Lula e Bolsonaro, na velha luta de classes do Brasil da senzala e da casa grande

Resultado de imagem para lula e bolsonaro

Fotomontagem reproduzida do Arquivo Google

Mauro Santayana
Jornal do Brasil

O Datafolha acaba de divulgar análise estatística multivariada sobre a base de dados da última pesquisa nacional de intenção de voto, com o objetivo de identificar nichos da população brasileira em que são observadas altas concentrações de eleitores dos dois principais candidatos à Presidência da República até o momento.

Nenhuma grande surpresa. Entre garotos brancos escolarizados de até 24 anos – com uma compreensível ignorância que advêm também da idade e uma enorme penetração nas redes sociais – Bolsonaro é majoritário.

Quando a idade sobe para mais de 33 anos – a idade de Cristo – o desempenho do ex-capitão cai e Lula ganha disparado entre os nordestinos de modo geral e entre mulheres mais velhas negras e de menor renda, que ainda não usam todos os recursos de seus celulares, mas têm título de eleitor e não dão bola para as redes sociais.

ELEITOR CONTRADITÓRIO – O eleitor de Bolsonaro é contraditório. Conservador em itens como segurança e corrupção, defensor – “bandido bom é bandido morto” – do desempenho violento e genocida da polícia no combate aos crimes da “periferia” – custe o que custar – onde, ironizando, diz que segundo os “direitos dos manos” só moram “santinhos” – e no país em que a polícia mais mata no mundo, apoiador de que se armem os “homens de bem” contra “vagabundos”, ele não é, paradoxalmente, contra a  descriminalização da maconha ou, a priori, do aborto.

As velhas senhoras de Lula são, poderíamos dizer, mais coerentes. Elas sabem – sem necessitar conhecer precisamente os números – que o salário mínimo aumentou de 81 para quase 300 dólares depois que Lula foi eleito, que a renda per capita saiu de 2.810 dólares em 2002 para 10.183 dólares em 2015, e que a economia cresceu, também segundo o Banco Mundial,  praticamente 5 vezes, de 504 bilhões de dólares em 2002  para quase 2.4 trilhões de dólares em 2014.

Que o preço do gás – e da gasolina – ficou praticamente sob controle durante anos e que foram construídas no nordeste mais de um milhão de cisternas, e, em todo o país, quase 3 milhões de casas populares.

ACUSAÇÕES – Lula desistiu de comprar um apartamento que hoje pertence à Caixa Econômica Federal. Bolsonaro desistiu de receber doação de campanha de uma empresa investigada por corrupção, e estornou dinheiro ao partido, pegando com o partido uma quantia do mesmo valor.

Lula é acusado de beneficiar seus parentes. O irmão de Bolsonaro, que recebia, segundo noticiado pelo SBT, mais de 17.000 reais como funcionário da ALESP – enquanto administrava uma rede de lojas de venda de móveis de sua propriedade no interior de São Paulo – foi demitido quando veio à tona o fato de que ele, apesar de receber esse montante, não estava comparecendo ao “trabalho”.

Lula é acusado por seus inimigos de dizer que “não sabia de nada”. Bolsonaro negou ter conhecimento do “emprego” do irmão, dizendo a mesma coisa.

LULA E BOLSONARO – Para a “justissa” da República de Curitiba e os jovens eleitores do messiânico ex-capitão do Exército, Lula é um bandido condenado e Bolsonaro – que, assim como Lula, do nosso ponto de vista, não deveria ser incomodado pela “justissa” nem devido aos erros do irmão nem pelo financiamento de campanha – é paradigma de honestidade.

O primeiro corre o risco de ser proibido de ser candidato, enquanto o outro corre o risco de ser eleito presidente da República devido justamente à descarada, já anunciada,  interferência da “justissa” no processo político e eleitoral brasileiro, impedindo uma disputa direta por livre manifestação popular e que vá para o Palácio do Planalto aquele que tiver mais votos.

O estudo do Datafolha esclarece o porquê da diferença e o que está por trás de Lula estar na frente das pesquisas para a eleição presidencial do próximo ano.

OH! SURPRESA! – Quem é maioria entre os procuradores da Operação Lava Jato, com suas fotos posadas, seus impecáveis penteados – na cabeça só gumex – e seus armanianos ternos?

Oh! Surpresa! Na maioria dos casos, jovens brancos, de alta renda, preconceituosos, conservadores, “escolarizados”, que passaram em concurso graças a cursinhos pagos pelos pais, ou, em certos casos, por moverem, com a ajuda deles, ações, ou as senhoras de baixa renda que compõem, com outros segmentos menos favorecidos, a maioria da população brasileira?

O que existe por trás da campanha jurídico-midiática contra Lula, em plena marcha no Brasil deste momento? Sem querer ser simplista ou ignorar outros fatores – no fundo, no fundo – é a mesma e velha luta de classes, senhores. É o Brasil sendo o Brasil da Senzala e da Casa Grande.

61 thoughts on “Lula e Bolsonaro, na velha luta de classes do Brasil da senzala e da casa grande

  1. Lula continua sendo do chefe da imensa quadrilha criminosa petista, por mais que Santayana tenha tentado aplicar-lhe um “verniz” (muito vagabundo!) e egresso da “senzala”, algo que Lula nunca foi!

    E para piorar, o articulista ainda tenta fazer um contraponto totalmente mixuruca entre Lula e Bolsonaro.

    Tenta também usar de um maniqueísmo de jardim de infância, altamente manjado e estúpido!

    E ainda cai no ridículo de tentar desqualificar a valorosa equipe da Lava-Jato, chamando-a de “justissa” da República de Curitiba.

    Ora ora, Santayana, neste artigo você vestiu em si próprio a carapuça de um coitado, que sequer tem argumentos novos ou próprios.

    Santayana, você não convence a ninguém! Você só é ouvido pelos seguidores da seita lulopetista, que são em número menor, dia após dia.

  2. O discurso de vcs acabou. Seus argumentos vão contra a realidade dos Países onde a população tem alta qulidade de vida. Vc e o Leonardo Boff que postou o comentário sempre tiveram do bom e do melhor sem muito esforço. Não é mesmo?

  3. Textozinho semvergonha….. Em 2003 Lula comemorou a chegada ao poder com vários Romané conti….o resto dessa história está sendo contada nas delações.

  4. Os antilulistas com suas pedras, tentando negar a realidade, sempre me lembra aquela máxima:

    Arvore que da frutos é aquela que leva mais pedrada.

    • Alex,
      O lula só dá fruto podre desde a sua fase operador de máquinas, pois nem toneiro foi.
      E saiba: lula está condenado a 9 anos e meio, e deve pegar mais uns 40 anos.
      Que negócio é esse de dar fruto, o lula é o fruto podre da ditadura,e mesmo assim esse pilantra continua ganhando 26 mil reais todo mes da “bolsa ditadura” que ele mesmo fez parte enganando otário como você.
      Se liga, meu irmão e venha para rua lutar por dias melhores, coisa que o luladrão não pode fazer, pois narua ele não anda mais há muito tempo porque tu sabes que o povo o comeria na porrada, e ele sabe disso, e esta é a razão de andar só de jatinhos ou em carrões pagos com o nosso dinheiro, e teu também.

  5. Petismo é doença! Lula pobrezinho só anda de jatinho, ninguém tem imagens dele em voo comercial; já bolsonaro é candidato da elites?

    É melhor Jair se acostumando.

  6. Santayana me decepcionou com esse texto chinfrim, parcial e preconceituoso. Exatamente, o mesmo preconceito que quer pespegar no perfil dos que, na pesquisa, preferem o Bolsonaro.
    Santayana é tendencioso e manipula as informações. Por exemplo, quando o SM era o equivalente a US$ 81, qual era o valor do dólar?
    Chegou a superar a marca dos R$ 4. Outro exemplo, é o argumento do preço dos combustíveis. A política de controle, para influenciar o índice de inflação, ao lado do petrolão, quase quebrou a Petrobras. Enfim, Santayana deve estar buscando espaço na Carta Capital ou no site 247.

      • Boa!
        Falou tudo!
        Só conheço petista vadio e preconceituoso como esse Santayana que deve ter vergonha do lula mas puxa seu saco para ver se ganha algo do que o luladrão tirou de nós.
        Esse Santayana não tem jeito, vai morrer burro igual ao luladrão, pois rouba do Brasil para encher o rabo de bandidos da Venezuela, Cuba e outras ditadutras, cujos parceiros de crimes dividem o dinheiro com ele.

  7. Senhores,

    É importante que o Jornalista continue a publicar os “palpites” de pessoas como o José Dirceu, Roberto Jefferson, Nicolau e Maria do Rosário, mesmo que a maioria dos leitores não concorde com eles, nem comungue no mesmo prato.

    É bom saber o que esses “especialistas” pensam e é melhor ainda ver o conteúdo dos seus (deles) argumentos e fundamentos, muitos deles ótimos tanto para o “melhorar humor”, como para adubar plantas.
    Com essas publicações, nós passamos a conhecer (na verdade, a confirmar) o “tutano”, o cerne da ideologia e dos argumentos nos quais esses doutores se fundamentam e passamos a ter a plena certeza que não passam de um bando de picaretas e de incompetentes procurando aplicar uma ideologia pré-histórica, mesmo que para isso seja necessário classificar as pessoas, dividir o país e matar a metade dos brasileiros.

    Se esse tipo de publicação terminar, a Tribuna corre o risco de se tornar uma missa:
    -Carlos Newton diz “Ave Maria”… e todos nós dizemos “Amém!…

    Abraços.

    • Observação perfeita, amigo Francisco Vieira. É preciso sabe o que dizem os outros. O blog não pode ser o “Samba de uma nota só”. E outras notas vão entrar…, como diziam Tom Jobim e Newton Mendonça.

      Abs.

      CN

  8. Bom ler que o desespero tomou conta de alguns articulistas e comentaristas (poucos) que defendem bandidos nas entrelinhas ou na cara dura. Sinal que estão preocupados com um sujeito sem partido, onde quase todos os politicos enmeios de comunicacao estão contra ele. Puro medim..
    Colocam no mesmo balaio um bandido e um sujeito honesto. Já tá bem feio este tipo de comparação.

  9. Não é verdade que o PT quebrou o Brasil, muito pelo contrário, o que tivemos foi desenvolvimento e inclusão social, claro, até o dia em que a classe dominante optou pelo golpe do impeachment. Vários estudos apontam que o usurpador recebeu um pais com numeros equilibrados

    https://goo.gl/akbEym

    • Cara você parou em 2002 no Lulinha paz e amor? Volta para o futuro. Já tem internet, você pode se informar como estava a economia com Dilma, como o PT fraudou as urnas, como Dilma fez para déficit virar superávit no balanço. Entra no De Lorean e volta pro futuro. Ou pede para alguém jogar água fria em você para acordar. Ou vá num médico, pode ser doença.

  10. Independente de pretensos candidatos X ou Y, para uma perdulária cleptocracia temporada no poder, quando a confirmação da condenação/inelegibilidade do teu líder sair, pindorama já estará as avessas com biltres do estilo “Santo do Pau Oco”, fisiologistas que desdenha da racionalidade civilizatória, democraticamente chamados de ” corruptos envoltos em improbidades administrativas” mas de fato e de direito são genocidas modernos e imorais. Merecem o mesmo destino de Marin, que foi condenado pelo júri popular por organização criminosa, fraude financeira e lavagem de dinheiro nos EUA. O Brasil precisa de reflexão sobre tudo isso.

    Força! Lava Jato/MPF/PGR/PF/MPC/TRFs/ !

  11. Lula e Bolsonaro, ao que parece, estão uma para o outro assim como a merda está para a lombriga, um não sobrevive sem o outro, não obstante essa merda desses rótulos de direita, esquerda e centro já tenha se revelado apenas como instrumentos de 171 eleitoral dos me$mo$.

    • O que quero dizer é que a relação Bolsonaro X Lula e vice-versa, é a mesma relação que sustenta o partidarismo-eleitoral X golpismo-ditatorial, em regime de simbiose, um se alimentando do outro, e vice-versa, turbinados pelos seus tentáculos, velhaco$, como acontece há 128 anos neste país, dos quais somos todos vítimas, reféns, súditos e escravos, os quais, há 128 anos, fazem o país e a população girarem em torno dos seus próprios interesses, à moda surfistas do $istema político podre e da plutocracia putrefata dos me$mo$ com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, os quais são as eternas primeira e segunda vias. Simples assim. Entendeu Bolsonaro, ou prefere o desenho. E é exatamente para acabar com essa malandragem que surgiu o Leão e a Terceira Via, com a RPL-PNBC-DD-ME, o projeto novo e alternativo de política e de nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. E daí Bolsonaro e Lula, cadê coragem para encarar o Leão ?

  12. Se alguém algum dia der um tiro do saco do Lula vai acertar em cheio a mão do Santayana, entre outras, um dos caneta$ de aluguel do Lula alojados no Brasil 247, a globinho do Lula.

  13. Mauro Santayana:
    Vou resumir pois,você dá nojo.
    Você é muito canalha vendido,farsante crápula,maldito,safado,pilantra,descarado,vendido,mal intencionado,vagabundo,desclassificado,maldito,lacaio e safado.

  14. Parece que o Mauro Santayana perdeu a “boquinha” e tem a esperança de que tudo retorne ao que era antes, nos governos do PT. É a única explicação para tal posicionamento.
    Não que o governo atual do PMDB seja o desejável, mas foi a modificação o possível!

  15. Os jargões de sempre, “senzala, casa grande”, chamando de ignorantes os pretensos eleitores de Bolsonaro, comunista/petralha defendendo bandidos e criminosos, grande novidade…este pseudo-formador de opinião é um farsante e delinquente intelectual, a redação onde trabalha merece a alcunha de “maconholandia”, repleta de otários, consumidores de paia véia mofada, aquela porcaria prensada do Paraguai, foram colocados para correr do fluxo dos noias incontáveis vezes… deveria ser repórter daquele antro chamado 247, a folha não tem mais nenhuma credibilidade, aparelhada, verdadeira fake news!

  16. O comunismo de Santayana o deixou decrépito.

    Além de mentiroso, falso e enganador, o péssimo profissional resgata a expressão que voltou à tona recentemente, “Casa Grande e Senzala” cuja intenção é enaltecer um preconceito que seria característico de Bolsonaro, enquanto Lula, o ladrão, seria o perseguido, o escravo torturado que habitava a senzala.

    Nada mais odioso e condenável do que essas acusações subliminares.
    Bolsonaro pode ter inúmeros defeitos, certamente, mas atribuir-lhe o preconceito racial a distância é imensa!

    A começar que seus admiradores e seguidores não mais o acompanhariam por onde anda o deputado, uma grande quantidade sempre presente de apoiadores.

    A irresponsabilidade de uma esquerda insana, retrógrada, doentia, pois ainda adepta do comunismo, logo, retardada mental, tem o seu expoente na lavra desse jornalista, que parou no tempo e no espaço, medíocre, incompetente, sem público.

    A necessidade de ainda se mostrar útil à “causa”, o faz perder o mínimo de compromisso ético e moral que deveria ter com seus textos.

    Na ânsia de defender um ladrão, canalha, inescrupuloso, como Lula, o câncer desse país, que nos colocou em estado terminal, Santayana extravasa o ódio contra Bolsonaro, que representa absolutamente aquilo que o candidato à presidência da República combate:
    Corrupção e violência!

    Em seis anos que frequento este blog incomparável, este foi um dos piores artigos que li, e que devem ser publicados, sim, de modo que saibamos o quanto o desespero em favor de um vigarista, de um traidor do povo e Brasil, um escroque, que nos roubou bilhões de reais, são capazes de fazer para retornar o ladrão ao Planalto e, dessa forma, essa gentalha, incluindo Santayana, aproveitarem dos benefícios de uma ideologia que deve ser eliminada, riscada em definitivo da política nacional!

    Santayana se tornou um biltre confesso, depois desse artigo desprezível, sórdido e infame, escrito de onde jamais saiu, da Casa Grande!

      • Froes, meu caro,

        Por onde andas?
        Tudo bem contigo?
        A saúde, legal?
        Familiares, todos bem?

        Grato pelo comentário, e aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo, com harmonia, realizações, sucesso, alegrias, felicidade e muito amor, em demasia!

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

        • Tudo certo, amigo.

          Ando meio ocupado em projetos pessoais e refrescando os miolos esquentados pela política.

          O mesmo para você e todos os seus, são meus sinceros votos.

          Abração.
          E como diziam os espanhóis, salud, pesetas e tiempo para gastarlas (agora são euros).

    • Em nenhum momento Mauro Santayana fala de Bolsonaro, e sim de parte de seu eleitorado, os meninos brancos que o apoiam segundo pesquisa do datafolha, e aqueles que estão presentes no Ministério Público.

  17. Vejo este texto de modo diferente: quando se compara o Lula com qualquer outro candidato, estará enchendo a bola do outro candidato.
    Na realidade, o artigo está enaltecendo o Bolsonaro,. Qualquer candidato é melhor que o Lula.
    Pelo que parece, até o momento, a mídia fala apenas em Lula e Bolsonaro, dando a ideia que o Brasil só tem dois candidatos, que na verdade, fica reduzido a um candidato, haja vista, que o Lula, pode-se considerar carta fora do Baralho.

  18. Meu caro Jacob,

    A questão eleitoral está posta dessa forma porque Bolsonaro para a esquerda é o inimigo público nº 1!

    Bolsonaro faz a sua campanha calcada nos roubos de Lula e dos petistas, na corrupção e desonestidade dessa quadrilha.

    Em consequência, Bolsonaro precisa ser atacado, destruído, esmagado.

    Para aqueles que votarão em Bolsonaro, derrotar Lula e esta esquerda ladra, retrógrada, ideológica, que arrasou com o país e povo, trata-se do objetivo a ser conquistado.

    Logo, as eleições ficarão assim demarcadas, mesmo que Lula não seja candidato, como tudo leva a crer que será condenado, quem disputar o Planalto com a sigla do PT ou for aquele indicado pelo ladrão, o seu inimigo será Bolsonaro, e a recíproca será a mesma.

    Pode acontecer que, nesse entrevero, algum outro candidato cresça, passe a reunir a preferência do eleitor, e disputará o segundo turno com Bolsonaro que, a meu ver, somente aguarda com quem disputará o final das eleições.

    • Amigo Bendl,
      Chamar o Lula e seus aliados de esquerda, ou comunista é ofender os que tendem à esquerda, ou sejam comunistas. Na verdade Lula e seus aliados, não tem ideologia, o poder para eles era o meio de assaltar os cofres públicos.
      Assim, que começar a campanha para as eleições, todos candidatos vão defender o combate a violência, aos criminosos, a corrupção, a melhoria da saúde e educação. O problema é encontrar quem tem mais competência e credibilidade para tal.
      Estou esperando o candidato, que tenha coragem de dizer que vai mandar fazer uma auditoria na dívida interna do Brasil, que entendo que é o maior mal do Brasil
      Um forte abraço. .

      .

      • Caro Jacob,

        A minha intenção não foi ofender quem quer que seja.

        Se a esquerda e comunistas foram então ofendidos por Lula, devem, dizer para o ladrão e chefe da quadrilha petista que pare de se identificar dessa forma!

        Lá pelas tantas, pode o pessoal desta tendência política desgostoso com Lula e sua maneira de ter comandado o Brasil – roubos e explorações -, querer se esquivar politicamente, pois enquanto Lula tinha a preferência do povo e o país parecia que ia bem, Lula era a esquerda do sonho, o comunista que iria transformar o Brasil, o socialista que aplainaria as diferenças sociais!

        Bastou surgir o rol de crimes praticados pela petezada, que o discurso mudou:
        Lula nunca foi da esquerda;
        Lula nunca foi comunista;
        Lula nunca foi socialista;
        O PT jamais um partido de esquerda!

        Lamento, Jacob, mas a história confirma – jornais, revistas, livros, reportagens -, que a criação do PT teve como objetivo ser de esquerda e era assim identificado como até hoje!

        Não é por nada a mudança de rumo dos petistas e seguidores, que querem desvestir Lula como esquerdista, e apresentá-lo como perseguido político, enquanto Bolsonaro é a direita a ser enfrentada e vencida.

        Ora, ora, se Bolsonaro não fosse por ele mesmo se classificado de direita, e Lula o seu maior inimigo político, Lula é o quê?!

        Centro-esquerda?
        Centro-direita?
        Centro?

        Definitivamente, direita nem a palavra existe no vocabulário petista, logo, Lula e a quadrilha petista são de esquerda, sim, por mais desgosto e indignação que possam causar no bom sujeito de esquerda.

        Azar quando escolheram Lula como um novo salvador da pátria, pai dos pobres, a esquerda plena e radiante, se depois não passou de um reles ladrão e, indiscutivelmente, conspurcando uma esquerda que somente é pura e encantadora nas mentes sonhadoras de alguns, pois os resultados mundo afora dão conta que não passa de um engodo, uma ilusão, pois o poder corrompe, e leva consigo as mentes brilhantes e maravilhosas da esquerda, todas, indistintamente, querendo o poder sofregamente!

        Depois de tê-lo, o povo que se dane!

        Outro abraço, meu caro amigo.
        Diálogo desse porte, educado, respeitoso, com amigos levando muito mais em conta a amizade que a política ignóbil e deletéria, enaltecem o blog, e alimentam a Tribuna da Internet de forma sadia e salutar.

        Feliz Ano Novo!

        • 1) Meu amigo Bendl…

          2) Penso que o ex-presidente Lula, o lulismo, o PT e o petismo não são nem esquerda, nem direita, nem centro…

          3) Antes eles queriam os Poderes, chegaram lá e saíram, agora querem voltar… de qualquer jeito…

          4) São “poderistas”.

          • Rocha, meu amigo e professor,

            Se, agora, as definições sobre o PT e o chefe da quadrilha, Lula, pululam, indiscutivelmente trata-se de um movimento para salvar o que resta de uma esquerda idealizada, sequer ideológica!

            A ideológica não restou pedra sobre pedra, pois o ladrão e seus bandidos a destruíram.

            Ora, em consequência, quem deve ser chamado à atenção são os petistas, Lula, o ladrão, que conspurcaram a idealização de uma tendência política, a esquerda, hoje sendo culpada pela situação do Brasil.

            E, convenhamos, os primeiros quatro de anos de Lula, até a minha cadelinha pequinês, que já morreu lamentavelmente era Lula fanática, incluindo quem se identificasse como de esquerda.

            Psol, PcdoB, PCB, PSTU, todos os radicais de esquerda inclusive, albergavam-se embaixo do vermelho petista, principalmente a classe artística, invariavelmente de esquerda e comunista!

            Indiscutivelmente, essa esquerda representada pela quadrilha petista, entendeu que o poder, o dinheiro, a riqueza eram mais importantes que as tendências políticas, mas, para o povo, esta definição jamais foi posta de lado, haja vista se perguntares para 10 pessoas na rua, a esmo, se Lula é de esquerda, 9 responderão que sim!

            Agora, meu caro amigo, quem tanto admiro, pois ainda por cima budista, logo sóbrio, equilibrado, tolerante (ainda mais comigo), se Lula e sua quadrilha nem são de esquerda, direita, de centro, como que podemos definir essa gentalha?!

            Um forte abraço.
            Saúde e paz.
            FELIZ ANO NOVO!

          • 1) São poderistas… só querem os Poderes…

            2) Cada vez mais penso que as esquerdas acabaram com a queda do Muro de Berlin…

            3) No Brasil ainda temos alguns saudosistas…

        • Caro Bendl,
          O Lula desmoralizou a esquerda, O Brizola dizia: o Lula cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para direita e, ainda O PT é a UDN de macacão.
          Na verdade o Lula , seus aliados e penduricalhos desmoralizaram a esquerda.
          A esquerda, ou socialismo democrático, não tem nada haver com o governo petista.
          Muito tempo atrás, tive uma discussão com um comentarista, mal educado porque eu disse, que o Lula não era esquerda, estava mais para a direita corrupta.
          Um forte abraço e um feliz ano novo, com saúde e paz.

  19. Além do Boff este Santayana também?
    Não é questão de se colocar pessoas com pontos de vista diferente, são pessoas que distorcem a realidade e querem convencer os outros disso. E fazem isso propositadamente, ideologicamente. Dizer que no governo Lula não houve avanços é querer esconder a realidade. Mas estes avanços principalmente que cativam estas pessoas mais pobres, faziam parte do seu projeto de poder, e não por sua preocupação com esta camada da sociedade. E por isso este Santayana acha que se deve passar a mão na cabeça do Lula por todas as falcatruas que fez, por todos roubos que praticou. Chamar juízes que tem formação sólida com vários cursos internacionais, que prestaram concurso para chegarem aonde estão, de jovens brancos, preconceituosos, é de uma imbecilidade sem par.

  20. Fico impressionado como tanta gente acredita em boatos, em disse-me-disse. E pior, na era da informática se deixam levar, por ignorância ou má-fé, por sem buscar o contraditório.

  21. Sabe aquele boato que saiu no editorial do Estadão que em 2015 no governo Dilma, 25% das pessoas voltaram à linha da pobreza? Pois é. Quem defende Lula e Dilma deveria marcar um comício com todo esse povo e discursar falando que isso é boato, que eles não estão abaixo da linha de pobreza não. Que é tudo invenção da classe burguesa coxinha que não quer ver o pobre melhorar de situação. Fica a sugestão.

  22. Duvido muito que a “casa grande” esteja por trás de Bolsonaro, que tem um perfil muito polêmico pro gosto de gente chique, que preferiria um candidato “certinho” como Luciano Huck, mas não foi possível encontrar trouxas em número suficiente para levar adiante tal fantasia.
    Também não acredito que a elite tema realmente a volta de Lula. Pelo contrário, acho mais provável que a nossa elite corrupta prefira Lula, que virou o paladino da impunidade.

  23. A quadrilha petista tenta de todas as formas rotular Bolsonaro, querendo que a sua preferência nas pesquisas diminua.

    Burros, estúpidos, mentecaptos, quanto mais baterem no deputado, mais ele está na mídia, e mais a sua imagem consta nos veículos de comunicação.

    E, depois, as acusações são tão medíocres, absurdas, insanas, antigas e preconceituosas, que um artigo como este – lixo, desprezível -, enaltece o arqui-inimigo da quadrilha petista e ofusca o chefe Lula, o ladrão!

  24. Sr. Bendl, acho que Bolsonaro será processado por apologia ao assalto. Ele disse que Maria do Rosário não merece ser assaltada. Seria este mais um mote da petralhada?rs

  25. Lima (para de me chamar de senhor),

    Os caras vão se apegar a qualquer detalhe para atazanar a vida do Bolsonaro, que deverá fazer o mesmo, lógico.

    O carro que foi roubado da Maria do Rosário ontem, em Porto Alegre, já foi encontrado e devolvido.

    Mas, a meu ver, foi algo ENCOMENDADO!

    A deputada não anda em veículos daquele porte, um simples C3 da Citroen.
    Se pegarmos as suas contas no Portal da Transparência, ela se locomove com camionetes e carros mais robustos e maiores por nossa conta.

    Logo, acho que ela quis se mostrar que tem uma vida simples como deputada, em consequência, trata-se de uma parlamentar inescrupulosa, mentirosa e enganadora, como de resto a quadrilha a que pertence, a petista!

    Um abraço.
    Saúde e paz.

    • Uma hipótese bastante plausível e bem sacada.

      Em todo caso a polícia já recuperou o carro e impediu a “socialização dos bens” pelas “vítimas da sociedade”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *