Lula ainda é o líder mais popular, mas a aura de mito se desmancha

Resultado de imagem para lula condenado charges

Charge do Iotti (Jornal Zero Hora)

Bernardo Mello Franco
Folha

Nunca antes neste país um presidente foi condenado por crime comum. A decisão do juiz Sérgio Moro é um novo e poderoso petardo contra a imagem de Lula. A biografia do ex-operário que venceu a miséria e subiu a rampa do Planalto passa a incluir uma sentença a nove anos e meio de prisão.

A condenação amplia o desgaste do petista. Lula deixou o poder com 83% de aprovação. Hoje quase metade da população o rejeita. O ex-presidente ainda é o líder mais popular do Brasil, mas a aura de mito se desmancha. Ele colaborou com isso ao se aliar a setores atrasados da política e abraçar o velho padrão de relacionamento com as empreiteiras.

INCERTEZA – A sentença aumenta a incerteza sobre as eleições de 2018. Apesar do cerco judicial, o ex-presidente havia voltado a crescer nas pesquisas. Hoje ele lidera com folga todas as simulações, com 30% das intenções de voto. Se a condenação for confirmada em segunda instância, a lei da Ficha Limpa deve impedi-lo de concorrer.

O cenário sem Lula é desalentador para a esquerda. O PT não tem outro candidato viável, e Ciro Gomes enfrenta desconfiança pelo histórico de vaivém partidário. Marina Silva poderia ocupar o espaço vazio, mas seu apoio a Aécio Neves em 2014 tende a afastar os órfãos do lulismo. À direita, João Doria e Jair Bolsonaro tentam tirar proveito político da condenação. Eles comemoraram a notícia nas redes, mas ainda serão cobrados pelo silêncio sobre aliados acusados de corrupção.

A Lula, resta esperar a Justiça e repetir que querem barrá-lo no tapetão. Seu discurso ganhou um reforço inesperado nesta quarta. No mesmo dia em que Moro o condenou, outro juiz tirou da cadeia Geddel Vieira Lima, um dos homens de Michel Temer apanhados pela Lava Jato.

###
MALUF E TEMER
– O presidente Temer é “correto”, “decente” e “honesto”. Palavras de Paulo Maluf na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

8 thoughts on “Lula ainda é o líder mais popular, mas a aura de mito se desmancha

  1. Criminalista Nelio Machado sobre a sentença de Moro condenando Lula:

    O que se nota na decisão, em várias passagens, é a prevalência de visão imprópria para um julgador, isento e imparcial…

    Juiz inclinado, já afirmava Rui Barbosa, não consegue julgar com entendimento, julga com a vontade, com a sua verdade, e não propriamente a que resulta da coleta da prova.

    …observa-se na sentença indisfarçável tendência condenatória…

    Ninguém está acima da lei, nem o acusado, nem o acusador. Muito menos o magistrado.

    https://goo.gl/44xRpV

    Quem se desmancha como mito não parece ser Lula….

  2. Não adianta a mídia cooptada tentar reerguer o lula.

    O povão já conhece todas as maracutaias que ele fez e a riqueza de seus filhos, sem explicações.

    Vai sim ser condenado e comerá longa cana.

    Portanto, se o PT não fosse um partido de lobotomizados, deveria já trabalhar uma outra via, quem sabe o empresário Walfrido dos Mares Guia.

  3. O presidente Temer é “correto”, “decente” e “honesto”. Palavras de Paulo Maluf na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

    E acrescentou, “e pobre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *