Lula manda o PT “enquadrar” ministros ligados a Dilma

Deu na Folha

A direção nacional do PT decidiu “convidar” ao menos três ministros da presidente Dilma Rousseff para dar explicações e falar sobre suas pastas à executiva da sigla. A iniciativa foi comunicada pelo presidente da legenda, Rui Falcão, a integrantes do partido na última quinta-feira (25), em uma reunião da executiva. Serão chamados os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Miguel Rossetto (secretário-Geral da Presidência) e Nelson Barbosa (Planejamento).

No caso do ministro Cardozo, a executiva nacional do PT decidiu convidá-lo a dar explicações ao partido sobre a atuação da Polícia Federal. Os petistas ainda não definiram uma data para o encontro. O “convite” ao ministro foi noticiado domingo pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. O movimento acontece no auge da crise institucional que aflige o PT desde o ano passado, especialmente pelas revelações feitas no decorrer das apurações da Lava Jato.

PRESSÃO SOBRE CARDOZO

A Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça, mas tem autonomia operacional. O PT tem cobrado Cardozo internamente, afirmando que o ministro não tem conseguido monitorar os movimentos da PF, nem cobrar isonomia da polícia.

Os petistas afirmam que o partido vem sendo perseguido por investigadores, que estariam mirando apenas nas gestões petistas, ignorando problemas em Estados administrados por outras siglas, como o PSDB.

O ministro é um dos petistas mais próximos à presidente Dilma Rousseff, que também vem sofrendo críticas nos bastidores da legenda. A pressão sobre Cardozo é, portanto, mais um ingrediente no caldeirão de insatisfações do partido com a postura do governo.

VAZAMENTO SELETIVO

Há ainda uma queixa corrente sobre o que vem sendo chamado de “vazamento seletivo” de documentos sob segredo de Justiça que lançam suspeitas sobre políticos. O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) disse que não foi comunicado sobre o convite a Cardozo e que não se posicionaria sobre o chamado que o partido pretende fazer ao ministro.

Ele defendeu, no entanto, que é preciso investigar ilegalidades cometidas em todas as instituições. “Vazar documento que está sob segredo de Justiça não pode. E isso está ocorrendo. Então é preciso apurar se há um funcionário público envolvido nesses vazamentos. Isso é o que eu penso sobre o mérito da questão. Sobre o convite ao ministro, não estava na reunião e não falei com colegas a respeito”, disse.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
As decisões não são propriamente da executiva do PT, que sequer se reuniu. Foram tomadas pessoalmente pelo ex-presidente Luiz, que tenta forçar o ministro Cardozo a interferir nas investigações da Operação Lava Jato, para incluir diretamente o PSDB e diminuir a carga sobre o PT. No caso de Rossetto, Lula exige que ele pressione os movimentos sociais a saírem às ruas a favor do PT. Quanto a Barbosa, Lula pretende que ele controle os excessos liberalizantes de Joaquim Levy, como se isso fosse possível. Agora à noite, em Brasília, Lula se reúne com as zelites do PT (bancadas e direção nacional) para botar fogo no partido e ensinar Dilma a governar. (C.N.)

7 thoughts on “Lula manda o PT “enquadrar” ministros ligados a Dilma

  1. Pelo que entendi do Post Lula esta se achando no direito de fazer um governo paralelo ao da Presidente Dilma, eleita em referendo popular.

    Isto é ou não é uma manobra golpista do ex-presidente Lula e sua turma?

  2. Se esses ministros atenderem a “convocação” desse senhor, a presidente se quiser preservar um mínimo de respeito por ela mesma, deverá demiti-los imediatamente.
    CASO NÃO ACONTEÇA, É MELHOR PEGAR O BONÉ E SE MANDAR.

    Com certeza falta não fará.

  3. Calma, isso tem explicação ! … Cf a Wikpédia, a autofagia pode ser estimulada em determinadas situações, como, por exemplo, durante o jejum prolongado, aparecendo numerosos autofagossomas nos hepatócitos com o objetivo de converter os componentes da célula em alimento para prolongar a sobrevivência do organismo.

  4. Não existe termo melhor para definer o atual momento do PT: Caldeirão do Diabo. Todo o mundo está sendo cozido em fogo lento e no final teremos um belo ensopado. Pena que venenoso.

  5. Lula se apresenta como um déspota (e é) que manda e desmanda no PT.

    De fato, o Brahma é o número1. No mensalão, no petrolão e na corrupção.

    Mas está perdendo suas forças, desfalecendo. Em pouco tempo, para o bem do Brasil, vai estar mandando menos que anão de bordel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *