Ibope: com indefinição alta, Lula e Bolsonaro dominam em todos os cenários

Pesquisas indicam uma tendência para polarização

Pedro do Coutto

A pesquisa do Ibope publicada segunda-feira pelo O GLobo e comentada nesta terça-feira pela Folha de São Paulo, apresenta um grau muito elevado de indefinição quanto às eleições presidenciais de 2018, mas em todos os cenários alternativos o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro lideram a preferência popular. Vale acentuar, com base numa observação do editor deste site Carlos Newton, que num levantamento espontâneo, portanto sem a colocação prévia de nomes, apenas 44% afirmaram já ter candidato, enquanto outros 56% não souberam responder. Mas mesmo assim Lula e Bolsonaro lideram.

Na hipótese de Lula não vir a ser candidato, o páreo, visto de hoje concentrar-se-ia nos nomes do mesmo Bolsonaro praticamente empatado com Marina Silva. Curiosa é a diferença entre os que votariam em branco ou anulariam, registrada pela Folha de São Paulo em sua edição online. Carlos Newton acentuou o fato. Entretanto, pode se supor que uma coisa é a pesquisa à base de opção de nomes. E outra a partir da manifestação espontânea dos entrevistados e entrevistadas.

ALTA INDEFINIÇÃO – Na primeira alternativa, 18% afirmaram que anulariam o voto ou votariam em branco. Na alternativa espontânea essa escala sobe para 26%, o que confirma o grau básico de indefinição. Os dois índices são muito elevados, levando-se em conta que normalmente a taxa dos que esterilizam o sufrágio oscila em torno  de 10%.

A explicação pode se encontrar na perspectiva dominada pelo desencanto e rejeição aos políticos em geral. Tanto assim que para 57%, os políticos não merecem confiança e tampouco em seus mandatos representam aqueles que os elegeram .

Esse grau de rejeição, a meu ver, tende até a se elevar. Basta ver a impopularidade do presidente Michel Temer comparada com as manifestações dos deputados que mais uma vez, barraram a hipótese de seu julgamento pelo STF. Assim, a mala de Rocha Loures perdeu-se na noite e o apartamento dos 51 milhões de reais ofuscou-se à luz do dia.

###
LEI PARA PRIVATIZAR A ELETROBRAS

Reportagem de Geralda Doca, O Globo de ontem, terça-feira, destaca a necessidade de aprovação de lei pelo Congresso Nacional para a privatização da Eletrobrás. O presidente Michel Temer, esta é uma perspectiva, pode tentar realizá-la por medida provisória.

Entretanto, a medida provisória também exige aprovação pelo Congresso, o que, no caso da desestatização, torna-se impraticável. Por um motivo fundamental: a privatização por MP poderia ser alterada pelos deputados e senadores. No caso de rejeição parlamentar, como iria o Governo proceder? Devolução dos investimentos feitos em ações?

Dentro desse quadro, o único caminho é projeto de lei aprovado em plenário por Câmara e Senado. Mas como? No caso de Furnas, o Sindicato e Associação de Empregados estão realizando forte mobilização junto aos senadores e deputados federais. Aprovar tal lei, sobretudo a um ano das eleições, será muito difícil. Sobretudo porque o eleitorado é muito mais formado por trabalhadores das empresas do setor elétrico do que pelos prováveis compradores de ações na Bovespa.

4 thoughts on “Ibope: com indefinição alta, Lula e Bolsonaro dominam em todos os cenários

  1. Marina Silva ? Quem é esta senhora ? É aquela que apoiou Aécio Neves no último pleito ? O país passando pela pior crise política e moral de sua história , a sociedade sendo assaltada , o erário dilapídado , e a madame omissa sentada no camarim , esperando as proximas eleiçãochegar e se candidatar . Péssima candidata até para presidente de uma associação de bairros .

  2. Em termos de População e Política, com Ps maiúsculos, a Esperança Social do Brasil reside naquele contingente que em Junho de 2013, saiu às ruas aos gritos de “sem partidos, sem partidos, vocês não nos representam”. Trata-se de uma massa crítica, consciente, independente, espontânea, que sabe muito bem o que faz e o que quer, e que expressa o são sentimento de mudanças de verdade: sérias, estruturais e profundas, que representa cerca de 70% do conjunto da população, que pode vencer as eleições até com os pés nas costas, caso seja dado a Ela o que Ela realmente quer, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, que vai muito além da pobreza de espírito do partidarismo eleitoral, do golpismo ditatorial, dos seus tentáculos, velhaco$, inclusive os midiáticos e econômicos, muito além tb da visão política alienada, tacanha e pobre de coxinhas e mortadelas enquanto serviçais do velho continuísmo da mesmice que já morreu e teima em se manter de pé tipo alma penada e da guerra tribal, primitiva, permanente e insana dos me$mo$, que podem ser traçados todos juntos em 2018, até por partideco nanico que se proponha a ser diferente, grande, desprendido e fiel escudeiro da legítima vontade expressa da população, livre e consciente, para o bem do sucesso pleno do bem comum do conjunto da sociedade, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME. E se nenhum dos partidos que se acham muitos espertos e que todos os brasileiros são idiotas não der aquilo que o povo demonstrou nas ruas do Brasil, inequivocamente, que está querendo, o eleito via mais propaganda enganosa, tipo 171, terá o mesmo destino de Dilma, porta da rua serventia da causa gerida por energia e forças cósmicas, e tudo continuará de mal a pior, conforme a Lei de Murphy. http://www.tribunadainternet.com.br/temer-se-anima-a-tentar-a-reeleicao-ao-empatar-com-ciro-alckmin-doria-e-dilma/#comment-486570

  3. Que fenômeno este Bolsonaro…. semana passada nem aparecia em nada. De repente, o sujeito já desponta junto com lula.e em segundo .?? Seria para justificar uma fraude nas urnas eletronicas?
    Que piada.. !!!!Em verdade, esta midia aparelhada (são velhacos ) sabe que Bolsonaro, há muito, lidera com chances de levar no primeiro turno. Estão querendo , a partir de Bolsonaro, puxar o verme vagabundo para junto dele. Bolsonaro nao é salvador da.patria, mas pelo menos é honesto! Nao temos outra opção menos pior, no meu entender…..
    Se a maioria dos políticos e totalidade da midia é contra Bolsonaro, é por que Bolsonaro não será ruim para o Brasil.. Como dizia um comentarista: ele e um balsamo se comparado aos ultimos presidentes civis…
    E tem que respeitar, mesmo. Aonde vai a maioria o recebe bem. Basta ver os aeroportos .. Multidões se juntam para vê-lo. Nao existe nenhum político na atualidade que tem o prestigio dele.
    É o cumulo da bestialidade cobrar dele phd em todas as areas do conhecimento !
    Se o candidato se chamar Bolsonaro, ele terá que ter phd
    Em economia, saude, segurança, comercio.exterior etcetc.
    Faço campanha de graça !!!
    Bolsonaro 2018!
    .
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *