Hugo Chvez est todo errado em relao ao Brasil, mas tem um dado positivo. um excelente parceiro, s que no tem mais dinheiro.

Carlos Newton

Em nota, o Itamaraty destaca que o encontro de Dilma Rousseff e Hugo Chvez ocorreu em momento de “recuperao” do comrcio bilateral, aps retrao em 2009, em decorrncia da crise financeira internacional. Dados do Itamaraty indicam que, em 2010, o comrcio bilateral totalizou US$ 4,6 bilhes um aumento de 11,8% em relao ao ano anterior. O Brasil exportou US$ 3,8 bilhes e importou apenas US$ 832 milhes.

Desde 1998 no poder, Chvez iniciou uma parceria Brasil-Venezuela que poderia ficar na Histria, se fosse concretizada. Eram planos ambiciosos e factveis, que iriam possibilitar uma era de desenvolvimento ao continente sul-americano.

Os principais projetos eram a refinaria pernambucana Abreu Lima,batizada com o nome do general brasileiro que lutou ao lado de Simon Bolvar na independncia venezuelana, e o Gasoduto do Sul, uma extensa rede de tubulaes para transporte de gs que cortaria a Amaznia de alto a baixo e chegaria at a Argentina, conectando-se tambm com a Bolivia, o Paraguaie o Peru.

Ao mesmo tempo, eram planejados dois outros megaprojetos: a criao de uma espcie de BNDES continental e a formao de uma aliana militar para defender os pases da Amaznia da cobia internacional sobre a regio, uma iniciativa realmente da maior importncia poltico-estratgica.

Mas faltou dinheiro e quase tudo deu para trs. No caso da refinaria de Pernambuco, os venezuelanos no concordavam com a participao de 40% no empreendimento, orado em US$ 13 bilhes. Depois condicionaram a parceria reserva de parte do mercado de distribuio de combustvel no Nordeste. Recentemente, ficou claro que o real motivo era a falta de recursos. Chvez chegou a pedir um emprstimo de R$ 500 milhes ao BNDES, mas no apresentou as garantias exigidas. Assim, a Petrobras est tocando sozinha o projeto, que ser altamente rentvel, tenho ou no a parceria da estatal venezuelana PDVSA.

O Gasoduto do Sul, uma iniciativa empresarial que seria altamente vivel, no saiu do papel, assim como a aliana militar da Amaznia, que era prioridade para as Foras Armadas brasileiras, sempre preocupadas com a possibilidade de internacionalizao da regio.

Ao mesmo tempo, Chaves teve que suspender a encomenda de dez navios petroleiros feita ao estaleiro carioca Eisa, um negcio de US$ 670 milhes. Em novembro de 2009, o estaleiro entregou o primeiro navio, mas pouco tempo depois Chvez mandou suspender os pagamentos e pediu tempo para renegociar o contrato.

A verdade que a Venezuela encomendou petroleiros mais baratos China e decidiu construir um estaleiro prprio, o Nor-Oriental, por coincidncia encomendado a uma empreiteira brasileira, a Andrade Gutierrez, que tambm seria responsvel pela construo de uma siderrgica venezuelana, num pacote de US$ 3,5 bilhes. Os projetos tambm continuam no papel.

A nica iniciativa que teve seguimento foi a construo de uma petroqumica, em parceria da brasileira Braskem com a venezuelana Pequiven. Mas houve cortes: o projeto da fbrica de polipropietileno teve reduzida a capacidade e a fbrica de polietileno foi adiada.

H 13 anos no poder, Chavez praticamente ainda no conseguiu fazer nada. A escassez de alimentos, a inflao, a violncia, o cerco imprensa livre e os problemas com energia eltrica e abastecimento dgua so apenas alguns dos motivos que comeam a levantar a opinio pblica contra ele.

Pela primeira vez desde que assumiu o poder, em 1998, quando foi eleito com a providencial ajuda de marqueteiros importados do Brasil, Chvez est em queda nas pesquisas. A mais recente, divulgada na ltima semana pelo jornal El Universal, demonstra que 51% dos eleitores da Venezuela j querem um novo lder para o pas. Tudo o que demais, enjoa.

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