Lula quer punir procurador que pediu que o investigassem

Catia Seabra
Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma reclamação disciplinar contra o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes. O procurador é o autor de uma notícia de fato contra Lula, no qual pede investigação da suspeita de que o ex-presidente tenha cometido tráfico de influência em favor da empresa Odebrecht.

Na reclamação disciplinar, Lula incluiu cópias de postagens do procurador nas redes sociais, incluindo manifestações de simpatia à candidatura Marina Silva (PSB) no primeiro turno e do tucano Aécio Neves no segundo. Os posts não estão mais disponíveis nas redes sociais.

Ex-presidente entrou com a representação no Conselho Nacional do Ministério Público sob o argumento de que o procurador feriu a legislação, que proíbe manifestação político-partidária de membros do Ministério Público.

Segundo integrantes da procuradoria, a representação foi apresentada na sexta-feira (15). Procurado, o Instituto Lula não quis se pronunciar alegando que o Ministério Público determinou que o processo corra em sigilo.

Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, por sua vez, disse que se manifestará depois de tomar conhecimento da representação. Mas nega que tenha pedido votos nas eleições.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO pior é a investigação sobre as ligações entre Lula e a Odebrecht está em curso, a pleno vapor, e tudo indica que ficará provado no inquérito que Lula realmente se transformou numa espécie de caixeiro-viajante da empreiteira, vejam a que ponto chegou sua necessidade de ganhar dinheiro fácil. (C.N.)

14 thoughts on “Lula quer punir procurador que pediu que o investigassem

  1. O desespero do Pudim chegou as raias do absurdo. Um procurador não pode se manifestar como cidadão, já um ministro do Supremo pode dar declarações de apoio à Dilma na TV ! O motivo desse ridículo é a operação do MPF, que já tem 60 mandados e 5 juízes trabalhando na questão do BNDES. Fora isso também deram 15 dias ao Instituto Lula, para que ele apresente toda a documentação das viagens do ‘líder’, principalmente aos países ditatoriais, para os quais o BNDES fez financiamentos secretos.

  2. O LULLA E OS PASTORES ESTÃO CORRETÍSSIMOS:

    O CULPADO É O DIABO, QUE USA BARBA, TEM A LÍNGUA PRESA E 9 DEDOS NAS MÃOS!
    NUNCA EXISTIU UM DIABO MAIS “DIABÓLICO” QUE ESSE!

    SAIU NO ESTADÃO

    Lula ironiza pastores evangélicos em palestra

    Enquanto o governo Dilma Rousseff e o PT tentam enfrentar a pauta conservadora defendida pela bancada religiosa no Congresso, que tem à frente o evangélico Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou em tom de brincadeira os métodos utilizados pelos pastores neopentecostais, em palestra a sindicalistas na noite dessa quarta-feira, 20, em um hotel no centro de São Paulo.

    Lula, bem humorado, explicava aos sindicalistas que nas ocasiões em que não é possível atender às reivindicações da categoria a melhor saída é colocar a culpa no governo quando, sem motivos aparentes, passou a falar dos evangélicos. “Os pastores evangélicos jogam a culpa em cima do diabo. Acho fantástico isso. Você está desempregado é o diabo, está doente é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo”, disparou Lula, arrancando gargalhadas da plateia.

    Lula comparou a retórica dos pastores a um processo judicial nos moldes do mensalão, no qual ex-dirigentes petistas foram condenados por desvios de dinheiro público com base na teoria do domínio dos fatos, que responsabilizou lideranças como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu por atos de seus subordinados sob a argumentação de que ele tinha o controle da situação. “Eu acho legal (culpar o diabo) porque é direto. Não tem nem investigação. É direto. O culpado está ali. É a teoria do domínio do fato”, brincou Lula.

    Diante da receptividade calorosa da plateia, que não parava de rir, ele brincou com a cobrança de dízimo nas Igrejas evangélicas. “E a solução também está ali. É Deus. Pague o seu dízimo que Jesus te salvará”, disse em tom eloquente, imitando uma pregação religiosa.

    Por fim, o ex-presidente disse também em tom de galhofa que os dirigentes sindicais deveriam assimilar os métodos dos pastores.

    “Vocês sindicalistas têm que aprender a fazer isso porque cobram mensalidade, cobram contribuição sindical e não resolvem (as demandas da categoria).”

    Tensão

    As brincadeiras de Lula ajudaram a aliviar o clima de pessimismo e tensão dos sindicalistas incomodados com os rumos do governo Dilma que participaram do Seminário Nacional de Estratégia promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).

    Pouco antes da fala de Lula, o presidente da Contraf, Roberto Von Der Osten, o Betão, criticou as reduções de direitos trabalhistas que fazem parte do pacote de ajuste fiscal e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, defendeu o fim do fator previdenciário, aprovado pelo Congresso contra a vontade de Dilma.

    Lula pediu apoio dos sindicalistas ao governo. Segundo ele, é preciso acabar com o mau humor que toma conta do Brasil. “Nenhum país do mundo vai para a frente com a descrença e o mau humor que tem hoje no Brasil”, disse Lula, para quem as reclamações são exageradas. “Se eu não morri de fome até os cinco anos comendo calango no Nordeste não é agora, depois de velho, que uma crisesinha vai me derrubar”, completou o ex-presidente.

  3. Quer punição para o procurador, para o presidente Fernando Henrique e PSDB e para quem mais? Para os milhões de brasileiros que o chamam por nomes pouco elogiosos nas manifestações de rua e nas redes sociais? Parece que a grana pouca à disposição do corruPTo partido não está permitindo a contratação de bons advogados.Essas atitudes parecem indicar que estagiários estão trabalhando naquele já quase suspeito instituto que leva seu nome.

  4. O erro está em achar que promover empresas brasileiras é crime. É uma conclusão totalmente fora de propósito. O Lula deveria é ter ganhado medalhas de honra por isso. Todos os ex-presidentes americanos fazem isso duplamente remunerados. Recebem salário de ex-presidentes e cumulativamente recebem proventos da iniciativa privada, para promovê-los tanto no seu país como no estrangeiro. Porque aqui no Brasil isso seria crime?

  5. Sr. Ronaldo Luiz:
    Ou o Sr eh um idiota, ou se faz passar por idiota, ou pensa que todos os demais brasileiros sao idiotas, nao sei qual das opcoes eh a correta.
    Nao se trata de fazer promocao de empresas brasileiras, e o Sr, sabe muito bem disto.
    Qualquer empresa do mundo eh livre para contratar e pagar quem quer que seja para promove-la.
    O problema aqui eh que os contratos feitos em outros paises eram financiados com verbas do BNDES, a juros bem mais baixos que o dos demais bancos, e com altas comissoes pagas a estes “promotores” das empresas brasileiras.
    Em outras palavras, dinheiro que deixou de ser aplicado no Brasil, para alimentar essa roda de corrupcao e subdesenvolvimeto de nosso pais!!!!
    Isto explica e muito bem o estado de abandono de nossas escolas, nossos hospitais, nossas estradas, etc, etc.
    O pior cego eh o que nao quer ver, mas nao acho que seja seu caso. Deve ser excesso de “esperteza. Mas felizmente mais e mais brasileiros estao abrindo os olhos e vendo a tragedia que este desgoverno estava nos levando.
    Ainda vamos construir um pais decente!!!
    Tenham todos um otimo dia!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *