Lula se alia aos movimentos sociais para pressionar Dilma

Lula abraça Guilherme Boulos, líder dos Sem Teto

Marina Dias
Folha

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu assumir papel mais ativo na interlocução do PT com os movimentos sociais e promete ajudá-los a pressionar a presidente Dilma Rousseff para que atenda suas demandas.

Insatisfeito com o ministério formado pela sucessora para seu segundo mandato, Lula disse a aliados que, na sua avaliação, a mobilização social e a reaproximação com a esquerda são condições necessárias para que o partido continue no poder depois que Dilma encerrar seu mandato.

O ex-presidente, que governou o país de 2003 a 2010 e ajudou a eleger a petista com seu prestígio, pretende assim abrir caminho para se lançar novamente como candidato à Presidência em 2018.

Desde a reeleição de Dilma, em outubro, Lula intensificou seu contato com movimentos sociais e reuniu-se com lideranças da juventude, sindicalistas e dirigentes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

“SAIR DO CHÃO DA FÁBRICA”

Aos sindicalistas, Lula afirmou que é preciso “sair do chão de fábrica” e participar de discussões sobre a reforma política, mudanças no sistema tributário e a regulação dos meios de comunicação.

Já para os trabalhadores sem terra, o ex-presidente fez um apelo para que as lideranças “reclamem menos” do governo Dilma e criem uma agenda efetiva de reforma agrária e agricultura familiar.

No último dia 20, em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, Lula participou da inauguração de um conjunto habitacional construído pelo MTST com apoio do programa federal Minha Casa Minha Vida.

Um dia depois, divulgou vídeo pelo Instituto Lula em que pede mais diálogo de Dilma, que não compareceu ao evento, com os movimentos sociais, para que “faça um governo exitoso”.

SETORES MAIS À ESQUERDA

O dia 23, em novo vídeo publicado em sua página no Facebook, Lula afirmou que é preciso “reorganizar a base de alianças com os setores mais à esquerda da sociedade” caso o PT queira “continuar governando o país” depois de 2018.

Segundo interlocutores do ex-presidente, esse tipo de cobrança será feita periodicamente por Lula, que tem se queixado em conversas reservadas do estilo de Dilma, muito centralizador e pouco alinhado às bases do partido.

EQUIPE DE LULA

Lula pretende criar na estrutura do PT um grupo informal, paralelo à executiva da sigla, que ajude a direção a levantar novas bandeiras e renovar o diálogo do partido com os movimentos sociais.

Estão cotados para participar da equipe o ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula; Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, que deve sair do governo agora; o deputado estadual Edinho Silva (SP), que foi tesoureiro da campanha de Dilma neste ano; e o senador Humberto Costa (PE).

O senador teria sido citado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa entre os políticos envolvidos no esquema de corrupção descoberto na estatal, e Lula deve aguardar o desdobramento das investigações antes de incluir seu nome na equipe.

12 thoughts on “Lula se alia aos movimentos sociais para pressionar Dilma

  1. O MTST está invadindo vários imóveis públicos e cobrando R$ 200,00 de aluguel. Miséria, quando bem trabalhada demagogicamente dá lucro. Por exemplo, cada criança abandonada gera 5 ‘empregos’. Vendem a ilusão que para conseguir um ” Minha Casa Minha Vida” é preciso estar ligado a alguma associação petista.

  2. Enquanto isto, a oposição …
    Se não tivermos movimentos coordenados, organizados e com bandeiras, assistiremos mais uma eleição dos pulhas, eleitos pela metade do Brasil que se vende por qualquer coisa. Como diz Lulla, “a barriga fala mais alto”! E como tem gente que gosta de receber tudo de graça.
    Urge tomada de posições das oposições (até que rimou). Ou vão esperar para 2017?

    • Tudo bem Fallavena ? Vou dar um palpite … Em política o timing é super impostante, por isso acho melhor ‘botar o bloco na rua’ depois do carnaval. Além da questão Congresso o povo vai começar sentir que foi enganado. As vendas de Natal foram péssimas. 75% da população pendurada em algum tipo de dívida e ainda, irão chegar os IPTUs, IPVAs, da vida mais compra de material escolar, etc. Para um povo que pensa com somente como bolso essa insatisfação pode gerar movimentos mais fortes.

      • Amigo Virgilio
        Tens razão quanto as futuras insatisfações de parcela da sociedade.
        Quando eu digo que tem de se preparar quero dizer que, não dá para ficar esperando março/abril. Se esperarem, a coisa começa em junho/julho e entramos nas férias escolares. Para brinquedo mas não é: ano que vem tem eleições, novamente.
        E o tempo está passando correndo.
        Abraço e saúde.

  3. Constituição Federal de 1988
    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
    Art. 85. São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra:
    I – a existência da União;
    II – o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação;
    III – o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais;
    IV – a segurança interna do País;
    V – a probidade na administração;
    VI – a lei orçamentária;
    VII – o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
    Parágrafo único. Esses crimes serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.

    • amigo
      Viu em quantos itens ella já está enquadrada?
      Quantos ainda dependem de regulamentação?
      E os que já estão e não são cumpridos?
      Ella já era para estar presa. E mais uma porção de gente como ella.
      Só faltam as ações.

  4. Para evitar cassações, partidos buscam
    ‘moderados’ para conselhos de ética
    POR PAINEL
    28/12/14 02:00
    Não passarão Preocupados com desdobramentos da Operação Lava Jato no
    Congresso, líderes dos principais partidos articulam estratégia para evitar
    uma “perseguição” aos parlamentares nos conselhos de ética da Câmara e do
    Senado. A ideia é costurar um acordo para que os presidentes dos colegiados
    tenham um comportamento “ponderado”. O maior temor é que um dos
    presidentes, ou até um integrante dos conselhos, tente se promover como
    justiceiro e ensaie uma faxina no Congresso.
    Ele não O perfil de Julio Delgado (PSBMG),
    que relatou as cassações de
    José Dirceu e André Vargas, é o exemplo a ser evitado. No passado, o
    deputado ganhou o apelido de “exterminador de petistas”.

  5. Senhores,

    Vejam a definição de MOVIMENTO SOCIAL – site brasilescola:

    “Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de UM GRUPO ORGANIZADO que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo A REVOLUÇÃO DE UMA REALIDADE HOSTIL A CERTO GRUPO ou classe social. Seja a luta por um ALGUM IDEAL, seja pelo questionamento de uma DETERMINADA REALIDADE que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, ENTRE OUTRAS.”

    Por essa definição:

    -O CRIME ORGANIZADO É MOVIMENTO SOCIAL.
    -QUADRILHA É MOVIMENTO SOCIAL.
    -CHEFE DE QUADRILHA É PORTA-VOZ DE MOVIMENTO SOCIAL.
    -REBELIÃO EM PRESÍDIO É MOVIMENTO SOCIAL.
    -TRÁFICO DE DROGAS É MOVIMENTO SOCIAL.

    Por isso está tão difícil para o Partido dos Trabalhadores definir o que seja TERRORISTA E TERRORISMO sem que tal definição venha a prejudicar os seus “movimentos sociais” aliados!!!

    Abraços.

  6. E ainda há algo muito, mais muito importante. Em momento algum mencionam “organização regular”, ou seja, não precisa ter estatuto, registro e demais responsabilidades. Vejam o caso do MST. Quantas décadas sem um registro! Como se pode responsabilizar um coletivo, uma pessoa ou uma entidade se ela, formalmente, não existe? Mais um desrespeito a constituição e ao código civil.

  7. Sei não…

    Ordem e Progresso?..
    Tenho a ligeira impressão de que as autoridades, lá na ilha da Fantasia, somente irão acordar para o que está acontecendo na paisagem real, quando o povão deixar de esboçar, e desenhar, de fato, com ATITUDES, a sua indignação contra tanta soberba nessa baita esculhambação em que enfiaram o país, agora, órfão do papai Lula e da mamãe Dilma…

    Papuda para os dois, é pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *