Liberdade de Imprensa ou Liberdade de Expressão?

Mário: “Helio, falam muito em liberdade de imprensa e liberdade de expressão. Não é a mesma coisa? Poderia explicar a diferença, se é que existe diferença? Agradeço”.

Comentário de Helio Fernandes:
A diferença está no tempo. Quando Gutemberg, em 1460, inventou os tipos móveis que levaram à fabricação das primeiras máquinas de imprimir, surgiu o que se chamou de liberdade de IMPRESSÃO. Vinha de imprimir, portanto e naturalmente, o direito era de IMPRESSÃO.

A partir de 1894, quando Marconi (depois de tentar o telefone e o telégrafo sem fio, além de outras formas) inventou o rádio, a palavra IMPRESSÃO ficava um pouco deformada. Mais tarde veio o princípio da televisão, que levou muitos anos para ser colocada em público (por causa da Segunda Guerra Mundial), e aí ficou sendo usada a Liberdade de EXPRESSÃO.

Naquela época, as invenções levavam dezenas ou centenas de anos para serem materializadas. Basta dizer que depois da máquina de imprimir, em 1460, o telefone surgiria apenas em 1876, o rádio em 1894. Hoje o avanço da tecnologia é assombroso. Você vai dormir com  um aparelho, acorda com  outro inteiramente diferente.

Não se usa mais liberdade de IMPRESSÃO, tudo agora é Liberdade de EXPRESSÃO. A mais poderosa e contestada forma de comunicação. Que jamais será ultrapassada, apesar do avanço de outras formas. Haja o que houver, o jornal impresso sempre existirá. Mais localizado, mas sem desaparecer.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *