Joaquim Barbosa ironiza Dilma e “a degradação institucional”

Deu na Agência Brasil

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa criticou a declaração da presidenta Dilma Rousseff sobre a consulta que ela pretende fazer ao Ministério Público Federal (MPF) antes de nomear ministros que podem ter sido citados em depoimentos de delação premiada da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Em sua conta na rede social Twitter, Barbosa escreveu: “Que degradação institucional! Nossa presidenta vai consultar órgão de persecução criminal antes de nomear um membro do seu governo! Há sinais claros de que a chefe do Estado brasileiro não dispõe de pessoas minimamente lúcidas para aconselhá-la em situações de crise. Onde estão os áulicos tidos como candidatos a uma vaga no STF, que poderiam esclarecer: Ministério Público não é órgão de assessoria!”

CONSULTAR O MINISTÉRIO PÚBLICO?

Durante café da manhã com jornalistas, a presidenta revelou que anunciará os novos ministros de seu governo até o próximo dia 29. “Eu consultarei o MP mais uma vez. Para qualquer pessoa que for indicar, eu consultarei”, afirmou.

Desde a assinatura dos depoimentos de delação premiada do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, a lista oficial dos políticos acusados de ter recebido propina é mantida em segredo de Justiça.

Em setembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou pedido do Ministério da Justiça para ter acesso às informações. No documento, Janot informou que a investigação tramita em segredo de Justiça e, por isso, os dados não podem ser compartilhados.

O pedido de acesso foi motivado por uma determinação da presidenta Dilma Rousseff. Ela pretendia ter acesso às informações oficiais para tomar providências em relação à punição de funcionários do governo citados no processo.

17 thoughts on “Joaquim Barbosa ironiza Dilma e “a degradação institucional”

  1. O mais importante documento a ser apresentado, por qualquer candidato a ministro, é a velha “FOLHA
    CORRIDA”, da polícia e da justiça.
    Virgem Santíssima, a que ponto nós chegamos.

  2. Cuidado Presidente Dillma! Se pedir de todos, inclusive dos que já estão em cargos, pode ter surpresas desagradáveis.
    Que coisa mais chata, mais vergonhosa, mais infame, mais ridícula, mais pueril.
    A não ser que, esteja jogando vede para colher maduro.
    Ah, entendi: quer saber quem está envolvido e assim poderá conhecer a lista dos denunciados antes da imprensa.
    Presidente, furo de reportagem é coisa da mídia. O dos políticos é bem mais embaixo!

  3. A Presidente Dilma tem que ter paciência e aguardar as investigações
    nos outros órgãos, conforme disse o Roberto Costa que inúmeras
    estatais também exitem o sistema de propinas.

  4. Joaquim Barbosa tem plena razão.

    Das duas, uma:

    – ou a presidentA pirou totalmente; ou,

    – está tentando obter um biombo para se esconder atrás dele, caso nomeie corruptos,

    Aliás, a presidentA vem tendo comportamento estranho, pois, ao mesmo tempo que pediu a união contra a corrupção mandou abafar a CPI e a CPMI no Congresso Nacional.

  5. Partindo da presidente, é a própria delação escancarada …

    Se, não combinou com o Ministério Público , ela chamou para si, para sua caneta, a total responsabilidade de todos os escândalos de corrupção que mancharam o seu mandato, inclusive o maior deles, o da Petrobras, tanto no seu final como no que ainda nem começou. Realidade: daqui em diante, não têm mais como fugir dessa responsabilidade.

    Aliás, a própria vida já nos ensinou, há muito tempo, que confiança não se adquire… ela se faz por merecer.

    Será que a presidente já se perguntou se ela faz jus ao apelo feito ao povo brasileiro, de que confie no seu discurso, na promessa de que o segundo mandato será melhor que o primeiro ?

    Sei não…

    Na minha modéstia opinião, muitas, muitas controvérsias… antes mesmo do começo do 2º tempo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *