Lula confirma que teve Covid-19 durante viagem a Cuba e que fez quarentena no país

Oito dos nove integrantes da comitiva de Lula testaram positivo

Cleide Carvalho
O Globo

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com Covid-19 durante viagem a Cuba, onde participaria de filmagens de um documentário do cineasta americano Oliver Stone. Ele testou positivo no dia 26 de dezembro, cinco dias depois de ter chegado a Cuba, segundo nota oficial divulgada nesta quinta-feira.

Submetido a uma tomografia, foram identificadas lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid-19, mas não houve necessidade de internação. Lula retornou ao Brasil nesta quarta-feira, dia 20, depois de 30 dias em viagem a Cuba.

COMITIVA – Oito dos nove integrantes da comitiva que acompanhava o ex-presidente também testaram positivo para Covid-19, incluindo a mulher de Lula, Janja. Apenas o escritor Fernando Morais teve de ser hospitalizado por 14 dias, devido a complicações pulmonares causadas pela doença. A jornalista Nicole Briones foi a única que não testou positivo.

A assessoria de Lula informou que ele havia feito o teste RT-PCR antes de viajar e no dia de sua chegada à ilha, em 21 de dezembro, seguindo os protocolos para viagens internacionais. A infecção, porém, só foi constatada quando os testes foram repetidos. Uma investigação epidemiológica constatou que o vírus não foi contraído em Cuba – foi classificado como caso importado.

Em nota, a assessoria informa que Lula foi acompanhado por médicos cubanos e pelo infectologista, ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha, que acompanhou a evolução da doença em contato diário com os profissionais de Cuba. A recuperação do ex-presidente foi considerada “excelente”.

FILMAGENS SUSPENSAS – Diante da infecção da comitiva pelo coronavírus, as filmagens do documentário foram suspensas e as gravações deverão ser feitas quando as condições sanitárias permitirem.  Segundo a nota, a única atividade de Lula em Cuba, após a alta, foi uma reunião com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel; o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro; o primeiro ministro de Cuba, Manuel Marrero; e o chanceler Bruno Rodriguez.

Na nota, o ex-presidente agradece aos profissionais de saúde de Cuba. “(..) Sentimos na pele a importância de um sistema público de saúde que adota um protocolo unificado, inspirado na ciência e nas diretrizes da OMS. E quero estender as minhas saudações a todos os profissionais de saúde que se esforçam para fazer o mesmo aqui no Brasil, apesar da irresponsabilidade do presidente da República e do ministro da Saúde”, diz a nota.

VEZ NA FILA – Lula diz ainda que sua única certeza é que somente a vacinação pode livrar a humanidade do coronavírus e que está preparado para ser imunizado assim que o Brasil tiver vacina para todos. “Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, disse Lula.

O ex-presidente parabenizou ainda os funcionários do setor de saúde no Brasil e os pesquisadores do Instituto Butantan e da Fiocruz, que trabalham no desenvolvimento de vacinas.

17 thoughts on “Lula confirma que teve Covid-19 durante viagem a Cuba e que fez quarentena no país

  1. Alguém se interessa por este Lixo ???
    Não deveria ser nem lembrado, este ladrão vagabundo e pernóstico !
    Vai pro Inferno encosto !!!
    Credo !

  2. Oito dos nove integrantes da comitiva de Lula testaram positivo

    O Ladravraz ainda leva uma comitiva junto,, tudo pago com dinheiro público…..
    E ainda tem pessoas que defende um crápula ,, covarde, genocida, desgraçado, maldito, lixo desses….

  3. O grande bebum de Rosemary nos deu a solução para a Covid: lavar as mãos e encher a pança de pinga – é álcool por dentro e por fora!
    Não tem virus que resista a este tratamento!
    Fallavena

  4. Como mente o tempo inteiro, é pra desconfiar de tudo que esse pilantra diz. Se foi infectado mesmo, qual protocolo seguiu? Em Cuba a cloroquina é liberada… mostra o prontuário, seu canalha da silva!

  5. Meu Presidente (!!!)
    Perseguido pelos inimigos.
    Amaldiçoado pelos ignorantes.
    Em resumo. Injustiçado pelo Ministério Público e Judiciário acumpliciados sob a mira dos generais.
    Fez sucessora violentada pelas elites e reacionários fascistas e alguns nazistas que militam ideologias puristas.
    O estrangeiro vê o lawfare ocorrido aqui.
    As elites golpistas. Os rentistas que lucram na pandemia, com emprego ou desemprego. Gente de família da classe média, alguns que empobreceu e outros que nem tão mal dão jeitinho mas ainda tiram benefícios sociais de que quem está sem nada, ou com muito pouco e realmente precisa.
    Espero que o Brasil concerte seus trilhos.
    A mudança desse estado de coisas. O caminho é pela esquerda…

  6. Duvido que seja verdade, mitômano profissional, essa entidade vai dar um trabalho pro tinhoso levar para o inferno, vai esperneando, com os olhos arregalados, jurando inocência e mentindo, o X9 do Tuma, a escuridão da escuridão lhe aguarda… ninguém tira da minha consciência que o João de Deus violentou ele…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *