Karl Marx errou ao conceituar a religião como o ópio do povo?

Resultado de imagem para karl marx frasesAntonio Rocha

Certa vez, conversando com um psicólogo freudiano, ele me disse que, segundo Freud, “em tudo na vida há um ganho”. Mesmo na pior miséria, pode ser ganho interior, exterior, emocional etc. E quando o tema abordado é o ganho social do povão, da massa, há um ditado popular que afirma: “Fulano partiu dessa para um mundo melhor”. Essa crença deriva da ideia cristã de que do outro lado da vida há algo melhor – e escrevo sobre isso com todo respeito ecumênico.

Então, o ganho dos mais humildes é saber que vão sofrer muito nesta vida, mas depois ficarão eternamente nos céus. Tenho até ouvido comentários, nas ruas, de pessoas que falam assim: “Ah! Jesus volta logo”. Ou seja, estão esperando o retorno de Cristo, justamente porque se acomodaram nessa noção cristã.

NO DESCAMINHO – Alguns, que não acreditam muito nessa história, acabam indo para a criminalidade, para a política, outros até utilizam o Evangelho para se dar bem. Logo, não seria a religião o verdadeiro “o ópio do povo”, como escorregou Karl Marx, ao analisar a obra de Hegel. O agente dessa aceitação dos infortúnios do povo seria o questionável tipo de ganho que escrevi acima, identificado por Freud.

Sem dúvida, essa acomodação religiosa faz com que os fieis troquem a felicidade aqui na Terra por algo discutível após a morte. E eles nunca se perguntam: “E se não for assim, ao pé da letra, como diz a Bíblia?”

Por fim, ressalvo novamente que são reflexões respeitosas que faço sobre os Credos.

16 thoughts on “Karl Marx errou ao conceituar a religião como o ópio do povo?

  1. Reflexão que pesa mais para o credo do mercado, e suas entranhas….

    Novo, éh? Freud era um babaca, cheirado!

    Mercado… Elis Regina (nossa genuína Rainha, de verdade, Sim Senhor! Amem!) explica, melhor que ninguém o mercado:

    “Alô alô marciano, a coisa tá ficando russa!!!”
    ….

    E assim sempre será! Até a hora do próximo RESET!

    Do 0 ao 0000
    Do 0,00 ao 0.000 y no más…

  2. Caro Antonio Rocha … Boa noite!

    Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C.[nota 1] e morreu por volta de 30–33 d.C.,[nota 2]

    Georg Wilhelm Friedrich Hegel (Stuttgart, 27 de agosto de 1770 – Berlim, 14 de novembro de 1831) foi um filósofo alemão.

    Karl Marx[nota 1] (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)[9] foi um filósofo, sociólogo, jornalista e revolucionário socialista.

    Sigismund Schlomo Freud[2] (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939[3]), mais conhecido como Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise.[4]

    Arno Allan Penzias (Munique, 26 de abril de 1933) é um físico estadunidense.

    Robert Woodrow Wilson (Houston, 10 de janeiro de 1936) é um físico estadunidense.

    Em 1965, Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson, do Bell Telephone Laboratories perto de Holmdel, New Jersey, construíram um radiômetro Dicke que pretendiam utilizar para experiências de radioastronomia e comunicação via satélite. O instrumento deles tinha um ruído térmico excessivo de 3,5 K que eles não podiam explicar, e após diversos testes Penzias se deu finalmente conta que aquele ruído nada mais era do que a radiação prevista por Gamov, Alpher e Herman e mais tarde por Dicke. Após receber um telefonema de Penzias, Dicke disse a famosa frase: “Gente, nos passaram para trás (Boys, we’ve been scooped)”.[13] Uma reunião entre as equipes de Princeton e Holmdel determinou que o ruído da antena era devido efetivamente à radiação cósmica de fundo. Penzias e Wilson receberam o Prêmio Nobel de Física de 1978 pela descoberta.
    … … …
    Até aqui – wikipedia.

  3. Tanto Jesus, quanto Hegel, Marx e Freud são pré-Penzias … este confirmou, sem querer, a existência da radiação cósmica de fundo.

    A outra era a teoria do Big Bang de Lemaître, defendida e desenvolvida por George Gamow, que introduziu a nucleosíntese do Big Bang (NBB)[42] e cujos associados, Ralph Alpher e Robert Herman, predisseram a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (CMB).[43] Ironicamente, foi Hoyle quem cunhou a frase que veio a ser aplicada à teoria de Lemaître, referindo-se a ele como “essa ideia big bang” durante uma emissão de rádio da BBC em março de 1949. Durante algum tempo, o apoio da comunidade científica ficou dividido entre essas duas teorias. Eventualmente, com evidências observacionais, mais notavelmente a partir de contagem de fontes de rádio, começaram a favorecer o Big Bang sobre o estado estacionário. A descoberta e confirmação da radiação cósmica de fundo de micro-ondas em 1965 garantiu o Big Bang como a melhor teoria da origem e evolução do universo. Muito do trabalho atual na cosmologia inclui a compreensão de como as galáxias se formam no contexto do Big Bang, compreendendo a física do universo em épocas anteriores e conciliando observações com a teoria básica.[24]

  4. Caro Antonio Rocha … as idéias expostas por Jesus, Hegel, Marx e Freud foram nos tempos em que a Ciência tendia ao Universo Estável … wikipedia: “Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram duas possibilidades distintas. Um deles era o modelo de estado estável de Fred Hoyle, no qual a nova matéria seria criada à medida que o universo parecia se expandir. Neste modelo o universo é aproximadamente o mesmo em qualquer ponto no tempo.[41]”
    … … …
    É fundamental entender que se há expansão é porque antes tudo estava mais junto etc

  5. Prezado Antônio Rocha: Importantes as considerações que o senhor fez. Com todo respeito à sua opinião, pelo pouco que sei e dentro de um espírito de diálogo ecumênico e inter religioso, acredito que este mundo possa melhorar e sei que deve começar por mim, já, aqui. Se cada um de nós procurar viver a “Regra de Ouro”, que consiste em “fazer ao outro o que gostaria fosse feito a mim” e “não fazer ao outro o que não gostaria que me fizessem”, o mundo já começaria a ficar menos triste, seria o melhor lugar do mundo, aqui e agora…E isto não é impossível, porque este princípio de convivência está presente em cada pessoa, talvez camuflado e coberto por escamas de egoísmo. E fico pensando que, se estivéssemos sob as ordens de Marx ou de outro ou outra semelhante a ele, não estaríamos submissos a uma outra espécie de “ópio” ou ódio? Somos produtos de herança genética e cultural e não podemos mudar o passado. Não há este túnel do tempo. Se neste momento presente temos esta realidade de mundo, imaginemos como estaria se não tivéssemos tido os ensinamentos cristãos ou os de outras religiões tradicionais que pregam o Amor prevalecendo sobre o egocentrismo, o barco já teria naufragado. Pensemos no que é possível fazer. Com respeito, um abraço!

      • Justamente!
        O Brasil hoje é parecido! São 2 países, duas raças digladiando por poder.

        Num país que, depois da era Lula, ficou parecendo ter somente duas cores…

        Odebrecht e JBS levaram o nosso verde e nosso amarelo.
        A tchurma vermelha do chefão Lula ‘pretejou’ tudo…
        E Dilma descoloriu o que faltava roubar…

  6. Caro Antonio Rocha … está lá: “Abraão, porém, replicou: – Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento”. (Lc 16,25)

    Seria então o nosso viver um negativo a ser revelado no outro mundo???

    Gozo agora – tormento depois!
    Tormento agora – gozo depois?

    Abraços

  7. Normalmente as citações de famosos em argumentações geralmente empobrecem o discurso. Se Freud disse que “em tudo na vida há um ganho”, disse uma enorme tolice, pois ganho é uma relação entre investimento e retorno. Ora, se uma pessoa tem câncer de pâncreas e com isso se torna mais humana, mais nobre, mais caridosa, não quer dizer que ela ganhou com a doença, ao contrário: teve perdas enormes!
    Mesmo Lord Kelvin, o grande Matemático e Físico, disse tolices inesquecíveis:
    1. “I can state flatly that heavier than air flying machines are impossible.” Hoje sabemos que máquinas voadoras mais pesadas que o ar são possíveis;
    2. “There is nothing new to be discovered in physics now.” No entanto sabemos que muito foi descoberto em Física depois de sua afirmação.
    É isso aí. Bom fim de semana.

  8. Caro Antonio Rocha … estão intensas as pesquisas sobre as origens e o fim

    http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/05/hawking-e-mais-32-fisicos-assinam-carta-em-defesa-da-inflacao-cosmica.html … 12/05/2017 – 16H05/ ATUALIZADO 16H0505 /

    Os físicos caçam os triângulos do Big Bang – HypeScience
    hypescience.com/triangulos-do-big-bang/
    Avaliação: 4 – ‎1 voto
    4 de mai de 2016 – Os físicos caçam os triângulos do Big Bang. Cerca de 13,8 bilhões de anos atrás, aconteceu o Big Bang: o nosso universo surgiu de uma …

    http://www.jornalciencia.com/fisicos-calculam-sinais-emitidos-fracoes-de-segundo-apos-o-big-bang/ … de Merelyn Cerqueira 3 meses atrás

  9. Também sobre o Fim:

    A aterradora morte do universo – HypeScience
    hypescience.com/morte-universo/
    Avaliação: 4,8 – ‎13 votos
    6 dias atrás – Físico teórico conta como buracos negros vão devorar tudo no dramático fim do nosso universo de acordo com os últimos estudos.

    http://www.gooru.com.br/a-assustadora-morte-de-nosso-universo/ … por Redação Gooru 16 de maio de 2017 16:28

    http://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/09/ciencia/1494343829_361139.html … “O universo terminará em um nada frio e escuro”

  10. Escreve o amigo: “O agente dessa aceitação dos infortúnios do povo seria o questionável tipo de ganho que escrevi acima, identificado por Freud.”

    Ora, os cientistas são céticos quanto ao futuro: “A astrônoma Catherine Heymans imagina um final desolador para o cosmos. Há 20 anos, sabe-se que o universo está se expandindo cada vez mais rápido, impulsionado por uma misteriosa energia escura. “Embora as galáxias permaneçam unidas, porque a gravidade é muito forte, as estrelas esgotarão seu combustível e se apagarão lentamente, e tudo terminará em um nada frio e escuro.””

    Esquece a astrônoma das radiações???

    Seria a radiação o negativo que será revelado no FIM???

  11. Os trabalhadores não são acomodados com a pobreza e não esperam em outra vida.

    Fazem tudo ao seu alcance, ralam demais, se qualificam, planejam, investem.

    O que os mantem na miseria sao obstaculos criados.

    Mas, enquanto houver vida, a esperança e a luta se mantêm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *