Instituto Lula se cala sobre a confissão feita a Mujica

Deu na Folha

O ex-presidente do Uruguai José Mujica afirmou, em um livro escrito por dois jornalistas uruguaios, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o mensalão e que viveu o episódio “com angústia e um pouco de culpa”.

No livro “Una oveja negra al poder” (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, o ex-presidente do Uruguai relata que Lula lhe disse: “Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens”.

O caso foi revelado pelo jornal “O Globo” nesta quinta-feira. A Folha teve acesso às páginas do livro em que Mujica conta que Lula comentou o caso do mensalão em uma visita ao brasileiro algumas semanas antes que assumisse o mandato no Uruguai. O então vice-presidente de Mujica, Danilo Astori, estava junto.

Ainda de acordo o livro, Mujica afirma que Lula lhe justificou: “Essa era a única forma de governar o Brasil”.

Procurado, o Instituto Lula afirmou que não irá se manifestar.

DEFENDENDO LULA

Mujica defende o brasileiro, dizendo que grandes políticos tiveram que recorrer a mecanismos semelhantes –e que este seria “o preço infame das grandes obras”.

“[Lula] É um dos sujeitos mais brilhantes da América Latina e dos líderes internacionais que eu mais escuto”, afirmou.

O ex-presidente do Uruguai afirma que Lula sempre esteve pronto para dar-lhe conselhos, e que devido a essa proximidade soube que Dilma Rousseff seria indicada para concorrer à Presidência do Brasil antes que isso se tornasse público.

“Ele a inventou”, disse.

Segundo a publicação, Mujica desejava “profundamente” que Dilma fosse eleita.

Mujica conta ainda que Lula lhe recomendou que desse apoio declarado a Tabaré Vazquez, que o sucedeu na Presidência do Uruguai. “Quando eu era presidente e decidi apoiar Dilma, me diziam que não me metesse na campanha eleitoral. Então, eu falava de manhã, de tarde e de noite e deu resultado. Você tem que fazer o mesmo.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGQual é a novidade? Será que alguém acreditava que Lula não sabia nada sobre o mensalão, foi “esfaqueado pelas costas” e a culpa era somente de Dirceu? (C.N.)

16 thoughts on “Instituto Lula se cala sobre a confissão feita a Mujica

  1. Circulando na internet:

    “Livro chega na hora errada
    O ex-presidente Lula não fará quaisquer comentários a respeito o livro-reportagem sobre os cinco anos de governo de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, quando o ex-chefe do governo brasileiro confessa o mensalão. “Neste mundo, tive de lídar com muitas coisas imorais, chantagens. Essa era a única forma de governar o Brasil”. No passado, Lula sempre negou saber do mensalão; depois, passou a dizer que o esquema nunca fora comprovado. Aos mais chegados, no Instituto Lula, o ex-presidente só disse que “o livro chega na hora errada”.

  2. Até compreendo, em meio ao status ‘semi-faraônico’ dos políticos brasileiros, a admiração de diversos articulistas e comentaristas com a simplicidade do cidadão José Mujica. Mas quem é oposição de fato não se pode deixar enganar pela aparência: além de ter sido Tupamaro, Mujica é (ou foi) da Frente Ampla do Uruguai, partido membro do Foro de São Paulo.

  3. A nota do blog está corretíssima. O espanto é não termos partido de oposição, os petralhas quebraram a Nação, em todos aspectos, financeiramente, educacionalmente ( só tem analfabetos funcionais )………enfim em todos aspectos e sentidos. Nada mais presta, nada mais funciona, tudo está uma grande porcaria, CADÊ O IMPEACHMENT !! A oposição vigorosa de Aécio não existe. Existe sim, a covardia, a timidez e a frouxidão dos políticos, que dizem que são opositores. É uma corja de FHCs

    • Walter!!!!!!!! razão dez. O partido dos……. governa sem oposição; os que se apresentam como tal, tem medo do enfrentamento e, ou estão atrelados aos cofres. No próximo ano (2016) veremos novos candidatos se passando ´por opositores aguarde.

  4. As Instituições estão falidas e a serviço dessa canalha. O povo tem que ir às ruas para derrubar por inteiro esses criminosos de lesa-pátria e ditadores “sociocomunistas fascistasnazistasnarcoterroristas” que assaltaram o Brasil nestes ultimos 12 anos e seu “capo”, “mentor” e “comandante em chefe” de toda essa roubalheira e quebra da Ordem Jurídica, Constitucional e Institucional. Não podemos esperar que seus “nomeados” juristas infringentes” os punam, eles estão preparados para implantarem juridicamente a República Corrupta Bolivariana Petralha” do Foro de São Paulo, vide as palavras e juramento de um destes petralhas afirmando à Dilma de que não haveria Terceiro Turno. Vamos ás ruas, ou seremos uma VENEZUECUBA, mistura piorada da Venezuela com Cuba !!!!!!

  5. Jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro “Uma ovelha negra no poder”, sobre o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, negou que Lula falava do ‘mensalão’ quando declarou já ter lidado com “muitas coisas imorais” e “chantagens” e que “essa era a única forma de governar o Brasil”; “Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é dificil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais'”, escreveu Danza; edição de hoje do Globo traz a reportagem “Mujica, em livro, relata confissão de Lula sobre mensalão”; no fim de semana, o ex-presidente já foi alvo de uma capa comprovadamente mentirosa da revista Época, também da Globo; em nota, Instituto Lula destacou que matéria do Globo foi desmentida pelo G1, site que também pertence às Organizações Globo.

    • Sr. Gilson por favor,chega de defender gente que não presta,hoje mais de 90% da população brasileira ja sabe que o lula é um farsante,um mentiroso contumaz,isso já é fato só não vê quem é cego ou b……………espero não ser o seu caso.

    • Isto quer dizer que o mensalão não era uma das “coisas imorais”? Então porque foi que o Lula foi a público pedir desculpas na época?

  6. Só gostaria de saber quem presta aí na política brasileira. Quando não são corruptos, são prepotentes, traíras, mentirosos, hipócritas que desservem ao povo e só cuidam de seus interesses e de seus familiares. Isso quando não atraiçoam também seus cônjuges com amantes e filhos fora do casamento e os bancam às custas do erário ou de empresários corruptores. Vejam, por exemplo, a declaração do Renan Calheiros ontem em relação ao projeto aprovado na Câmara. Disse há duas semanas que era contrário à terceirização no tocante à atividade fim. Ontem, após se encontrar com o presidente da FIESP. mudou totalmente de opinião. Qual foi o argumento ou ar$gumento que o fez mudar de posição?

  7. Há aquele famoso ditado que diz: Quem cala consente. O silêncio deste istituto mula é uma prova da existência do mensalão. Agora este cara dizer isto: É um dos sujeitos mais brilhantes da América Latina e dos líderes internacionais é pura asneira, deve ter fumado um erva. Este delinquente sempre foi um dedo duro na ditadura, o famoso barba. Sua verdadeira história ainda vai ser contada. Safado, álcolatra, tentou estuprar um colega de cela. Este cara como Ícaro que fez asas de cera para voar até o Sol, é um deus de cera que esta se desfazendo. Só alienados e petralhas cegos para dar algum valor a este ser desprezível.

  8. Sr. Satiro, uma coisa é ter uma opinião construída pela paixão, pela pelo rancor, pela desinformação, outra coisa é a razão, neste caso, eu sei que o Sr. desconhece, foi mais uma matéria “plantada”, que já foi desmentida até pelo Pepe Mujica. Não podemos achar que quem pensa diferente é cego ou burro, que não é o seu caso, que é apenas mal informado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *