Ibope expõe desprestígio do governo Temer junto à opinião pública

temer-lixoWEB

Charge do Mário Rasec (Carta Potiguar)

Pedro do Coutto

Pesquisa do Ibope divulgada ontem pela Rede Globo e pela Globo News trouxe à tona o fato de o presidente da República não ter sido assimilado pela opinião pública no início de seu governo. Tal fato pode acrescentar mais uma dificuldade a aprovação, pelo Congresso, de seu projeto de reforma constitucional da Previdência.  O Ibope destacou que 10% consideram o governo na escala de bom e ótimo. Muito pouco, pois 55% o classificam entre ruim e péssimo, 31% o consideram apenas regular, uma forma de não aceitar nem rejeitar sua atuação. 4% não souberam ou quiseram opinar.

Importante em pesquisas deste tipo são as afirmações de ponta. Tenho um critério de dividir o maior pelo menor e a partir daí identificar o índice positivo ou negativo. Uma outra pergunta a pesquisa destaca que 79% não confiam no presidente Michel Temer.

PREVIDÊNCIA – Esses resultados certamente vão influir para que surja mais um obstáculo ao projeto de reforma da Previdência. Isso porque o tema só pode acrescentar mais reações contrárias de parte da opinião pública, Sobretudo porque a pesquisa do Ibope foi divulgada conjuntamente com informação do IBGE que apontou o crescimento do número de desempregados de 13,2 milhões para 13,5 milhões de pessoas, o que evidentemente só pode contribuir para abalar a credibilidade do governo.

A reforma da Previdência encontra assim mais um obstáculo a sua aprovação, valendo lembrar que terá que alcançar 2/3 dos senadores e deputados federais. Não será tarefa fácil, devendo lembrar que as reações contrárias, como a passeata de sexta-feira na Avenida Paulista vão crescer ainda mais quando a matéria se aproximar de sua votação.

ANO ELEITORAL – O ano de 2018 é um ano eleitoral em que os deputados e 1/3 dos senadores terão que ir as urnas para renovar seus mandatos. Este aspecto dificulta o voto a descoberto a favor de uma reforma que torna mais difícil a obtenção da aposentadoria por parte dos servidores federais e dos trabalhadores e trabalhadoras de modo geral.

O presidente Michel Temer tem pouco tempo pela frente para se reabilitar da confiança do povo do país. Reformas como a da Previdência exigem apoio maciço por parte da opinião pública. Afinal de contas, a massa de trabalhadores, mão dee obra efetiva do país é de 102 milhões de pessoas, das quais 13,5 milhões estão fora do mercado de trabalho.

27 thoughts on “Ibope expõe desprestígio do governo Temer junto à opinião pública

  1. Caro CN … Bom dia!

    https://www.facebook.com/moreirafranco/photos/a.490486954320418.94721.270071526361963/1269635236405582/?type=3&theater registra: “Com esforço e planejamento é possível retomar o crescimento econômico. Por isso, a Fundação Ulysses Guimarães, que tenho a honra de presidir, desenvolveu dois estudos que se tornaram alicerces para as medidas do Governo: Travessia Social e Uma Ponte Para o Futuro. Os frutos já podem ser vistos, estamos conseguindo colocar o Brasil de volta nos trilhos.
    Nos últimos meses já vimos a inflação baixando e os juros em queda, configurando um cenário pra lá de positivo para atingirmos a recuperação plena da economia.
    Vamos continuar trabalhando para que isso aconteça! #GovernoReformista #Moreira #ReformaBR #PonteParaoFuturo
    Leia mais: https://glo.bo/2ok3aU3

    A FUG – Fundação Ulysses Guimarães ajuda o PMDB a consolidar a CIDADANIA!!! !!! !!!

    Forte abraço.

    • Caro CN … Saudações!!!

      Prezado amigo … eis como entendo o Treino Escatológico do Juízo Final kkk

      É antecedido por fatos que precisam de discernimento (dão bons resultados ou não?); sobre os quais não comentarei – pois são evidentes!!!

      O interessante é que anunciada a vitória de um lado
      http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html: “O « SEGREDO » DE FÁTIMA … PRIMEIRA E SEGUNDA PARTE DO « SEGREDO » SEGUNDO A REDACÇÃO FEITA PELA IRMÃ LÚCIA NA « TERCEIRA MEMÓRIA », DE 31 DE AGOSTO DE 1941, DESTINADA AO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA … Se atenderem a meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sufrer, várias nações serão aniquiladas, por fim o meu Imaculado Coração triunfará.”

      Mamãe Maria anuncia o TRIUNFO de seu Imaculado Coração … conferir “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”” (Gn 3,15)

    • “a Rússia espalhará seus erros pelo mundo,”

      no caso do Brasil, entendo que foi em 13/3/1964 … http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/discurso-de-jango-na-central-do-brasil-em-1964: “Nem os rosários podem ser erguidos como armas contra os que reclamam a disseminação da propriedade privada da terra, ainda em mãos de uns poucos afortunados.”

      Não foi bom Jango usar “rosários” … até hoje as tão necessárias reformas engatinham, né??? foi erro de Jango desvalorizar o “rosário de Fátima”

    • em 13/5/2015, Moreira Franco fez uma reparação … https://www.facebook.com/moreirafranco/photos/a.490486954320418.94721.270071526361963/832999026735874/?type=3&theater: “Respeito todas as religiões, por isso faço questão de lembrar da Nossa Senhora de Fátima, santa conhecida mundialmente e de grande importância para os católicos brasileiros. Fátima, cidade de Portugal, é famosa por causa de um grande santuário e também é chamada de cidade da paz. #NossaSenhoraDeFátima”

      E um anos depois … o PMDB assume a Presidência!!! e anunciando REFORMAS!!! !!! !!!

    • https://www.facebook.com/moreirafranco/photos/a.490486954320418.94721.270071526361963/1199400666762373/?type=3&theater: “Temos dois anos para transformar o Brasil no país que queremos deixar para as próximas gerações. Por anos, o governo foi totalmente negligente às necessidades dos brasileiros, ajustes deveriam ter sido feitos há muito tempo. Nós somos o governo da plantação, não da colheita. Nos próximos dois anos, trabalharemos em reformas e ajustes necessários para colocar o Brasil de volta nos trilhos. Entregaremos um país muito melhor do que o que recebemos, com bons índices econômicos e, principalmente, gerando empregos. É assim, com muito trabalho, que devolveremos a esperança para o povo brasileiro! #Moreira #ReformaBR #GovernoReformista
      Leia mais: https://goo.gl/uhoqAt
      … … …
      Com as Leis atuais … estamos com recorde de desemprego etc … … … as reformas do PMDB procuram levar o BRASIL à CIDADANIA … ou seja: Lutar por seus DIREITOS, como já temos visto!!!

      Porém, há um outro lado … e a serpente é mentirosa!!! !!! !!!

      • https://goo.gl/uhoqAt:

        “Nosso termômetro não serão os aplausos. Serão inflação em queda, juros menores, mais vagas de emprego, contas públicas no azul e economia crescendo. E o desafio é maior, pois só temos metade do tempo de um governo normal – pouco mais de dois anos. Temos que trabalhar em dobro.
        Num momento de crise, medimos o sucesso pela melhora dos indicadores. Em poucos meses, aprovamos 54 medidas importantes, praticamente uma a cada três dias. Daí a inflação está caindo e já abriu espaço para os juros diminuírem. Em seguida, virão investimento e crescimento. E finalmente o mais importante: emprego. Essa sim é a melhor maneira de distribuir renda.”

  2. É um governo que tenta passar para o povo aquilo que não é, todos estão cansados das propagandas de efeito, este governo mantém delatados em seus quadros, não é um governo que merece credibilidade, já mostrou ao trabalhador a quem quer beneficiar, como os dois anteriores.

  3. Os políticos cavaram a própria cova, sua credibilidade é zero, não inspiram a menor confiança. Uma reforma dá previdência desse jeito e às pressas, só coloca mais entraves na sua aprovação, pois não houve diálogo com a sociedade. Só esculacham e zombam dos brasileiros. Vão pagar caro nas urnas em 2018.

  4. Senhor Pedro do Coutto:

    “DESPRESTÍGIO” ? Só isso?
    Francamente!

    Só pra lembrar, no dia 03/09/2015, esse ” presidente” decretou, acerca da então ” presidenta”: ” COM SETE OU OITO POR CENTO DE POPULARIDADE, FICA DIFÍCIL CONCLUIR O MANDATO “.

    Saudações,
    Carlos Cazé.

  5. O grande mal desses políticos da era Sarney até o momento atual é que conseguem ser mais incompetentes que corruptos!

    Evidentemente que isto é possível somente no Brasil.

    Temer o idiota, aparvalhado, a Joana D’Arc do PMDB, pois está ele mesmo ateando fogo na fogueira de vaidades que o aniquila, teve a faca e o queijo na mão para se tornar um grande presidente, mas rejeitou esta oferta do destino para proteger os ladrões do partido que chefia!

    Este imbecil deveria, antes de qualquer medida, declarar guerra contra o desemprego!!!

    E como havia solução – e ainda há! – para mobilizar os mais de 13.500.000 de brasileiros desesperados por um trabalho, por mais modesto que seja!!!

    Temer, a besta quadrada, deveria abrir o Brasil para as construtoras internacionais – as nossas estão na Lava-jato – e rasgar o país em ferrovias, rodovias, pontes, elevadas, viadutos, túneis, metrôs, e pagar o investidor mediante a utilização de pagamentos de pedágio pelas obras erguidas!!!

    O Brasil não desembolsaria um tostão furado, sequer.

    Temer e a sua notória incompetência como administrador, como de resto de qualquer parlamentar, pois suas “habilidades” estão voltadas para suas mãos leves, seus roubos, jamais considerou junto com o seu ministro inepto Meirelles, que o povo precisava de atenção e rápida, que não poderia aguardar que a solução para seu desespero viesse pelo tempo, com as acomodações naturais, nada disso!

    Temer, o pamonha, desconsiderou o sofrimento da população, e o resultado desta pesquisa reflete na mesma proporção a decepção do povo por este infame, este crápula, este presidente da República Federativa do Brasil de merda!!!

    • Prezado Roberto … Saudações!

      Constatando a situação em que estava o Brasil … o PMDB apresentou propostas ao Governo Dilma – que não as aceitou … … … e essas propostas estão sendo aceitas pelo Congresso Nacional (também eleito pelo povo)!!!

      Não se trata de termos um Presidente autoritário, como coisa essencial para haver Governo … o PMDB é partido sem dono ou donos – há os caciques … porém, quem manda mesmo são os convencionais!!!

  6. Roberto,

    O recorde na história deste país de desempregados e inadimplentes em consequência, agravados pelos juros extorsivos, me autorizam sem qualquer receio e margem de erro, que posso classificar este maldito Temer como eu quiser e entender:

    Ladrão, corrupto, safado, canalha, aventureiro, mal intencionado, incompetente, criminoso … posso até inventar palavras.

    Convenhamos, um indivíduo que alcança a presidência porque seu antecessor foi impedido pelo “conjunto da obra” em termos de desonestidade e corrupção, e pratica o mesmo comportamento criminoso, trata-se de um elemento pernicioso, nocivo, nefasto, altamente prejudicial e danoso ao povo e país!

    A ladroagem os enlouqueceu; os roubos os deixaram insanos; a impunidade outorgada por ministros do Supremo para os parlamentares ladrões, os guindaram para patamares onde se acham donos do Brasil e, nós, o povo, seus escravos!!!

    Pro inferno com esses desgraçados!

  7. Tenho a sensação, que o governo Temer e sua equipe,querem em 2 anos acabar com a crise herdada do governo do PT e seus aliados, incluindo ele próprio, o PMDB e, para tal está tomando medidas radicais, que vão prejudicar os trabalhadores e o próprio país. A crise que o país foi levado, creio, que com um bom governo, levará no mínimo 10 anos para ser debelada..

    • Caro Nélio Jacob … só o tempo dirá se as medidas do PMDB darão certo … as leis atuais nos dão 13,5 milhões de desempregados … há quem não respeite tais leis, inclusive empresas estatais!!!

      O PMDB está reformando até no que o Autoritarismo Militar não desejou ou não pode reformar!!!

      É um novo Brasil que o PMDB deseja … e o PMDB e Temer ainda não tiveram NENHUM escândalo no Governo Temer; repito, nenhum!!!

      Forte abraço.

  8. Lionço, ô Lionço, acorda, Lionço!

    Não devo ter lido direito a tua afirmação com vários pontos de exclamação, onde registras que, no governo Temer e do PMDB, não houve nenhum escândalo(sic)!

    Lionço, eu te considero uma pessoa sensata, equilibrada, mas não podes e não tens o direito de postares uma frase deste tipo, que pode ser tão facilmente contestada e te colocares no ridículo!

    Como que não têm escândalo, homem!!??

    1 – Romero Jucá –
    Gravação comprometedora;
    2 – Fabiano Silveira –
    Críticas à operação Lava-Jato e orienta Renan como se deveria comportar com a Procuradoria-Geral da União;
    3 – Henrique Eduardo Alves –
    Recebeu propina de mais de um milhão e meio de reais, denunciado na Lava-Jato;
    4 – Fábio Medina Osório –
    Demitido porque discutiu com grileiro Padilha para ter inquéritos de políticos na Lava-Jato;
    5 – Marcelo Calero –
    Demitido porque Geddel exigiu de Temer essa atitude, em face de uma licença sobre o apartamento que adquiriu em Salvador;
    6 – Geddel Vieira Lima –
    Tráfico de influência;

    E Padilha?
    E Moreira Franco?

    Exemplos de “homens públicos”??!!

    E a conduta de Temer em escolher essa gentalha como ministros??

    Olha, vocês que são declaradamente partidários precisam ter um pouco de noção da realidade, e esta determina que, quanto mais silenciem a respeito de suas agremiações, melhor, principalmente, Lionço, o teu PMDB, que nos desgoverna, que gera um desemprego cada vez maior, e tenta de todas as formas possíveis e imagináveis acabar com a Lava-Jato!

    Tenha dó, Lionço, e respeita os teus amigos, por favor!

    Um grande abraço.
    Saúde e paz.

    • Caríssimo amigo Bendl … saudações!

      Não tiro as razões do prezado … está mesmo uma situação deplorável!!! Se você acessar o site do PMDB está lá: Partido do Movimento Democrático do Brasil – estamos na época do PMDdoB kkkKKKkkk snifff Se você for ler a História do partido, ela está parada em 2003 kkkKKKkkk snifff será que é vergonha contar de 2003 para cá???

      Porém, os fatos citados são quase todos de antes de Temer assumir a Presidência.
      1 – antes
      2 – sem resultados; pois a PGR é independente dos 3 Poderes.
      3 – antes
      4 – sem resultados; pois a Lava-Jato não tem como ser abafada – pois a PGR tem sua autonomia na CIDADÃ
      5 – disputa pelo poder, sem consequências no Orçamento
      6 – também sem tocar nos nossos bolsos
      … … …
      Não se trata de beatificar nem tampouco de canonizar … porém, o dinheiro público está sendo sem escândalos – não é um avanço benéfico???

      Abração!!!

  9. Outro escândalo, Lionço, e dos grandes:

    “Na tarde desta sexta-feira, 31 de março de 2017, furo de reportagem da jornalista Natuza Nery informou, com exclusividade na edição do Jornal da Globo News, que o presidente Michel Temer acaba de nomear um afilhado político do famigerado deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) para dirigir a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Não bastasse a beócia ocupação política da Agência, é importante apontar que tal ‘concessão de espaço’ deve-se à necessidade do governo de consolidar uma base no Congresso Nacional para aprovação das reformas, em especial a Reforma da Previdência.

    É zero tecnicidade. Pura politicagem!

    E estabelecida com o Partido Progressista (PP), exatamente aquele que ontem foi denunciado pelo Ministério Público Federal do Paraná e de quem é exigida a devolução aos cofres públicos de R$ 2,3 bilhões por roubos à Petrobras.”
    (Helder Caldeira)

    Lionço, certamente na segunda-feira próxima, teremos outras derrapagens éticas e morais da nau pirata do PMDB, que navega em um mar de lama e podridão jamais visto!

    Outro abraço.

  10. Prezado Bendl … a devolução não é de dinheiro de roubos no Governo Temer.

    Até hoje não há nenhuma denúncia de propina efetuada no Exercício do Temer, PMDdoB-SP … nem nas eleições municipais de 2016, ocorridas com Temer na Presidência.

    Não é avanço??? Forte abraço.

  11. O grande e experiente Jornalista Sr. PEDRO DO COUTTO, um dos pioneiros e mais hábil estudioso da Ciência das Pesquisas de Opinião, nos informa que o Governo TEMER está com Popularidade muito baixa, com viés de mais baixa, que isso lhe traz desprestígio e dificulta muito a aprovação pelo Congresso das Reformas, especialmente a Previdenciária.

    De certa forma isso é natural, uma vez que recebeu o Governo da Presidenta DILMA com péssima situação Fiscal ( gastando bem mais do que Arrecadava) e Endividamento Público quase no limite superior.
    Tendo que aprovar Reformas ( Reduzir a Despesa Pública e aumentar a Arrecadação), e tendo que negociá-las ( Dialogar ) no Congresso, teve que mandar para o Congresso versões radicais destas, para ter “gordura para queimar”, o que a curto Prazo lhe desgasta Politicamente mais ainda.
    Mas a medida que a Economia comece a se recuperar, também a sua Popularidade reagirá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *