Já se passaram 30 dias e ainda não foram encontrados os corpos dos moradores sequestrados pelos índios

Carlos Newton

Em Humaitá, no Amazonas, a Polícia Federal prossegue as buscas dos três moradores desaparecidos, que foram sequestrados pelos índios tenharim dia 16 de dezembro, quando trafegavam num Gol preto na Transamazônica.

A Polícia Federal montou uma delegacia móvel montada em um caminhão. As equipes usam cães farejadores e equipamentos especiais, como ultrassom para a leitura do subsolo e até um detector de metais, para encontrar outras peças do automóvel desaparecido. As primeiras que foram achadas foram enviadas à perícia, para confirmar se eram mesmo do carro Gol.

EM 2006, OUTRO SEQUESTRO

Reportagem de José Maria Tomazela, enviado especial do Estadão, revela que este não foi o primeiro sequestro na reserva indígena. O caminhoneiro Jafre Rangel de Souza, com 25 anos na época, ficou 20 horas como refém dos índios tenharim, por ter se negado a dar carona a um grupo de indígenas.

O sequestro ocorreu em março de 2006, mas o caso veio à tona na última sexta-feira, dia 10, com a apreensão, pela Polícia Federal, de um documento em que os próprios índios relatam a retenção de um caminhão Mercedes Benz e do homem que o conduzia.

De acordo com o documento, o motorista foi rendido no km 120 da rodovia Transamazônica (BR-320) e levado com o veículo para a aldeia tenharim. Os índios exigiam que ele pagasse R$ 10 mil para que o veículo fosse liberado. Souza só foi liberado depois da chegada do administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), mas o caminhão continuou retido.

Os índios lavraram um documento a que chamaram de “relatório de ocorrência” impondo a condição do pagamento para a liberação do veículo. O dono procurou a 8ª Delegacia Regional de Humaitá, que o encaminhou à Polícia Federal de Manaus. Sem solução, Souza acabou pagando a “multa” com a ajuda de outros caminhoneiros.

4 thoughts on “Já se passaram 30 dias e ainda não foram encontrados os corpos dos moradores sequestrados pelos índios

  1. Caro Sr. Newton, O Governo -“Executivo, Legislativo, Judiciário”, toma as “rédeas”, ou esse “Cavalo de Troia” vai desembestar, com essa história em pauta, ela vai se ampliar e fugir ao controle da “SOBERANIA NACIONAL”.
    Conforme o Sr. tem escrito, os grandes culpados, Lula e Amorim, esse para escárnio da Nação, Lula o indicou e Dª Dilma,que, o nomeou “ministro da defesa” minúscula mesmo, e os 3 patetas, nada fazem. Pergunta a ADIN, é esse o nome?, formado por agentes militares, na Presidência da República, o que faz ou diz, pelo que parece, até o momento o que o peixe faz:NADA!!!.
    Mas esse fato do caminhoneiro, e quantos mais, que não foram divulgados, mostra o que está por vir, se o governo ficar nessa pasmaceira, infelizmente o PT sonho virou pesadelo, e hoje é o Partido Traidor, tendo como Chefe o grande mentiroso e enganador LULA.
    Façamos nossa parte de brasilidade, e oremos pedindo a DEUS sua Misericórdia.
    05/10, o povo faz a REDENÇÃO, não reelegendo, não votando em nenhum auxiliar, ou votando NULO, para não ser solidário com o “crime lesa PÁTRIA”.
    De Gaulle tem razão, não conseguimos desmenti-lo!!

  2. A que ponto nós chegamos, pela falta de critério e omissão desse governo para
    resolver definitivamente o problema indígena. Os índios aculturados, prevalecem-se
    da condição de intocáveis, para cometerem abusos.

  3. Por que não estão condicionados a nossa cultura, não significa que não tenham cultura. Fato é que eles ´parecem se arrogar de mais direitos por serem os primeiros nativos, do que todo o resto dos brasileiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *