Lula tem estratégia errada e mantém a polarização que tanto interessa a Bolsonaro

Lula pede desculpa por usar "frase infeliz" em entrevista à Carta ...

Lula deu uma entrevista desastrada ao jornalista Mino Carta

Pedro do Coutto

O ex-presidente Lula da Silva, em entrevista â Carta Capital, reproduzida ontem pela Folha de São Paulo e O Globo, cometeu um erro enorme ao dizer que o coronavírus foi positivo para alertar o governo do presidente Bolsonaro sobre a importância de um Estado forte para conter o avanço da pandemia. A natureza, frisou, havia criado um monstro chamado coronavirus. Este monstro está permitindo que os cegos enxerguem e, portanto, comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises, disse ele.

A repercussão negativa fez com que o ex-presidente viesse a público se desculpar da frase em que elogiou a natureza por ter criado o monstro do coronavírus.

GRANDE ELEITOR – Lula, penso eu, na entrevista à Carta Capital, pretendia incluir críticas ao presidente da República. Entretanto, esqueceu que, na realidade, ele foi o grande eleitor de Bolsonaro, porque nas urnas de 2018, ao apoiar Fernando Haddad, deu margem a que Bolsonaro navegasse num mar revolto contra a administração do PT, que instalou uma corrupção desenfreada a começar pela Petrobrás.

O eleitorado foi então levado a decidir entre um símbolo humano da extrema direita brasileira e a atmosfera de corrupção envolvendo as legendas que se apresentam como de esquerda mas que na prática conseguem através dessa farsa transformarem-se em conservadoras.

Como sempre acentuo, o conflito entre o conservadorismo e a ideia de reforma tem de se basear no apoio a um novo modelo capaz de ampliar a renda do trabalho e assim ir ao encontro de um início de processo de desenvolvimento social. Para o desenvolvimento social o único caminho é o do trabalho.

DESIGUALDADE SOCIAL – A corrupção, no entanto é concentradora de renda, até porque a grande maioria da população brasileira não possui a menor condição de agir nas obras públicas, no reajustamento de contratos, na compra de equipamentos indispensáveis as atividades construtivas e tampouco tem acesso aos almoços e jantares oferecidos por empresários nos quais os objetivos se voltam para um relacionamento capaz de amanhã ou depois conseguirem as facilidades que estão em seu pensamento e na sua ótica.

Luis Inácio Lula da Silva, que, como já disse, elegeu Bolsonaro, agora parece sustentar o governo dele, na medida em que, criticando-o, restabelece a polarização que mais interessa ao Planalto.

FRAUDES NA AJUDA – A repórter Geralda Doca, O Globo desta quinta-feira, destaca a ocorrência de fraudes de grande porte no programa de distribuição de 600 reais a pessoas carentes. A lei que permitiu esse desembolso pelo governo determina que o auxílio pode ser destinado àqueles que tiveram em 2019 renda anual inferior a 28 mil reais.

Com isso abriu-se a porta para que indevidamente grande número de servidores públicos e militares se inscrevessem no programa. Receberam indevidamente. Tanto assim que o Ministério da Defesa já identificou os militares que burlaram a essência do programa embolsando o dinheiro como se fossem pessoas de renda muito baixa.

APOIO A ESTADOS – Na manhã de ontem o presidente Bolsonaro promoveu encontro com governadores para anunciar que na parte da tarde iria sancionar o projeto que libera 60 bilhões de reais para estados e municípios. Em troca os governadores assumiriam o compromisso de agir sobre os representantes de seus no sentido de impedir a hipótese do veto ser derrubado. O veto se refere ao reajuste salarial que o Palácio do Planalto quer adiar para janeiro de 2022. Os governadores que se manifestaram através da vídeo conferência assumiram compromisso.

Mas no fundo, concordaram para garantir as aparências também o deputado Rodrigo Maia e o Senador Davi Alcolumbre, especialmente este último, destacaram que o encontro de ontem tornou-se um encontro histórico. Para mim histórica foi a encenação presidida por Jair Bolsonaro.

15 thoughts on “Lula tem estratégia errada e mantém a polarização que tanto interessa a Bolsonaro

  1. Até agora o PT tem deixado que o fogo amigo abata o maior número de ex aliados de Bolsonaro. Mas agora o PT deverá voltar à cena, e deverá ser a gota d’água que faltava para o copo da insensatez extravase. Será a pá de cal neste desgoverno.

  2. As “bondades” feitas por um governo sem dinheiro, fica mais ou menos da base do “cobertor curto”. Se cobre a cabeça, descobre os pés. O funcionalismo público federal do EXECUTIVO já foi escalado pelo Paulo Guedes para pagar parte da conta.
    Já há movimento para estender aos trabalhadores da agricultura, que não tiveram problemas com o distanciamento social, também este auxilio de emergência. A pergunta é, de onde vai sair tanto dinheiro? Afinal até a arrecadação despencou, por conta das medidas tomadas pelos governadores. Como qualquer endividado, o pais também terá que vender patrimônio para não ser engolido pela dívida. Vamos vender o que? E para quem? Afinal, parece que hoje no mundo, só a China tem dinheiro. Será que teremos de substituir o inglês pelo mandarim, como primeira língua estrangeira? Nosso barco começa a “fazer água”,
    se bobearmos, vamos ao “fundo”, nem que seja o “monetário internacional”.

  3. O lado reflexivo da Covid-19, é que se o corona nos pegar a todos, morremos sem sequer nunca ter tentando sermos diferentes do que temos sido há 130 anos, vítimas, reféns, súditos e escravos de um sistema e uma república podres. Daí como surgem alguém diferente, com um projeto realmente diferente de tudo isso que aí está, como é o caso da RPL-PNBC-DD-ME, como acontece a cada mil anos, nós que precisamos da mudança, por comodismo, ficamos todos de braços cruzados, instalados em nossas respectivas zonas de conforto, pensando apenas no pouco que podemos perder e não no muito que poderemos ganhar com a ousadia das mudanças, permanecemos com as nossas bocas escancaradas de dentes esperando a morte chegar, não obstante uma porção de coisas relevantes e diferentes que deveríamos fazer, ainda que contra a vontade do velho continuísmo da mesmice bandido.

  4. É tarde, a abjeta criatura expressou o que pensa e sente em seu órgão que infelizmente bombeia chorume na carcaça insepulto.Mino Carta segue o exemplo e pensamento nefasto, se humano, condenaria com veemência o dito…o comunista Fabiano que mantém escritório na Alameda Santos, Jardins, visitei o local inúmeras vezes, lembro do asco que senti, vendo a plaquinha da Carta Capital na recepção.

  5. Concordo com o mestre Pedro do Couto. Lula agiu muito mal, ao declarar a força do Estado em meio a Pandemia.
    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. E, convenhamos, não considerou a tragédia das famílias que estão perdendo seus entes queridos. Lula perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Sua desastrada intervenção o comparou ao presidente, que disse que o corona era um resfriadinho, uma gripezinha e que lamenta as mortes, vai fazer o que?
    Ora, no planeta inteiro, todas as nações, quem está ajudando o povo são os Estados Nacionais.
    Nós Estados Unidos, já foram contabilizados 100.000 óbitos. No Brasil chegou a 20.000 óbitos. Tanto lá quanto cá, e o Estado que está entrando com trilhões de dólares, aqui menos né, porque o insensível Guedes, quer dar só R$200, reais.
    Então, o Lula não precisava associar o Estado ao vírus, por ser tão óbvio, que a presença do Estado é crucial na ajuda dos mais necessitados.
    Agora, as empresas vão receber muito mais, na casa dos bilhões, lógico, o Guedes não vai deixar elas terem prejuízo ou reduzirem seus lucros astronômicos, principalmente dos bancos.

  6. Luiz Inácio nunca vai perceber que seu maior problema não é ser burro, mas é porque se recusa, e pior, se orgulha disso.
    O matuto metido a malandro, na verdade, bandido que deveria estar preso pelos vários crimes que praticou, além daqueles que o levaram à condenação. Pelo menos deveria estar respondendo por falsidade ideológica, lesa pátria, formação de quadrilha, e outros.
    Todavia, o bandido não se cansa de vomitar besteiras, basta um desses amestrados veículos de comunicação dá-lhe voz para ele falar tudo de ruim que passe pela sua mente doentia.
    Como pode um presidente falar que a natureza criou um virus?
    Como se intitula católico e nao diferencia Deus da natureza?
    Não sabe o bandido que a natureza foi criada por Deus, e como criatura não pode criar nada?
    Como esse bandido chegou à presidência do Brasil, e de quebra elegeu sua comparsa Dilma?
    Eu respondo:
    Com a ajuda de toda a imprensa, de tudo que não presta na vida pública brasileira , de toda a força econômica dos bancos e demais setores privilegiados da economia que nunca lucraram tanto como nos governos desses dois ladrões.
    Agora que luiz Inácio está derrotado, precisamos tirar Bolsonaro que só não é pior que Luiz Inacio porque não é tão ladrão, mas no resto se iguala ao maior bandido da história.

    • Lula é um burro conhecido no mundo inteiro, isso saído do sertão.
      Estará nos livros de história através dos séculos.
      Roberto Velasquez é um gênio com trajetória de vida medíocre e um zero a esquerda.
      Ninguém se lembrará dele em uma geração, se muito.
      Apenas um ressentido.

  7. Kkkk o que dizer, enquanto houver cavalo são Jorge não anda a pé, tái a tribuna da TITITI prestando tributos e dando eco a nada mais nada menos que o celerado do luladrao, onde demontra a índole do que é, que se importante fosse marcola também divulgado seria.

    • Existe mesmo jornalista sério aqui na TI , então me digam qual e quando foi a excepcional estratégia a grande jogada a melhor idéia do luladrao, tirando o fato de encantar jumentos, até pra receber propina é medíocre Um triplex minha casa minha vida.

  8. O Brasil esta refem de polarizacoes muito tempo. Bozo e Lularapio sao faces da mesma moeda para que se continue com essa polarizacao. Ambpos devem ser desmascarados e jogados no lixo da historia para que assim possa surgir realmente politicos com ideias, criatividade, e outras qualidades necessarias ao pais. CADEIA PARA O BOZO E PARA O LULARAPIO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *