Indulto beneficiava dois operadores de propinas que Temer indicou à Petrobras

joaohenriques

João Henriques acusou Cunha, mas poupou Temer

Carlos Newton

Nada como um dia atrás do outro. Quando o Indulto de Natal se transformou em escândalo, o presidente Michel Temer imediatamente escalou o ministro da Justiça, Torquato Jardim, para divulgar a informação de que se tratava de gesto liberal e magnânimo do chefe do governo, que não estaria interessado em beneficiar nenhum réu da Lava Jato. É claro que ninguém acreditou nesta desculpa esfarrapada, que deixou Jardim mais uma vez desmoralizado. E o mais surpreendente foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ter tentado reforçar o pífio argumento, repetindo que Temer não quis ajudar ninguém.

Jardim e Maia perderam boas oportunidades de ficar calados, porque a Agência Estado divulgou neste fim de semana uma explosiva reportagem apontando que um dos incisos do decreto de indulto de Natal, derrubado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, beneficiava pelo menos seis réus da Lava Jato.

INDICADOS POR TEMER – O levantamento feito pela reportagem da Agência Estado, em referência aos 11 réus da Lava Jato já condenados em segunda instância no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, aponta que seriam imediatamente soltos o ex-deputado Luiz Argôlo (ex-PP) e um dos  operadores de propina do PMDB na Petrobras, João Henriques.

Mais adiante, no decorrer de 2018, se mantidos os mesmos critérios estipulados no decreto de Temer, também seriam libertados o ex-senador Gim Argello (ex-PTB), o ex-deputado André Vargas (ex-PT), o operador de propinas Adir Assad e o ex-diretor de Internacional da Petrobrás, Jorge Zelada, que também atuava no esquema de corrupção da estatal.

Ou seja, dos onze réus da Lava Jato que cumprem pena condenados em segunda instância, mais da metade seriam soltos pela generosa canetada do presidente da República.

DELCÍDIO DENUNCIOU – Como recordar é viver, devemos lembrar que o ex-senador petista Delcídio Amaral, em sua delação premiada, denunciou que em 1997, durante o primeiro mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, Temer foi responsável pela indicação de João Henriques para a diretoria da BR Distribuidora, em que foram constatadas irregularidades referentes à compra de etanol.

Na mesma delação, o senador afirmou que posteriormente, em 2007, já no segundo governo de Lula, Temer indicou Henriques para uma diretoria da Petrobras e que, ao não ser atendido, teria então apoiado a nomeação de Jorge Zelada para o cargo.

O inusitado decreto previa indulto aos condenados por crimes sem violência que já tivessem cumprido um quinto da pena (20%), se não fossem reincidentes. E os dois, Henriques e Zelada, que foram indiciados no mesmo inquérito e pouparam Temer em seus depoimentos, estão justamente entre os agraciados pelo indulto “liberal” do presidente, nas palavras de seu ministro Torquato Jardim.

###
P. S. 1
Então, fica combinado assim. Como diziam os antigos filmes de Hollywood, qualquer semelhança com fatos da vida real é mera coincidência.

P. S. 2 – E se confirma também a suspeita de que o presidente Temer só assinou este decreto porque é um governante muito capaz – quer dizer, é capaz de tudo… (C.N)

10 thoughts on “Indulto beneficiava dois operadores de propinas que Temer indicou à Petrobras

  1. Então é mais um caso de corrupção do Temeroso.

    1- Essas indicações dentro da Petrobras.

    2- Geddel e Loures da mala.

    3- o caso do porto de Santos.

    O cara é mais sujo que pau de galinheiro.

    Daria pra escolher um dentre vários crimes cometidos pelo Drácula da Nação !

    Mas tem gente que não vê, ou foi indicada no cargo para não ver !

    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !

    Raquel Dodge é a Prevaricadora Geral da República !!!

    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!

    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !

  2. O Temer a cada dia que passa, fica mais parecido com aquele antigo personagem do Péricles, O AMIGO DA ONÇA.
    Tanto na aparência quanto no procedimento, porque fazer um decreto sob medida para aliviar a barra de possíveis delatores que possam incrimina-lo, é prova de total falta de caráter.
    Sacaneia o povo pagador de impostos com a maior naturalidade e mesmo com todas as investigações correndo solta, ainda tem a cara de pau de emitir decretos sacanas.
    É muita coragem ou o rabo preso esta sendo puxado.

  3. Temer sintetiza o político brasileiro:
    Ladrão, corrupto, mentiroso, incompetente, explorador do povo, vagabundo, perdulário, inútil, mau caráter, um criminoso hediondo!

    Duas medidas que o desgraçado e porco imundo presidente tomou em questão de dias de intervalo entre uma e outra, comprovam fidedignamente a minha declaração acima, que resume quem é o parlamento e o executivo:
    O Indulto de Natal e o Salário Mínimo.

    A primeira diz respeito a conceder perdão e impunidade aos seus cúmplices, os ladrões do erário e do povo;
    A segunda, escancara o ódio à população, à cidadania, ao desprezo pelo brasileiro e indiferença com o ser humano!

    Na razão direta que presidente algum cometeu o crime de Collor, quando esse assassino confiscou a poupança e dinheiro em conta nos bancos do trabalhador brasileiro;
    presidente algum foi tão desonesto com as nossas empresas ao privatizá-las, como fez o tucano FHC;
    presidente algum roubou tanto o povo e país quanto Lula e sua quadrilha, os petistas;
    presidente algum havia sido tão incompetente e permissiva com ladrões como foi Dilma, a petista gerentona;
    Temer é aquele presidente que reúne os defeitos de seus antecessores e acrescenta mais um:
    a sordidez!

    Asqueroso, repugnante, nojento, a sua feição provoca asco porque o que sai da sua boca fedorenta é somente mentiras pois, assim como seus antecessores, o objetivo é roubar e enganar!

    • Caro Bendl. permita, assino mil vezes.
      Muita saúde e longa vida, e manter a Esperança é Fé em Deus, para o Brasil voltar a ser decente e justo, mas façamos nossa parte, de esclarecer ao trabalhador-eleitor, que, depende do “Voto Consciente e Digno”, salvar o Brasil. Não reeleger, renegar PT,PMDB,e penduricalhos. Outubro/2018, depende de nós, fazer a Redenção do Brasil, ou aniquilar de vês!
      As quadrilhas hediondas da caneta, de Brasília, transformaram o Brasil em republiqueta democradura.

      • Théo, meu caro amigo,

        Obrigado mais uma vez por concordares comigo, apesar de que criticar Temer é ter unanimidade!

        Reitero um Feliz Ano Novo.

        Forte abraço.
        Saúde e paz.

  4. Caro Newton, assino. Muita saúde e longa vida, para defender a Dignidade do Brasil, estuprado e vilipendiado, pela corja dos 3 podres poderes.

  5. Moderador, mais um grande texto. que só valoriza a reconhecida opinião do editor da Tribuna da Internet.
    Nota 10 para o texto e os PS 1 e 2.
    Grande abraço, muita saúde, muito tempo de vida. e um Feliz 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *