Luiz Eduardo Soares: PT é indefensável

Luiz Eduardo Soares
Folha

Tenho amigos e interlocutores no PT. Os amigos respeitam e calam. Os outros me pedem calma. Acham que estou reagindo com o fígado, por mágoa. Digo a eles que não é mágoa, é indignação. Balançam a cabeça, condescendentes. Ainda têm esperança em minha conversão. Cada voto vale a paciência dos militantes.

Sei que essa indulgência com minha rebeldia tem prazo de validade. Assim que desistirem, empurram-me ao inferno sem piedade.

Quando digo que Marina Silva foi caluniada da forma mais torpe pelo PT, atribuem a selvageria ao marqueteiro. Se reajo cobrando responsabilidades, transferem-na à natureza aguerrida da eleição. Quando afirmo que o governo federal endossou a repressão criminosa aos protestos, vacilam, mas apontam para o futuro: o segundo mandato será melhor.

Se questiono o otimismo, lembrando a proposta da candidata de que as Forças Armadas participarão dos comandos locais da segurança, hesitam, mas justificam: isso é retórica eleitoral, o que vale é a prática. Quando digo que a prática tem sido lamentável, voltam a acenar com um futuro diferente.

Ao afirmar que a desigualdade parou de diminuir, respondem com a crise internacional e a estabilização do emprego. Contestam e dizem que estou hipnotizado pelo discurso terrorista da mídia se digo que o pleno emprego cederá ante a estagflação. Se acuso a regressão na área ambiental, mudam de assunto.

GOVERNABILIDADE

Se aponto a cumplicidade com ameaças a indígenas e seus territórios, atribuem os recuos à garantia da governabilidade. Quando falo da manutenção dos velhos métodos políticos, dizem que a presidente tentou estimular uma reforma política, mas que não dependia dela e, afinal, esse é o custo do poder.

Quando pergunto para que o poder se nada avança, respondem com o futuro de conquistas sociais extraordinárias. Se falo da corrupção na Petrobras, dizem que herdaram a peste dos governos anteriores. Se lembro que já são 12 anos de PT, atribuem o escândalo a maquinações para desmoralizar a empresa e fazê-la presa fácil para a privatização.

Quando cito outras instâncias de poder aparelhadas e sublinho o dano causado aos movimentos sociais pela cooptação, respondem com hostilidade, afirmando que meu olhar está viciado pelo ingênuo encantamento com as manifestações de 2013.

Quando, finalmente, afirmo que o governo Dilma foi medíocre, mostram-se dispostos a aceitar, mas questionam qual poderia ser a alternativa. Digo-lhes, então, para seu desgosto: haveria algo mais conservador e medíocre do que defender a mediocridade conservadora?

E O MEDO?

Resta-lhes a bala de prata: o medo. A oposição arruinará os programas sociais e aprofundará as desigualdades. Pondero: e se o compromisso de manter os programas for para valer? Duvidam: a política econômica neoliberal os destruirá.

Argumento, lembrando que Lula governou com o tripé neoliberal e com Henrique Meirelles no Banco Central. E, assim, arrumou a casa para investir nos programas sociais. Mas Lula é Lula, proclamam. Minha capacidade de acompanhar o raciocínio de meus interlocutores esgota-se nesse ponto, coincidindo com o limite da tolerância que eles se esforçam por estender.

Percebendo que o voto está perdido, confessam o diagnóstico letal: você não passa de um neoliberal.

LUIZ EDUARDO SOARES, 60, cientista político e antropólogo. É autor de “Elite da Tropa” (Objetiva) e de “Tudo ou Nada” (Nova Fronteira). Foi secretário nacional de Segurança Pública (governo Lula)

30 thoughts on “Luiz Eduardo Soares: PT é indefensável

  1. Parabens ao autor pelo lucido artigo. Pelas palavras do Pudim de Pinga o proximo passo desse esgoto chamado PT, sera culpar o Aecio pelo ‘ mal estar ‘ da Dilma
    Repugnante ! Nem a medica sabe o motivo
    Com certeza nao foi aftosa , que nao da em casco fechado.

  2. Mas a culpa pelo mal estar de Dilma foi mesmo de Aécio.
    Ela passou mal ao respirar o bafo de cachaça de Aécio.
    No próximo debate ela deverá exigir que Aécio sopre o bafômetro antes, e desta vez ele não poderá se negar, sob pena de perder o debate por W.O.

    • Ridiculo. Quem e amigo e mora na casa de um traficante internacional de drogas e o vice prefeito de Sao Bernardo. Quem fez a Coligacao PT / PCC foi o Luiz Moura que saiu pois nao aguentou a falta de etica do.PT
      Os parasitas do Estado.estao nervosos…..

      i

        • Esta na hora do PSDB pegar as imagens dos petistas lotando o avião da PF rumo a Papuda e perguntar: “Voce que que o pais, continue sendo dirigido da mesma forma que uma facção politica? Do interior de um presídio?”……kkkkkkkkkkaaaaaasss Quanto ao helicóptero a PF não apurou nada, mas a corja de marginais continua….

          • Exatamente!
            Finalmente você me deu a honra de concordar contigo.
            Em relação ao helicóptero dos Perrela a Polícia Federal não apurou nada, por isso a sensação de impunidade e a pose de bom mocismo por parte do PSDB.
            Valeu, Virg. Nem tudo está perdido.

        • Fala do avião do Lulla com a Rose? Ou esqueceu? Hoje mesmo, avião do bebum pousa em aeroporto fechado no Acre para propaganda política. Ou para trazer um pouco de coca para o futuro presidente. Quanto a Dilma, ela vai ter chilique até o dia 26. Depois cai na real. E o MAV falastrão pode fazer o registro no bolsa-miséria.

    • Cara, você não tem vergonha de escrever uma baixeza dessa?!
      Que um conselho:
      Vá escrever isso lá no 247, no Paulo Henrique Amorim, no Nassif e nos outros blogs sujos financiados com o nosso dinheiro.
      Comente o que escreve a Tereza Cruvinel, um tal de Paulo Moreira Leite, etc.Tenho certeza de que você vai se sentir melhor, menos rancoroso.

      • Por que você acha que sou rancoroso? Estou muito tranquilo e com a consciência limpa, pois faço a minha parte neste mundo mesquinho e vingativo e escrevo as minhas opiniões ouvindo música. Faça isso também que você se sentirá melhor.

    • Giuseppe

      Acabas de cometer mais um terrível erro. Se for pelo cheiro da cachaça, Dillma jamais passaria mal. Afinal, tem convivido com um pinguço nos últimos 15 anos.
      Se for verdadeiro o mal estar, certamente foi por tomar muito MENTIROL na veia.
      Já nas primeiras doses, o veneno entra na corrente sanguínea e não tem antídoto.

      Acho que tens todo o direito de amá-la, defende-la, apoiá-la e tudo mais.
      Contudo, aceitar os erros e os descuidos que ella cometeu ao longo de de seu governo, o fato de ter assumido e acolhido os malfeitos do barbudo de 9 dedos e, mesmo após 12 anos de poder, continuar questionando malfeitos dos antecessores, para os quais nada fez para investigar, cheira canalhice.

      Não vejo nenhum dos colegas da Tribuna defendendo ex-governantes ou partidos corruptos. Os únicos que fazem isto e sempre, são os petistas. Ou aqueles que foram contratados para defender qualquer coisa. mas estes, pagos.

      Embora discorde de suas opiniões, desejo continuar respeitando o direito a tê-las.

      • Primeiramente informo que amo apenas o Brasil e é com este país o meu compromisso. Justamente por isso que rebato as opiniões e tento evitar que aconteça o pior para a minha nação, pois a eleição de Aécio seria um desastre, assim como foi a eleição de um outro playboy em 1989. As coisas que eu dizia em 89 digo agora a vocês, mas parece que não adianta, como também não adiantou em 89. E mais uma vez a história se repetindo como farsa. E quanto a mentir, o candidato mais mentiroso é Aécio, embora os senhores não percebam. Quanto as denuncias, basta ter um pouco de percepção e notar que há parcialidade, manipulação e agendamento para que ocorram em véspera de eleição e prejudiquem a um só partido. Sinto dificuldade em acreditar que o brasileiro mediano não percebe isso. Tenho que dar o braço a torcer e concordar com o William Bonner quando declarou que o telespectador brasileiro do Jornal nacional é como um Hommer Simpsom.

  3. Compreendo a intenção deste artigo escrito em véspera de eleição: o autor foi o idealizador do programa de Marina Silva para segurança pública, aparentemente está fazendo campanha para Aécio, assim como a própria Marina.

  4. O problema dos ex-petistas, o que não é meu caso, é tratar essa atual Organização Criminosa como se fora ainda uma instituição política. Fundador do PT em Nova Lima/MG, onde levamos 30 anos para derrotar o status-quo político local, ao chegar lá, o PT não só continuou como aprofundou o Secular Banditismo de Estado Local. O que fiz? O que o próprio Código de ética do Partido manda fazer: denunciar a bandidagem aos órgãos competentes. Tenho quase uma centena de processos civis e criminais contra meus ex-amigos e ex-correligionários (alguns de mais de 40 anos) que se tornaram bandidos. http://busca.mpmg.mp.br/search?entsp=a&client=default_frontend&access=p&ulang=pt-BR&oe=UTF-8&exclude_apps=1&q=%22delcio+do+carmo+lima%22&ie=UTF-8&entqrm=0&ud=1&proxystylesheet=default_frontend&output=xml_no_dtd&filter=0&ip=187.20.77.42&entqr=3&sort=date%3AD%3AS%3Ad1

    NÃO SE PODE DE JEITO NENHUM DAR STATUS DE POLÍTICOS E, AINDA MAIS, AUTO-INTTIULADOS DE “ESQUERDA” A BANDIDOS, CORRUPTOS E CRIMINOSOS. FAZENDO ISSO ASSUMIMOS DOLO OMISSIVO.

    CADEIA PARA TODOS OS BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS.

    • Delcio
      Assim os homens/mulheres de bem fazem política: com seriedade.
      Sei o quanto é difícil manter-se numa luta permanente e estafante: fazer errado é e sempre será mais fácil.
      Tenho alguns amigos no PT. Arrumei muitos inimigos também.
      Gostaria de ter visto prosperar as propostas de “um fazer política diferente”.
      Quase tudo foi jogado ao lixo pelas lideranças, por aqueles que se apossaram do partido e mudaram seu rumo, seus ideais.
      Poderiam ter obrigado que outros fizessem o mesmo. A política partidária se valorizaria. Ao contrário, com tudo que fizeram e jogaram para baixo do tapete, mataram o que havia de bom e aumentaram o que já havia de ruim.
      Continue. Dê o exemplo e outros te seguirão.
      Meus sinceros respeitos por tuas atitudes.

  5. E olhe que o autor não relacionou o Mensalão, seguido e aprimorado pelo Petrolão. A resposta seria que tudo não passa de invenção da mídia . Sabujos tem mesmo de acatar ordens do amo, e estamos conversados.

  6. Fico “emocionado” em ter tantas vezes dito que Marina ,Aécio, FHC,Serra e tantos outros são farinha do mesmo saco .NOSSA que “injustiça ” agora percebo que as mazelas do país surgiram 12 anos atrás ,é de emocionar o imparcial julgamento do autor; será que está mesmo bem informado?
    ou será que como um “URSO” IBERNOU no longo “inverno” ou será “inferno” que foi o governo tucano de FHC?´Por onde andavas na vergonhosa compra de votos na reeleição? nas criminosas privatizações ( quer de presente um exemplar do livro “a privataria tucana”?) não será um daqueles que votou à favor do maldito FATOR PREVIDÊNCIÁRIO ? Vamos investigar os casos de corrupção dos ultimos 20 anos , e vai ter muita gente parando de falar e escrever mentiras .

  7. Concordo com o autor do artigo, Luiz Eduardo Soares, da Folha, quando diz que o PT admitindo o voto perdido confessam o diagnóstico letal, nessas alturas da campanha do Partido dos Trabalhadores, vergonhosa em todos os sentidos, à exemplo das saúvas, aquelas formigas tenebrosas, letais, que não deixavam uma plantação em pé, faço coro com o mantra da época, adequado ao tempo presente: OU O BRASIL ACABA COM O PT OU O PT ACABA COM O BRASIL…
    Sem maiores delongas, é tempo de alternância, de mudar o Brasil para um futuro melhor, em mãos mais competentes…

  8. As críticas do “cumpanheiro dissidente” fazem todo sentido…
    Mas se você prestar um pouco mais de atenção no texto, verá que ele parece se inclinar na ala radical do Partidão. Vou dar alguns exemplos:

    “Repressão a protestos” O que eu vi foram black blocks destruindo tudo; pra mim isso não é protesto, é arruaça e arruaça combate-se com fumo!

    Ameaças a indígenas e seus territórios? Se deixarem, os índios entram até na minha casa. Estão folgados demais. Já detém enormes extensões territoriais, as quais se o Brasil não ficar de olho, os EUA e outras nações amanhã nem nos deixarão entrar lá, dizendo: “Não toquem aí, isso é território indígena…”.

    Forças Armadas participando dos comandos locais da segurança: não vejo problema, o negócio tá feio e só a polícia e os presídios caindo aos pedaços, transformados em QG do crime, não estão dando conta…

    Cuidado com a apropriação indébita do discurso, já dizia Boaventura de Souza Santos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *