Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, que no 2º turno perde até para Doria, aponta Datafolha

Charge do Ivan Cabral (Arquivo Google)

Por G1

Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro. Na pesquisa espontânea, passou de 21% para 26%, enquanto Bolsonaro foi de 17% para 19%. No segundo turno, o ex-presidente tem 58% contra 31%. Na pesquisa anterior, tinha 55% contra 32%.

A pesquisa ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho em 146 cidades brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

DOIS CENÁRIOS – Foram pesquisados dois cenários, um com o governador de São Paulo, João Doria, como possível candidato do PSDB e outro com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como o escolhido.

Veja o resultado da pesquisa estimulada de intenção de voto no 1º turno, com Doria: Lula (PT): 46%; Jair Bolsonaro (sem partido): 25%; Ciro Gomes (PDT): 8%; João Doria (PSDB): 5%; Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%; Em branco/nulo/nenhum: 10%; Não sabe: 2%

No cenário B – Lula (PT): 46%; Jair Bolsonaro (sem partido): 25%; Ciro Gomes (PDT): 9%; Luiz Henrique Mandetta (DEM): 5%; Eduardo Leite (PSDB): 3%; Em branco/nulo/nenhum: 10%; Não sabe: 2%

No levantamento anterior, divulgado em maio, Lula tinha 41%; Bolsonaro, 23%; Moro, 7%; e Ciro, 6%. Luciano Huck (sem partido) aparecia com 4%, Doria com 3%, Mandetta com 3% e João Amoêdo (Novo) com 2%.

PESQUISA ESPONTÂNEA – Esta é a segunda pesquisa Datafolha para as eleições de 2022 desde que Lula recuperou os poderes políticos. Na pesquisa espontânea de intenções de voto no 1º turno: Lula (PT): 26%; Jair Bolsonaro (sem partido): 19%; Ciro Gomes (PDT): 2%; Outros: 2%; Em branco/nulo/nenhum: 7%;Não sabe: 42%

Veja, agora, simulações de 2º turno: intenção de voto no 2º turno em uma disputa entre Lula e Bolsonaro – Lula (PT): 58%; Bolsonaro (sem partido): 31%; Em branco/nulo/nenhum: 10%; Não sabe: 1%

Intenção de voto no 2º turno em uma disputa entre Lula e Doria – Lula (PT): 56%; Doria (PSDB): 22%; Em branco/nulo/nenhum: 20%; Não sabe: 1%

COM BOLSONARO – Intenção de voto no 2º turno em uma disputa entre Bolsonaro e Ciro – Ciro (PDT): 50%; Bolsonaro (sem partido): 34%; Em branco/nulo/nenhum: 15%; Não sabe: 1%

Intenção de voto no 2º turno em uma disputa entre Bolsonaro e Doria – Doria (PSDB): 46%; Bolsonaro (sem partido): 35%; Em branco/nulo/nenhum: 18%; Não sabe: 1%

A pesquisa também apontou os índices de rejeição: Bolsonaro: 59%; Lula: 37%; Doria: 37% Ciro: 31%; Mandetta: 23%/ Eduardo Leite: 21%; Rejeita todos/não votaria em nenhum: 2%; Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 2%; Não sabe: 1%

Nesse ponto, o entrevistado pode responder mais de um candidato, por isso a soma entre todos os índices não resulta em 100%. A pergunta do instituto é: “Em quais desses possíveis candidatos (o cartão é mostrado) você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para presidente da República em 2022? E qual mais?”

REJEIÇÃO A LULA – Entre aqueles que votaram em Bolsonaro em 2018, 26% dizem rejeitar seu nome para a disputa presidencial de 2022, e 68% não votariam de jeito nenhum em Lula.

Segundo o Datafolha, a preferência pelo petista fica acima da média entre brasileiros com escolaridade fundamental (56%), na parcela dos mais pobres, com renda familiar de até 2 salários (57%), na região Nordeste (64%), entre pretos (57%) e pardos (50%), no segmento dos católicos (51%) e entre desempregados que buscam emprego (64%).

De acordo com a pesquisa do instituto, Bolsonaro diminui a desvantagem geral de 21 pontos para o petista na parcela de homens (43% para Lula e 31% para Bolsonaro, ante 48% a 20% no universo de mulheres), na faixa de 60 anos ou mais (42% a 28%), na fatia dos mais escolarizados (34% a 28%), nas regiões Sul (35% a 30%) e Centro-Oeste/Norte (41% a 35%) e entre brancos (34% a 30%).

FAIXA DE RENDA – Entre os mais ricos, Bolsonaro fica à frente do ex-presidente: 41% a 21% entre quem tem renda familiar de 5 a 10 salários, e 36% a 22% na faixa de renda familiar acima de 10 salários.

No segmento de empresários, o atual presidente também lidera, com 52% das intenções de voto, contra 25% do petista. No segmento evangélico, há um empate estreito entre Lula (37%) e Bolsonaro (38%).

22 thoughts on “Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, que no 2º turno perde até para Doria, aponta Datafolha

    • Breaking news:

      Presidente confessa, numa feira de gados, que também tem couro grosso, mas não foi especifico a que espécie ele pertence (bovino ou muar).

      ‘Meu couro é grosso’, diz Bolsonaro sobre pressões e desgaste político.

      • Ele é do tipo que, quando está com turica (diarréia em animal), ele não se cura tomando Chá Novo; prefere tomar Chá Velho (chavelho = chifre)

  1. O ex-presidente tem a obrigação de agradecer ao presidente Jair Bolsonaro,pois este continua sendo o maior eleitor de Lula,com as bobagens que diz e as besteiras que vem fazendo.

    • Talvez reminiscência de reencarnações pretéritas, mas, entre petismo e bolsonarismo parece haver um feed-back: Cristo batiza João, João batiza Cristo!
      Desta feita pode ser a vez do “cristo” da lava jato!

    • Na realidade, o Lula deve agradecer a quem estimulou e deu o Golpe em cima da Dilma.
      O PT perderia a eleição para qualquer um, mesmo que viesse o Lula.
      A cama estava pronta.
      Com a quebra da ordem, o espaço foi aberto para aventureiros.
      Deu Bozo.
      Que falta faz o dr. Roberto, os filhos dele são muito incompetentes.

    • Sr. Rue de Sablons,
      Votaria em qualquer um , menos no cachaceiro, no genocida e no sardinha.

      A Sra. Simone Tebet e o Sr. Mandeta, evidentemente tem compromissos políticos com a velha guarda, ou políticos profissionais, isso me preocupa.

      Fico me perguntando se não poderíamos ser mais criativos em encontrar uma terceira via que não tenham compromissos com o passado.
      Não será assim que construiremos um novo futuro.

      Não é possível que não existam outras pessoas, que nos tirem da mesmice.
      Respeito muitíssimo a sua opinião e claro que, se Tebet/Mandeta for a terceira via, não hesitarei em cravar meu voto neles.

      O país está doente e eu adoeço todos os dias escutando o miliciano genocida ou o cachaceiro ladrão, quando resolve falar que ele tem a solução pro país.

      Um forte abraço.
      José Luis.

      • Seu Espectro, desiluda-se duma vez por todas! Em nosso país, até a Terceira Via é fraudulenta!
        -Todos os dias, eu passava numa praça, onde havia um Trio de mulheres cegas: cada uma tocava um instrumento, para angariar uma esmolinha.
        Certo de que as três não enxergavam, quando eu passava no local, doava R$ 10,00 a cada uma.
        Depois passei a examiná-las e constatei que as duas primeiras eram realmente cegas, mas a Terceira Via. Dali, em diante, esmola do meu bolso, nunca mais ganharam.

        • Sr. Paulo,
          Tenho que concordar com o Sr.
          Mas, lhe pergunto: Porque arranjar uma terceira via sem compromissos com o passado é impossível?
          Em forte abraço.
          José Luis.

  2. Curiosamente os mais ricos, foram os que ficaram mais ricos no governo entre os governos Temer/Bolsonaro, com Reformas Trabalhista e Previdenciária, se acentuando com esta última Pandemia.

  3. A classe mais desfavorecida, que está comendo o pão que o diabo amassou lembra do governo Lula.
    Para eles são todos ladrões, querem apenas que sobre algo para eles.
    A Jararaca fez a vida deles melhor, por bem ou mal, eles não esqueceram.
    Como são a maioria, e não vão embarcar em aventuras por que de bobos não tem nada, são guiados pelo estômago, pode passar a faixa para o retirante de Garanhuns…..para o horror dos fascistas do Sul.

    • Fascistas do Sul??

      Te referes a quem, Jaco?
      Que Estado?
      Que povo?
      Ou alguém específico?

      Ou se trata de mais uma opinião irresponsável e preconceituosa?

      Por que nós do Sul somos fascistas?

      Exijo a tua resposta, caso contrário a tua imagem neste blog sofrerá um descrédito enorme, diante desta tua afirmação grotesca, abjeta, mal intencionada e de extrema má fé!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *