Justiça anula provas e encerra processo de Rosemary Noronha, amante de Lula

TRIBUNA DA INTERNET | Lula pressionou OAS a ajudar Rosemary, a  'segunda-dama' da República, diz delator

Charge do Boopo (Arquivo Gloogle)

Deu na Folha

A Justiça Federal em São Paulo considerou nulas as provas obtidas na Operação Porto Seguro da Polícia Federal, que investigou um suposto esquema de venda de pareceres em órgãos do governo federal, e encerrou ações penais do caso que tinham como réus a ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha, o ex-senador Gilberto Miranda e o ex-advogado-geral adjunto da União, José Weber de Holanda Alves.

Também eram réus os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, ex-diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), e Rubens Vieira, ex-diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e o ex-auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Cyonil Borges.

VÁRIOS CRIMES – Os réus eram acusados dos crimes de corrupção, tráfico de influência, formação de quadrilha e falsidade ideológica. O caso ganhou notoriedade pelo posto que Rosemary ocupava na administração petista e pela proximidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A decisão de encerrar os processos criminais foi tomada pelo juiz substituto da 5ª Vara Criminal Federal de São Paulo Rodrigo Boaventura Martins nesta segunda-feira (18). A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o magistrado, a medida era necessária em virtude de julgamento anterior do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que havia anulado as intercepções telefônicas e telemáticas e a quebra de sigilo bancária realizadas na investigação da PF.

FUNDAMENTAÇÃO – De acordo com o entendimento do STJ, a decisão judicial que havia autorizado as ações policiais no início das apurações teve fundamentação insuficiente.

Para o juiz da vara criminal, as provas obtidas em investigações posteriores que tiveram base nas interceptações e quebra de sigilo também deveriam ser anuladas. Martins aplicou um entendimento consolidado nos tribunais brasileiros de que as medidas decorrentes de provas ilegais também devem ser consideradas ilícitas, ou seja, uma irregularidade em uma ação policial “contamina” todas as evidências posteriores que dependeram dela para vir à tona no processo.

O juiz avaliou que, sem as provas anuladas, as denúncias da Procuradoria perderam sua base principal e decidiu então encerrar as causas. Cabe recurso do Ministério Público Federal.

BUSCAS NO GABINETE – A Operação Porto Seguro foi deflagrada em novembro de 2012 e incluiu buscas na sede da Presidência da República em São Paulo. Na época, a presidente era Dilma Rousseff.

Nos mandatos de Lula (2003-2010), Rosemary também foi nomeada para cargos de assessoria, como chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.

Desde a época da abertura da ação, a defesa da ex-assessora tem negado as irregularidades.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
  – A matéria da Folha, sem assinatura, é vergonhosa. Chama Rosemary de ”assessora” de Lula, quando na verdade era amante dele desde a década de 90. Assim que tomou posse, o presidente criou o elevado cargo de DAS para a amante, com escritório, assessoria, motorista, carro oficial e cartão corporativo, tudo pago pelo contribuinte, e ainda contratou a filha dela, que ninguém sabe se também é filha dele e seria um bebê de Rosemary. No Reino Unido, seria um caso Profumo elevado à última potência, no Brasil é normal. E até agora o Supremo não revelou os gastos do cartão corporativo nas 34 viagens românticas que Rose fez para o exterior no AeroLula. Ah, Brasil… (C.N.)    

15 thoughts on “Justiça anula provas e encerra processo de Rosemary Noronha, amante de Lula

  1. A justiça brasileira é a maior aliada do crime organizado. Essa rapariga teve o descaramento de decorar o mobiliário do “motel” presidencial que ela administrava em SP com a imagem do Luís Inácio que, conforme delação do “Pollo” Carvajal na Espanha, é um dos chefões do narcotráfico sul-americano. Lula é o responsável direto pelo aparelhamento da dessa “justiça” com notórios advogados do narcotráfico e juizes venais e corruPTos.

    • É verdade,!
      Tdo dominado pela bandidagem que definimos com o aval dos “homens da lei” .

      Mais vergonhoso, impossível.

      São coisas desse tipo que afundam um país, que outrora respeitado, passa ser motivo de chacota para todo o mundo civilizado.

      Luiz Inácio é algo desprezível..
      Sao

  2. A corrupção no Brasil virou INSTITUIÇÃO; e é a mais forte do país. As decisões judiciais, em todas as instâncias, provam isso.

    O cidadão que elaborar uma placa contra a corrupção será punido.

  3. Digam o que quiserem, meu candidato é Ciro Gomes, um homem inatacável ! Mas, apesar de tudo o que foi dito, LULA ainda é um trilhão de vezes melhor do que esse moleque boçal que (infelizmente) preside essa desgraçada nação !

    • Exato, amigo De Marco. Para ser feliz é preciso ignorar tudo o que acontece à nossa volta. Por isso, somos felizes em determinados momentos. Ontem fiquei feliz, porque conseguimos salvar uma cachorrinha acometida de parvovirose, uma doença tenebrosa.

      Abs, amigo, e felicidade a todos.

      CN

  4. Só mais um caso onde a verdade demora mas aparece.
    Acusar sem provas é um desserviço à justiça. Fica parecendo que TODOS os seres humanos são criminosos MENOS eu.

  5. e li artigo defendendo a imprensa, falando da necessidade dela, mas não é desta “imprensa” que precisamos, escreve-se uma matéria sem autor, como diria o Bóris Kasoy, é uma vergonha. Ou como costuma dizer o C.N., piada do ano. Incrível como a Folha Caipira ainda tem leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *