Indefinições fazem PT atrasar o programa de governo da candidatura Lula

Resultado de imagem para pt CHARGES

Charge do Simanca (Arquivo Google)

Ricardo Galhardo
Estadão

O cenário político conturbado desde o início da Lava Jato, em 2014, o impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff, em 2016, e a indefinição jurídica sobre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocaram atraso no cronograma eleitoral do PT. Em eleições passadas, nesta altura da disputa, o partido já tinha definido os nomes da coordenação da campanha responsáveis pelas articulações políticas, mesmo que informalmente.

Até agora, o único setor cujos integrantes já foram confirmados é o de programa de governo, a cargo do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

JULGAMENTO – Embora o partido não confirme publicamente, dirigentes admitem em conversas reservadas que a situação jurídica de Lula também tem atrapalhado. Líder nas pesquisas de intenção de voto, ele foi condenado em primeira instância a 9 anos e 6 de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP). Se a sentença for confirmada no dia 24 pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), o petista pode ficar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

 “A partir do dia 25, quando o partido vai reafirmar a candidatura de Lula, vamos acelerar este processo”, disse o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, um dos vice-presidentes do PT. “Estamos em uma situação excepcional em relação a anos anteriores. Agora é uma disputa com grande instabilidade institucional, temos a situação de enfrentamento pelo direito de Lula ser candidato, desde 2003, pela primeira vez, não estamos no governo federal. É natural. Não é só no PT, o ambiente político está muito diferente”, afirmou.

PRIORIDADE – Segundo dirigentes petistas, embora o partido tenha descartado plano B e decidido insistir na candidatura de Lula, o julgamento do ex-presidente ganhou prioridade na agenda da sigla, tirando espaço, tempo e recursos das articulações políticas.

Na condição de presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) deve assumir a coordenação-geral da campanha – hoje ela comanda o Grupo de Trabalho Eleitoral criado em dezembro do ano passado –, mas alguns petistas graúdos questionam a viabilidade de ela acumular a função com a campanha à reeleição ao Senado. Pela primeira vez um coordenador de campanha presidencial deve ser candidato a cargo majoritário – José Dirceu, em 2002, e Ricardo Berzoini, em 2006, disputaram a Câmara.

SEM ARTICULADORES – Além disso, petistas apontam a falta de articuladores com experiência eleitoral no entorno do ex-presidente. Dirceu e Antonio Palocci foram abatidos pela Lava Jato. Marco Aurélio Garcia morreu em julho do ano passado. Berzoini está afastado da política, os velhos colaboradores que integravam a direção do Instituto Lula foram substituídos por jovens sem experiência e apenas dois dos cinco vice-presidentes do PT não são candidatos a deputado – Luiz Dulci e Alberto Cantalice.

A equipe do programa de governo também vai sofrer mudanças. Alas petistas rejeitaram a escolha de “três homens, brancos, paulistas” (Haddad, Renato Simões e Márcio Pochmann) e, agora, cobram a inclusão de negros e mulheres.

11 thoughts on “Indefinições fazem PT atrasar o programa de governo da candidatura Lula

  1. Esse articulista já considera como favas contadas que Lula será candidato!

    Sonhar não custa nada, e tampouco é proibido!

    Eu, no entanto, ainda confio na justiça deste Brasil. Portanto ainda tenho convicção na condenação de Lula, pelo TRF-4, e na sua inelegibilidade!

  2. A quadrilha não poderia escolher melhor para a coordenação-geral da campanha do ladrão, corrupto e genocida Lula, do que também a ladra e corrupta senadora Gleici Hoffmann, PT/PR, vulgarmente conhecida nos meios íntimos da corrupção como a “amante”.

    Esposa do também ladrão e corno Paulo Bernardo, que roubou cem milhões de reais dos empréstimos consignados – leia-se dos necessitados -, a cúpula da quadrilha é uma cópula em se tratando de violentar o povo brasileiro!!!

    Ah, fazendo parte dessa orgia naturalmente, as companheiras que possuem as suas genitálias diferentes das mulheres na sua maioria, conforme Lula, que deve tê-las analisado pessoalmente, claro, para ser tão afirmativo quanto às suas peculiaridades!!!

    Calígula teria inveja da quadrilha petista em roubos, explorações do povo e sexo desbragado e suas taras!!!

  3. prezados, entendo que pode haver mesmo algumas indefinições, quanto a programa de governo. Foi abordada a falta de recursos humanos, mas me parece que falta mesmo é dinheiro. E o partido tá a mingua, fechada a tubulação de dinheiro geral. E agora José?

  4. O programa de governo da candidatura Lula ou qualquer outro petista é um só desde a fundação da ORCRIM. ROUBAR, MENTIR, ROUBAR, ENGANAR, ROUBAR.

  5. “três homens, brancos, paulistas”, além de racistas reversos descarados, são o resultado final de décadas de Paulo Freire, autênticos analfabetos funcionais, o correto seria “paulistanos”.

  6. O Estadão deveria cair na real e parar de divulgar mentiras que a sociedade brasileira já as reconhecem de longe, como esta de afirmar que o jararacalula é lider nas pesquisas da intenção de votos.

    Tomem vergonha, e parem com isso,porque o fedor está insupotável, o próprio luiz inácio se sente mal ainda que seja o maior fedorento, mas tudo tem limite, e só vocês não sentem. Não mexam mais nesses excrementos, a catinga já vai longe demais.

    Vejam bem, o apedeuta não pde andar sozinho pelas ruas de nenhum lugar do Brasil porque é afrontado, de todas as maneiras, por causa da indignação que causou na sociedade brasileira por motivo da sua péssima reputação na vida pública, ou seja, o homem público que mais causou vergonha ao Brasil desde a sua descoberta. Vejam o teor e a quantidade de delações contra esse bandido. Será que todos que fizeram as falcatruas com esse miserável estão mentindo? Impossível!

    Impossível também, esse proxenata está na frente das pesquisas. Haja dinheiro roubado dos cofres públicos para pagar essa mídia comunista.Tomem vergonha.

    A casa já caiu há muito tempo, peçam socorro, pois vocês estão fragorosamente vencidos por um povo que nunca soube o que é perder uma guerra, ganhamos todas, a do Paraguai, a segunda mundial, contra os franceses, holandeses. E não serão vocês comunistas de merda, junto com o bandido frouxo jararacalula que irão nos vencer. Não há chances para covardes e traidores da pátria. Saima correndo enquanto der tempo.

    O Brasil é grande, muito maior do que os comunistas pensam, e seu povo é de Deus. Somos o maior país católico, e se preciso for nossa vida será dada, mas vocês não ganharão essa guerra. Está na cara.

    Fujam para bem longe, e deixem o jararacalula onde ele deverá ficar. Na cadeia para sempre.

    Brasil livre, jararacalula na cadeia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *