Lula está fora, mas continua dentro da sucessão presidencial

Resultado de imagem para lula preso charges

Charge do Iotti (Zero Hora)

Bernardo Mello Franco
O Globo

Lula está barrado pela Lei da Ficha Limpa e, ao que tudo indica, não sairá tão cedo da cadeia. Mesmo assim, será uma peça central no xadrez da eleição. É o que indicam os números que o Datafolha divulgou no domingo.

Apesar da prisão, o ex-presidente continua a liderar a pesquisa com folga. Nos cenários em que aparece como candidato, ele tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o deputado Jair Bolsonaro (31% a 15%).

“NÃO VOTO” – Na ausência do petista, quem assume a dianteira é a soma de brancos, nulos e indecisos. O “não voto” chega a 27% dos entrevistados, um índice inédito a seis meses de uma sucessão presidencial. Isso reforça o alto grau de imprevisibilidade da disputa.

Sem Lula, para onde vão seus votos? Se a eleição fosse hoje, os maiores herdeiros seriam Marina Silva e Ciro Gomes. No entanto, é difícil dizer que eles dividirão o espólio em outubro. Por uma razão simples: até lá, o eleitor será apresentado ao candidato do ex-presidente.

Segundo o Datafolha, 30% dos brasileiros afirmam que votarão “com certeza” em quem o petista indicar. Outros 16% dizem que “talvez” o façam. Mesmo que continue preso, ele tem força para ser o grande cabo eleitoral da sucessão.

O HERDEIRO? – E quem será o candidato do homem? Marina tinha o perfil ideal para substituí-lo, mas fez questão de implodir as pontes com o petismo. Apoiou Aécio Neves, apoiou o impeachment e apoiou a prisão do ex-presidente. No momento, parece mais disposta a seduzir os tucanos desanimados com Geraldo Alckmin.

Ciro continua na fase de discutir a relação com os lulistas. Ontem ele disse que seu projeto “definitivamente não é o do PT”. Ao mesmo tempo, prometeu visitar o ex-presidente na cadeia. Suas declarações variam como biruta de aeroporto, e ninguém é capaz de saber o que ele dirá na próxima entrevista.

No front petista, os mais cotados para a disputa ainda têm desempenho de nanicos. Fernando Haddad aparece com 2%, e Jaques Wagner, com 1%. Numa eleição normal, bastaria uma declaração do padrinho para botá-los no jogo. Mas esta será uma eleição anormal. E se a prisão de Lula não for suficiente para barrar a transferência de votos, crescerá a pressão para mantê-lo incomunicável.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A pouca transparência da Datafolha acaba induzindo a erro os analistas. O total do “não voto” é de 67%, do quais 21% são brancos e nulos e 46% indecisos. É lamentável que as pesquisas escondam o levantamento mais importante, o voto espontâneo, no qual não se exibe lista e apenas se pergunta: “Em quem você pretende votar?”. (C.N.)

27 thoughts on “Lula está fora, mas continua dentro da sucessão presidencial

  1. “Qualidades” do Joaquim Barbosa:
    1-Está no PSB (Partido SOCIALISTA Brasileiro), partido capacho e satélite do PT
    2-Votou no Lula e na Dilma
    3-Defendeu Dilma no impeachment dela
    4-Fugiu do STF de forma bizarríssima pra viver em MIAMI alegando dores nas costas e agora quer ser presidente, estando mais velho e com mais dor nas costas ainda?!?!?!??!?!
    Quem é o vice dele?

    Joaquim Barbosa e Marina Silva são 2 cavalos-de-tróia pra enganar trouxas que não acompanham política e é a tentativa de dividir os votos do Bolsonaro.
    Segundo o ESTADÃO: …“E essa característica [..] é reforçada pelo fato de o ex-ministro do Supremo ser negro.”
    Que me importa se JB é negro, amarelo ou vermelho com bolinhas lilases? Danem-se as irrelevâncias ridículas que contaminam o debate político.
    A pergunta séria a ser respondida é: Qual é a orientação econômica do seu programa? Quais são as suas propostas para o tema?
    E a mesma narrativa esquerdista, empurrara o país mais um pouco ladeira abaixo; “o homem de origem humilde e blá, blá, blá”, assim como foi com Lula em 2002 ocorrerá com esse eleitor de Lula e Dilma, o esquerdista angustiado Barbosa.

  2. Os dados do voto espontâneo somados aos indecisos e o caráter embrionário da disputa eleitoral indicavam que forçosamente essa polarização entre Lula e Bolsonaro ia mudar e outras forças ia emergir na disputa. Muita gente teve orgasmo precoce e agora está frustrado e vociferando contra as pesquisas. É no que dá pensar com a cabeça de baixo.

  3. Está na Folha de hoje. 84% a favor da Lava Jato ou contra o Lula. E vem o bosta do Mello Franco falar no Lula como alguém que pode mudar as eleições.

  4. Exatamente, o valor nem importa muito, o que vale é a forma de vantagem ilícita. E sabe-se que o grosso mesmo ainda não apareceu, embora se leia por aí que o patrimônio da família Lula da Silva esteja avaliado em 75 milhões. O que pra mim é pouco, considerando (se não for fake) que Lula recebe, só de indenização como “vitima da ditadura”, 45 mil reais, conforme um contracheque publicado na rede.

    Mas o importante é o seguinte: Al Capone, que detinha uma fortuna imensa, foi pego por desvios no Imposto de Renda.

  5. Na condição de “líder” da RPL-PNBC-DD-ME, que bate de frente contra o continuísmo do $istema podre, não deveria dizer isso, porque, de repente, os caras podem ser mais adiante até os meus adversários mais ferrenhos, mas como nada tenho contra eles, e acredito que eles ainda podem produzir coisas boas para a população, vou dizer. Até que admiro o Ciro pela sua sinceridade relativa, mas, à vezes, ao que parece, ele deixa a arrogância se sobrepor à razão. Caro Ciro, vc tb esteve lá, comeu do mesmo caviar, provou do mesmo sal e bebeu do mesmo fel com o governo Lula-Dilma, PT-PDT, aliás, deixou até a barbinha crescer à época para jogar no time dos barbudinhos, e, portanto, não tem como divorciar-se disso, trata-se de história registrada em cartório, impossível de negá-la, bem como viu e exemplarmente condenou a tal “aliança de moral frouxa” que deu no que deu, de modo que, no seu caso, se o teu amigo do peito fosse o Temer seria desastroso, mas em sendo o Lula, disparado nas pesquisas eleitorais, me parece a senha que vc precisa para chegar lá e realizar o seu sonho de ser presidente do país, acalentado desde o seu nascimento em Pinda. E Lula, ao que consta, até já te ofertou a vaga de Vice. Que chance melhor do que essa vc está esperando para chegar lá, Cirão ? Quem avisa amigo é. O que eu penso sobre o partidarismo eleitoral, o golpismo ditatorial e seus tentáculos, velhaco$, como são feitas as escolhas pelos me$mo$ nessas searas, etc. e tal, já se tornou uma opinião pública com milhares de seguidores. Quanto a junção Lula-Ciro, parece natural, uma chapa que une e fortalece dois presidenciáveis, ao invés de dividi-los e enfraquecê-los, um com encontro marcado com a cassação do registro para dias antes da eleição, e o outro livre, leve e solto para seguir em frente, aliás, uma bela resposta dos golpeados aos golpistas que fazem por merecê-la. Todavia, se todos quiserem pensar e agir com grandeza de espírito e de propósito, sobretudo, em favor do povo brasileiro, com desprendimento, pois então que venham todos para a RPL-PNBC-DD-ME, direita, esquerda e centro, na qual há espaço para todos e onde todos são bem-vindos, porque evoluir é preciso. Fora desta hipótese, meus caros, a dupla LULA-CIRO só terá pela frente a RPL-PNBC-DD-ME, porque o resto, me desculpem a franqueza, representam um grande nada em termos de mudanças de verdade: sérias, estruturais e profundas. Portanto, sem a RPL-PNBC-DD-ME nas eleições é votos brancos, nulos e abstenções nelle$. http://www.tribunadainternet.com.br/tenho-minha-candidatura-e-nao-represento-o-pt-diz-ciro-gomes-em-minas/

  6. A lei da ficha limpa é claríssima em relação ao fato de Lula ter incidido nela. Colocar Lula numa pesquisa eleitoral na qual ele nem pode participar é coisa ridícula. É fazer o eleitor de otário. Pois as pesquisas não existem para agradar os eleitores do Lula e nem ao partido dele, um réu condenado e já devidamente preso.

  7. O alerta da TI sobre os “não voto” de 67%, do quais 21% são brancos e nulos e 46% indecisos não tem muito feito prático.

    Os votos brancos e nulos não decidem nada.

    E quanto aos indecisos?

    Fazendo a ressalva que estamos ainda longe das eleições, o que se observa, em geral, é que a tendência observada no grupo “decidido”, acaba se reproduzindo entre os eleitores indecisos, quando estes escolhem seus candidatos.

    Então, a probabilidade que os 46% dos indecisos sigam a escolha observada entre os 33% é muito grande.

    E assim, os antiPT podem tirar o cavalo da chuva pois, a tendencia pelo lulismo tem uma alta probabilidade de se reproduzir entre os indecisos.

    • Os “indecisos”, na verdade, apenas se declaram como tal porque não querem abrir o voto, com toda a razão, formam a maioria silenciosa, o que não quer dizer que não tenham as suas próprias convicções. E a mais provável é que não estão satisfeitos com os candidatos apresentados, e são os que decidem as eleições. Mas enfim, cada um interpreta a sua maneira, o autoengano é uma delas.

    • Se por acaso os votos brancos, nulos e abstenções superarem os 50% dos eleitores inscritos na justiça eleitoral, está definitivamente sentenciada, agora pela própria população, a morte do $istema político podre, com prazo de validade vencido há muito tempo.

  8. Um país onde um malandro preso por vários crimes e respondendo por outros mais, está em primeiro lugar em pesquisa eleitoral para presidente ( eu duvido que seja verdade ), mas se realmente for verdadeira só resta pra nós pagadores de tributo sentar e chorar.
    Por outro lado é o retrato de nossa sociedade 30% de ladrões declarados , e 60% desonestos e 10 % de honestos.

    • “A Câmara é a representação do povo. Os deputados não são santos porque o povo também não é santo”

      (Bonifacio Andrada, que está em seu DÉCIMO mandato de deputado federal)

      • A câmara não é representação do povo coisa nenhuma, mas, isto sim, dos interesses escusos dos eleitos pela força dos dinheiro e dos esquemas que, infelizmente, são a maioria. Até por isso, o povo está decidido a não votar mais em ninguém, nem no ruim e nem no pior, porque em qualquer um dos casos que lhe são impostos acaba sendo sempre o culpado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *