Joaquim Barbosa erra ao não acreditar na cassação de Dilma

Aposentadoria de Joaquim Barbosa

Carlos Newton

Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, disse duras verdades, mas também falou muita bobagem neste sábado,  ao participar do 7º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, organizado pela BM&FBovespa.

“O Tribunal de Contas é um playground de políticos fracassados”, disse ele, ressalvando que “uma coisa é considerar viável juridicamente uma pedalada fiscal conduzir ao impeachment de um presidente da República, mas outra coisa é eu saber como realmente funcionam as instituições e acreditar nisso”.

Barbosa falou claro e disse não acreditar na possibilidade de o TCU recusar as contas do governo, para declarar configurado o crime de responsabilidade e abrir caminho ao impeachment pelo Congresso.

ACERTO E ERRO

Só o futuro próximo nos dirá se Barbosa acertou na avaliação do TCU.  Mas pode-se dizer, com toda certeza, que o ministro aposentado errou feio ao ironizar o poder do Tribunal Superior Eleitoral.

Barbosa simplesmente esculhambou o TSE, ao dizer que o tribunal já cassou governadores de estados pequenos, mas tem dúvidas se o tribunal tiraria do cargo um governador de São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais. “Um presidente da República? Acho muito difícil”, ironizou.

Em tradução simultânea, o ministro aposentado diz abertamente que o TSE opera com dois pesos e duas medidas, porque cassou em 2009 três governadores (Cássio Cunha Lima, da Paraíba, Jackson Lago, do Maranhão, e Marcedo Miranda, do Tocantins), mas agora não conseguirá cassar Dilma por crime eleitoral.

ANALISTA FRACASSADO

Como jurista,  Joaquim Barbosa tem méritos, mas como analista político, é um fracasso retumbante.

O TSE tem hoje sete integrantes, dos quais apenas três são petistas – o presidente Dias Toffoli e as ministras Maria Thereza Moura e Luciana Lóssio. Os outros quatro, que detêm a maioria, já demonstraram semana passada que podem cassar a presidente Dilma, pois a investigação contra a campanha eleitoral dela já foi até autorizada, por 4 votos a um. Votaram a favor os ministros Gilmar Mendes, João Otávio Noronha. Luiz Fux e Henrique Neves. Apenas a ministra Maria Thereza Moura votou contra, enquanto Luciana Lóssio pediu vistas e o  presidente Dias Toffoli esté fechado em copas, esperando para ver o que acontece.

Mesmo que os dois últimos votos sejam favoráveis a Dilma, o placar 4 a 3 de agora, que mandará devassar as contas da campanha de Dilma, no futuro poderá ser o mesmo 4 a 3 do placar da cassação de Dilma, queimando a lingua do ministro aposentado Joaquim Barbosa, que deveria falar menos e respeitar seus antigos colegas de tribunal.

19 thoughts on “Joaquim Barbosa erra ao não acreditar na cassação de Dilma

  1. CN, você está sendo muito severo com o Joaquim Barbosa. São muitos os “se” no caminho, e até que se prove o contrário, ele está certo. E JB não antecipou sua aposentadoria da torre de marfim que é STF para ficar prestando reverências a ex-colegas.

  2. “O Tribunal de Contas é um playground de políticos fracassados”,

    Bingo, Descobriu a América.!!!!!
    Viva Joaquim.
    Políticos fracassados, podemos colocar a Quadrilha do Efeagacê na Parisiense São Paulo na fala no Ex-MInistro.Joaquim Barbosa.
    30 anos de descaso, corrupção, desfaçatez, prepotências regados com a maior virtude dos franceses À MENTIRA., está incorporada ao cotidiano.
    Por isso que o famoso mentirão mário covas, colocou seu fiel amigo e escudeiro no Tribunal de Contas em São Paulo, robson marinho, o mesmo que detém várias contas em conjunto com a mulher na Suiça., em notas da Justiça da Suiça (viu Tropinha).,
    É a farra da raposa cuidando do galinheiro.

  3. Será que estou equivocado, o procurador geral Rodrigo Janot mandou arquivar ação eleitoral contra Dilma Rousseff, será que está retribuindo sua indicação, tantas evidências, é por isso que este país nunca irá ser moralizado, nunca sairá desta merda de país de 3ª, é inacreditável, não sou a favor de nenhum partido, sou um cidadão brasileiro indignado com todos estes poderes podres que estão aí, só pensam neles, o povo que se dane.

  4. Newton não tenho como dizer nada sobre tuas observações. Minha reclamação vai na direção do ministro Joaquim Barbosa que mesmo sem saber plagiou o que eu dissera aqui no Blog da Tribuna da Internet há quatro mêses: Que Dilma não seria cassada. Continuo dizendo que não será. Só com provas contundentes que a coloquem diretamente ligada ao crime de corrupção. Se aparecerem aí sim, as coisas mudam de figura.

    • Caro Aquino … Bom dia!

      Um pavio menor está aceso!
      A pólvora segue seu caminho …
      Outro pavio maior acenderá!
      Um fósforo estragado …
      Outro fósforo – molhado …
      Mais um fósforo e é só madeira … kkk
      Finalmente acende o maior???
      Dois caminhos de pólvora se encontram!!!
      Um (a)paga o outro?
      Ou se vai para o INCÊNDIO?!.
      Ou para o INOCÊNCIO kkk KKK kkk snif

      Forte abraço!!!
      Bom domingo!!!
      Dia de MISSA!!! !!! !!!

  5. Vai nessa, a Tia sai de um jeito ou de outro junto com a quadrilha. O slogan do próximo programa do PMDB será : ” O país deve e vai mudar’… Ninguém aguenta mais essa anta que não tem a mínima autocritica ..

  6. Com a saída do PMDB, só vai restar à Dilma os esmoleiros do PDT e do PC do B. ” Sempre ouvi falar que todo homem tem um preço, mas pensava que havia um teto mínimo ” ( Millor )

  7. Joaquim está externalizando os seus sentimentos, também. E fazendo uma indução.
    Ele sentiu na pele as mazelas do pensamento que o anima a fazer este prognóstico.
    É óbvio que as previsões dele poderão não ser confirmadas no caso concreto, principalmente porque quando a caixa d’agua transborda e a bóia não funciona deve-se trocar a bóia…
    Mas elas (as previsões de Joaquim) não são plenamente desprovidas de sentido.
    Quanto às cassações, o jornalista esqueceu o primeiro caso, e do menor estado (Barbosa se lembra, inclusive porque citou expressamente, pequenos estados): “Eleito, Mão Santa enfrentou um processo na Justiça Eleitoral por abuso do poder econômico durante a campanha impetrada por seu adversário. Após julgamento de 7 votos a zero Tribunal Superior Eleitoral cassou seu mandato em 6 de novembro de 2001” Fonte wikipedia.

  8. Lionço, você hoje está inspirado. Fala em pavio, pólvora, fósforo, incêndio, incêndio. Sem refletir que fora da lei é golpe. Aliás os udenistas nunca refletiram. Vide Carlos Frederico Werneck de Lacerda. Foi o ponta de lança, o porta-voz, o animador, o relações públicas, o incendiário, o líder civil do golpe de 1964. O que aconteceu? As chamas do íncêncio que ele ateara o envolveram acabando com sua carreira política e jogando o Brasil em 21 anos de trévas, onde a tortura, a prisão, o exílio, à morte eram prática oficial. Sei que tens um saudadezinha desses tempos. Eu prefiro que o governo seja mudado em 2018. Já podemos anunciar dois candidatos potenciais hoje, que estão fora de qualquer cogitação para 2018: Lula e Aécio. Nem PT e nem PSDB elegerão seus candidatos a presidente em 2018. Toma nota para não esquecer. Agora vai tomar mais uma dose do teu “Chivas Regal”. Valeu.

  9. A Presidente, talvez não seja cassada agora, mas não vai emplacar 2018, o Brasil não vai aguentar.
    Como Joaquim Barbosa conhece bem todos os setores da vida pública, talvez tenha razão.
    O que aconteceu com o Brasil é o que acontece com a erva de passarinho quando colocada sua
    semente através do cocô do passarinha na árvore, germina e toma conta da cúpula da árvore, levando-a a morte. Os representantes desse fato na política são: O passarinho foi o Golbery do Couto e silva que colocou o cocô com uma semente, a semente foi o PT que germinou e dominou os três poderes. Para salvar a árvore da morte tem-se que poda-la eliminando totalmente a erva de passarinho.

  10. O primeiro comentário, o do leitor Marcos Jorge, é perfeito. Roubou meu pensamento. CN, te admiro demais, mesmo, mas nessa pegaste pesado.

  11. Pensem o que vocês quiserem, se ela não cair, o País aí sim irá para o fundo do poço, uma despreparada como ela e com uma ideologia comunista como guia, a explosão será inevitável, e salve-se quem puder, quem sabe os banqueiros liderados por este pulha que é o Setúbal e mais os petralhas tipo Janot, salvarão nos quintos dos infernos!!!!

  12. Rendo-me às circunstâncias:
    Dilma não será impedida de governar. Seguirá até 2018 afundando de vez com o Brasil, mas continuará no poder, lamentavelmente.
    Assim, concordo com Barbosa por uma única razão:
    Há mais temor com o seu impedimento, independente de legal e necessário, em face da possibilidade de uma profunda crise institucional, que a presidente Dilma seguir na sua trilha de incompetência e permissiva à corrupção e desonestidade, a começar com ela, referindo-me ao tema de ontem, de Carlos Newton, sobre aquela senhora que “ganhou” R$ l,6 milhão!
    Os poderes têm muito medo que a queda de Dilma origine mudanças drásticas no funcionamento das casas e, principalmente, nos nababescos proventos dos parlamentares, juízes, desembargadores e ministros, afora a chance uma nova constituinte para colocar ordem no País.
    Dilma sai em 2018, e que se sucessor se vire para resgatar uma nação estagnada, sem orgulho próprio, humilhada e explorada, roubada e menosprezada, por um partido composto por bandidos, ladrões e criminosos, o PT!
    Acredito, também, conforme escreveu um comentarista acima, que candidatos do PT e do PSDB à presidência da República serão fragorosamente derrotados, porém acrescento que os partidos que fizeram parte da base aliada igualmente não terão muita condescendência da população, restando nomes novos e de partidos sem as manchas indeléveis de terem participado do mensalão, petrolão e dos possíveis escândalos que deverão brotar quando se abrir a caixa preta do BNDES.
    Nomes como o de Barbosa, Sérgio Moro, alheios aos aspectos políticos é que poderão ser eleitos, caso se candidatem e não fizerem parte desses dois partidos gêmeos, predadores (PT) e bicos grandes (PSDB).

  13. Como é que é?”O TSE tem hoje sete integrantes, dos quais APENAS três são petistas”?

    Você acha pouco, Carlos Newton? Quantos você acha que deveriam ser? E quantos há do PSDB, do PSOL, do PMDB, do PCdoB?…

    Desde quando juízes têm que “ser” de algum partido?

    O que você diz simplesmente confirma a esculhambação que é o TSE, confirmando as palavras do Barbosa.

  14. Eu não entendo o juiz Joaquim Barbosa, quando todos os brasileiros esperam algo mais dele, se aposentou e agora está desmoralizando o TCU, porque será, é os poderes são muito estranho neste país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *