Com a prisão, Lula está fora da política e o PT precisa decidir o que fará na eleição

Resultado de imagem para juiz moro e lula

Charge do Paixão (Gazeta do Povo)

Carlos Newton

Sites da grande mídia, portais e blogues fervilham com a notícia do decreto de prisão do ex-presidente Lula da Silva.  O advogado de defesa Cristiano Zanin dá seguidas entrevistas dizendo que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região tomou uma “decisão arbitrária” ao enviar na tarde desta quinta-feira (dia 5) um ofício ao juiz Sergio Moro que autoriza a prisão do político petista.

“Estão contrariando a própria decisão do tribunal do dia 24, quando os três desembargadores determinaram que a prisão só poderia acontecer depois de exaurida toda a tramitação em segunda instância. Estamos dentro do prazo. Ainda temos os embargos dos embargos e a possibilidade de recursos extraordinário ao STJ e extraordinário ao STF”, disse Zanin.

JUS SPERNIANDI – Nada de novo. A defesa de Lula está apenas exercendo seu direito de lançar mão do chamado “jus sperniandi”, como se diz no linguajar forense. Os advogados podem espernear à vontade, mas há os fatos. Na verdade, ao determinar o cumprimento da pena, o TRF-4 recomendou que a 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba executasse logo o acórdão, porque a defesa de Lula costuma lançar mão de recursos meramente protelatórios, como os “embargos dos embargos”, mesmo em caso de decisões unânimes do colegiado.

Portanto, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª ,  não exorbitou em nada. Pelo contrário, apenas cumpriu estritamente a ordem expressa pelo TRF-4. Como juiz originário da causa, Moro é o executor da sentença.

Poderia ter determinado prisão domiciliar para Lula, mas preferiu a chamada detenção em “Sala de Estado Maior”, deixando o condenado em melhores instalações e sem contato com os demais prisioneiros, inclusive seus delatores, tipo Léo Pinheiro, da OAS, e Antonio Palocci, ex-chefe da Casa Civil. 

LULA ACABOU – A grande consequência da prisão é a suspensão dos direitos políticos de Lula, que se torna inelegível e não pode nem votar. Diante disso, o PT precisa dar um freio de arrumação e decidir como evitar que prossiga a derrocada do partido.  Se depender de Lula, o candidato será Fernando Haddad, mas não  leva a menor chance. O outro possível candidato, Jaques Wagner, também está em fim de carreira, será um fracasso anunciado.

Lula sempre foi concentrador e tirânico, conseguiu evitar que surgisse outra liderança no partido, capaz de lhe fazer sombra. O resultado está aí – um partido enorme e importante, mas sem candidato. Por isso, tudo indica que o PT precisará vir a reboque do PDT, com Ciro Gomes na cabeça de chapa, porque as outras possibilidades (Manuela D’Ávila, do PCdoB, e Guilherme Boulos, do PSOL) são candidaturas só para constar.

###
P.S.Ainda é cedo para avaliar, mas no quadro atual, dependendo das coligações, tudo indica que Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Alvaro Dias e Joaquim Barbosa estão em melhores condições nesta fase pós-Lula. Pessoalmente, não acredito em outras candidatos supostamente fortes, como Marina Silva e Geraldo Alckmin, porque parecem ser do tipo “cavalo paraguaio”.  (C.N.)

26 thoughts on “Com a prisão, Lula está fora da política e o PT precisa decidir o que fará na eleição

  1. Prisão flagrantemente ilegal. Há ainda recursos que podem ser ajuizados, interpostos na 2ª instância, ainda não houve o trânsito em julgado na 2ª instância. Um juiz de 1ª instância não tem competência para suprimir recursos previstos na legislação processual. Precipitação acentuada que denota afobação e falta de equilíbrio.

    • Lula foi preso.

      Agora falta o Temer ser cassado !

      A PGR Raquel Dodge terá que fazer a 3ª denúncia contra Temer.

      Caso contrário ela estará cometendo crime de prevaricação !!!

    • Sim, existem recursos. O último vai ser num Centro Espírita. Mas o único válido vai ser para o Diabo para requerer passagem para o Inferno.

  2. “Na quarta, o ministro Celso de Mello, ao votar vencido, reclamou dos colegas que chamaram “embargos dos embargos” de recursos protelatórios, que servem para atrasar o cumprimento da pena. Para o decano do Supremo, se os recursos estão previstos em lei, são direitos e podem ser exercidos. Os embargos de declaração estão previstos no artigo 619 do Código de Processo Penal, sem limites de quantidade”.

    Trecho de matéria do Conjur.

    • Caro Dr. Alverga … a Cidadã deu ao eleitorado o direito de escolher Monarquia ou República e Presidencialismo ou Parlamentarismo … ou seja: houve um plebiscito em que os cidadãos e cidadãs do Brasil, caso único na Terra, puderam escolher o que acontece desde Nimrod (primeiro Rei citado na Bíblia).

      Deste modo, a Cidadã tem de tudo … Absolutismo, Constitucionalismo, Presidencialismo, Parlamentarismo – tudo que a Revolução nos forneceu na História!!!

      Porém, foi escolhida a República Presidencialista … e o que não for atinente, não é constitucional!!!

    • Vai para a cadeia porque é um bandido condenado em todas as instâncias. Perdeu em todas e o placar está em 15 x 5. Só falta, agora, o salvo-conduto para o inferno para onde ele já deveria ter ido.

  3. Não houve afobação quando dilapidaram a Petrobrás e a União. Houve muito planejamento e calma. E não foi por falta de equilíbrio, mas intencional. Isso não foi nem em nome da ideologia, foi ganância mesmo. No Brasil, confiar na administração pública, cegamente, é cometer suicídio.

  4. O PT deixou de ser partido político há muito tempo. Pois tornou-se uma quadrilha criminosa da qual Lula é o chefe todo poderoso.

    Com a corretíssima e necessária prisão do chefe, a quadrilha certamente ficará sem rumo.

    O que é saudável ao país. Mas a luta contra a corrupção está apenas engatinhando. Há muito trabalho pela frente.

    Outros criminosos dessa quadrilha precisarão ser alcançados pela justiça.

    E há outras quadrilhas também, como a do Vampirão, por exemplo. Ou a do Aécio.

    Há muito para ser feito. Muito mesmo! Mas desanimar, jamais!

  5. Quando assaltaram o país,alguns que aqui fazem comentários,não criticaram.
    Achavam que o maior ladrão da história da humanidade podia tudo,roubar,mandar matar,mentir,enganar.
    Agora vem com papinho furado apenas com o intuito de defender seu ídolo ladrão.
    Cadeia é pouco para esse facínora.

  6. Os ministros do STF que votaram a favor do HC de Lula, caso tivessem esse cuidado com as leis, essa dedicação, esse “senso de justiça”, surpreendentemente com um ladrão e genocida, o país estaria em patamares avançados de desenvolvimento!

    Marco Aurélio, Lewandowski e Celos de Mello, demonstraram pateticamente que estavam trabalhando por Lula, que tinham sido contratados pelo meliante!

    Quando Rosa Weber anunciou o seu voto, Aurélio e Lewandowski tiveram chiliques!

    Deprimente a cena de dois magistrados que se mostraram decepcionados com a colega, que imaginaram que ela os acompanharia no voto tendencioso e parcial favorável ao HC do delinquente.

    Mas, Aurélio está à espreita, conforme um pedido que lhe chegou às mãos para julgá-lo.

    E, pode, monocraticamente, decidir pela liberdade de Lula, contrariando o Plenário do STF.

    Caso esta afronta acontecer, o “fala cansado” terá problemas, pois o brasileiro não vai aceitar pacificamente esse vai e vem de decisões do STF mediante a forma como seus ministros acordam pela manhã ou simpatias por este ou aquele “paciente”.

    Aurélio caminha na corda bamba, e se sabe de antemão que não tem bom equilíbrio.
    O tombo poderá prejudicá-lo.

    • Caro Bend,
      Você tem toda a razão. É impressionante a admiração que alguns ministros do STF tem pelo Lula.
      Reitero o que venho dizendo: só o STF, através de alguns ministros tem poder para abafar a Lava Jato.
      Um abraço.

      • Caro Nélio Jacob … tenho reiterado há tempos que não há como abafar a Lava Jato … até as FFAA andam confirmando a Institucionalidade – onde cada Instituição cumpre seu dever!!!

        É por isso que é bom ir começando a Pacificação … certamente que será processo longo; porém, a outra alternativa – qual é???

        Abraços.

        • Caro Lionço Ramos Ferreira,
          Se entrar em pauta a discussão e julgamento sobre a prisão em segunda instância e for aprovado que o réu não pode ser preso após a condenação em segunda instância, a meu ver estará comprometido o trabalho do MP e da Lava Jato.
          Um forte abraço

  7. Lula não acabou. Se dirceu preso auxiliou o partido, imagina lula? Ele vai continuar fazendo a mesma coisa de sempre, mesmo preso em sua casa, que é onde deve ser mandado nos próximos dias.

    • É bem provável que o Lula mesmo preso venha a comandar o PT e seus aliados, assim como fazem os chefes do tráfico.
      Bandido é bandido, fora ou dentro da cadeia.

  8. Caro CN … Bom dia!

    O processo de Pacificação na Colômbia continua, ver https://exame.abril.com.br/mundo/colombia-aprova-lei-de-anistia-para-ex-guerrilheiros-das-farc/

    Creio que precisamos fazer algo parecido em Pindorama … na Colômbia, tem sido demorado … … … parecido com a distensão lenta gradual segura de Geisel, que me incentivou a me candidatar a deputado federal pelo MDB-RJ em 1974.

    Fica a repetição da sugestão … Abraços.

    • A notícia acima é recente … 2 mar 2018 … quem ler constatará que é uma Pacificação demorada; porém, estão se entendendo!!!

      Fiz de tudo para que não houvesse o PT x PMDB … e continuo achando que ainda se entenderão!!!

      Alegria!!!

      • A direita, opositora deste acordo com as FARC, VENCEU as últimas eleições de lavada no dia 11 de março. O povo mostrou que não concorda com a anistia que certamente será modificada no seu devido tempo. Sua notícia está defasada.

        • Prezado José Augusto Aranha … temos em https://brasil.elpais.com/brasil/2018/03/12/internacional/1520820307_562901.html … Urnas punem FARC por meio século de guerra
          Partido político herdeiro da antiga guerrilha, com 10 vagas asseguradas no Congresso graças ao acordo de paz, recebe menos de 100.000 votos na primeira eleição legislativa que disputa … 13 MAR 2018 … “Mas, ao final da jornada, a segunda mensagem ficou clara na sede dos Los Comunes, o quartel-general da organização: ainda resta um longo caminho a percorrer até a completa reconciliação nacional.”

          É sobre isto que estou comentando … longo caminho!!!

          Meu amigo, em 1974 não sabíamos se Geisel era sincero com a distensão … e corremos risco!!! e não estou gostando de ver as FFAA se pronunciando novamente … não desejo que saiamos da Redemocratização!!!

          Entendeu??? Abraços!!!

  9. Newton, é possível que haja uma surpresa até amanhã vindo para o PT um novo político. A prisão de Lula pode ter impedido esse acêrto. Acho que com o PDT o PT só vai se encontrar no segundo turno. “Sê por azares da sorte” um dos dois chegar lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *