Legado da Copa: Governador e vice do Amazonas são cassados pelo TSE

Resultado de imagem para josé melo amazonas

Melo diz que vai recorrer, mas será logo afastado

Fabiano Maisonnave
Folha

Por 5 votos a 2, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ratificou nesta quinta-feira (4) a cassação do governador do Amazonas, José Melo (Pros), acusado de compra de votos na eleição de 2014, e determinou a realização de um novo pleito em até 40 dias. Ainda cabe recurso.

Com a decisão, Melo e o vice-governador Henrique Oliveira (Solidariedade) serão afastados assim que o TSE notificar oficialmente o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que cassara a chapa em primeira instância.

O presidente da Assembleia, David Almeida (PSD), assumirá o cargo temporariamente.

NOTA OFICIAL – Em nota, Melo disse: “Recebo com grande surpresa a decisão do TSE, que considerei injusta, pois não pratiquei nenhum ato reprovável. Respeito a decisão e vou aguardar a publicação do acórdão”.

Ainda de acordo com a nota, Melo está analisando com seus advogados “quais medidas serão adotadas”.

Melo foi condenado por ter se beneficiado de um esquema de compra de votos com dinheiro público por meio de um contrato com uma empresa de segurança para a Copa do Mundo de 2014, em que Manaus foi uma das 12 sedes.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Os votos pela cassação no TSE foram dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Herman Benjamin, Admar Gonzaga e Rosa Weber. Votaram a favor da manutenção do governador no cargo os ministros Napoleão Nunes, relator do processo, e a ministra Luciana Lóssio. Os portais de O Globo e da Agência Brasil publicam a mesma notícia, mas anunciando que haverá eleição direta. É estranho, porque cassação na segunda metade do mandato é seguida de eleição indireta, na Assembleia Legislativa. Por ter sido um equívoco da Assessoria do TSE. (C.N.)

6 thoughts on “Legado da Copa: Governador e vice do Amazonas são cassados pelo TSE

  1. Todos estes acontecimentos estão levando nosso país à loucura, onde o desemprego e a violência estão atingindo níveis inéditos em nossa História. E ainda temos um clima político de total radicalização. A greve de 28 de abril e os atos violentos e criminosos antecipam o que vem por aí. Por qualquer aspecto que se analise, é muito sombrio o futuro do Brasil.

  2. “É estranho, porque cassação na segunda metade do mandato é seguida de eleição indireta, na Assembleia Legislativa. Por ter sido um equívoco da Assessoria do TSE.”

    -Os nossos magistrados do Supremo estão com a mania de “dobrar” as leis de acordo com a cardápio do dia!!! Nem no jogo do bicho é assim tão bagunçado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *