Lula e Dilma destruíram o STF e agora a escolha de Dino agrava a degeneração

O ministro da Justiça Flávio Dino foi a indicação de Lula para ocupar a vaga deixada pela ministra Rosa Weber

Lula conseguiu transformar o Supremo num órgão político

J.R. Guzzo
Estadão

Os presidentes Lula e Dilma Rousseff, somados, destruíram ao longo dos últimos vinte anos o Supremo Tribunal Federal. Lula, como ficou mais tempo na presidência, e está de volta a ela, é autor da maior parte da obra. Dos onze ministros atuais, contando aí a última indicação, sete foram colocados no STF por eles; dos outros quatro, dois são Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, o que dá uma ideia de como a coisa acabou ficando.

Dilma e Lula nomearam tanto ministro que dois deles já se aposentaram, por terem batido nos 75 anos de idade; um outro morreu.

FALTA DE SABER – O traço de união entre todos os nomeados é a sua notável falta de saber jurídico, ao contrário do que a Constituição manda fazer. O resultado é que o Brasil não tem mais uma corte suprema de justiça, exigência básica de qualquer democracia séria. Tem uma penca de agentes políticos do governo – que agem unicamente em favor dos seus interesses e deram a si próprios o direito de mudar, eliminar e fazer as leis que realmente valem no país.

A nomeação do ministro da Justiça, Flavio Dino, para a última vaga que foi aberta no STF, é um momento de superação neste processo degenerativo – ele é o mais extremista dos militantes políticos de Lula, foi o pior dos seus ministros até agora e, em oito anos seguidos como governador de Estado, deixou o Maranhão com o pior índice de IDH do Brasil. É um currículo e tanto.

Mas o seu pior problema não é a incompetência. Nisso ele segue o padrão Lula de governo, um sistema pelo qual o sujeito sobe na vida através do fracasso – quanto mais prejuízo dá, mais alto chega.

COMBATE À LIBERDADE – O que torna Flavio Dino um dos políticos mais tóxicos do Brasil de hoje é a sua intransigência no combate à liberdade. Ninguém no governo Lula atacou com tanto rancor os direitos individuais e coletivos quanto o ministro da Justiça.

Quer a censura na internet. Quer a polícia fazendo repressão política. Quer que os parlamentares da oposição fiquem em silêncio. Diz o tempo todo que a liberdade “tem de ter limites” – o que, em português claro, significa que a liberdade é um vício a ser combatido. Qual a esperança de que o novo ministro do Supremo tome uma decisão a favor da livre expressão do pensamento, ou de qualquer princípio da democracia?

O radicalismo cada vez maior do STF, seus ataques ao Senado e a sua cólera ruidosa contra quem discorda de qualquer decisão tomada pelos ministros, compõem um ambiente ideal para Dino.

O QUE FAZ O STF? – Bem, o Supremo e seus apêndices absolvem automaticamente traficantes de drogas; inclusive, devolvem os iates, jatinhos e casas de praia que ganharam com o tráfico. Que lugar poderia ser mais adequado para o novo indicado de Lula?

Em seu Ministério a mulher de um dos chefes mais perigosos do crime organizado foi recebida duas vezes este ano; a culpa foi jogada pelo governo Lula nos jornalistas do Estadão que revelaram a história. Dino debocha do Congresso, ignora as suas convocações e não entrega fitas gravadas pelas câmeras de segurança do Ministério.

Foi ele que forneceu ao ministro Dias Toffoli a desculpa apresentada para anular todas as provas materiais de corrupção contra a construtora Odebrecht. Que suprema corte do planeta tem um ministro assim?

8 thoughts on “Lula e Dilma destruíram o STF e agora a escolha de Dino agrava a degeneração

  1. Não custa lembrar o “legado” deixado pelo Sinistrão da Liga da Gordiça……

    Miséria, fome, pobreza, violência, drogas, facções….

    No indicador de renda, o Maranhão fica em último lugar, com índice de 0,612. Vinte e três cidades do Maranhão estão entre as 100 cidades do Brasil com pior IDH, mas dentre as 200 cidades brasileiras com melhor IDH, nenhuma é maranhense. Dos 217 municípios, cerca de 140 possuem IDH baixo.

    PS..

    Quero ver as visitas do Sinistrão ao Restaurante do STF..

    O que vai acontecer quando ver aqueles pratos de encher os olhos e a barriga de água.??

  2. Senhor J.R. Guzzo (J.R. Guzzo), não foram os presidentes Lula e Dilma Rousseff, somados, destruíram ao longo dos últimos vinte anos o Supremo Tribunal Federal , mas sim , os senadores que endossaram e aprovaram a ida de pessoas desqualificadas, de má índole, desonestas para o STF e demais tribunais do país , como se no Brasil não existissem pessoas decentes e qualificadas na magistraturas do país .

  3. Quem tem medo de Flávio Dino? Os bolsonaristas defensores do golpe que a extrema direita queria implantar no Brasil.
    O governo de Flávio Dino no Maranhão foi marcado pela gestão da pandemia, o Estado registrou o menor número de mortes por milhão devido a doença do covid 19 e São Luiz foi a primeira capital a vacinar pessoas de 18 anos sem comorbidade.
    Flávio Dino não resolveu os vários problemas do Maranhão que se arrastam à décadas, mas diminui em muito as desigualdades sociais, por isso foi reeleito governador e eleito senador com maior número de votos, diferentemente de Bolsonaro.
    Lamentavelmente Guzzo não fez parte das reuniões no Congresso para o Ministro da Justiça dar explicações de suas medidas. Os bolsonaristas foram desmascarados e humilhados por suas narrativas distorcidas. Pareciam crianças de jardim de infância, gritavam, batiam na mesa cortando a fala do Ministro
    De acordo com os bolsonaristas, Ministro da justiça bom foi o Anderson Torres e na PGR o melhor foi o Aras.
    Ainda bem que estamos nos livrando dessa gente cheia de ódio que vive num universo paralelo.
    Não adianta espernear. Para tristeza dos bolsonaristas, Flávio Dino vai ser aprovado pelo Senado.

    • “Quem tem medo de Flávio Dino? Os bolsonaristas defensores do golpe que a extrema direita queria implantar no Brasil.” Nélio.

      Eu: Quem tem medo de Bolsonaro?
      Os Lulistas defensores da cleptocracia que a extrema esquerda queria implantar no Brasil. James.

    • Defendo Flávio Dino pela sua biografia como político e Jurista.
      Você não gostou porque deve ser terraplanista, vive num universo paralelo de insanidade, defensor dos ideais criminosos de Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *