Leonardo Boff alerta sobre o projeto de bases militares dos EUA na Argentina

Boff diz que os EUA querem recolonizar a América Latina

O Tempo
(Agência France-Presse)

O ex-padre brasileiro Leonardo Boff, um dos fundadores da Teologia da Libertação, alertou para a possível instalação de duas bases militares americanas na Argentina e denunciou “um projeto para recolonizar a América Latina”, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira (15).

“Assusta-nos muito que os Estados Unidos negociem com (o presidente da Argentina) Mauricio Macri duas bases militares, uma na Patagônia e outra na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, perto do maior aquífero do mundo”, declarou Boff ao jornal Página/12.

Em maio passado, o presidente Mauricio Macri enviou uma missão do ministério da Defesa para Washington para retomar o diálogo bilateral na área militar, virtualmente paralisado durante o governo de Cristina Kirchner (2007/2015). Na ocasião, o vice-ministro da Defesa, Angel Tello, admitiu o interesse que a cidade de Ushuaia (3.200 km ao sul de Buenos Aires) “se torne uma base logística para apoiar o trabalho científico na Antártida”, disse ele.

DENÚNCIA – Na semana passada, a deputada de oposição Alcira Argumendo (Projeto Sul, centro-esquerda) denunciou o plano de instalar as bases militares dos Estados Unidos em Misiones, nordeste da Argentina, na chamada Tríplice Fronteira, e Ushuaia, no extremo sul do país. “Não é por acaso que se pretende instalar uma base militar no norte, onde está o aquífero subterrâneo Guarani, a terceira maior reserva de água doce do mundo, e no sul é uma maneira de controlar a Antártida, porque existe outra grande reserva de água doce, mas congelada”, disse a legisladora.

Leonardo Boff, que foi padre franciscano até 1992, disse que “há um projeto para recolonizar a América Latina a fazer dela uma zona de exportação de commodities sem produtos de valor agregado. A América Latina forneceria os bens que não há em outros lugares”, acrescentou.

A questão das bases militares não foi abordada durante a recente visita a Buenos Aires do secretário de Estado americano, John Kerry, indicaram, sem excluir a existência do projeto, diplomatas de ambos os países consultados pela AFP.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGOs Estados Unidos já têm bases na Colômbia. Agora, querem instalar novas unidades na Argentina, inclusive na chamada tríplice fronteira (Brasil-Argentina- Paraguai).  Uma jogada muito esquisita, no mínimo, que merece repúdio total. (C.N.)

33 thoughts on “Leonardo Boff alerta sobre o projeto de bases militares dos EUA na Argentina

  1. Vai pra casa Genésio. Foste padre e o Ratzinger lhe deu um cala boca, lembras? Depois daquela ocasião você só divaga.

    Quando um ex-país chamado Venezuela, campeão do narcotráfico aqui nas portas de Roraima, rompe todos os liames democráticos, você não abre a boca, não é mesmo.

    Que venha essa e outras bases, por décadas ficaremos livres de comunistóides vagabundos.

  2. Pois vou dizer o seguinte:
    Se não fosse esta onda de esquerda e bolivariana que se estabeleceu nos países da Venezuela, Brasil, Bolívia, Equador, os americanos não estariam tão interessados em ter bases militares neste lado do mundo!

    Célebre por mal administrar qualquer nação, a esquerda idiotizada e imbecilizada por uma ideologia arcaica e retrógrada não sabe dar o valor devido às suas riquezas naturais!

    O que aconteceu com a Amazônia no governo do PT? Simplesmente entregue às mãos de ONGs as mais exóticas e interesseiras possíveis!

    E quanto ao Nióbio, o que fizeram Lula e Dilma, vendendo a preços abaixo do mercado e sob contratos particulares?

    Os americanos se preocupam consigo mesmos e com o seu país, resultando em observarem de perto o modo como esta ideologia de esquerda opera, governa, instalando suas bases militares onde acharem conveniente ou mais perto o possível dessas nações – obviamente com a concordância de governantes, como no caso da Colômbia, em face do tráfico de drogas -, que se deixaram dominar por um comunismo esclerosado, terminal, que não tem nada para oferecer ao povo de melhorias no aspecto social!

    Ora, na razão direta que esta esquerda retrógrada e apátrida governa com desleixo, desprezo e desvalorização as riquezas de seus subsolos, sabe-se lá o que não irá fazer com os aquíferos existentes na América do Sul, impelindo os Estados Unidos a tomarem medidas que futuramente vão garantir água para os americanos, indiscutivelmente, e depois para o resto do mundo!

    Alguém acha que estão errados?

    Ou errados somos nós, que nos deixamos conduzir por corruptos e desonestos, entreguistas, apátridas, em nome de uma ideologia genocida e miserável?!

    Quem pode acusar uma nação de defender seus interesses e proteger o seu povo?!

    Pois a esquerda comunista defende os interesses e conveniências do Politburo, de meia dúzia de espertalhões, e deixa o povo à mercê da pobreza, fome, doenças, e sem qualquer perspectiva de desenvolvimento pessoal, com a desgraçada alegação que todos somos iguais, menos os que governam, pois estes gozam das delícias do capitalismo e o conforto que oferece!

    Boff é um comunista falso, um divulgador de um evangelho falso, a sua teologia da libertação é falsa. A sua intenção é manter o povo manipulado, conduzido, condenado à miséria e a ter esperanças de uma vida melhor ou se pegar em armas ou depois da morte, ao lado de “deus”!
    Então prega radicalismos políticos e religiosos, que se misturam adequadamente para o que se propõe, a luta de classes e porque o Cristianismo optou por estar ao lado do pobre.

    Mentira torpe, pois Cristo andava com ricos e miseráveis, e sempre esteve acompanhado tanto dos necessitados quanto pelos abastados. Neste aspecto, um dos discípulos de Jesus, um homem rico, era José de Arimatéia, mencionado nos quatro Evangelhos!

    Boff se perdeu no tempo e no espaço, atordoado por uma teologia que não se sustenta espiritualmente e perturbado por uma ideologia que não se mantém materialmente, então a pobreza indiscutível de seus seguidores e mentes limitadas, condenadas à ignorância para que não se tornem dissidentes do culto elaborado pelo ex-frei ou o abandonam pela fragilidade de seus argumentos políticos e religiosos!

    Não sei se o crime maior de Boff estaria localizado na sua teologia da libertação ou na sua maneira de propagar o comunismo, ambas situações que diminuem o valor de cada pessoa perante a si mesma e à sociedade, pois impedem que estude e trabalhe, permanecendo em grupos denominados de movimentos sociais quando, na verdade, não passam de amontoados de indivíduos à disposição de espertalhões, servindo como massa de manobra para desestabilizar governos oposicionistas!

    Duvido que, Leonardo Boff, cínico e hipócrita, reclamasse se as bases militares fossem instaladas em solo sul-americano pelos russos ou por Fidel Castro!

    • Passei só para te dar um abraço, Bendl, porque mais que isso eu não posso fazer aqui, já que meus comentários somem misteriosamente.

      Fosse eu a chamar um colunista da Tribuna de cínico e hipócrita, meu comentário já teria sumido. Misteriosamente…

      Abração

      • Caro Froes,

        O comunismo desta esquerda brasileira, ladra, enganadora, ilusória, somente age em incultos e incautos, condenados a esta situação pelos governantes que se dizem “defensores do povo”!

        Olha o que fez o PT com a população e Brasil!?

        Interessante que os apologistas da esquerda berram que o PT nunca foi um partido de esquerda, mas de “direita”, em vã tentativa de salvar os pedaços que restaram depois de se ter quebrado o sonho de um governo com esta tendência política corrigir os males brasileiros, a esquerda, que finalmente chegara ao poder através de um ex-metalúrgico e ex-sindicalista!

        Esquecem que, se Lula de fato não era de esquerda, então as administrações degradantes dele e de sua criatura, Dilma Rousseff, os países que adotaram o comunismo ou massacraram seus povos, deixando-os na miséria e cerceamentos de suas liberdades ou assassinaram milhões, ou seja, morto por ter cão, morto por não tê-lo!

        Não tenho receio de usar expressões mais radicais contra esta gente, imbecilizada, idiotizada e robotizada, Froes, pois eles ofendem a razão, agridem a lógica, e não possuem exemplos que provem o que afirmam com relação à excelência de um regime comunista, invariavelmente totalitário, ditatorial, déspota, violento e genocida!

        Lula e Dilma praticaram esta violência contra o povo de forma indireta, negando-nos a segurança, a saúde, a educação, infraestrutura, desenvolvimento, e promoveram os maiores roubos contra o erário, fundos de pensão, estatais e até através de empréstimos consignados, que esta nação registra desde o seu descobrimento!

        Essa manipulação odiosa, de tirar de quem tem para dar a quem não tem, é uma forma condenável e detestável de manipular uma pessoa, menos de incentivá-la a trabalhar e estudar, e dar-lhe as condições para esta legítima independência, além de o Estado se apoderar da vida do cidadão!

        Ora, bolas, se trabalhamos mais de CINCO MESES para pagar impostos e sustentar a corte formada por ladrões, corruptos, desonestos, incompetentes, perdulários, irresponsáveis, omissos, inúteis e vagabundos deputados e senadores, esta política financeira e ignóbil partiu de Lula, de uma esquerda festejada a bebidas estrangeiras e caviar, a forma encontrada de manter o povo sob as rédeas de um governo que jamais foi democrata, mas sempre teve consigo a ânsia de permanecer no poder a qualquer custo, razão pela qual os roubos contra o povo e País, afora seus currais eleitorais mantidos mediante uma esmola denominada Bolsa Família, menos de promover condições para que esses milhões de brasileiros estudassem e tivessem trabalho, mas permanecessem em casa à espera de “benefícios” governamentais, então a dependência do Estado, desgraçadamente!

        Enfim, eis os grupos que se denominam de “movimentos sociais”, que não passam de meios usados pelos poderosos da esquerda com o intuito de iludi-los com projetos que beneficiem o povo, se na prática o que constatamos é desemprego, inflação, juros extorsivos, saúde pública inexistente, educação deixando a desejar, segurança um verdadeiro caos, e infraestrutura que jamais alcançaremos em nível adequado para escoar o que produzimos e de levar o desenvolvimento aos rincões deste país continental!

        A direita não fez o seu papel e, a esquerda, além de imitar a sua adversária, se mostrou muto mais corrupta e desonesta que a primeira!

        Teríamos, por acaso, candidatos de Centro às eleições em 2018?!

        Um abraço, Froes.
        Certamente está havendo mal entendidos com o Newton quanto aos teus comentários. Volta a registrá-los, e verás que tenho razão, pois o nosso Mediador é adepto da social democracia, que me enquadro nesta opção, estilo Escandinávia e Alemanha, ou seja, livre mercado, livre iniciativa, porém a cobrança de altos impostos feito por GOVERNOS HONESTOS, oferecendo à população o tripé fundamental para permanecer a sociedade sólida e confiante:
        Saúde, Educação e Segurança!

        Saúde e Paz, meu caro.

        • Meu caro Bendl:

          Obrigado pelo seu carinho e atenção e pelas suas palavras sempre lúcidas.

          Como eu disse, passei aqui só para abraçá-lo, e repetir que faço minhas as suas palavras – todas – já que o comentário que fiz ontem dizendo isso foi misteriosamente sumido.

          Não vou voltar a fazer comentários, meu caro, embora seja minha rotina diária passar por aqui. Prefiro o ostracismo voluntário a ser censurado por quem quer que seja. Já estou muito velho para aturar esse tipo de descritério.

          No mais, salud, pesetas e tiempo para gastarlas.

          Abração!

  3. Após liberar mais de R$ 3,7 bilhões para a Olim piada, o Ponte Para o Futuro faz isso…. kkkaas

    12/08/2016 09h44 – Atualizado em 12/08/2016 09h50
    MEC não vai imprimir Provinha Brasil por economia
    Escolas públicas terão de imprimir prova ser quiserem aplicá-la. Avaliação mede nível de alfabetização entre alunos do 2º ano do fundamental.
    O Ministério da Educação não vai imprimir a Provinha Brasil neste ano para economizar. A avaliação é destinada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas. A aplicação e impressão da prova, não obrigatória, ficará por conta das escolas.
    “A mudança de versão impressa para digital representará uma economia de R$ 10 milhões e as próprias escolas deverão providenciar sua impressão e aplicação. A Provinha Brasil não é obrigatória, e seus resultados são de responsabilidade e uso pelas escolas e professores no seu cotidiano escolar, sem nenhuma interferência do Inep/MEC”, diz a nota enviada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), assinada pela presidente Maria Inês Fini.
    http://g1.globo.com/educacao/noticia/mec-nao-vai-imprimir-provinha-brasil-por-economia.ghtml

  4. “Assusta-nos muito que os Estados Unidos negociem com (o presidente da Argentina) Mauricio Macri duas bases militares, uma na Patagônia e outra na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, perto do maior aquífero do mundo”, declarou Boff ao jornal Página/12.”

    -Na verdade, OS ESTADOS UNIDOS DEVERIAM INSTALAR CINCO BASE DELES AQUI, na maior colônia-fazenda americana do Planeta Terra…
    Talvez com a base aqui, eles se cansassem de quebrar os seus veículos nos buracos e trouxessem TRANSPORTE FERROVIÁRIO para escoar a nossa produção, trouxessem ESCOLAS PRIMÁRIAS para não precisarmos de cotas, trouxessem CIÊNCIA para que os nossos universitários fossem menos analfabetos e capazes de lidar com a TECNOLOGIA necessária para fazer funcionar os equipamentos das BASES deles, e trouxessem um PRESÍDIO para que os nossos secretários de segurança aprendam o que seja, realmente, “um presídio”, da mesmo forma que levaram esses itens para a Coréia do Sul.

    -INFELIZMENTE eles não se interessam por isso, já que estamos longe da Rússia, da China e do Oriente Médio. Estamos relegados ao Fim do Mundo, longe das GRANDES DECISÕES INTERNACIONAIS que podem mudar o mundo – e o país!!!

    • Obrigado, Marcos, por concordares comigo, mas há algo sub-reptício, fraudulento, nas palavras e artigos de Leonardo Boff!

      De modo que eu não me estenda neste comentário, basta trazer à tona os juramentos que fez como Frei e não os cumpriu, expondo a sua fragilidade como homem e de ter um caráter questionável!

      Não acredito que a sua teologia da libertação e adepto do comunismo e lulopetismo sejam agora as esperanças para o povo inculto e incauto, que somos nós, os brasileiros, pois na razão direta que não honrou seus compromissos mesmo tendo jurado que os seguiria, quem pode me dizer que amanhã ou depois Boff não os venha mudar de novo?!

      Neste momento pode estar sendo interessante e conveniente esta escolha pelo socialismo e críticas severas contra o capitalismo e a tal direita política. No entanto, se o seu caráter fosse mesmo coerente e honesto, os roubos do PT e a conduta deletéria e abjeta deste partido teriam levado Boff a criticar os petistas, omitindo-se neste particular e enaltecendo o grupelho de ladrões como responsável pela “inclusão social” de milhões de brasileiros!

      Entretanto, omite mais uma vez, a situação atual deixada pela Dilma, petista, que foi o desemprego, a inflação, juros extorsivos, recessão econômica, insegurança, saúde pública deficiente e educação carente em demasia quanto aos ensinos Fundamental e Médio!

      Boff, do mesmo jeito que traiu a Igreja, fará o mesmo com seus seguidores em futuro breve, pois não é o destino do ser humano ser pobre e ter líderes desonestos e corruptos!

      Um abraço, Marcos.
      Saúde e Paz!

  5. “ESTADOS UNIDOS TRANSFEREM 50 VIATURAS BLINDADAS AO EB
    Está prevista para setembro a chegada no Brasil de 50 viaturas blindadas transferidas pelo Exército dos EUA ao Exército do país sulamericano. São 34 carros do modelo M577 A2, 12 carros do modelo M113 A2 e ainda quatro carros blindados de socorro M88 A1.

    Periodicamente, o Exército dos Estados Unidos desativa parte de seus equipamentos de defesa considerados como excedentes e propõe a transferência do material a nações parceiras. O Comando Sul dos EUA informou que as viaturas foram processados no âmbito do programa de subvenção Artigos de Defesa em Excesso, enquanto a transferência será executada através de um caso de vendas militares estrangeiras”.

    As viaturas de guerra que vão equipar o Exército brasileiro têm em média 30 anos de uso, mas estão em “estado de novo”, segundo autoridades consultadas pelo CECOMSEx, que informou ainda que os equipamentos não irão passar por nenhum processo de modernização antes de serem colocados em operação no Brasil. Também não será necessária troca de peças.”

    Artigo completo:
    http://www.defesanet.com.br/br_usa/noticia/23234/Os-EUA-transferem-50-viaturas-blindadas-ao-EB/

    • Essa doação me lembra da década de 90, quando as escolas, delegacias e hospitais do Distrito Federal recebiam impressoras matriciais e computadores XTs (e depois os 266) que os palácios do Poder Judiciário estavam prestes jogar no lixo por terem comprado computadores novinhos em folha, da última geração! Algum funcionário mais entendido de informática juntava monitor de um, placa de outro, memória de um terceiro e formava-se um “computador”, disputado pelo chefes de seção…

      Os caminhões chegavam carregados de lixo! Mas o que para alguns é lixo, para outros é um bem essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *