem se ele será vice ou senador

Hoje à tarde o presidente Lula terá um encontro importante com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Oficialmente, Meirelles informará ao presidente da República, que está deixando o BC para ser candidato ao Senado por Goiás. Mas do cardápio constam temas muito mais apetitosos, tais como o nome do novo presidente do Banco Central e os acertos para a candidatura de Meirelles a vice-presidente, na chapa da ministra Dilma Rousseff.

Aliás, segundo um veterano político, a candidatura de Meirelles a vice, na chapa de Dilma, é uma nomeação para o cargo. Já a candidatura a senador por Goiás tem os riscos de qualquer disputa eleitoral. Explica-se: segundo esse político, no quadro atual, Lula fará sua sucessora e o “crescimento” de Serra, nas pesquisas, não passa de uma grosseira manipulação de dados, coisa que, há muito tempo, não ocorria no Brasil.

Forte, porque vetado pelo PT

O  nome mais provável para suceder Meirelles no Banco Central é do economista Alexandre Tombini, atual diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do BC. Contraria toda a cúpula do partido, por isso ganha mais força. Até com Lula.

Piada definição

Corre em Brasília a seguinte piada. Se o pessoal que tem seus nomes na agenda da “agenciadora de encontros” Jeany Mary Corner, resolver falar, para atenuar sua participação no esquema do Mensalão, a coisa restará mais para “felação premiada”, do que para delação premiada. (Sobre que acontece e vai acontecer em Brasília, ninguém mais bem informado do que o advogado José Carlos Werneck).

Desincompatibilização

É a palavra-chave. Para alguns, como Requião e Aécio, já reeeleitos, obrigatória. E têm o mesmo destino-objetivo: a candidatura a vice ou nomeação para o Senado. Deixam os governos e esperam.

Itamar Franco

Dos políticos atuais, já foi tudo, alternadamente: presidente, governador, 16 anos senador, embaixador. Nenhuma acusação, apenas uma infelicidade: ter indicado e eleito FHC. Disso ninguém se livra.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *