Lula não apoia eleição indireta, mas perguntou se Jobim queria ser candidato

Resultado de imagem para lula no congresso do pt 2017

Dois perdidos num partido sujo, diria Plínio Marcos

Deu no Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (2) que nem mesmo se o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim for candidato em uma eleição indireta ao Palácio do Planalto apoiará o nome dele. Em reunião com 28 delegações estrangeiras que participam do 6º Congresso do PT como observadores, Lula afirmou que o partido está em campanha por eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer. A portas fechadas, repetiu que não respaldará um processo no qual votem apenas deputados e senadores.

“Estão falando aí que, se o Jobim participar, eu não poderia ser contra, mas sou contra eleger qualquer candidato em eleição indireta, até mesmo ele”, disse Lula. “Prefiro perder dez eleições diretas a ganhar uma indireta.”

SONDAGEM – Nos últimos dias, porém, o ex-presidente pediu a um interlocutor que sondasse Jobim – ministro em seu governo e também no de Dilma Rousseff -, com o objetivo de verificar se ele tinha interesse em se candidatar em eventual Colégio Eleitoral, caso Temer seja deposto. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que Lula recebeu resposta negativa.

Na reunião com os estrangeiros, Lula disse não entender o funcionamento dos mecanismos de colaboração entre a Justiça do Brasil e a dos Estados Unidos. “Como pode um empresário como o Joesley Batista fazer um acordo e ir morar nos Estados Unidos?”, protestou o ex-presidente. Na véspera, em discurso na abertura do 6º Congresso do PT, ao lado de Dilma, Lula havia chamado o dono da JBS de “canalha”.

Réu em cinco ações penais, três das quais no âmbito da Operação Lava Jato, o petista não foi questionado sobre as acusações de corrupção das quais é alvo, mas abordou espontaneamente o assunto ao dizer que “a única coisa” que pode oferecer aos partidos amigos é sua inocência.
CANDIDATO EM 2018 – Lula confirmou que será candidato em 2018 e avisou que, se for impedido pela Justiça, pretende rodar o Brasil para criar uma frente de partidos de esquerda junto com o PT.

Indagado por um dos estrangeiros sobre qual seria o programa de governo para um eventual terceiro mandato, o ex-presidente defendeu sua administração. “Nas eleições, não vamos falar apenas em passado, mas é o passado que nos dará base para falar sobre o futuro”, afirmou ele.

Na tentativa de obter apoio à campanha por Diretas Já, Lula conversou ontem (quinta-feira, dia 1º), em Brasília, com a cúpula da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Foi uma visita de cortesia, mas muito produtiva”, disse o presidente eleito do PT de São Paulo, Luiz Marinho, que acompanhou Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho no encontro.

A CNBB apoiou a greve geral de abril, emitiu nota criticando as reformas da lei trabalhista e da Previdência, mas tem mostrado resistência à “partidarização” do movimento por eleições diretas

PELAS DIRETAS – O 6º Congresso do PT vai aprovar resolução política na qual manifesta “posição inegociável pelas Diretas Já e contra o golpe dentro do golpe”. Apesar de ter a intenção de voltar ao Planalto, Lula pediu aos participantes do encontro que não lancem o nome dele agora, sob o argumento de que deseja ampliar a adesão à campanha por eleições diretas e não quer constranger outros aliados de esquerda.

“Não haverá lançamento oficial, mas a plenária deixará claro que nosso candidato será Lula. A própria Dilma disse isso ontem. Agora vamos para as ruas com a bandeira das Diretas Já, reforçando nossa relação com os movimentos sociais”, declarou o secretário-geral do PT, Romênio Pereira.

Embora o tema esteja na ordem do dia no debate do PT, Lula já admitiu em outras ocasiões, sob reserva, que a possibilidade de ocorrerem eleições diretas agora é remota. A bandeira serve, porém, para o PT calibrar o discurso de enfrentamento da crise e manter os militantes mobilizados contra Temer.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como todos sabem, sonhar ainda não é proibido e o PT continua sonhando. O poeta Belchior ensinou que “viver é melhor que sonhar”, mas no caso de Lula e do PT, a realidade é adversa, é melhor sonhar, até porque infelizmente “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. (C.N.)

13 thoughts on “Lula não apoia eleição indireta, mas perguntou se Jobim queria ser candidato

  1. Se Michel Temer for absolvido, todos que estão envolvidos na lava jato também devem ser, que país é este, os sujeitos metem a mão no erário público e saem ricos e o povo continua seu sofrimento, não há justiça, é por isto que a bandidagem se acha no direito do roubar também, infelizmente rouba de quem não tem, esta justiça contribue para o mal do país, é preciso mais rigor, todos devem devolver o que roubaram, seja quem for, as transações não são rastreadas porque é tudo em espécie, seja Lula, Dilma, Michel Temer e outros envolvidos em falcatruas, este país está entregue nas mãos de gente que se apropria de dinheiro público e tem contas no exterior porque não são bobos de deixar em contas no Brasil, pobre povo que vive de esperança.

  2. Conheci o célebre Plínio Marcos em um restaurante em São Paulo, no ano de 1989, na mesma rua da Família Mancini, perto da Augusta.

    Conversamos por 10 minutos, quando nos recordamos da novela Beto Rockfeller, onde ele interpretava um mecânico.

    Inicio desta forma porque os dizeres juntos à fotografia do casal de mafiosos Lula e Dilma, usa uma das peças do genial Plínio.

    No entanto, com a devida permissão do falecido autor, escritor, ator … eu diria que seriam dois sujos que podem ser localizados numa quadrilha de ladrões conhecida como PT, dia e noite!

    Lula e Dilma têm um histórico de crimes e assassinatos muito pior que Bonnie e Clyde, o casal que deixou os Estados Unidos em pé de guerra nos anos 30!

    A dupla brasileira foi infinitamente mais cruel, ladra, perniciosa, assassina, nefasta e nociva que os bandidos americanos.

    Se me perguntarem por que assassinos, respondo fácil:
    Quantas milhares de vidas deixaram de existir porque não havia verbas para a saúde, segurança, infraestrutura, enquanto o dinheiro jorrava para os petistas ladrões?!

    Enfim, Plínio e sua dramaticidade não conseguiriam elaborar um quadro com tanta criminalidade quanto Lula e Dilma construíram, com tanta maldade, tanto sadismo, com tamanha imoralidade e falta de ética, culminando com 14 milhões de desempregados, quase setenta milhões de inadimplentes, estatais roubadas, fundos de pensão assaltados, empréstimos consignados alvos de extorsão, recessão econômica, crise na política, caos social, e um país à deriva!

    Duas pessoas infernais, dois crápulas, ambos criminosos, que somente a prisão perpétua seria justa para o casal de meliantes que se apossou do poder, deixando raízes profundas nas instituições nacionais e instituindo a corrupção como moeda circulante do governo!!!

    • Só não entendo, Bendl, porque deixam muita gente pra trás para pegar no pé do Aécio. Sem querer defendê-lo, se ele errou, quero dizer o seguinte, mesmo que tivesse apenas entortado uma caneta, seria condenado como um vil criminoso. O mundo é assim.

      • Prezada Carmen
        Lulla ainda não está preso porque existe o medo de confusão. Quanto a Aécio, podem prender facilmente. Ninguém sairá para defendê-lo.
        A diferença é que Lulla é amado e líder da parcela idiota, vigarista e corrupta do Brasil.
        Ambos e muito mais gente devem ser ENGAIOLADOS.
        Fallavena

      • Minha querida Carmen Lins,

        As nossas “autoridades” agem de forma incompreensível para o povo, porém perfeitamente aos códigos que estabeleceram entre si!

        Uma das questões diz respeito às prioridades para “inglês ver”, ou seja, consumo externo.

        Na razão direta que a quadrilha petista e seu chefe Lula, assim como a sua criação, Dilma, estiveram na mídia e foram severamente criticados merecidamente – a meu ver muito pouco -, a compensação está sendo feita com Aécio – também merecidamente sendo atacado com severidade pela imprensa e cidadãos.

        Evidente que têm muito mais pessoas, mais ladrões, que deveriam estar presos, o próprio Lula, Dilma, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann, Lindberg, Vanessa Graziotin … mas o comportamento da Justiça tem sido homeopático, embora eu entenda que a cadeia deveria ser por atacado!

        Agora, cedo, li que o MPF pediu a prisão de Lula e mais seis, em razão do episódio do Tríplex. Vamos ver se o STF , o surpreendente tribunal político, acate o pedido de Janot.

        Um forte abraço.
        Saúde e paz.

    • Bendl
      Ontem ouvi um jovem (30-32 anos) repetindo a bobagens daqueles que votavam, em Maluf: Lula pode ter roubado (ainda com dúvida?) mas ajudou o povo!
      Tive vontade de bater no sujeito, jogar-lhe merda na cara e prendê-lo.
      Terminei dizendo-lhe que “os 30% de eleitores que dizem votariam no Lula novamente, são seres que gostam de ser enganados, vigaristas e idiotas. Ficou me olhando e pensando.
      Parcela de nosso povo é cidadão de 5ª categoria e filhos de sub-raça.;
      O que fazer com eles?
      Abraço e saúde irmão.
      Fallavena

      • Fallavena,

        Certa vez escrevi neste mesmo blog que o povo brasileiro precisava ser estudado profundamente em termos sociológicos e psicológicos.

        Indiscutivelmente a honestidade não é nossa característica, pois votar em ladrão é ser desonesto, cúmplice, é dar poder para quem deveria estar na cadeia.

        Dito isso, essa parcela da população que deseja a volta de Lula, jamais teve senso crítico, muito menos consciência social e cívica.

        Lamentavelmente são as vítimas indiscutíveis da falta de um ensino e educação necessários ao país, e que nossos governantes sempre negaram, permanentemente omissos e irresponsáveis neste sentido.

        O resultado é que esta gente imagina que, Lula, um retirante nordestino no passado, pobre, porém atingiu a presidência da República, quando se dirige à platéia aborda as diferenças entre ricos e pobres, e que no seu governo o necessitado comia queijo e carne!

        Se Lula roubou, se permitiu que a quadrilha petista assaltasse os cofres da União, suas estatais, fundos de pensão, empréstimos consignados … para o pobre foi o cara que pensou na carência deles, mesmo que a sua falta de consciência cívica e política não o tenha alertado que estava sendo condenado à miséria até o fim da sua vida mediante artifícios, falsamente cunhados como projetos sociais!

        A solução não está no povo desta vez, mas na prisão de Lula e acabar com a chance de retorno do larápio!

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  3. Janot, o desengavetador da república – A menos de quatro meses de deixar o cargo, o PGR Rodrigo Janot acelera (ou atropela?) ao máximo a conclusão de inquéritos e delações da Lava Jato. O sprint deve fazer eclodir novos abalos no mundo político e econômico. https://goo.gl/YLZFAw

    Alguém se lembra dos milhões de desempregados? O que vai surgir das cinzas do Brasil?

  4. Teve tudo para fazer um pais melhor, mas vendeu a alma ao capeta. ele e Dilma, Brizola havia previsto que se ele fosse eleito ficaria deslumbrado com o poder, não deu outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *