Infelizmente, o Brasil já está descendo a ladeira no rumo do ocaso da democracia

Imagem relacionada

Charge do Tacho (Jornal NH)

Roberto Nascimento

Quando a Lava Jato vazava diariamente as denúncias para a imprensa acerca das delações premiadas de políticos e empresários, eram lícitas as provas obtidas de corruptos, que miravam a liberdade ou prisões domiciliares e a entrega de 10% ou menos do dinheiro surrupiado.

Muitos corruptos até ficaram satisfeitos com a negociação de pai para filho. Mas, quem com ferro fere, com ferro será ferido. São as lições da vida, que vale para qualquer um, inclusive daqueles cidadãos livres de qualquer suspeita, os cidadãos Kane, os quais, em determinado momento do teatro do absurdo, aparecem em cenas de tragédia, que causam nos incautos e homens de muita fé uma decepção sideral.

DIRIGISMO – Se os diálogos do Intercept são lícitos ou não, isso pouco importa, o que vale mesmo é o dirigismo, a vontade explicita de condenar. Mesmo que as provas fossem frágeis, no entanto, os vingadores tinham a convicção, o que bastava.

Para os operadores do Direito, não bastará provar a inocência dos réus, agora, terão que desconstituir o domínio do fato, ou seja, provar que a subjetividade e a convicção do julgador tem um peso maior do que as provas contidas nos autos.

Minhas escusas de quem pensa em sentido contrário, mas estamos ou não numa democracia? Pensar diferente não significa compactuar com atitudes ilícitas, de qualquer cidadão, os comuns, ou os membros dos três poderes, os conservadores, os progressistas, os que não estão nem de um lado nem do outro.

BELIGERÂNCIA – Causam-me espécie e tristeza a virulência dos comentários, a beligerância com o outro que não pensa como você, a raiva, as palavras de baixo calão, o partidarismo que não vem amparado na lógica, no contraditório.

Perde a cultura, perde o contraditório, perde o conhecimento, perdemos todos nós. Até chegarmos ao ponto de ninguém mais comentar nada, porque não valerá a pena, apesar da alma não ser pequena.

28 thoughts on “Infelizmente, o Brasil já está descendo a ladeira no rumo do ocaso da democracia

  1. “Ainn, o autor do texto só pódi ser um cumunista que perdeu a boquinha!!!!

    Ninguém pódi criticar o guvernu Borxonaro, sinão eu ficu brava!!! O governu só tem seis meses!!! quem critica o Borxonaru só pódi ser um cumunista ou grobarista a serviço de George Soros!!!!!! Eu sô conxervadôra i defendo os valores da civilização judaico cristã!!!! Eu vô matá um monte de cumunista com a minha Metralhágua!!!!!!!!!!”

    (Escrito em MODO BOLSONATE HISATÉRICA E PELANCUDA

  2. Meu caro Roberto Nascimento,

    As duas tendências políticas, direita e esquerda, se enfrentam sem qualquer intervalo entre as administrações de um e outro no Brasil.
    Saímos do PT para o PSL sem intervalos, diretamente.

    Portanto, a ascensão de Bolsonaro, simplesmente alimentou mais ainda as diferenças, o enfoque político, as decisões do governo, obtendo, em consequência, uma oposição ferrenha e não sobre a sua atuação, mas em face de que é de direita, sofrendo durante a sua campanha e depois de eleito uma série de impropérios e calúnias imperdoáveis:
    Homofóbico, misógino, racista, fascista, preconceituoso …

    As inúmeras tentativas de Lula ser solto e que resultaram infrutíferas juridicamente, ensejou que o governo fraco de Bolsonaro estaria à feição para ser desacreditado pelo povo, levando o PT e aliados, Psol, PCdoB, PCB, PSTU … parte significativa da imprensa, na elaboração de um golpe que arruinaria o Planalto, na razão indireta que enalteceria Lula para ser solto imediatamente pelo Supremo.

    Os meios não interessavam se lícitos ou ilícitos, legais ou ilegais, pois o objetivo justificava a tramoia bem feita, alinhavada no exterior, e com a colaboração de traidores deste País e um trio de pessoas desclassificadas e inescrupulosas.

    De certa forma, o tiro saiu pela culatra, pois o governo não teve qualquer instabilidade política, e muito menos o ministro da Justiça, alvo principal desta conspiração hedionda e apelativa.

    Resta saber se o líder, amo e senhor petista, Lula, será posto em liberdade pelo STF, um tribunal inferior, cujas decisões têm sido favoráveis aos criminosos mediante um sem número de liminares concedidas por dois ou três ministros, contrários à Justiça e às punições merecidas dos ladrões do erário e do povo.

    Logo, aplaudo o teu artigo porque contundente, incisivo, racional, pontual e verdadeiro.
    O quadro que mostraste no teu texto é a realidade nua e crua, sem maquiagem, onde cedo ou tarde a continuar esses métodos de impedir que Bolsonaro governe, a nossa já tênue e nada legítima democracia seja mais uma vez colocada de lado.

    Lá pelas tantas, se eu busco na China o exemplo de que a democracia – no nosso caso somente eleger, obedecer e outorgar poderes – pode ser aperfeiçoada em razão dos novos tempos, até que o fechamento do congresso, âmago, cerne de todos os nossos problemas viria a calhar, diante do desenvolvimento e progresso chinês que não possui os poderes constituídos que temos, porém não têm sido úteis e adequados às necessidades e carências do povo permanentemente injustiçado, segregado e desprezado e, naturalmente, mais uma vez à mercê de circunstâncias que podem nos levar à bancarrota em definitivo ou nos colocar no caminho de um novo País.

    Abração.
    Saúde.

  3. Meus cumprimentos, Sr Francisco Bendl. Usando, como base, o mesmo texto, cujo principal objetivo é criticar o julgamento na 1a instância dos réus da Lava-Jato, o Sr alinhavou sólidos argumentos evidenciando que se “o Brasil já está descendo a ladeira no rumo do ocaso da democracia” os motivos são bem diversos dos apontados no artigo. Taí, com a palavra, o autor, para contra-argumentar.

  4. Lamentável que o Brasil chegou ao mais baixo nível de sua História ao ler Jornalistas, Políticos, Intelectuais e quejandos que se acostumaram e se locupletaram por inteiro dos Cofres Públicos e quando ver se desaparecerem suas oportunidade de continuidade dos “coletivos crimes de assaltos aos cofres públicos” tentam, criminosamente j á que perderam a vergonha e a moral, aproveitar outros crimes para pedirem o retorno do roubo oficial. A democracia morre. mas, há se convir de que existe Cidadãos que não querem e nem devem permitir que o Brasil vire uma “Venezuela ao Quadradado” como herança para sua Família, e vão às ruas para garantir o fim da mediocridade e não podem jamais estarem defendendo o fim do Estado de Direito e sim o Direito de Viver com Dignidade em um País Governado por Gente Digna em seus Poderes. Alguém olhou aquela turba de Senadores atacando Dr. Moro e teve a certeza de que o ódio e o rancor por ele cumprir as Leis e Defender o País fizeram de alguns criminosos participantes daquela sessão seu campo de ataque ! Alguém pode responder se Humberto Costa participante Ativo da Seita Criminosa PT estava alí defendendo o Brasil ??? Nunca, ele defendia seu Capo e Comandante Lula e toda a Organização Criminosa PT, alguém já perguntou lá em Pernambuco os motivos dele não sair às ruas sem ser vaiado e apelidado de “Humcerto Bosta” ???? Esse é o nível daqueles Senadores de um Congresso que ninguém respeita ou acredita, basta que haja uma Reforma Política e torne o Voto Livre sem ninguém ter a obrigação de sair de sua casa para votar em Lula, Cabral, Dilma, Humberto, Renan, Cunha, Rodrigo Maia, Paulo Rocha e outras figurinhas menores, iguais e perigosas em tudo e que só mal fazem e fizeram ao País, aí sim, estaremos numa Democracia onde não somos obrigados a assistir “bandidos assaltantes de cofres públicos contumazes” sabatinarem e agredirem um Homem de Bem que só fez Cumprir Legalmente as Leis e livrar o Brasil e seu Povo dessa canalha corrupta !!!!! Entre Dr. Moro e o Congresso Nacional, o Povo do Brasil fica com ele, posso garantir !!!!

  5. Roberto,
    Teu texto está vazio de razões e cheios de ideologias petistas.
    É uma pena escrever assim, sem o menor senso de ridículo.
    Por essas e outras, o Moro está bombando e, cada vez mais, triunfando sobre os lulistas que nao se contém de inveja.
    Moro, ao contrário das tuas falsas afirmativas, somente age dentro da lei pois foi assim que aprendeu e prosperou.
    O teu amado lula fez o.que.fez, e agora quer.sair da cadeia para fazer pior.
    Tome jeito rapaz. Não tente fingir pois tudo já está claro.demais.
    O PT nunca fez o que disse e você está afirmando o que não é fato, e por isso, tuas palavras não servem de nada.
    Saia daí enquanto.é tempo.

  6. Roverson,

    Obrigado pelo comentário a mim dirigido.

    O meu aplauso ao articulista se deve à liberdade de expressão que temos neste blog.
    Se as alegações expostas são consistentes dentro de uma visão de Justiça, que Lula não deveria ter sido condenado porque os meios utilizados não foram lícitos, importante é o chefe da quadrilha preso, fora do convívio social porque merecidamente na cadeia!

    O PT, durante as suas quatro administrações nos roubou, explorou e manipulou.
    As lesões e prejuízos são incalculáveis, logo, tratava-se ser imperativo que essa quadrilha fosse impedida de continuar no seu objetivo de terror imposto ao país e povo.

    O meu amigo Roberto Nascimento protesta quanto ao radicalismo atual, onde quem pensa diferente deve ser maltratado, expurgado, e sofrer impropérios, calúnias e difamações.

    Não vem ao caso se foi contra a prisão de Lula, pois é seu direito pensar que foi injustiça, pois mesmo que o articulista vá de encontro à Justiça feita, Lula está preso, e tal condenação foi meritória pelos danos que a quadrilha nos ocasionou.

    Evidente que havia a vontade de condenar o mafioso, e Roberto foi sincero.
    Agora, se deixou de considerar o mal praticado pelo PT, também é seu direito pensar o contrário, mesmo que sejam fracas as suas alegações no sentido do dirigismo, de se condenar Lula de qualquer forma e maneira, pois o petista praticou crimes os mais variáveis e exóticos contra o povo e país!

    Portanto, meus elogios ao artigo em tela foi de total franqueza no que tange à democracia, à liberdade de expressão, menos no que diz respeito à liberdade de Lula, em face de supostos diálogos havidos entre o juiz e procurados, um conluio inexistente e inútil.

    E, concordo que a democracia brasileira se encontra no seu ocaso, mas as razões pelas quais ela está à beira do precipício deve-se ao modo como esse sistema está implantado, de somente permitir que o povo eleja seus “representantes” no legislativo, e porque temos de obedecer e outorgar poderes, mais nada.

    As decisões dos poderes constituídos jamais são estendidas à vontade popular, então somos meros figurantes neste filme brasileiro, sequer coadjuvantes e, muito menos, protagonista central.

    Mas, o teu texto é importante porque enseja o bom debate, a discussão útil, o assunto sendo analisado profundamente, pois temos de diagnosticar nossos males, as causas de nossa doenças, menos os efeitos colaterais, as consequências, pois o combate entre os radicais de Lula na cadeia e que deve ser posto em liberdade, com aqueles que o querem preso pelos crimes praticados, deve deixar de ser fundamental para o Brasil, mas apenas e tão somente retórica, o conflito de argumentos que não modificarão a situação que enfrentamos, de desemprego, miséria e pobreza.

    Abração.
    Saúde.

  7. Sim, as provas obtidas de réus (supostamente corruptos, não é assim que a imprensa fala?) foram lícitas pois foram produzidas DENTRO de um processo legal. As supostas mensagens (agora a folha não usa o termo “supostas” para estas mensagens sem cara e sem dono…) foram obtidas FORA da lei. Isso todos concordam inclusive o co-autor das mesmas. Portanto seu arrazoado falece no nascimento. Sem trocadilho.

  8. Aproveitando a Noite de São João, daqui de Pernambuco mando um Abraço para Carlos Newton e Francisco Bendl pelos imensos e grandiosos recados democráticos das ultimas semanas, uma lição para os novos modelos de humanos do Brasil, os “analfabetos morais e éticos” ! Um São João Grandioso de Paz e Saúde para todos, esse espaço é uma lição de vida para muitos que ainda não aprenderam a viver com diferentes ideários. Noite de São João linda no Recife, ao longa da saudade dos tempos de menino ouço Luiz Gonzaga cantando Olha pro Céu meu Amor que compôs junto com o Zé Fernandes (Baterista Alagoano Peterpan) que enfeitava minhas fantasias de menino nas ruas do meu Pernambuco…”Olha pro céu meu Amor, ver como ele tá lindo, olha pra aquele balão multicor, como no céu vai sumindo… Foi numa Noite igual a essa que tu me deste o coração, o céu estava assim em festa porque era Noite de São João. Havia balões no ar, xote, xaxado e baião e no terreiro o teu olhar que incendiou meu coração….!!” VIVA SÃO JOÃO !!!!

    • Acabou o São João, aquele feriadão.
      Volta pra vida real, João,
      Que ja passou metade do ano, votar nao deu em nada e, cada dia que passa, é mais agua no caldo e menos feijão…..

      Logicamente que a turma que apoia isso que tá aí, de direita, vive no bem bão, não tem que passar por esse tpo de situação…

      O único caldo que a população vê engrossando é de desemprego, de decepção.
      Vagabundo que mora em palácio, engrupe 50 milhões na lábia, tem filho playboy e todo um aparato milionario de guarnição, tá nem aí pra isso não….

  9. Se regras existem elas devem valer em 100% dos casos. Por que ninguém propõe a nulidade das decisões de Gilmar no STF, quando é clara sua ligação com réus e investigados? Como podem Toffoli e Lewandowski, claramente petistas e indicados pelo PT, participarem de julgamentos de “cumpanhêros”? São situações muito mais evidentes e comprometedoras do que qualquer diálogo da LJ divulgado pelo Intercept. A única explicação é que a organização criminosa luta com unhas e dentes para destruir a operação Lava Jato.

  10. Delações premiadas foram “vazadas” ou divulgadas? É bom lembrar que todos os atos do Poder Público são via de regra públicos, e o sigilo é exceção. O sigilo geralmente ocorre no interesse da investigação, com o objetivo de assegurar a obtenção de informações. E o teor das delações é de responsabilidade do delator.
    É bom lembrar que o sistema de delações premiadas foi introduzido no Brasil pelo PT, copiado da matriz USA, com todos seus eventuais defeitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *