Lula diz que PT está velho e prega “revolução” no partido

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e o ex-primeiro-ministro da Espanha, Felipe González

Notem a animação de Lula e Gonzalez na reunião sobre o futuro do PT

Catia Seabra e Bela Megale
Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pregou, nesta segunda-feira, uma “revolução” no PT e afirmou que a sigla tem os vícios de todo partido que cresce e chega ao poder. “Não sei se o defeito é nosso, se é do governo. O PT perdeu a utopia”, afirmou.

Lula disse ainda que os correligionários “só pensam em cargo, em emprego, em ser eleito”, em referência a cargos no governo federal e disputas eleitorais.

“Nós temos que definir se queremos salvar nossa pele, nossos cargos, ou nosso projeto”, discursou ele, durante seminário “Novos desafios da democracia”, promovido pelo Instituto Lula com a participação do ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González.

Filiado ao PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Gonzalez foi convidado a falar sobre a experiência de seu partido ao se reerguer após denúncias de corrupção. A sigla ficou nove anos fora do poder na Espanha até conseguir voltar ao governo, quando José Luis Zapatero foi alçado ao cargo de primeiro-ministro (2004-2011).

AMÉRICA LATINA

Participante do encontro, o ministro da Educação, Renato Janine, afirmou que governos eleitos estão “sofrendo fortes ataques” na América Latina. E perguntou a González sua opinião a respeito.

O político espanhol – um dos críticos do governo Maduro – respondeu que um governo que não respeita as forças políticas de seu país perde a legitimidade, as eleições e a natureza.

Ele disse ainda que está preocupado com ondas de intolerância no Brasil. “Vejo sinais de intolerância. Fico preocupado porque o Brasil é um país de tolerância, de convivência.”

10 thoughts on “Lula diz que PT está velho e prega “revolução” no partido

  1. O PSOE NÃO se reergueu. Dos 202 deputados que elegeu no auge em 1982, está reduzido a 110 agora. Teve apenas um sopro de sucesso em 2004 e 2008 com 164 e 169 deputados, respectivamente, no congresso lá, porque o Aznar do PP asnou em todos os sentidos, principalmente naquele golpe furado dias antes das eleições em que acusou os bascos pelo ataque terrorista ferroviário, imediatamente desmentido pelo comunicado da Al Qaeda. O Zapatero, do PSOE, que sucedeu ao Aznar, só governou, ou melhor, desgovernou graças às burradas do Aznar. Foi tão incompetente que o PP, desmoralizado anos antes, retornou para arrochar mais ainda o povo espanhol. E hoje só tem como adversário temido o PODEMOS, chefiado pelo garotão Pablo Iglesias Turrión que venceu em Madri outro dia com a Manuela Carmena. Conclusão. Esse picareta Felipe Gonzalez nada tem a ensinar. Foi um desastre e ainda se manchou nos episódios escusos de seu governo e ao torturar os bascos. Socialista de M., tão M que ganhou até sinecura de seus semelhantes europeus capitaneados pelo francês Hollande, que também é outro fracassado, como demonstram as pesquisas na França. Só gostaria de saber quanto o PT pagou para esse inútil e fracassado vir até aqui falar besteiras.

  2. Cobra criada, primeiro põe a culpa no Levy, depois na Dilma e agora no partido, sabendo que estes não serão capazes de sair do atoleiro, aí arma a volta “triunfal” dentro de um novo partido, uma frente ampla. Só esquece que vai junto junto pro buraco da história…

  3. “Temos que decidir se nós queremos salvar a nossa pele e os nossos cargos, ou queremos salvar nosso projeto.”

    Ainda que essa frase tenha sido pinçada de um contexto, não resta a menor dúvida que Lula sabe o que fala e com quem está falando, já que em vez da sua própria determinação em salvar o tal “projeto”, ele simplesmente bota nas mãos sujas dos seus sequazes a opção da decisão, lavando as suas. É óbvio que, em se tratando de PT, ninguém vai abrir mão de salvar a pele e os cargos.

    Mas o pior é a frase que se segue, em um “primor” de coerência com a anterior:

    “E acho que nós precisamos criar um novo projeto de organização partidária nesse país.”

    Ou seja, ele pede para salvar o tal projeto ao mesmo tempo que “acha” que o PT precisa de um novo.

    As palavras ditas hoje por esse safardana demonstram de maneira exemplar o seu mau caráter, que me espanta mais a cada dia que passa, embora eu já tenha dito que, com essa corja, pelo seu passado recente, nós só temos o direito de nos indignar, e não mais de ficar surpresos. Acontece que Lula é hors-concours em canalhice.

    Fala sério! Quanto tempo mais você acha que tem de liberdade, apedeuta? E os seus sequazes, que, aos poucos, estão indo para onde deveriam estar há muito tempo? Quanto tempo mais você acha que tem de influência sobre os pobres de espírito, dos ignorantes e aliciados pelas suas mentiras e esmolas indecentes? Quase nenhum! Acabou! Perdeu, “preibói”! Depois de preso, o dinheiro que você roubou provavelmente não será recuperado – você não é burro de todo, deve ter escondido bem -, mas o seu orgulho, a sua vaidade, a sua empáfia e o cocô cheiroso que você acha que faz, já foram pras cucuias, pro brejo, e isto já esta sendo seu maior castigo!

  4. No meu entender, ao PT resta uma única solução. A auto-dissolução. Sairiam todos de fininho, apostando na
    memória curtas os brasileiros.
    Assim como estão fazendo, com o BRAHMA a gritar a plenos pulmões, contra sua própria criatura, é bem
    possível, que terminem todos, os seus “gloriosos” dias, na cadeia.
    Quando alguém esta em algum lugar e não esta agradando o conselho é único. Arranja uma desculpa e some.
    Para o PT, parece que o desconfiômetro esta emperrado. Continuam achando que ainda conseguem enganar
    mais alguns.
    Os níveis de popularidade da Dilma e lula, já são indícios suficientes para que eles abandonarem a política e
    começar praticar a NETOTERAPÍA, ou seja, irem para casa cuidar dos netos.
    Ao PT, resta seguir aos ensinamentos do francês Lavoisier. Na natureza nada se perde e nada se cria. tudo se transforma.
    Este partido poderia ser até o adubo, para que uma ideologia mais séria e mais honesta, surgisse dos seus
    escombros.

  5. Lula é fundador e presidente de Desonra do PT logo ele é que devia ter feito algo. Como não fez Lula é o principal culpado da situação que o PT está hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *