Lição dos jovens aos congressistas na Marcha a Brasília

Defensores do impeachment chegarão a Brasília no dia 27

Percival Puggina

Desde o dia 24 de abril, um grupo de jovens caminha ao longo dos 1,1 mil km que separam Brasília da cidade de São Paulo, de onde partiram. Junto com a bandeira do Brasil, levam faixas e cartazes pedindo o impeachment da presidente. Proclamam “Fora Dilma!” e “Fora PT!”.

A marcha, de 33 dias, segue pelo acostamento das rodovias e vai sendo aclamada pelos que passam e pelos moradores das cidades por onde transitam. Os caminhantes têm pés de romeiros, corações de guerreiros e amor à pátria. Anima-os um amor verdadeiro ao Brasil, amor virtuoso, que se submete ao sacrifício da intempérie, que vence o cansaço, que desconhece desânimo e que não olha para trás. Aqui ou ali, os exércitos de Stédile ladram enquanto sua caravana passa, na chuva e no sol, por vezes noite adentro.

A marcha cresce, em grandeza e significado, a cada repórter que não reporta, cada fotógrafo que não clica ou noticiário que não noticia. Os grandes gestos se tornam ainda maiores quando ocultados por quem os deveria divulgar. Entende-se. Há neles uma grandeza que oprime e constrange os acomodados e os acumpliciados.

LIÇÃO ESPLÊNDIDA

Queridos leitores destas linhas, feliz a Pátria que gerou tais filhos! Que lição esplêndida, a juventude brasileira vem proporcionando à Nação nos últimos meses! Foram eles, os jovens, rapazes e moças, que levaram milhões às ruas nas grandes demonstrações de março e abril. Nenhum era nascido quando o PT surgiu. A maioria sequer se equilibrava em skate quando Lula foi eleito. Mas descobriram, em poucos anos, algo que a imensa maioria da população levou três décadas para ficar sabendo. E trataram de agir. Hoje, marcham pelo Brasil. Ensinam civismo aos Congressistas. Representam-nos ante os que nos deveriam representar. Falam pelos que calam, embora devessem falar. Cobram das instituições o cumprimento de seu dever.

Pare um momento, leitor, e faça uma oração por eles. Agradeça a Deus pedindo que o Senhor guie seus passos. E divulgue o que estão fazendo. Quem puder, esteja com eles em Brasília no dia 27. O Brasil precisa saber que, malgrado a omissão dos omissos, apesar da penumbra que encobre em mistérios e silêncios os bastidores das instituições, há neste país rapazes e moças que iluminam o futuro com suas presenças.

17 thoughts on “Lição dos jovens aos congressistas na Marcha a Brasília

  1. Matéria abaixo saiu no jornal ESTADÃO:

    VALE A PENA UM BREVE COMENTÁRIO:

    CONDENO EM LULA NEM TANTO A CORRUPÇÃO, A INCOMPETÊNCIA E OUTROS ERROS. DIGO MAIS: EM SEUS 8 ANOS ELE ATÉ ACERTOU MAIS DO QUE ERROU, PORQUE AO CONTRÁRIO DE SUA SUCESSORA, SABIA OUVIR TODOS DESDE CONSERVADORES E LIBERAIS COMO MEIRELLES E TAMBÉM OUTROS MAIS ALINHADOS ÀS POSIÇÕES ORIGINAIS DO PT, COMO FREI BETO E OUTROS. DAÍ QUASE SEMPRE TOMAVA DECISÕES MAIS PONDERADAS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A DECISÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA NOS PRIMEIROS 4 ANOS DE GOVERNO.

    CONDENO LULA MUITO MAIS PELA SUA COVARDIA EM NÃO TER ASSUMIDO QUE O CANDIDATO CERTO TERIA SIDO ELE, ATÉ MESMO PARA LIMPAR AS ” MER..S.” DE SUA SUCESSORA. MAS ELE AFINOU PARA ELA, ACEITANDO A IMPOSIÇÃO DA MANDONA EM QUERER O 2º MANDATO QUE VEM SENDO, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER TOTALMENTE DESASTROSO. AGORA É TARDE, E NÃO VAI SER COM DISCURSOS ENSANDECIDOS EM CIMA DOS PALANQUES DO MST QUE ELE VAI RECUPERAR O QUE PERDEU.

    ESTÁ NUMA POSIÇÃO RIDÍCULA, PRINCIPALMENTE QUANDO PARTE PARA CRITICAS EM CIMA DA ANTA PRESIDANTA E QUANDO FICA EM PALANQUES QUE TEM FAIXAS ABSURDAS COMO “FORA LEVY”.

    POR ISSO, SR. LULLA CRIE VERGONHA NA CARA PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA.ABANDONE A VIDA PÚBLICA E VÁ PARA A PRIVADA(NOS 2 SENTIDOS).VOSSO TEMPO PASSOU, O PAÍS JÁ NÃO SUPORTA MAIS VOCÊ E SUA CORJA DE PETRALHAS!

    ‘Não estou numa fase muito boa’, diz Lula em passagem por Brasília

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu, nas conversas que teve com políticos em Brasília anteontem, que não atravessa uma boa fase. Lula disse estar preocupado com o andamento do governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, e com os desdobramentos da Operação Lava Jato, em especial a decisão do dono da empreiteira UTC, Ricardo Pessoa, de ter fechado um acordo de delação premiada em troca de eventual redução de pena. “Não estou numa fase muito boa, não”, afirmou o ex-presidente. Com ar abatido, contrariando o discurso normalmente otimista nas conversas privadas, segundo pessoas com quem se encontrou, o petista comentou que está desesperançoso com as perspectivas para a economia brasileira, tidas por ele como muito ruins.

    Na avaliação de Lula, a rentabilidade das empresas no País tem caído, atribuindo ao governo da presidente Dilma Rousseff, sua pupila, a responsabilidade por estar tomando medidas equivocadas na condução da política econômica.

    Agenda negativa – Em uma dessas conversas, no almoço com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Lula afirmou que o governo precisa sair da pauta negativa do ajuste fiscal. O ex-presidente disse aos presentes que ações do governo que poderiam estimular a retomada da economia, como a terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o pacote de concessões, ainda não saíram do papel. No giro por Brasília, o ex-presidente chegou a confessar também que o projeto político dele está “esfarelando”. Ontem, Lula almoçou na embaixada de Cuba.

    Delação – Lula também se mostrou preocupado com as implicações da delação do dono da UTC, que na quarta-feira assinou com Procuradoria-Geral da República o acordo. Pessoa é apontado nas investigações como o chefe do cartel de empreiteiras que atuou na Petrobrás.

    No início do ano, antes da decisão do Supremo Tribunal Federal do fim de abril de soltar Pessoa e outros oito empreiteiros presos na operação, Lula se mostrava apreensivo com o que o dono da UTC poderia falar. Ele e Pessoa se tornaram amigos nos últimos anos. O ex-presidente temia que o empreiteiro, para poder deixar a prisão logo, revelasse informações que pudessem comprometê-lo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    • Ele não foi bonzinho com a Dilma, ele não quiz foi pegar o comando de um país em falência! Assim como Aécio deve agradecer todos os dias por ter perdido a eleição.

  2. Essa marcha deveria ser contra a corrupção no Brasil e não apenas a promovida pelo PT. Qual o por quê de o pedido de impeachment ter alvo apenas a Dilma? Porque essa marcha não advoga o impeachment de todos os que plantaram, no passado e no presente, as sementes desse cancro que corrói a representação política em nosso país. É simplificar demais focar apenas no governo de plantão. Haja hipocrisia!!!

    • O sr. está querendo que a marcha peça o impeachment de todos os outros presidentes? Acho que tem um probleminha aí. Não dá para tirar do poder que não está no poder.
      É contra o pt e todos os corruptos, mas é principalmente contra o pt porque eles é que estão no poder. É contra o pt porque “nunca antes na história def paif” se roubou tanto e de maneira tão descarada. É contra o pt… Chega se não fico até amanhã elencando motivos para tirar a quadrilha do poder.
      Fora rataiada, fora ladrões, fora petralhada.

  3. Uma sugestão oportuna ao jornalista: que tal fazer também pedidos de oração para a turma da senzala, desde sempre sujeitada ao “apartheid” imposto pela “casa grande” senhora de todas as mazelas nacionais?

    • Pede para o lulladrão, o atual chefe da casa grande.
      Jatinhos, vinhos caríssimos, triplex na praia, sitio à la ilha de Caras em Atibaia.
      Bom, tem o filho dele também um “fenômeno” nos negócios. Se ainda não tiver bom, fala com o Dirceu, com a Erenice, com a Rosemary… A lista é grande, muito grande.

  4. D. Teresa, para a senhora entender o que eu escrevi, só uma aula completa de história contemporânea brasileira, enriquecida com algumas pitadas de história geral contemporânea e alguns exemplos de história antiga. Não tomei partido no meu comentário, porque desejo o nosso país LIVRE DE CORRUPÇÃO para todo o sempre, seja ela praticada por quem quer que seja.

    • Segundo a quadrilha que nos governa há 12 anos , a senzala foi eliminada.
      Com a quadrilha todos deixaram a linha de pobreza.
      Então que senzala é esta que os partidários da quadrilha se referem?

    • Sr. Franklin, se não defendeu o PT no seu texto, sugiro estudar mais Português e interpretação de texto para conseguir exprimir o que realmente pensa. Dizer que só quer os corruptos fora, é chover no molhado. E se quer tirar os corruptos, quem que tem que sair? Quem está mandando no esquema, não é mesmo? E por acaso, no momento, é o PT!

  5. Prezado articulista:

    Eu até posso orar, desde que ao desejo de se excluir o PT, NÃO esteja o de substituí-lo pelo psdb.

    Fora PT!

    Psdb NUNCA mais!

    Saudações,

    Carlos Cazé.

  6. Muito boa a atitude destes jovens, que devem estar de férias ou quem sabe não precisam trabalhar, representam exatamente os “manifestantes” que foram as ruas da Vieira Souto e aqueles que bateram panelinhas nas varandas (de frente pro mar) dos condomínios da Barra da Tijuca. Cadê os afro descentes, pelo menos unzinho, que represente aqueles que moram nas comunidades, que deveriam ser a maioria a fazer críticas contra o governo, estes estão trabalhando, não têm tempo para passeio e aparecer na mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *