Inflação de robôs eleitorais exige a criação de uma espécie de Guia de Comportamento

Morte de Marielle teve “utilização política” com 1.833 robôs nas redes sociais Posted on março 17, 2018 by Tribuna da Internet - Flávio Chaves

Robôs extrapolam e enchem o blog de postagens inúteis

Carlos Newton

Todo ano eleitoral é a mesma chatice. Além dos robôs tradicionais que trabalham permanente na Tribuna da Internet para defender a imagem de políticos e partidos, quando se aproximam as eleições aparecem muitos outros androides, replicantes e humanoides, instalando o caos na seção de comentários, que costuma ser o forte do Blog, bem mais interessante do que os próprios artigos e reportagens.

É um fenômeno natural, deveríamos estar acostumados, mas a presença desses robôs novatos sempre incomoda aos frequentadores da TI.

FAZER UM MANUAL – Justamente por isso, tem havido muitas reclamações dos participantes e tivemos a ideia de fazer um pequeno Manual de Comportamento, para explicar aos robôs que eles são até bem-vindos, mas é absolutamente necessário seguir estas regras, para não serem deletados do convívio:

EDUCAÇÃO – É preciso demonstrar educação ao tratar articulistas e comentaristas;

OPINIÃO – Todos têm direito a expressar suas opiniões e discordar dos outros participantes, mas sempre sem exageros e com gentileza;

LISURA – Deve-se exibir lisura e polidez nos comentários, sem palavrões nem palavras chulas;

SEM OFENSAS – Discordar não dá a ninguém o direito de ofender, ridicularizar e menosprezar a opinião alheia;

LIBERDADE – É necessário lembrar sempre que esse Blog vive sob o signo da liberdade, portanto, todos têm direito de externar opiniões e defender seus pontos de vista;

BOM HUMOR – Deve-se manter o Blog como um espaço para cima, de alto astral, onde o bom humor é a marca registrada, sabendo-se que rir é sempre o melhor remédio.

SOLIDARIEDADE – É preciso demonstrar solidariedade, entender que os demais comentaristas têm o direito de manter opiniões diferentes.

SER BEMVINDO – Enfim, desfrutar da hospitalidade da TI sem encher a paciência dos demais, tentando “vencer” as discussões e enchendo os comentários de links e citações extensas, especialmente quando se tratar de teorias conspiratórias.

Há robôs iniciantes que massacram os comentaristas. Um deles já postou mais de 30 vezes um link com declaração de Joaquim Barbosa sobre Lula. Sinceramente, por que esse exagero? Não é uma chatice?

BALANÇO DE ABRIL – Como sempre fazemos, vamos publicar agora o balanço das contribuições feitas pelos amigos que consideram importante colaborar para manter um espaço verdadeiramente livre na internet.

De início, as contribuições através da conta na Caixa Econômica Federal:

DIA  REGISTRO  OPERAÇÃO       VALOR
07    071550       DP DIN LOT………60,00
14    141244       DP DIN LOT…….100,00
27    400007       DOC ELET…………35,00
28    281114       DP DIN LOT…….230,00

Agora, os depósitos na conta do Itaú/Unibanco:

05     TBI 8624.18877-0/500……..100,33
06     DOC 001.3097HENRIQAC….150,00
12     TED 033.0028ANTONFZA……50,00

14    TED 001.4416MAR.ACRO…..250,00
18    EST SQ 24H483994283………240,00
29    TBI 0406.49194-4……………..100,00
29    TED 033.3591ROBERSNA…..200,00

Por fim, as contribuições através do Bradesco:

04 0241811 L.C. Branco Paim……200,00

Agradecendo muitíssimo a colaboração dos amigos para manter a utopia de um espaço livre e independente na internet, vamos em frente, sempre juntos, em busca do bem comum.

8 thoughts on “Inflação de robôs eleitorais exige a criação de uma espécie de Guia de Comportamento

  1. Eu jamais acesso os links.
    Considero que os comentários devem ser sucintos sem necessidade de comprovação. São opiniões formadas pela pela própria experiência de vida.

  2. Bom dia grande amigo e irmão.
    O dia está ganho! Sociedade exige coordenação e regras. Sem elas, ficamos soltos, expostos, sem limites. E o ser humano sempre necessitou deles!
    A proposta é algo sério e merece reflexões e solidariedade.
    De minha parte, sempre terá meu apoio: por onde ando e participo, é assim que agimos.
    A nossa TI é um espaço que precisa ser defendido, divulgado e aproveitado para construção de conhecimentos e troca de experiências.
    Fraterno abraço.
    Fallavena

    • Cada um tem uma visão. Tudo bem que há paixões envolvidas de uns como fosse time de futebol… atropelando o que em política deveria ser discussões de ideias e entendimento para algo do tipo time que ganha e time que perde.
      Mas o fato é que em épocas de eleições também as matérias compartilhadas mais parecem colocar uns como bons e outros como maus, sem análise uma isenta de paixão, e ainda mais quando se vê que são sempre as mesmas fontes de informações, dos mesmos autores…

      • Leão
        A maioria não tem visão nenhuma! É só paixão!
        E não é por “manipulação” da mídia ou de quem quer que seja. Na verdade, a maioria é ignorante, politicamente.
        Basta ler comentários nas bolhas: é lixo, mentiras, confusões e debate de interesses pessoais e grupais.
        O mais difícil é tentar debater e mostra a VERDADE! Poucos acreditam nela!

        Fallavena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.