Jean Wyllys debocha do Conselho de Ética, que não merece mesmo respeito

Resultado de imagem para wyllys cuspindo  charges

Wyllys agora cuspiu no próprio Conselho de Ética

Jorge Béja

Nesta quarta-feira (dia 5), o Conselho de Ética da Câmara aprovou uma ‘censura por escrito’ ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), pelo episódio em que cuspiu em outro deputado, Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Entenderam os membros do Conselho que a censura formal seria um castigo suficiente. Mas logo

depois da ‘censura’, o ex-BBB deu entrevista coletiva para dizer  que cuspiria de novo no colega.

Conselho de quê? De Ética? E nesse país tem Ética?. E tem políticos para formar e integrar Conselho de Ética? No final da década de 70, entrevistei Jiddu Khrisnamurti, famoso pensador, filósofo e homem de muita cultura. Nasceu na Índia e ainda jovem foi para a Inglaterra, onde cresceu, estudou e se notabilizou para o mundo. Eu levava comigo um gravador Phillips, de fita K7. Cada lado da fita gravava só 30 minutos. Era um jovem repórter de 20 anos de idade diante de uma sumidade de 80, reverenciado pela Humanidade. Trêmulo e emocionado, não posso esquecer nem negar, a primeira pergunta que fiz a ele foi: Mestre, numa só palavra, o que é ética?

Ele reclinou um pouco a cabeça, olhou para o chão, olhar fixo, sem piscar e mais de dois minutos depois de total imobilidade corporal e absoluto silêncio, movimentou a cabeça e, lentamente, a direcionou para mim e respondeu: “Honestidade”.E em duas palavras?, perguntei: “Honestidade, Honestidade”. E insisti: e em três palavras: “Honestidade, Honestidade, Honestidade”.

UMA RELÍQUIA – A entrevista foi longa. Ainda tenho a fita no escritório. É uma relíquia, um tesouro que não tenho para quem deixar, ou a quem entregar. Talvez seja melhor apagar. O que pregou Khrisnamurti está fora de moda. É” brega”, como se dizia outrora. Não serve para mais ninguém neste país, neste mundo. Não é mesmo Trump, Putin, Bashar al-Assad…? Não é mesmo Sérgio Cabral, Zé Dirceu, Eduardo Cunha, André Vagas, Palocci…?

Qual o político brasileiro honesto e capacitado a integrar um Conselho de Ética em qualquer setor da administração pública deste país? Tudo e todos são mais do que antiéticos. São aéticos. Nem sabem o que é Ética. São eles a negação da Ética. A “ética” para eles é a corrupção, a desonestidade, a mentira, o despudor, o acumpliciamento coletivo naquilo que é sujo e fétido. Mentem deslavadamente São impiedosos. São criminosos. São cínicos. São patifes.

SURPRESA GERAL – Quando se tem notícia de um que tenha cumprido o seu dever de ser honesto, como é o caso da doutora Marianna Montebello, do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, a surpresa é geral e sempre nasce uma esperança. Recentemente foi o Flávio Turquino que ficou “absurdado” e não aceitou fazer parte da “gang” dos fiscais do Ministério da Agricultura que achacavam os frigoríficos no Paraná. E só. Terá mais algum?

E quando surge um Turquino ou uma Mariana Montebello, a pessoa passa a ser eudeusada, quando não era para ser. Porque é dever – e não virtude – de toda pessoa humana ser honesta. Honesta consigo próprio, com o próximo e com a coisa pública. A honestidade é o primeiro dever da pessoa humana. Generalizada e genericamente. Dever comezinho, mas que infelizmente falta aos políticos e administradores do nosso país.

Na honestidade estão a base, a raiz, o berço de todas as ações, de todos os gestos e atitudes da pessoa humana. Se esta for desonesta, tudo que dela parte está contaminado. Ética é honestidade, garantiu Khrisnamurti. Ser ético é dever de todos.

45 thoughts on “Jean Wyllys debocha do Conselho de Ética, que não merece mesmo respeito

  1. Eu ansiava com este artigo sobre a atitude ignóbil de uma besta travestida em ser humano, o deputado Willys, que cuspiu em um colega, e a comissão encarregada de julgar esse ato vil, abjeto e repugnante, ter apenas repreendido o infrator, o verme cuspidor!

    O canalha saiu vociferando e rosnando que venceu a democracia, que teve apoio do povo, dos artistas, de movimentos sociais, então o receio do pessoal que julgaria este descalabro, decidindo pela sua absolvição, do porco e imundo parlamentar!

    Esse tipo de sentença comprova que o Brasil está falido ética e moralmente.

    O Congresso virou uma choldra, um antro de gente vil, um ambiente venal, corrupto e traidor do povo.

    O parlamentar é sinônimo de ladrão – com o meu perdão para os pequenos infratores -, que arrasam com o erário e exploram o povo através de impostos para mantê-los no castelo, onde se sentem inexpugnáveis, protegidos, e podem continuar no trilha do crime impunemente!

    Willys quando cuspiu no COVARDE Bolsonaro, cuspiu na sociedade, no eleitor, no cidadão, na mulher, na criança, no idoso, cuspiu nos princípios e valores que deveria tê-los consigo, em vão, pois os abandonou quando conquistou o poder, que corrompe!

    E, o ofendido, se quisesse obter o respeito dessa sociedade também agredida pelo velhaco do parlamentar, deveria, em nome da sua dignidade que demonstrou não tê-la, dado uma surra épica no desgraçado do cuspidor!

    Deveria ter lhe quebrado a cara, que cirurgias faciais depois não mais lhe restituiriam a imagem, a cara de safado, de um indivíduo nefasto e nocivo à sociedade!

    Bolsonaro recuou, e mostrou que não é homem para presidir o Brasil!!!

    Mil vezes um ladrão no Planalto do que um cagão, um medroso, que deu mais importância a um mandato – que o teria de volta e nos braços do povo ali adiante – do que a sua honra, a sua personalidade, a sua dignidade, ofendidas por um elemento desgraçado, imoral, promíscuo, pernicioso, maldoso, falso, cínico e hipócrita!

    Willys cuspiu, e Bolsonaro mereceu porque não revidou na hora a agressão desmedida!

    E, Bolsonaro, decididamente não é a reencarnação de Cristo para sofrer essa ofensa imperdoável, pelo contrário.

    Ter deixado o porco imundo impune, ratificado pelos antiéticos colegas da besta, Bolsonaro é um hermafrodita, que se apresenta como homem em certos momentos, mas uma mulher em outras circunstâncias, que me obriga a concluir que Bolsonaro, Willys e Maria do Rosário, compõem a legítima Ménage à Trois na política brasileira, pornográfica, decadente e vergonhosa!

    • Bendl
      Indignação que vale uma vida.
      defender a democracia e as instituições é dever dos democratas.
      No entanto, assistir, pagar e permitir que a democracia e as instituições seja ultrajadas, assaltadas a ponto de se tornarem “receptáculo de vomito do deputado “yy”, é coisa de canalhas.
      Assino embaixo de teu comentário, com respeito aquilo que sempre defendemos.
      Abraço e saúde.
      Fallavena

      • Fallavena,

        O artigo do dr.Béja nos representa neste momento de inconformação que nos encontramos, de assistir um parlamento composto ou por ladrões ou por imorais ou antiéticos mas, todos, sem exceção, corruptos e desonestos!

        Mantê-lo “funcionando”, só para tomarmos conhecimentos de legislações em causa própria e medidas que venham protegê-los dos crimes que praticaram, e que estão envolvidos na Lava-Jato.

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

    • Esse tipo de sentença comprova que o Brasil está falido ética e moralmente…

      Bendl, sua indignação tambem é a nossa.
      Se fosse com este cidadão Luso-Brasileiro lá da Terrinha do Seu Manuel das Tamanquinhas, no mesmo instante da agressão tinha voado no pescoço desse traste…..
      Mas lá nas duas Latrinas infestados por excrementos de todos os tipos, os pares se odeiam e se amam ao mesmo tempo..
      Lembra da briguinha de “cumpadres” dos senadores Lindenbergh e Ronaldo Caiado…???

      • Armando,

        A falsidade, o cinismo, a hipocrisia, corrupção e desonestidade imperam naquela antro imoral e antiético, conhecido como congresso nacional.

        De lá não sai mais nada útil para o povo, somente exploração e ele contabilizar os roubos que tem sido vítima nos últimos anos.

        O parlamento é uma triste pantomima sem qualquer qualidade, e seus artistas são canastrões e medíocres.

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  2. Caro Dr. Beja,
    O amigo é ILUMINADO.
    Que história de VIDA tem?
    De fato, ser ético é ser HONESTO.
    Estreme de dúvida não é uma VIRTUDE é uma OBRIGAÇÃO!
    É uma obrigação de cada um ser honesto consigo e, sobretudo com os seus semelhantes.
    E quando então envolve a coisa pública é dever DOBRADO, é uma OBRIGAÇÃO enorme ser zeloso com a coisa pública, pois é de TODOS e não de um.
    Certamente, se todos nós incutíssemos no espírito de que a ética é a HONESTIDADE PURA, induvidosamente teríamos um mundo melhor.
    Parabéns

  3. Muitas vezes o homem ético, vivendo entre bandidos e em uma sociedade que desconhece o que venha a ser justiça, fica com a impressão que nasceu em época e lugar errados…

    Que consolo?

  4. RELATIVISMO ÉTICO.

    Qual ética tem o tal Jean Willys que defende organizações criminosas, criminosos , bandidos e corruptos que assaltaram o Brasil?

    que tal começarmos a pensar em algo como um holismo ético?

  5. Com a devida permissão do autor deste artigo imprescindível à avaliação deste parlamento desqualificado, o nobre dr.Béja, peço encarecidamente que deixe este comentário como tradução do comportamento odioso e repugnante dos parlamentares com relação ao povo, por favor.

    Certamente as próximas atrações serão festivais de excrementos uns nos outros, exatamente a produção desses venais e inúteis indivíduos, que se comprazem no fedor, no lixo moral, na imundície da falta de ética!

    O que estaria faltando de mais grave e significativo para fechar esse antro de libertinagem, essa toca de predadores, de hienas, legitimamente hienas, e cujas paredes de seus gabinetes serem ornadas com gaiolas de urubus!?

    Venais, ladrões, covardes, traidores do povo, corruptos, promíscuos, inúteis, perdulários, irresponsáveis … o que ainda devemos suportar de agressões e ofensas dessas bestas!?

  6. Que brasileiros porcos, sujos e sem caráter, elegeram e se sentem representados por um boçal como este deputado cheio de “yy”?

    Será que se um deputado/deputada jogar um quilo de merda em um colega, merecerá a mesma atenção e as mesmas regalias?

    Quanto a Bosanoraro, acabou!

    E nós pagamos muito para que estes senhores e senhoras trabalhem tão pouco e defendam somente os seus interesses e de seus seguidores!

    Parlamento podre, corrupto, mais do que a “seiva excremental jogada pelo deputado “yy”, eleito por um povo subdesenvolvido, mental e moralmente. Esta parcela de brasileiros faz parte da última das sub-raças.

    O que mais precisará acontecer para que seja fechado, lacrado e defenestrado o “bordel democrático do Brasil”?

    Fallavena

  7. Caríssimo dr.Béja,

    Parabéns pelo artigo.

    Corajoso, acusador, direto, irrepreensível!

    Pessoas como o senhor a corja respeita, pois um profissional liberal bem sucedido, respeitado, conhecido nacional e internacionalmente.

    O seu texto será lido pelo Brasil inteiro, e galgará novos horizontes, outras nações que saberão o nível do parlamento brasileiro, ou seja, abaixo da rés do chão!

    Agradeço pela oportunidade de eu escrever a minha indignação com o agressor e agredido. O primeiro pelo comportamento imperdoável e repudiável e, o segundo, porque extremamente covarde, medroso, renunciando à sua dignidade, personalidade e caráter!

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.

  8. A ética acabou no exato dia em que o PT tomou o poder no Planalto Central.

    Facto.

    Trocamos engenheiros e técnicos por sindicalistas mamados, isso o que foi, basicamente, a troca que fizemos ao elevarmos a estrela do PT com nossos votos…

  9. O golpe militar da cusparada… Ai , as viúvas do Medici não perdem uma….
    Estão com mais de meio século de atraso , hoje uma quartelada dessas provocaria vários embargos econômicos em menos de 2 semanas…
    Se a proposta é tão boa que a debatam com a sociedade e não fiquem criando ” Conselhos de Salvação Nacional ” nos breus das tocas !

    • O covarde errou?

      Que pague pelo seu crime, condenado que foi a pagar R$ 10.000,00 de danos morais à defensora de criminosos.

      E a besta, cujo comportamento foi muito mais grave porque aconteceu – nada, não vai pagar um refrigerante como punição?

  10. Bom, depois que não me digam que eu comecei!

    Certamente o apoio das amantes de ladrões à cusparada do porco indivíduo foi em decorrência de que o alvo era … militar!

    As amantes de ladrões e apologistas do crime se refestelaram com o indivíduo promíscuo ter sofrido apenas uma advertência, situação que seria diferente e, muito, se um parente de uma dessas amantes de ladrões sofresse o insulto e agressão desmedidas!

    Mas, Bolsonaro é militar e, desgraçadamente foi covarde!

    Agora, interessante como as amantes estão atentas, observadoras, cuidando de seus parceiros para que não sejam expelidos do ambiente que deterioraram, apodreceram, alegando de forma insana que a atitude da besta foi normal, e assim deve ser entendida.

    Manifestações em contrário são saudades de tempos passados!

    No mínimo palavras tão insensatas quanto à indefensável posição de apoiar ladrões e corruptos e, agora, também elementos porcos e imundos!

  11. Eu não comecei nada apenas fiz um comentário sobre essa irresponsabilidade de golpe militar. Se não der certo quem iria responder pelo crime , os heróis de teclado. ?

  12. Este deputado Jean Wyllys ,não tem nenhum gabarito e nenhuma qualificação para representar o eleitor do Rio de Janeiro. Até agora nada fez pelo estado,nem por seus eleitores.Fracasso total.

    • Prezado WERNECK
      Tens razão. Certamente o Rio ainda tem gente honesta, trabalhadora, consciente. A estes, o “yy” nã representa.
      Em rodos os estados tem brasileiros de classe inferior quer usam seus votos para eleger seus dignos representantes. Este caso é um deles.
      Infelizmente ele fez muito: recebeu dinheiro sem ter produzido nada!
      O péssimo é que a maioria está no mesmo time: o dos corruptos,. ladrões, safados e sem educação.
      Abraço e saúde.
      Fallavena

  13. Como não provocou?

    Como pode ter esse atrevimento, se o comentário agressivo está registrado:
    “As viúvas do Médici … ”

    Por que este tipo de linguagem com quem pensa diferente?!

    Não basta o fiasco dos outros dias?

    Quer dar sequência permanente a este tipo de discussão idiota, desrespeitosa e mal educada?!

    A tua função é impedir que os parlamentares ladrões e corruptos sejam criticados, então as ofensas e agressões gratuitas?!

    Respeita o artigo em questão, pelo menos!

    • Prezado Bendl,
      Atenda aos apelos de seus amigos e admiradores de seu talento como brilhante articulista deste Blog.
      Não responda a provocações.Poupe sua saúde!
      Grande abraço,
      Werneck

      • Caro Werneck,

        Farei isso, prometo, inclusive parei com as réplicas e tréplicas inconsequentes.

        Obrigado pela observação, meu caro, que me deixa muito alegre porque tenho amigos neste espaço democrático, e tenho de reverenciá-los e acatar seus pedidos.

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

        • Isso,amigo Bendl!
          Vai se sentir muito melhor.
          Guarde seu talento para os seus excelentes artigos.
          Você é um articulista nato,amigo.

          • Dr.Werneck,

            Obrigado pelo ânimo e empurrão para continuar.

            Conte sempre, meu caro, com meus esforços quanto à minha sinceridade de propósito neste blog, de dizer o que penso e falar a verdade, não a minha verdade, mas a realidade que nos cerca, e que nos esmaga e sufoca.

            Outro abraço, forte e fraterno.
            Saúde e paz.

    • Bendl
      É preciso continuar a luta, bem sei,
      mas sem gastar material valioso.
      Fico impressionado o que ainda tem gente que culpa só os milicos e tem muito medo que retornem.
      Da minha parte, considero-os SERVIDORES DA PATRIA. Aliás, pagamos seus soldos e tudo mais.
      utilizar seus serviços faz parte do contrato. A constituição lhes deu deveres.
      Claro que a presidência de um dos poderes precisa tomar a frente. No entanto, te pergunto: qual dos tres poderes tem moral para fazer isto? Qual dos três podres tem cacife para chamá-los? A qual deles interessa que o país mude?
      Um dia, quando menos esperarmos, o povo sairá ás ruas e CONVOCARÁ uma constituinte e novas eleições. Qual dos poderes apoiará tal ato?
      Defender uma democracia gelatinosa como a nossa, só para quem deseja manter o “status quo vigente”.
      O exército dos proscritos de Lulla pode ser chamado e vai ás ruas. O exercito do povo brasileiro não!
      A cada, corruptos, ladrões e seu seguidores colocam uma pedrinha na calçada da paciência do povo.
      Depois vão chorar na cama que é lugar quente.
      Calar e permitir mais desgraças.
      Abraço e saúde.
      Fallavena

      • Fallavena, meu irmão,

        Grato pela manifestação de apoio.

        Vou ser diferente agora, de modo a colaborar com os comentaristas e leitores para que não acompanhem discussões intermináveis e deprimentes.

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

    • Feitosa,

      Obrigado pelo conselho e apoio moral.

      Farei o que tu e demais amigos me pedem, tanto para enaltecer a TI quanto não atender a provocações desnecessárias, que maculam o árduo trabalho do nosso mediador, Carlos Newton.

      Um forte abraço, Feitosa.
      Saúde e paz.

  14. Bendl:
    Parabens pelo comentário inicial ao artigo do jurista Dr Jorge Beja.
    Vc sempre preciso!
    Forte abraço.
    A propósito Dr Beja, parece-me que Senador Regulfe (sem partido) tambem honra, primeiro a cidadania, e por conseguinte o mandato que foi a ele conferido pelo povo.

  15. Não estou provocando ninguém, apenas denunciando esse ilegal farsa do golpe militar.
    Ao visto já estão querendo o pensamento único antes da ditadura, não a de 64 , mas a de 68,pois já querem um golpe com um AI 5 embutido…

  16. PS. O Bolsonaro acertou ao não reagir e agredir a figura , quem faz esse tipo de provocação está querendo isso mesmo , para depois virar ” vítima”.

  17. Li alguns livros do Khrisnamurti, a muitos anos atrás não os tenho mais os livros, ao empresta-los, não me foram devolvidos.
    Lembro, que a filosofia do Khrisnamuti, nos leva a reflexão sobre as coisas da vida.

    .

  18. Pessoal, vocês não perceberam que todo esse debate foi importantíssimo para uma sanar uma dúvida que muitos têm e não se deram conta que foi solucionada? O Jean Wilis não engole. Ele cospe!

  19. Prezado Dr. Jorge Béja,

    Sempre nos trazendo, no meio de seus textos, alguma novidade de seus encontros com grandes e importantes personagens da história mundial. Krishnamurti ? Quanta honra !
    Não apague essa fita K7 com a entrevista. O seu conteúdo é uma relíquia histórica. Pode convertê-la facilmente para um arquivo em formato digital e salvar em HD de computador, HD externo, pen drive, DVD etc. Fica aqui a sugestão.

  20. O texto é excelente, e, devido às reflexões mal digeridas, tivemos cenas apressadas de engalfinhamento nos comentários. Acho que foi cedo demais e num local impróprio. Vamos aguardar a comissão de Ética da Câmara apresentar a regulamentação da cusparada. Antes disso, é pura anarquia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *