Lula afirma que voltará em 2022 e que conta com partidos como PCdoB, PSOL e “uma parte do PDT”

Lula disse que tempo em Curitiba o deixou mais consciente das mazelas

Denise Luna
Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, dia 18, em evento em apoio à cultura no Rio, que vai voltar em 2022 e que a prisão de 580 dias em Curitiba não o deixou mais radical, e sim mais consciente das mazelas brasileiras.

Em discurso de cerca de 20 minutos, Lula disse que conta com partidos como PCdoB, PSOL e “uma parte do PDT”, para formar o que ele classificou de força unificada para combater “esse fascismo instalado no governo brasileiro”.

INOCÊNCIA – De acordo com o ex-presidente, a decisão de ir à Polícia Federal e não buscar o exílio em outro País foi uma forma de afirmar sua inocência, que no caso do mensalão já foi comprovada.

“Eu não fugi porque tinha que provar que o Moro não era juiz, era mentiroso com compromissos políticos”, disparou. Lula também ironizou a declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre o educador e filósofo Paulo Freire. Segundo o petista, Bolsonaro não deve saber o que quer dizer energúmeno.

GARGALHADAS – “Vou mandar uma mensagem para Bolsonaro explicando o que é energúmeno, ele não sabe o significado”, disse, levando a plateia do Circo Voador às gargalhadas.

Lula afirmou que o brasileiro não merece passar o que está passando, e principalmente a cultura tem sofrido muito, não apenas com a falta de recursos, mas de respeito. “Ele e seus ministros atacaram em menos de um ano Paulo Freire, Fernanda Montenegro, Caetano, Chico Buarque e tantos outros, eles querem acabar com a cultura, vamos resistir”, afirmou.

AGRADECIMENTO – O evento foi também uma celebração pela liberdade do ex-presidente. Lula destacou em especial a cantora Beth Carvalho, que morreu em abril.  “Não poderia fechar o ano sem vir ao RJ agradecer aos artistas cariocas representando todos os artistas brasileiros”, afirmou Lula.

“A negação da democracia nos levou a ter um presidente como Bolsonaro”, observou. Segundo ele, apenas em momentos “em que a mentira tem prevalência sobre a verdade” é possível a ascensão de “um presidente grotesco” como o atual.

CENSURA – O ex-presidente Atacou também a volta da censura, “esse monstro que julgávamos extinto no nosso país”. Ele acrescentou: “Cultura é libertação, e o governo Bolsonaro é contra todas as formas de liberdade”.

Além de Beth Carvalho, ele mencionou diversos artistas que, de uma forma ou de outra, foram atacados pelo atual presidente da República. Sobre Chico Buarque, Bolsonaro “cobriu o Brasil de vergonha”, disse Lula, em referência ao fato de que o presidente brasileiro não assinou o diploma do compositor do Prêmio Camões, um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa, que é organizado pelos governos de Portugal e do Brasil.

SURPRESA – O ato, ou não ato de Bolsonaro, causou surpresa ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao saber do fato, o próprio Chico Buarque comentou: “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo prêmio Camões”.

“Como na Alemanha nazista, querem destruir o Brasil começando pela cultura. Vamos resistir,  como já resistimos”, prometeu Lula. “A democracia tem uma dívida impagável com os artistas desse país.” Seu governo e o de Dilma Rousseff nunca pediram “atestado ideológico a nenhum artista”, acrescentou.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– O discurso de Lula demonstra toda a sua experiência em anos de política, tocando nos pontos delicados que aumentam ainda mais a polarização com a direita. Mesmo com um tom mais moderado, usa os desvios da atual gestão e os explora como ninguém. Talvez, politicamente falando, seja isso que falte em Bolsonaro. Deixar o orgulho e a impetuosidade de lado e ser mais estrategista. Menos cabeça dura e assumir as rédeas que por enquanto estão divididas entre os três filhos que só dão dor de cabeça. (Marcelo Copelli)

26 thoughts on “Lula afirma que voltará em 2022 e que conta com partidos como PCdoB, PSOL e “uma parte do PDT”

  1. Quer dizer que nesses anos todos, inclusive os oito que ele passou na presidência, ele não estava devidamente consciente das mazelas deste país?
    Sinceramente, a figura do Lula, o perfeito, que resolveu por encanto todos os problemas do universo, até ser abatido por pura maldade pelo governo americano que supostamente o amava, já cansou. Ele hoje, com toda sua proverbial esperteza, é a encarnação do esgotamento da política brasileira, incapaz de se renovar. E partidos como PSOL e PC do B são representantes de uma “zelite” esnobe que pouco tem a ver com as camadas mais baixas da população, que eles dizem amar de longe, mas não entendem. No fundo, se apegam tanto à figura do Lula porque ele é o derradeiro representante de uma esquerda “popular”, “proletária”, cuja extinção o próprio PT assistiu de camarote no período de poder, com a desindustrialização e a “uberização” do país. Não há mais trabalhadores para liderar o partido chamado dos trabalhadores, só intelectuais de classe média e média alta e bacanas intocáveis da mídia, que veem as pessoas comuns como “deploráveis”.

    • .
      .

      NÃO EXISTE A FIGURA DO EX-LADRÃO !!!
      .
      o Hiper, Super, Magno, Mega, Ultra, Macro, Deca-Maior L.A.D.R.Ã.O
      da história da humanidade,
      o Detento F.I.C.H.A.D.O 700004553820
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

      para ninguém esquecer:
      7 0 0 0 0 4 5 5 3 8 2 0

      para decorar mais fácil:
      70000 455 3820

      L.A.D.R.Ã.O _ F.I.C.H.A.D.O !!! 700004553820
      e n.i.n.g.u.é.m apagará este número, N.U.N.C.A !!!

      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

  2. Bandido e Traidor da Pátria, Ladrão ao extremo, jamais o Brasil voltará ao teu comando, o Povo de Bem defenderá a Nação de tuas mãos fétidas e covardes !!! Vai trabalhar Vagabundo !!!

  3. Perfeito o comentário Copelli. Bozo (ou a prole) consegue estragar até quando s situação lhe é favorável. Incrível. Espero que Lula volte para a cadeia e em cela comum de penitenciária federal. Não em 2022 mas em 2020 mesmo!!!

  4. Copelli você que é tão preocupado com Bolsonaro tem que escrever para ele que mesmo não sendo nazista se comporta como um nazi-fascista. Lula não é esse apedeuta que muitos pensam. Bolsonaro não tem como aprender nada. Primeiro que ele não quer. Segundo que só pensa em fazer o mal aos brasileiros mais pobres. “Seu Cartão de Visitas é a Expulsão do Exército”. Procure saber o que diziam de Bolsonaro o Ministro Jarbas Passarinho, o General Leonidas Pires Gonçalves, Ministro do Exército que ele quis desmoralizar, fazendo um croquis para jogar bombas nos alojamentos e nos banheiros do quartel que servia, dizendo que ganhava pouco. Leia o que disse dele o General Ernesto Geisel em seu depoimento no CPEDOC que depois de sua morte foi transformado em livro. Mesmo assim escreva para Bolsonaro, quem sabe não haverá um milagre.

    Tem mais: Lula foi protegido como sindicalista desde os 18 anos pelo general Golbery do Couto e Silva. e teve papel importante na abertura política de Geisel e Golbery: Abertura Lenta Gradual e Segura. Não sei se ele sabia ou estava sendo usado. Não é um santinho, mas tem mais experiência ao falar com o povo que Bolsonaro. A diferença é que Bolsonaro tem o Poder e uns bandos de milicianos que o acompanham.

    • O fato de lula ser ladrão picareta realmente não quer dizer que ele seja burro, ele só usou a inteligencia pro crime, a unica burrice foi acreditar que era invencível e baixou a guarda pra concorrência.
      Quanto ao bozo, quem era o bozo até 2017 ninguém, um zé mané sem a menor expressão ou seja não existe complô milicia nem nada, essa é a pura verdade, o pt é um partido de bandidos e o povo resolveu mudar, afinal podemos ser bobos mas nem tanto.

  5. Esse sujeito não é representante de coisa alguma. Apenas um marginal que deve ser preso.
    Mas, como o amontoado de gente que não sabe a que veio ao mundo pouco se importa com quem estiver saqueando a casa de tolerância, tudo será possivel em 2022.

    • .
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.
      foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

      • Foi preso, mas não enjaulado Tampouco engaiolado, pois a PF de Curitiba não é presídio.
        Isso não lhe dá uma desconfiança de amenidades da justiça?
        Presos, enjaulados e engaiolados são os ladrões de galinha.

  6. 1) Há algumas semanas está sendo articulada uma “coligação” PDT – PSB – PV – Rede com vistas às eleições de 2020 e 2022.

    2) Para apoiar Ciro Gomes, não é nenhum santinho, mas é o melhor e tem muita experiência.

    3) Dos males, o menor.

  7. Nota de 3 reais da redação. Desceram no fundo do poço com este comentário. Lula está ineligível por 8 anos, não tem eleição mais para ele.
    Devemos lembrar Cid Gomes: Lula está preso! Babaca
    Preso numa espiral imaginária achando que é o messias dos pobres. Lembrando de quem pagou a conta da corrupção foram os mais pobres.

  8. Lula jamais voltará a ser presidente do Brasil. O tempo dele passou e ele não percebeu. O país não é o mesmo de 2002 e 2006 quando se elegeu e reelegeu. A mim me parece que ele quer continuar carregando a cruz do PT, que ele fundou/afundou para ver se dá uma virada. Sem chance. Ele e seus correligionários mamadores estão vivendo seus estertores. Lula sabe disso, não tem nada de burro (senão não teria enriquecido e deixado outros amigos ricos para segurar as pontas quando a casa caísse), por isso continua clamando, mas cada vez mais, clama no deserto. Ele, aliás todos nós, iremos morrer, mas ele, diferente de nós, levará junto consigo o seu partido, já quase moribundo. Sem traumas, é a roda da história girando e, ela só se repete como farsa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *