
Papa não se referiu à situação política vivida no Brasil
A propósito do artigo escrito por Guilherme Fiuza no site da revista Época, nesta segunda-feira, dia 12, sob o título “O golpe do papa”, citado aqui na Tribuna da Internet pela comentarista Carmen Lins, em que o articulista afirma que “o Papa Francisco, de maneira indireta, portanto dissimulada, portanto covarde, está fazendo coro com a militância ideológica que grita contra o golpe de Estado”, o jurista Jorge Béja, que se corresponde através de e-mails com o líder da Igreja Católica e se tornou conhecido como “amigo brasileiro do Papa”, deu a seguinte resposta:
Prezada leitora Carmen Lins. A presença da senhora neste blog é de grande importância, por seu talento, sua elegância e sinceridade.
Esse tal sujeito, Fiuza, nunca falou com o Papa Francisco. Não O viu. Nunca esteve perto dele. Nem sabe dizer a cor dos seus olhos. Esse tal sujeito chamou o Papa de “dissimulado”, “covarde”, que “levanta bandeira de mentira, fajuta e imunda…”.
São ofensas — e pesadíssimas ofensas — ao Papa. Tenho comigo a resposta à mensagem que enviei ao Papa e que a TI publicou como artigo, quando certa atriz brasileira foi ao Vaticano fazer queixa que no Brasil estava ocorrendo um “golpe”. O Papa Francisco me respondeu, como faz sempre desde o dia em que foi eleito Papa.
Não posso revelar uma linha do que me escreveu o Pontífice. Prometi-Lhe sigilo. Somente a troca da primeira mensagem, 7 dias após sua eleição, é que o Papa me autorizou divulgar que Ele e eu trocávamos mensagens. E eu passei a nota para o Ancelmo Gois que publicou na sua coluna no Globo e por causa disso o Fantástico veio aqui em casa entrevistar “o amigo brasileiro do Papa”. Naquela ocasião tudo que dizia respeito ao novo Papa era notícia, era novidade, era manchete….
Posso garantir que o Papa não tocou neste assunto da viagem ao Brasil em 2017. A mensagem é longa. Numa passagem, Francisco deixa entender estar preocupado com sua saúde e com as viagens ao exterior, que O deixam muito cansado.
Agora vem este sujeito, que nada sabe do Papa, vem ele com deduções injuriosas contra o Pontífice. Emprega vocabulário chulo. É muita ousadia chamar o Papa Francisco de “covarde” e “dissimulador”. Espero que o Papa não tenha lido o que este sujeito escreveu, porque seria motivo de mais sofrimento para um homem completamente simples e coberto de bênçãos.
Obrigada, Dr. Béja. Ficou esclarecido. Muitas vezes me sinto como aquela personagem do Verissimo que acreditava em tudo – A Velhinha de Taubaté. A imprensa não deveria usar estas armadilhas e enganar os leitores. Infelizmente, o papel aceita tudo e há os irresponsáveis a escrever mentiras e calúnias. Confesso que a matéria me causou espanto, pois sempre fui admiradora do Papa Francisco. Obrigada e meus respeitos.
Bom dia!
Dr. Béja, releve, por favor, o suposto destempero do jornalista citado pela comentarista, em respeito à memória do grande jurista Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1893 – 1991).
“Por suas posições anticomunistas, chegou a apoiar o golpe de 1964, mas logo mudou de ideia, quando constatou a postura antidemocrática do novo regime. No dia seguinte ao anúncio do Ato Institucional Nº 5 (AI-5), Sobral, então com 75 anos, foi preso.
Na década de 1980, participou das Diretas Já. Em 1983, causou sensação ao integrar o histórico Comício da Candelária. Foi também atuante na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheiro do seu clube de coração, o América, do Rio de Janeiro. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 98 anos, em 1991.”
http://memoriasdaditadura.org.br/biografias-da-resistencia/sobral-pinto/
Um abraço!
Carmen Lins e Billy.
Lhes digo que estou amargamente triste com as imputações que o jornalista dirigiu ao Papa Francisco. E assim agiu sem conhecê-lo, sem nunca ter falado com ele, ou chegado perto dele. Logo com ele, Francisco. Torço para que o Papa não tenha lido. Nem seus assessores.
Grato.
Francisco convidou as pessoas “a rezar para que Nossa Senhora Aparecida continue protegendo todo o Brasil, todo o povo brasileiro, neste momento triste” (o impeachment de Dilma).
Mal sabe ele que o Brasil voltou a sorrir, ainda que timidamente.
Concordo plenamente com o articulista da Época.
Realmente o Brasil passa por um momentro triste. Muito triste. Afastar um presidente da República eleito por um partido político que enriqueceu a si próprio e a seus integrantes à custa do dinheiro do povo, desviado, criminosamente, para seus cofres…eleito com promessas mentirosas…com uma contabilidade irreal e que só mais tarde veio ser descoberta…tudo isso é mesmo triste demais.
Nem mesmo a troca de poder faz desaparecer a tristeza é a transforma em felicidade. Nem a ameniza. A tristesa permanece. Num país em que a corrupção é prática usal…que agentes políticos, públicos e empresários estão condenados pela Justiça e muitos cumprindo pena nos presídios, não é mesmo um país que vive momento de felicidade. Sábio e abençoado, o Papa Francisco sabe o que diz e o que passa.
Eu também entendi que o papa Francisco se referiu a saída da Dilma. Achei que ele estava muito mal informado. Mas foi esta a imagem que a mídia passou. Obrigado pelo esclarecimento.
Que seria do Grêmio se não existisse o Inter ?
Muito bem Froes.
Amigos … façamos uma meditação; antes que as ofensas vençam … … … como sempre, colocando os devidos links:
…
1 – o Brasil é um país de maioria católica; portanto, não há como ignorar os pronunciamentos do Sumo Pontífice – seja quem for!!!
2 – a Igreja Católica, após 1950 anos, passou por um “aggiornamento” aprovado pelo Concílio Vaticano II.
3 – não entrando em Doutrina, Teologia ou Direito Canônico … seguem algumas observações do noticiário.
Fique triste não, Dr. Béja. Tudo passa, e a verdade permanecerá! Esse jornalista será desmascarado!
4 – http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0704200506.htm … é de 7/4/2005; onde os cardeais Dom Eusébio e Dom Hummes falam sobre o catolicismo de Lula, então Presidente.
…
5 – http://www.correiodopovo.com.br/jornal/A110/N186/PDF/Fim05.pdf … é de 4/4/2015 … e anuncia dom Hummes como favorito na sucessão de São João Paulo II.
…
6 – as declarações de dom Eusébio foram decisivas na eleição de Ratzinger, como mantenedor da Doutrina – coisa que Bento XVI fez nas 4ªs, historiando toda a teologia católica.
…
7 – http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/cardeal-compara-lula-a-jesus-ahrtz5he4czwxvnkklnkvmery : “Brasília – Em missa que marcou a reabertura da capela do Palácio da Alvorada ontem, dom Cláudio Hummes, “ministro” do papa na Congregação para o Clero, comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Jesus Cristo e a são Francisco de Assis. O cardeal, amigo de Lula desde os tempos de sindicato dos metalúrgicos do ABC, comandou uma missa restrita a poucos convidados.
Durante a missa, na Capela Nossa Senhora do Alvorada, que foi restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dom Cláudio enalteceu a preocupação social do governo petista e o fato de Lula ter recebido nesta semana um grupo de hansenianos no Palácio do Planalto. “Lula fez como são Francisco de Assis, que ficou célebre na história ao beijar os hansenianos. Ele (Lula) fez o que Jesus Cristo também faria, amar um irmão mais desamparado”, disse dom Cláudio.”
Parabéns Lionço. Você está por dentro da historia.
Caro João Evangelista … já fiz vários comentários sobre a situação da Igreja … … … no caso do Brasil, não podemos nos esquecer que havia um acordo Roma-Lisboa em que meia Terra a ser descoberta foi dada a Portugal; e o Rei (depois Imperador) tinha o Direito de interferir nas nomeações – o chamado Padroado!!!
Só com a Proclamação da República é que o Estado parou de interferir nos assuntos da Igreja; claro que esta perdeu muito poder com a separação Estado-Igreja.
A Igreja não autorizou partidos políticos católicos – e foi perdendo cada vez mais o contato com o Poder … e foi chegando cada vez mais perto dos sem poder.
Capela esta que Dilma desativou e nela instalou o seu “asponato”:
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=62803702456
quem é esse “jornalista” metido a intelectual?
Rogo a todos os leitores que leiam a matéria publicada logo depois deste artigo. Diz respeito a um diálogo entre o ex-presidente da República Lula da Silva e o ministro da Suprema Corte da Justiça brasileira, Dias Tóttoli, no plenário da própria Corte e no dia em que a Corte dava posse a seu novo presidente. Leiam e me digam se nesta quadra da sua historia o Brasil não passa mesmo por um momento triste.
correções:
a – no item 5, a data certa é 4/4/2005;
b – o item 7 é de 28/05/2007.
…
8 – http://www.acidigital.com/noticias/cardeal-hummes-o-papa-bergoglio-ja-era-um-francisco-antes-de-chegar-a-roma-36941/ … é de 06 Ago. 13:
“Em 16 de março, na audiência que concedeu a mais de 6 mil jornalistas de todo o mundo, o Papa Francisco explicou a razão pela qual escolheu esse nome: “durante as eleições, eu tinha ao meu lado o Arcebispo Emérito de São Paulo e também Prefeito Emérito da Congregação para o Clero, o cardeal Claudio Hummes: um grande amigo! E quando a coisa ficava um pouco perigosa, ele me confortava”.
Naquela oportunidade, o Papa assinalou que “quando os votos subiram a dois terços, veio o aplauso costumeiro porque havia sido eleito o papa. E ele me abraçou, me beijou, e me disse: ‘Não se esqueça dos pobres’”.
“Essa palavra entrou aqui: os pobres, os pobres. Logo pensei em Francisco de Assis. Depois eu pensei nas guerras, enquanto o escrutínio prosseguia até a contagem de todos os votos. E Francisco é o homem de paz. E assim veio o nome no meu coração: Francisco de Assis”.”
9 – o noticiário deixa bem claro que Francisco Pedro é amigo de Dom Hummes; que é amigo do Lula … e daí, né???
…
10 – na sucessão de São João Paulo II, o Espírito Santo inspirou a eleição de um doutrinador … não é comum Papa, ex-Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição!!!
…
11 – mais incomum ainda … e a declaração do Emérito … https://fratresinunum.com/2016/09/14/bento-xvi-ultimo-papa-tudo-e-possivel-diz-ele-o-que-nao-contaram-sobre-o-livro-de-ratzinger/: “Pergunta Peter Seewald a Bento XVI: “O senhor conhece a profecia de Malaquias, que na Idade Média, compilou uma lista de futuros pontífices, prevendo também o fim do mundo ou pelo menos o fim da Igreja. De acordo com esta lista, o papado terminaria com o seu pontificado. E se o senhor fosse, efetivamente, o último a representar a figura do Papa como conhecemos até agora”?
A resposta de Ratzinger é surpreendente: “Tudo é possível”.”
Lula virou o país do avesso, e não sei se conseguiremos ter a resiliência necessária para voltarmos à normalidade, mesmo a longo prazo.
O PT nos deixou com chagas profundas na complexa e de altos contrastes composição social do povo brasileiro, que não acredito voltarmos a apoiar no futuro um governo eleito pelas desconfianças que sempre nos acompanharão depois da era lulopetista!
Jamais seremos os mesmos, e tais mudanças não foram para melhorar, pois ocasionaram a cisão na unidade nacional, condição imprescindível para um país se desenvolver e possibilitar que o povo cresça junto, acompanhe o progresso e dele se beneficie.
Lula e seu grupo de criminosos, denominado Partido dos Trabalhadores, quebraram os elos que nos unia como uma corrente popular poderosa, e nos fragilizaram, dividindo-nos em pedaços, sem a coesão necessária para a finalidade do desenvolvimento, sem a resistência adequada para nos tirar do lamaçal que nos encontramos, sem poder nos rebocar do atoleiro porque se tornou pequena, e não amarra os para-choques, não os aproxima, então continuaremos no barro por muito tempo, parados, inanimados, padecendo.
Por mais que Lula vocifere a sua inocência, a pergunta que não se encontra resposta é qual seria a vantagem que a Polícia Federal e o Ministério Publico Federal, que fizeram as denúncias contra o ex-presidente, iriam ganhar se as provas e as investigações não fossem arrebatadoras e consistentes?!
Que raio de perseguição é esta, e por quê?!
A pergunta responde a si mesma: Lula mente, tenta enganar, tenta se fazer de vítima, tenta mais uma vez mudar a realidade!
Agora, tais graves denúncias apresentadas na mídia nacional, precisam ser levadas a efeito, ou seja, Moro deve aceitá-las e processar Lula, aplicando a pena condizente com os crimes cometidos, sob pena de a Justiça brasileira demonstrar para o Brasil e mundo que é somente pantomima, não é justiça, mas um teatro de baixa qualidade e representado por atores canastrões!
DESTA FORMA QUE A ACUSO, ATÉ ESTE MOMENTO, DE TENDENCIOSA, pois NENHUM PARTIDO QUE TEVE SEUS MEMBROS ENVOLVIDOS NOS ROUBOS DA PETROBRÁS, QUE REDUNDARAM EM “DOAÇÕES”, DEVOLVEU UM CENTAVO QUE FOSSE AOS COFRES PÚBLICOS!!!
Portanto, a “Justiça” brasileira está comprometida com o crime quando praticado por parlamentares, e se mostra indigna, até o presente momento pela sua omissão, politização, e pender a balança para onde seus interesses e conveniências mais pesarem!
Enquanto os partidos que receberam doações advindas dos roubos da Petrobrás, fundos de pensão, empréstimos consignados, BNDES, não devolverem o dinheiro do povo, do patrimônio da população, do país, não temos Justiça, mas uma turma que se fantasia de magistrado, com uma capa preta a esconder suas reais e sub-reptícias intenções!
E a observação importantíssima do Dr.Béja quanto à intimidade e linguajar de Lula com dois ministros do STF, da nossa mais Alta Corte, simplesmente comprova esta minha preocupação, pois é absolutamente inadmissível a relação amistosa existente entre um criminoso, Lula, com dois magistrados do Supremo Tribunal Federal, dando a entender que entre os primeiros escalões dos Poderes constituídos, a lei, a seriedade, a honestidade, probidade, imparcialidade, isenção, NÃO SÃO CONSIDERADAS!
Portanto, ou nos locupletamos todos ou que se abram os portões dos presídios brasileiros!
Pois é Bendl, e este não é um país que atravessa um triste momento da sua história? Momento de infelicidade e tristeza? E ainda tem gente, de alta linhagem e descendência, que lança contra o Papa Francisco acusações injuriosas que nem mesmo seu mais notável ascendente aceitaria e reprovaria com dedo na cara de que as escreveu.
Caríssimo Dr.Béja,
De fato, o momento é lamentável para o país e povo brasileiro!
E afirmo – certamente vai trazer discussões – que, se antes havia princípios e valores, o PT os destruiu, impondo a sua política abjeta e deplorável no meio político e na administração central, culminando que seus propósitos ultrapassaram as fronteiras do permitido, e se transformaram em meios de atingir a manutenção do poder e o enriquecimento do partido e dirigentes!
Disse eu em comentários anteriores, que Lula é um indivíduo amoral, sem limites éticos, e que trata de dar o seu recado com a maneira que entende ser mais prática, e que lhe traga resultados.
Foi assim quando dirigente sindical com o seu sindicalismo de resultado, pouco importando o modo como obtido os acordos trabalhistas.
E repetiu esse comportamento na presidência e, agora, acusado de crimes os mais variados.
Portanto, vê-lo discursar palavras desconexas, julgando-se perseguido político, nada contra, porém estar acompanhado de senadores e deputados federais lhe dando apoio neste momento que se desnuda Lula, e se percebe uma pessoa comum, sem poderes mágicos, sem asas, que sucumbiu às tentações do poder e, mesmo assim, acompanhado de uma claque de gente que ganha milhões de reais ao ano, os parlamentares, não só a tristeza é enorme como a revolta e indignação são maiores ainda, Dr.Béja!
Outro abraço.
Mais saúde e mais Paz!
Não entendo tanto cuidado com as críticas ao papa, Carlos Newton.
Será que não se pode nem classificá-lo em com o adjetivo que indica “uma pessoa que simula agir de acordo com os interesses populares”, ou com o outro que indica a “pessoa que se arroga em defensora dos interesses das classes de menor poder econômico, a fim de conquistar a simpatia e a aprovação popular”, como eu fiz e você censurou?
Os papas eram infalíveis e João Paulo II acabou com isso. Será que Francisco agora inventou a inatacabilidade papal?
Caro Ricardo Froes … Sds.
São João Paulo II não acabou com a Infabilidade Papal, que é Dogma … Que se aplica em situações restritas.
Não é comportamento elogiável para um católico, atacar autoridade; quanto mais um Papa.
Quando não havia partido político, os profetas denunciavam os desvios da LEI praticados por reis, sacerdotes e povo.
Lionço:
Talvez eu tenha carregado nas tintas dizendo que João Paulo II tenha “acabado” com a infalibilidade papal, dogma adotado por Pio XIX, bem recentemente até, em 1870. Acontece que em Fides et Ratio, encíclica de João Paulo II, o assunto foi abordado e criticado por ele, dando muito o que falar nos meios eclesiásticos à época. Talvez por ter isso em mente eu tenha exagerado e decretado seu fim precoce. Aliás um dogma que é, paradoxalmente, discutível já não vai lá das pernas.
Quanto às críticas, entendo que Fiuza foi agressivo, no entanto, não vejo motivo para tanta indignação, que chegou ao exagero aqui, censurando o comentário onde eu atribuí a Francisco um caráter demagógico e populista. Estão querendo canonizar Francisco em vida?
E outra coisa, Lionço, se você diz que “não é comportamento elogiável para um católico, atacar autoridade”, eu digo que não é comportamento elogiável para um papa tomar partido nos assuntos políticos de um país, principalmente falando em nome de uma religião, já que ele pediu a proteção de Nossa Senhora para “um momento triste” no Brasil.
Ou bem Francisco é um líder religioso ou um líder político, os dois não dá. Fica mais para Corão do que para Bíblia.
Caro Ricardo Froes … entendo tuas ponderações … este assunto vai ficar cada vez mais atual!!! infelizmente, a Igreja entrou em perigosa situação ao se declarar preferencial aos pobres … Jesus dava preferência a qualquer pecador, independente de ser pobre ou rico … … … e o próprio Jesus afirmou que o PECADO DO MUNDO é não crer que ele seja o UNGIDO de Papá, né???
Este Papa é muito especial, sua importância para a História da Humanidade será lembrada para sempre. Se o Papa errar, e já admitiu que não é infalível, aceitaremos críticas a ele. Mas dessa forma, não. Só publicamos a matéria da Época que fosse contraditada, porque conhece pessoalmente e Papa e com ele se relaciona por e-mail. Está abalizado para falar.
Atribuir ao Papa posicionamentos que ele não tomou, em defesa do tal golpe, para mim é demais. Que Deus os perdoe.
CN
Eis 3 situações bíblicas … todas com São Paulo Apóstolo e seu relacionamento com Cefas (São Pedro, primeiro Papa), com Sumo Sacerdote (judeu) e com Pontifex Maximus (Imperador romano):
1 – “9. Tiago, Cefas e João, que são considerados as colunas, reconhecendo a graça que me foi dada, deram as mãos a mim e a Barnabé em sinal de pleno acordo: 10. iríamos aos pagãos, e eles aos circuncidados. Recomendaram-nos apenas que nos lembrássemos dos pobres, o que era precisamente a minha intenção. 11. Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe francamente, porque era censurável. 12. Pois, antes de chegarem alguns homens da parte de Tiago, ele comia com os pagãos convertidos. Mas, quando aqueles vieram, retraiu-se e separou-se destes, temendo os circuncidados. 13. Os demais judeus convertidos seguiram-lhe a atitude equívoca, de maneira que mesmo Barnabé foi levado por eles a essa dissimulação. 14. Quando vi que o seu procedimento não era segundo a verdade do Evangelho, disse a Cefas, em presença de todos: Se tu, que és judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, com que direito obrigas os pagãos convertidos a viver como os judeus? (Gl 2)
…
São Paulo e a atitude (não doutrina) equívoca de São Pedro!!!
2 – “1. Paulo, fitando os olhos nos membros do conselho, disse: Irmãos, eu tenho procedido diante de Deus com toda a boa consciência ate o dia de hoje… 2. Mas Ananias, sumo sacerdote, mandou aos que estavam ao seu lado que lhe batessem na boca. 3. Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá também a ti, hipócrita! Tu estás aí assentado para julgar-me segundo a lei, e contra a lei mandas que eu seja ferido? 4. Os assistentes disseram: Tu injurias o sumo sacerdote de Deus. 5. Respondeu Paulo: Não sabia, irmãos, que é o sumo sacerdote. Pois está escrito: Não falarás mal do príncipe do teu povo (Ex 22,28). (At 23)
Que mal fez este Jesuíta que entregou sua vida à propagação do Evangelho e nela perseverou? Que mal fez Jorge Mário Bergóglio às pessoas? Que mal fez sua visita ao Rio de Janeiro? Francisco merece ser “classificado” como se fosse um meliante ou um objeto ou pertence a categorias para etiquetamento? Ou merece ser “tratado”? E tratado com reverência?
Que simulação cometeu Francisco? Por que qualificar Francisco como “arrogante”?, sim, porque “pessoa que se arroga….”, arrogante é. Desde quando Francisco se proclamou “infalível”?
“Quem sou eu para impedir que um gay receba o sacramento da comunhão ou que duas pessoas do mesmo sexo tenham afeto uma pela outra?.
Um Papa que diz isso — como disse Francisco e o mundo ouviu — externa ser ele infalível?
Quem somos nós para julgar Francisco, a não ser devotar-lhe todo o nosso amor, todo o nosso carinho, respeito e admiração.
Nas mensagens que me envia ele começa sempre assim:
“Olá, Jorge”.
E na despedida, apenas escreve:
“Franciscus”.
Certa vez lhe pedi uma bênção e Francisco recomendou que eu lesse uma passagem da Biblia que ele indicou e acrescentou: “eis aí a bênção que Jesus derrama sobre você, Jorge”.
Meu caro Bejá, o papa para mim é tudo isso que o Fiuza falou.
Meu caro Ronaldo Braga. Todos vocês venceram o debate. Anos atrás, nosso editor Carlos Newton estava participando de um debate ao vivo na TVEducativa e foi veemente.
Neste momento, o nobre jornalista Raul Giudicelli que também participava daquela mesa redonda, virou para seu amigo e disse: “Carlos Newton, não queira nunca vencer qualquer debate”.
Carlos Newton contou essa passagem aqui na TI. E eu aprendi com ele. E nunca mais esqueci desse conselho de Giudicelli a CN. Daí, digo que todos vocês venceram esse debate a respeito do Papa Francisco.
Mas continuarei na companhia de Francisco. Me sinto mais seguro, forte e com outra visão sobre a vida, sobre o próximo. Basta esse fato de um Papa se comunicar comigo por e-mail. Tudo que aprendi com os monges beneditinos e os sacerdotes salesianos entrou em mim e nunca mais saiu. E eles me ensinaram a respeitar a pessoa do Papa, seja quem for. Ele é o chefe da Igreja:
“Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. As portas do inferno não prevalecerão contra Ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus. Tudo que ligares na terra será ligado nos céus e tudo que desligares da terra, será desligado nos céus” ( Mateus, 16,18 ).
E que Deus a todos nós proteja e ilumine. Os percalços e as vicissitudes da vida a todos alcançam, inexoravelmente. Feliz aquele que estendeu a mão ao próximo para amenizá-las.
Queiram-me bem, porque a todos vocês devoto todas as minhas forças, meus pensamentos e lhes dou tudo do pouco que possuo.
Jorge Béja
Caro CN, antes de mais nada, sou fã do Papa Francisco, da sua flexibilidade ao falar de vários tabus, inclusive se posicionando.
Achei desnecessária a agressividade do jornalista e repudiei o texto. Sou uma pessoa que defende suas idéias, sabendo respeitar aos demais. Respeitar no entanto não significa endeusar. Nenhum homem aqui na terra pode ser endeusado, nem o Papa. A Igreja católica já passou por todas as etapas pelas quais hoje passam as evangélicas, por exemplo.
E neste momento, em que fatos estão sendo desconsiderados por fanatismo ideológico, não podemos negar o apoio da CNBB a Dilma, PT e MST. Também não podemos apagar palavras ditas pelo Papa Francisco, se referindo à situação do Brasil como golpe de estado. Basta procurar na internet e encontrarão vários artigos a respeito. Abraços.
“Once again, it did not go unnoticed that the Pope, in a conversation with the head of the CELAM (the Latin American Episcopal Council) in the Vatican during the month of May, expressed particular concern for the social problems of Latin America, the growing poverty, and tensions in various countries such as Venezuela, Bolivia, Brazil and Argentina. In this context, Francis had spoken of a possible “white coup” that could occur in some countries.”
http://www.lastampa.it/2016/08/20/vaticaninsider/eng/world-news/the-pope-wrote-to-rousseff-against-the-backdrop-of-the-crisis-in-brazil-1SVHQZEpyc569RUdlYsGkP/pagina.html
“He is worried about the social, economic and political conflicts in Venezuela, Brazil, Bolivia and Argentina. There could be some ‘soft coup d’état’ in some countries.”
http://www.buenosairesherald.com/article/214769/francis-concerned-about-conflicts-in-latam
Desculpe, Teresa Fabrício, mas você foi induzida a erro. O Papa jamais se referiu a um golpe de estado ou golpe branco. Esta versão foi de um site católico europeu, sem ligação com o Vaticano e que visa ao lucro (nunca vi um site com tantos anúncios…). O redator da matéria introduziu uma frase no texto, que acabou sendo atribuída ao Papa e foi repetida em jornais de diversos países. Foi uma armação, Teresa, e na época desmentimos tudo aqui na TI. Se o Papa realmente tivesse se referido alguma vez a um golpe de estado no Brasil, teria sido um escândalo internacional de verdade. Não se pode acreditar em tudo que sai na internet. Muitas vezes é preciso haver tradução simultânea.
Abs.
CN
Obrigada pelo esclarecimento. Não acredito em nada que leio, sem ir conferir, neste caso era difícil saber quem então postou a mentira primeiro.
Desculpe, postei meu comentário no lugar errado, era para estar debaixo do comentario do CN.