Janaina Paschoal pede a cassação de Temer e diz que o PSDB é igual ao PT

Resultado de imagem para janaina paschoal no computador

Janaína diz que o TSE não pode ser desmoralizado

Jorge Béja

Nesta segunda-feira, troquei mensagens com a doutora Janaína Conceição Paschoal, professora de Direito Penal da Universidade de São Paulo. Depois, perguntei a ela se poderia enviar tudo para publicarmos na “Tribuna da Internet”, inclusive as informações que ela passou no Twitter sobre o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral e a entrevista do ex-prefeito petista Fernando Haddad à revista Piauí, na qual ele desenvolve a estranha teoria de que o senador tucano José Serra foi o verdadeiro inspirador do impeachment de Dilma Rousseff.

Quando pedi autorização para publicar suas mensagens, a dra. Janaína Paschoal me respondeu com este desabafo, fulminante: “Claro! Estou muito triste com tudo isso! Como explicar aos alunos uma absolvição por excesso de provas? É muita originalidade até para o Brasil”.

###
SOBRE A ENTREVISTA DE HADDAD –
Essas foram as mensagens que a dra. Janaína Paschoal postou nas redes sociais:

1) Bom dia, Amados! Eu iria falar sobre o julgamento no TSE, mas uma amiga me enviou uma entrevista teratológica do ex-Prefeito Haddad.

2) A entrevista foi dada à Revista Piauí. Não sei se Haddad está desesperado com as denúncias da JBS, ou se ele  acredita no que disse.

3) Com relação às denúncias da JBS contra Haddad, só o que eu posso dizer é que nunca vi campanha tão rica para a Prefeitura como a dele.

4) Pois bem, na tal entrevista, além de acusar promotores como corruptos e perseguidores e bater na Lavajato, ele viaja quanto ao impeachment.

5) Haddad criou a teoria de que Serra teria sido o mentor do impeachment e teria articulado comigo, Helio Bicudo e Reale Jr!? Ele bebeu?

6) A única vez que falei com Serra sobre o impeachment, foi para ouvi-lo dizer (com aquela boca de chupa ovo): Não tem elementos!

7) Francamente, Haddad, tome tenência! Eu articulando com Serra? Assista ao filme sobre o Real. Serra me tratou como tratou Gustavo Franco!

8) Mas o auge da viagem de Haddad foi dizer que FHC apoiou o impeachment!? Nem bebendo para acreditar nisso! Meu maior opositor foi FHC!

9) A entrevista de Haddad é tão surreal que fico em dúvida se ele mente ou se acredita nas xaropadas que diz!

10) O impeachment foi muito importante na minha vida: primeiro, tirei o PT do poder (ufa!); depois, descobri o que é o PSDB (irc!).

11) Os caciques do PSDB nunca quiseram esse impeachment! PT e PSDB são faces de uma mesma moeda! Só não vê quem não quer!

###
SOBRE O JULGAMENTO NO TSE

Quanto ao TSE, só há dois caminhos possíveis: a cassação ou a desmoralização! Compreendo as ponderações do dr. Jorge Béja, que levantou a possibilidade de perda do interesse processual, em função do fato de o PSDB estar hoje aliado ao atual governo, mas eu penso que a ação, como deu ensejo à constatação de crimes, passou a ser pública incondicionada.

A meu ver (posso estar equivocada), já não depende mais do PSDB o curso do processo. Eu estou convencida de que o TSE pode e deve cassar a chapa. O ministro-relator tomou o cuidado de levar as delações para os autos e, ainda que assim não fosse, o TSE julga no mundo. Impossível fingir que desconhece os graves fatos relatados por Marcelo Odebrecht, João Santana, Mônica Moura e mesmo pelo pessoal da JBS.

Sei que minha visão é isolada, mas, por mais que reflita, não consigo raciocinar de forma diversa. A falsa estabilidade não pode nos fazer compactuar com o crime. O TSE não pode chancelar as muitas fraudes ocorridas em 2014. Sei que muitos professores que admiro pensam de forma diversa. Não tenho a pretensão de dizer que estou certa e eles estão errados. Mas, salvo melhor juízo, a não cassação da chapa implicará a desmoralização da própria Justiça Eleitoral.

20 thoughts on “Janaina Paschoal pede a cassação de Temer e diz que o PSDB é igual ao PT

  1. Está aí, Dra. Janaína mais um motivo para que se lance candidata em 2018, ao Senado se tiver chances reais de vitória ou pelo menos a deputada federal. Voce é uma das pessoas que poderão fazer diferença num futuro Congresso, fazerndo o país se livrar dessa dicotomia nefasta, PT X PSDB. O mesmo conselho vale para o Dr.Béja, nesse caso pelo estado do Rio de Janeiro.

  2. Qualquer observador da política com um mínimo de argúcia e informação já sabia que PT e PSDB são farinha do mesmo saco.
    HF já dizia há duas décadas,pelo menos, que os tucanos roubam no atacado e os petistas no varejo.

  3. -Certamente o PT É IGUAL AO PSDB. O Meirelles, PSDB/PT/PMDB, está mais uma vez no Governo para provar isso.
    Na verdade, nunca antes neste país um ex-presidente correu o risco de ser preso não foi por falta de ex-presidente criminoso. Foi por pura e simples conivência das autoridades da Justiça!

    -Torço para que depois dessa faxina na caixa de esgoto o país possa respirar melhor e que nunca mais tenhamos um engavetador geral nesta república.

  4. Dra. Janaína, a meu ver o PT se tornou igual ao PSDB(que é filhote do PMDB) ao chegar ao poder e se endireitar, causando uma enorme desilusão e decepção nos que acreditaram num projeto socialista para o Brasil.O poder, definitivamente, faz as pessoas mostrarem o seu lado mais nefasto.

  5. No Brasil não existe políticos e sim aproveitadores. Esta raça nunca se preocupou com o Brasil, seus únicos intereses são os seus objetivos pessoais.

  6. Do Valor Econômico em O Antagonista:
    Michel Temer absolvido. Dilma Rousseff absolvida.
    O Valor aposta em marmelada no TSE.
    Aliás, uma marmelada e tanto: a chapa da ORCRIM, de acordo com a reportagem, deve ser absolvida por 5 votos a 2 ou 6 votos a 1.
    Coments:
    Afinal, para o quê serve mesmo o TSE? Quase 3 anos para decidir essa causa e todo mundo saber que não ia dar em nada.
    Se isso acontecer , nunca mais eu vou votar! Pago a multa com prazer! Porque não há seriedade e credibilidade na justiça eleitoral!
    Foi o TSE o responsável pelo roubo nas eleições de 2014, na eleição de Dilma.
    O presidente do TSE, Toffoli, permitiu uma apuração secreta dentro da sede do tribunal e lá operaram os resultados que deram a vitória a Dilma.
    Continuo:Pra que o TSE? Pra justificar as Smartmatics? Pra quê aquele prédio belíssimo, caríssimo e inutilíssimo? Pra gringo achar que somos um país decente? Tá na hora de nós, o povo, voltarmos às ruas e mostrarmos a esses canalhas quem sofre com as decisões que eles tomam. Bando de nulidades, que não nos servem. Servem apenas aos seus interesses. Dane-se o Brasil, eles estão preocupados em fazer acordos, em beneficiar a eles próprios e a seus parentes

  7. Pt e psdb são gêmeos univitelinos com o mesmo objetivo: se dar bem e manter o Brasil na Era do Atraso. Não por acaso vivem fazendo conluios às escondidas e se protegem mutuamente.

  8. Perdi meu tempo lendo a entrevista do prefeito suvinil apenas para confirmar o que já era esperado:petralha até o último átomo de seu corpo, na falta de argumentos coerentes e/ou convincentes, utiliza o vitimismo e a desculpa esfarrapada de sempre:a culpa é dos outros, eles estão sempre certos, não erram e são unipresentes, ataca o judiciário, os movimentos de rua contrários a sua corrente de pensamento, é golpe, luta de classes, socialismo, comunismo, menciona escritores e pensadores famosos, etc…decoreba da cartilha do partido, fato!Arrogante e prepotente, considera-se intelectual…triste fim para alguém que teve a chance de fazer muito…detalhe:vai morrer pensando desta forma, a doutrinação foi total!

  9. Na hora H um babaquinha vai pedir vistas para melhor analisar o processo. Ou esses pedidos de vista, como foi o pedido recente do careca do STF, são intencionais ou o juiz é tapado pois deveria estar preparado para o julgamento.
    Mas melhor assim do que assado.

  10. Cadeia para todo pilantra deste país! Não importa de qual partido seja, ou mesmo que não tenha partido algum!

    Mas para isso é preciso organizar uma fila, obviamente! E por ordem de chegada perante a justiça, claro!

    É preciso que chegue a vez de:

    – Lula, Gleisi, Paulo Bernardo, Haddad, Aécio, Serra, Alckmin, Eduardo Paes, Pezão, Beto Richa, Renan Calheiros, FHC, Moreira Franco, Temer, Lindbergh, Edinho Silva, Mantega, Luciano Coutinho, Ciro Gomes, etc… etc… etc…

  11. “A entrevista de Haddad é tão surreal que fico em dúvida se ele mente ou se acredita nas xaropadas que diz!”

    A tribuna deveria republicar a entrevista para que seus leitores possam analisá-la e formar sua opinião. Publicar mensagens de rede social onde já se faz o julgamento do conteúdo não parece bom jornalismo.

    A entrevista de Haddad é longa e por mais que se discorde dele num ponto ou outro contém diversas verdades, principalmente no que se refere a mídia.

    “O impeachment foi muito importante na minha vida: primeiro, tirei o PT do poder (ufa!); depois, descobri o que é o PSDB (irc!).”

    Ha-ha-ha. Ela acha que tirou o Dilma e o PT. Devolvam esta senhora para cracolandia. A realidade é que ela foi um fantoche, mas não quer admitir, então criou um universo paralelo para si, uma espécie de mundo bizarro.

    “Os caciques do PSDB nunca quiseram esse impeachment!”

    Ha-ha-ha. Carlos Newton devia colocar esta entre as piadas do ano.

    PS: leiam a entrevista do Haddad e tirem suas próprias conclusões. Usem seus cérebros (coisa cada vez mais rara) e combatam, se for o caso, seus argumentos em vez de tentar desqualificar o mensageiro para não ter que ler a mensagem. Contra-argumentem, há espaço para isso. O jornalismo está cada vez mais rasteiro por que os leitores contentam-se em ser guiados pelos jornalistas e, portanto, dispensados de pensar. Há sempre um pouco de verdade no nosso jornalismo de versões (infelizmente) mas esta verdade só pode ser enxergada por quem a procura. Não pode existir imprensa de direita ou de esquerda, apenas imprensa. Até lá, meias-verdades.

  12. Muito importante a matéria para aqueles que acreditam que a Ética deva nortear as Ações Políticas, independente do viés ideológico.
    O Povo Brasileiro merece pessoas éticas cuidando da coisa pública. E não estes sproveitadores da miséria e ingenuidade que aí estão.
    Parabéns!

  13. Nenhuma dúvida: PSDB e PT, farinha do mesmo saco. Não é à toa que alguém (não sei quem), com muita criatividade, disse que os “tucanos são petistas que tomam banho e fazem a barba”.

  14. Respeito o doutor Beja. A doutora Janaina respeito como pessoa. Como jurista perde a credibilidade por não saber dizer aonde se situa. Histriônica, faz de suas apresentações um espetáculo. “No dizer de Helio Fernandes, parece estar lutando caratê”. Hoje diz que descobriu o que é o PSDB. Inocente e fatal trabalhou para o governo FHC sem se aperceber de nada. Depois, recebeu polpuda recompensa por ter dado parecer sobre o impeachment de Dilma a serviço do PSDB e PMDB tendo se encontrado no Rio de Janeiro entre outros com Cunha e Rodrigo Maia. Depois usou o jurista Helio Bicudo, já alquebrado e ressentido com o PT, para respaldar seu grande feito. Errou grosseiramente e, avisada por Cunha, refez o que fizera dando material para o golpe mais imoral que se tem notícia. Golpe depois denunciado por gravação e agora desmascarado de maneira irreversível, tantas são as sujeiras. Eu fiz o meu papel dizendo aqui no Blog quem era Temer. O único que não poderia cometer os crimes que cometeu. Pois é um jurista, professor e escritor. Escreveu diversos livros sobre a matéria. A doutora Janaina segurá como professora e jurista e pronta para aparecer em outra aventura golpista. (Até um “sapo cururu” sabe que foi golpe) A história na sua isenção no futuro condenará essa empulhação. Ontem foi Dilma, hoje Temer: quem será o próximo a sofrer a verrina e catilinaria da doutora, doutora mesmo, Janaina Paschoal, que não é exemplo para ninguém?

  15. Dívida: o que o PSDB não diz e o PT cala.

    Irmãos siameses?

    ‘Às vezes, dizemos que duas pessoas são tão próximas e fazem tantas coisas juntas que parece que “nasceram grudadas” – metaforicamente falando, claro. Porém, não é assim tão difícil parar para imaginar de onde veio esta expressão e como seria estar no lugar de pessoas que dividem o mesmo corpo. ’

    http://mundovelhomundonovo.blogspot.com.br/2015/10/divida-o-que-o-psdb-nao-diz-e-o-pt-cala.html

  16. 6) A única vez que falei com Serra sobre o impeachment, foi para ouvi-lo dizer (com aquela boca de chupa ovo): Não tem elementos!

    Serra boca de chupa ovo..!!!!!!

    Quem será o Mestre que ensinou o HUmor Portuguès, da Terra do Cabral. e do Seu Manuel das Tamanquinhas…??

    eh!eh!eh!eh

  17. 10) O impeachment foi muito importante na minha vida: primeiro, tirei o PT do poder (ufa!); depois, descobri o que é o PSDB (irc!).

    Imagine descobrir 30 anos do PSDB em São Paulo…
    Acho que esqueceram desse detalhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *