Lewandowski interferiu em processos para salvar PT e Dilma

Rodrigo Rangel
Veja

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal monopolizava as atenções do país quando alinhavava as últimas sentenças aos responsáveis pelo escândalo do mensalão. Naquele mesmo mês, só que em outra corte de Justiça e bem longe dos holofotes, um auditor prestava um surpreendente depoimento, que jogava luz sobre episódios ainda nebulosos que envolvem o maior caso de corrupção da história.

O depoente contou que, em 2010, às vésperas da eleição presidencial, foi destacado para analisar as contas do PT relativas a 2003 – o ano em que se acionou a superengrenagem de corrupção. Foi nessa época que Delúbio Soares, Marcos Valério, José Genoino e o restante da quadrilha comandada pelo ex-ministro José Dirceu passaram a subornar com dinheiro público parlamentares e partidos aliados.

Havia farto material que demonstrava que a contabilidade do partido era similar à de uma organização criminosa. Munido de documentos que atestavam as fraudes, o auditor elaborou seu parecer recomendando ao tribunal a rejeição das contas. O parecer, porém, sumiu – e as contas do mensalão foram aprovadas.

CONTAS DE DILMA

Menos de dois meses depois, ocorreu um caso semelhante, tão estranho quanto o dos mensaleiros, mas dessa vez envolvendo as contas da última campanha presidencial do PT. O mesmo auditor foi encarregado de analisar o processo. Ao conferir as planilhas de gastos, descobriu diversas irregularidades, algumas formais, outras nem tanto. Faltavam comprovantes para justificar despesas da campanha.

A recomendação do técnico: rejeitar as contas eleitorais, o que, na prática, significava impedir a diplomação da presidente Dilma Rousseff, como determina a lei. Ocorre que, de novo, o parecer nem sequer foi incluído no processo – e as contas de campanha foram aprovadas. As duas histórias foram narradas em detalhes pelo auditor do Tribunal Superior Eleitoral, Rodrigo Aranha Lacombe, em depoimento ao qual Veja teve acesso.

Ambas cristalizam a suspeita de que a Justiça Eleitoral manipula pareceres técnicos para atender a interesses políticos – o que já seria um escândalo. Mas há uma acusação ainda mais grave. A manipulação que permitiu a aprovação das contas do mensalão e da campanha de Dilma Rousseff teria sido conduzida pessoalmente pelo então presidente do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Aonde nós vamos parar? Esta reportagem mostra que a quadrilha que domina o governo também domina o Judiciário. Só falta dominar o Legislativo, para fechar o ciclo dos podres poderes. Desse jeito, temos de dar graças a Deus por existirem parlamentares como Eduardo Cunha e Renan Calheiros, que se opõem  o Planalto e ao Judiciário, embora o façam por razões pessoais, vejam a que ponto de podridão caiu este país. (C.N.)

12 thoughts on “Lewandowski interferiu em processos para salvar PT e Dilma

  1. “Desse jeito, temos de dar graças a Deus por existirem parlamentares como Eduardo Cunha e Renan Calheiros, que se opõem o Planalto e ao Judiciário, embora o façam por razões pessoais, vejam a que ponto de podridão caiu este país”.
    Perfeito.
    O Presidente da Câmara está longe de ser o político dos sonhos, mas ele está fazendo um grande serviço para o país.
    Onde chegamos. Tem jeito de piorar? Se não conseguirmos tirar a quadrilha do poder, piora.

  2. Cunha e Renan se opõem ao Planalto? Só se for no mundo da carochinha. Eles fazem jogo de cena e vão embolsando os carguinhos do quinto escalão e, o Levy já liberou 500 milhões para o congresso brincar. O partida capacho, nunca vai fazer oposição.

  3. Pensávamos que o quarteto Dias Toffoli, Luiz Fux, Teori Zavascki, Roberto Barroso seriam os defensores do PT no STF mas o Lewandowski tomou o espaço deles. Parece até que fundou o PT tamanha lealdade. E ainda tem o Fachin que acabou de chegar…

    • O Lewando foi há muito tempo apresentado ao Lula pela família Demarcki. As duas famílias tem impérios em São Bernardo, até o condomínio Swiss Park, onde o Lulinha mora foi construído em um sítio da família Lewando…

  4. Bom dia,leitores(as):

    Finalmente,apareceu nessa PODRIDRÃO e ROUBALEIRA o envolvimento do ministro do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF) Ricardo Lewandowski,pois seu comportamente durante o julgamento dos envolvidos no chamado MENSALÃO foi vergonhoso/deprimente e supeito,pois além de SABOTAR a justiça,agil como ADVOGADO dos envolvidos fazendo tudo para confrontar e desqualificar o então ministro do STF Joaquim Barbosa,tanto é que os politicos envolvidos e que viabilizaram TODA ROUBALEIRA tiveram suas penas aliviadas ou já estão soltos,enquanto que o empresário Marcos Valério teve uma pena mais pesada e permanence preso.

    OBS.:Quando é que vão descobrir e revelar o envolvimento nessa podridrão dos seguintes ministros do STF, Dias Toffoli, Luiz Fux, Teori Zavascki, Roberto Barroso?

  5. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – “… temos de dar graças a Deus por existirem parlamentares como Eduardo Cunha e Renan Calheiros … (C.N.)”.

    Como é que é? Dar graças a DEUS por existirem parlamentares como Eduardo Cunha e Renan Calheiros? Só podem estar de brincadeira. Esses dois são da pior espécie de políticos. Os dois foram denunciados (ou delatados) na Lava Jata e ainda se sentem satisfeitos? Quem acompnha política sabe quem são dos dois. Realmente, é o fim do mundo!! Parei com vc C.N.!!

  6. Aguardem a ‘surpresa’ que vai ser o voto do Toffoli no TSE. Ele está unha e carne com o Gilmar Mendes, até para se vingar do PT ter abandonado o seu criador José Dirceu…

  7. Noticiário na TV de ontem:
    “Máfia das sinaleiras”. Super faturamento na troca de algumas sinaleiras.
    A polícia prendeu ontem uma dezena de pessoas denunciadas na máfia das sinaleiras.
    Um dos envolvidos é vereador.
    Entrevistaram outro vereador para saber como a Câmara iria se pronunciar. Diz ele:
    – A questão irá para o Conselho de Ética. Eles resolverão.
    Detalhe: o preso é justamente o Presidente do Conselho de Ética. E agora ?
    Este é o retrato do Brasil. Os três podres poderes, sem falar no outro PODER: o do funcionalismo público e seus sindicatos pelegos, que caso não sejam atendidos, partem para o quebra-quebra.

  8. NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – “… temos de dar graças a Deus por existirem parlamentares como Eduardo Cunha e Renan Calheiros … (C.N.)”.

    CN pirou de vez. Fui…!

  9. É, isto é excelente a postura de um ministro do STF, onde o poder judiciário recebe os melhores salários do país, são tantos penduricalhos que qualquer trabalhador se sente medíocre, mas apesar dos excelentes salários, o judiciário brasileiro amontoa processos a cada ano.
    Hoje li um noticiário do jornal “Hoje” da rede globo, onde após os vereadores da cidade de Santo Antônio da Platina no Paraná, reduziu seus salários após manifestação da população desta cidade ir as ruas, isto serve como exemplo a população do país e principalmente para os poderes Executivo, Legislativo e o Judiciário, espero que tenham visto esta reportagem, caso haja este procedimento, o Brasil vai ter outro olhar de ética do mundo todo.

  10. O povão tem que invadir esses palacios com sangue nos olhos, pra torcer pescoço, matar na unha e na porrada, pelo desagravo de nossos parentes por eles assassinados.

    Por que será que nossos bandidos não têm culhão pra atacar, sequestrar e extorquir essa corja riquíssima?

    Porque eles são os maiores mafiosos e comandam todos os crimes no país, dentro e fora do país.

    Enquanto formos passivos, eles vão continuar montados e gozando.

    Nos roubando nas ruas, nos bancos e no fisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *