Lula se diz perseguido, mas os processos comprovam os atos de corrupção

Resultado de imagem para lULA PRESO CHARGES

Charge do Miguel (Jornal do Comércio/PE)

Carlos Newton

Já virou rotina. Mais uma vez denunciado pela procuradora-geral da República Raquel Dodge, sob novas acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, continua a se dizer perseguido político pela Operação Lava Jato e suas decorrentes, mas a realidade dos fatos lhe é altamente negativa e desmente a principal tese de defesa, que só consegue alguma solidariedade no exterior.

Quem está no Brasil e acompanha a evolução dos inquéritos e processos contra Lula não pode aceitar que se trata de perseguição política. Até mesmo o pensador norte-americano Noam Chomsky, grande admirador de Lula, já abandonou esta ilusão que o PT segue divulgando em âmbito internacional.

RÉU CONDENADO – São dez casos judiciais abertos contra o ex-presidente – quatro inquéritos e seis processos a que responde como réu, já tendo sido condenado em um deles, o triplex de Guarujá. As acusações variam entre corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e até obstrução de Justiça.

Na mais recente denúncia, apresentada segunda-feira, dia 30, a procuradora-geral da República Raquel Dodge afirma que o ex-presidente cometeu novos crimes de corrupção passiva. Segundo a acusação, a Odebrecht prometeu ao petista em 2010 um valor de R$ 64 milhões (US$ 40 milhões) em propina, que teria sido doação eleitoral em troca de benefícios para a empresa.

A investigação se baseou na delação premiada dos executivos da empreiteira e também em documentos apreendidos por ordem judicial, como planilhas e mensagens, além de quebras de sigilo.

CONSTATAÇÃO – Segundo pesquisa da Folha, as peças de acusação mostram que 19 procuradores de primeira instância — entre eles 13 da força-tarefa do Paraná— concordam que Lula cometeu algum crime. No Distrito Federal, seis procuradores assinaram denúncias. Em seu mandato como chefe do Ministério Público, Rodrigo Janot ofereceu duas denúncias contra o ex-presidente. Agora, a substituta Raquel Dodge também faz denúncia, elevando a 27 o número de integrantes da Procuradoria que comprovaram crimes do ex-presidente.

O juiz Sergio Moro concordou com as acusações dos procuradores e foi o primeiro a condenar Lula. Sua sentença foi aprovada por unanimidade pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, Victor Laus e Leandro Paulsen, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Sobem, assim, para 31 o número de procuradores e magistrados que constataram crimes cometidos por Lula.

NO STJ E STF – As acusações contra Lula já foram examinadas por seis ministros do Superior Tribunal de Justiça, entre eles o vice-presidente Humberto Martins, e nenhum deles se manifestou a seu favor. A decisão da Quinta Turma sobre Lula também foi unânime.

No Supremo, sete ministros votaram contra o ex-presidente – Teori Zavascki, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Rosa Weber.

Portanto, são 44 os membros do Ministério Público e do Judiciário que já se posicionaram contra Lula. E apenas cinco ministros do STF ficaram a favor dele no caso do habeas corpus que impediria sua prisão após segunda instância – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello. Ou seja, o placar está 44 a 5.

###
P.S. –
Mas há um detalhe. Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Celso de Mello só votaram a favor do habeas de Lula porque são teoricamente contrários à prisão após segunda instância, e de forma alguma isso significa que os três acreditem na inocência de Lula. E o placar verdadeiro será de 47 contra e apenas 2 a favor de Lula.

P.S. 2 – Como Toffoli e Lewandowski são amigos íntimos de Lula, estariam impedidos de votar, na forma da lei. Mas quem se interessa? (C.N.)

11 thoughts on “Lula se diz perseguido, mas os processos comprovam os atos de corrupção

  1. A estratégia da seita lulopetista segue firme, martelando em mentiras. Como a de que Lula é perseguido político, dentre outras.

    Porém é cada vez menor o número de pessoas caindo nesses engodos.

    Lula vai tendo um final de carreira cada vez mais melancólico. E até mesmo vergonhoso.

    Mas cada qual colhe somente o que plantou.

  2. VERDADE SEJA DITA, JUSTIÇA SEJA FEITA. Cá entre nós, se fizerem contra todos a mesma devassa que fizeram e continuam fazendo contra ele e seu PT, não sobra ninguém para contar a história.

  3. 1) O Noam Chomsky é um bom linguísta, disse recentemente (li alhures) que as esquerdas precisam fazer uma autocrítica.

    2) Mas a presidenta do PT Gleisi declarou que não vai fazer autocrítica coisíssima nenhuma…

    3) Quando se chega nesse patamar é porque consideram-se deuses e semideuses…

  4. É evidente que as múltiplas acusações contra Lula visam fortalecer a hipótese do MPF até hoje nunca provada, e ainda não julgada, que sustenta a tese principal da acusação de que Lula é o líder máximo da organização criminosa da corrupção.

    Os muitos malabarismos processuais, não revisados nas instâncias superiores, denunciados por juristas, magistrados, advogados, promotores, desembargadores e professores de direito, vindos de todo espectro político, são um claro indicativo que o processo contra Lula é uma perseguição político-judicial.

    E analisar a condenação a Lula, desconsiderando o contexto político é de uma má-fé tremenda.

    Imaginar que Noam Chomsky encara a perseguição política a Lula como uma ilusão é uma clara distorção das palavras do cientista que afirmou que a prisão de Lula é “injusta e uma vingança das classes dominantes” é mais do que evidente que o processo judicial contra Lula e politicamente determinado.

  5. “Como Toffoli e Lewandowski são amigos íntimos de Lula, estariam impedidos”. Estariam não, meu caro C. N. Estão, sim, no modo (tempo) presente; estarão, no modo (tempo) futuro; o estariam seria no modo (tempo) semvergonho – se realmente “seriam” amigo do home, que, pelo visto, não o são; se o fossem, ter-se-iam eles declarado impedidos; ou, no mínimo, o MP teria protestado. Como não se impediram e o MP não protestou, conclusão: pura intriga que estão a fazer contra os senhores ministros. São amigos não.

  6. Apenas um detalhe a mais para demonstrar que espalhar que Noam Chomsky vê como ilusão a perseguição jurídica contra Lula é uma distorção das palavras do filósofo:

    Noam Chomsky adere à campanha pelo Nobel da Paz para Lula https://goo.gl/CnNFpf

    Cuidado, pois fake news são feitas com distorções e omissões de fatos.

  7. Há provas contra o Lula, mas, ainda que não houvesse são fortíssimas as evidências que o Lula foi o grande chefe da corrupção institucionalizada, que corroeu o patrimônio do estado, Após a saída do PT do governo, qualquer um que assumisse iria encontrar dificuldade em governar e pior ainda, se estiver envolvido em corrupção, a dificuldade em governar aumenta…

  8. Nova Carta de Lula ao povo:

    “Companheiros,
    Mentira,mentira, mentira, quem mentira daqui!?
    C*@~#$!, auto retórica hipócrita, deturpação simplista de fatos, apelos emocionais nús e mais mentiras malditas.
    Obrigado.

    MORAL da estória:
    Nem um mês de cadeia e Lula já aprendeu a palavra OBRIGADO!
    Estará pronto para ser um presidente da republica antes de 2112!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *