Pedro Beja Aguiar lança livro sobre Jorge Luis Borges

Carlos Newton

Uma vez o grande escritor americano Henry James afirmou: “A virtude suprema do romance é seu ar de realidade (a solidez de especi­ficação)”. Esta afirmação, confusa e ao mesmo tempo precisa, simboliza o início da primeira geração da literatura moderna do século XX, que acabou subvertendo o paradigma flaubertiano de estruturação do enredo, de construção da voz narrativa, de onisciência au­toral e de temporalidade narrativa.

Desta geração do século passado, o que mais proporcionou frutos aos novos escritores e ficou como uma marca fundamental do ato ficcional foi o poder de subversão do paradigma da ficção realista do século XIX, ou seja, a possibilidade da desconstrução do enredo e da reestruturação do sentido do mundo literário. E dos “subversivos” que então surgiram, um dos maiores mestres foi o argentino Jorge Luis Borges.

Esta pequena introdução, fruto de uma conversa com o historiador Pedro Beja Aguiar, serve para informá-los que esta terça-feira, dia 4 de agosto de 2015, ele estará lançando seu livro “Esse ofício da ficção: absurdo, labirinto e angústia na prosa de Jorge Luis Borges”.

A noite de autógrafos será na Editora Multifoco, localizada na Rua Mem de Sá, 126, próximo aos Arcos da Lapa.

One thought on “Pedro Beja Aguiar lança livro sobre Jorge Luis Borges

  1. Agradeço, com muita felicidade em meu coração, a imensa generosidade que o grandioso Carlos Newton teve em lembrar a todos o lançamento do meu livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *