Lula tenta evitar a divulgação do cartão corporativo de Rose

Carlos Newton

Em plena efervescência da nomeação do novo ministério, o ex-presidente Lula anda muito sumido e a gente fica até pensando se desta vez ele vai mesmo permitir que, pelo menos, a presidente Dilma faça a escolha dos seis ministros da chamada “cota” dela.

Lula submergiu, mas sabe-se que ele não abriu mão de nomear os ministros da Fazenda, da Educação e das Cidades. Quer dizer, Joaquim Levy é indicação dele. Falta preencher as outras duas pastas, e todos sabem que Dilma Rousseff não ousa contraditar seu antecessor, criador e preceptor.

Nos bastidores, no momento Lula tenta cuidar de um problema muito mais grave do que nomear ministros. Trata-se de evitar mais desgaste em sua imagem de homem público, que desde o episódio do mensalão vem sendo deteriorada progressivamente, e agora a situação se complicou muito com a corrupção na Petrobras e o desenrolar do caso Rosemary Noronha.

O CARTÃO DE ROSE

No momento, a preocupação maior de Lula e evitar a divulgação dos abusivos gastos feitos no cartão corporativo da Presidência por sua companheira de viagens internacionais, digamos assim. Como se sabe, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já determinou que o Planalto divulgue ao jornal O Globo os gastos de Rosemary no cartão.

Com a morte de Marcio Thomaz Bastos, Lula ficou desprotegido em matéria de assessoria jurídica. Não há maiores informações, mas tudo indica que, no desespero, o governo impetrou um recurso extraordinário ao Supremo. Acontece, porém, que o próprio STJ pode indeferir a manobra protelatória, por não se tratar de questão constitucional, e dar a questão por encerrada. Portanto, em breve saberemos se houve recurso e se subiu ou não.

O SORRISO DE DILMA

O que se sabe é o seguinte: se forem divulgados os gastos de Rosemary com o cartão corporativo da Presidência da República, a imagem de Lula estará seriamente comprometida junto à opinião pública, porque ele será ridicularizado no Brasil e no exterior.

E o mais interessante é que a presidente Dilma Rousseff está doida para liberar logo essas informações. Se depender do apoio dela, Lula estará liquidado. A verdade é que Dilma não quer mais aceitar as ordens do ex-presidente, mas ainda não tem como se livrar dele. Por isso, vai quebrar o sigilo do cartão corporativo de Rose com um sorriso enviesado nos lábios.

Há alguns meses, quando o movimento “Volta, Lula” estava ganhando força no PT, foi Dilma quem mandou “vazar” uma série de informações sobre Rosemary ao repórter Vinicius Sassine, de O Globo. Dilma e Lula se odeiam e fingem que se amam. Mas em sociedade tudo se sabe, como dizia Ibrahim Sued.

7 thoughts on “Lula tenta evitar a divulgação do cartão corporativo de Rose

  1. O saudoso barão de Itararé – nesse “caso” específico e de amor “puro” – jamais grafaria a expressão “cartão corporativo”.

    Devido a tão divulgada e notória ação corporal entre Lula e sua namorada Rosemary, certamente, ele escreveria “cartão corpo ativo” subtraindo o indesejável e nada romântico segundo “r” da palavra corporativo.

    O imperador Lula, certamente, deve considerar justo e certo que os brasileiros paguem as despesas de sua namorada.

  2. Desde quando Lula não concede entrevista coletiva e anda fugindo da imprensa, Carlos Newton? Ainda assim, as articulações dele nos bastidores da política e do poder são de conhecimento público, acabam vazando de alguma forma. Não é correto atribuir a ele a nomeação de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, afinal desde a vitória de Dilma Rousseff em 26 de outubro comentamos sobre as pressões do ex-presidente favoráveis ao nome de Henrique Meirelles para o comando da economia e ele acabou fora de tudo.

    Como escrevi outras vezes, acho que uma vez reeleita mais por conta própria e menos em função dessas articulações nocivas de cúpulas que tudo fizeram para evitar sua permanência na Presidência, Dilma deve fazer mandato sem a deprimente pecha de “poste do Lula” que lhe foi cravada na testa logo no início do atual mandato. Se isto vai ocorrer ou não aguardemos pra ver, é preciso cobrarmos que a sua liberação ocorra de fato porque será benéfico para o país se ela assumir por inteiro suas responsabilidades de governante.

  3. Valmor Stédile, o “Barba” foge da imprensa desde quando Rose Noronha caiu por conta da Porto Seguro da PF, em dezembro de 2012! Isso pq elle não tem como justificar as funções e o que fazia, nas trocentas viagens (oficiais e clandestinas), sua ex chefe de gabinete da Presidência em SP. A partir dessa data o farsante só concede entrevistas para jornalistas chapas brancas.
    Por isso afirmo que a grande mídia, especificamente a Rede Gloebels, protege o farsante e sua gangue.

  4. A PRESIDENTE Dilma Rousseff não se entregou às ingerências lulistas e vem efetivamente adotando ações mais autônomas ou sintonizadas com seu vice Michel Temer, o que é bom para o país, afinal ambos foram eleitos em aliança de dez partidos e devem realizar governo mais amplo e plural.

    Que o ex-presidente Lula adota ações pouco convencionais eu vinha escrevendo e agora o ex-ministro Ciro Gomes confirma este fato. http://www.tribunahoje.com/noticia/150977/politica/2015/08/10/intruses-de-lula-tem-sido-muito-ruins-diz-ciro-gomes.html

  5. Valmor Stédile, você diz que provavelmente Ciro Gomes entrará no PDT. Será um risco muito grande para o partido. Em determinados momentos da vida política é razoável em uma eleção majoritaria pensando no Brasil,POLticos de diferentes matizes se unam. Mas, principalmente nós do PDT que temos uma ideologia definida não devemos dar passos muito largos e sem mais nem menos aceitarmos Ciro no partido. Devemos ter em mente sua orígem política. Toda sua família, ele e o irmão sempreforam da raivosa e golpista UDN. Hove em certo momento aproximação com Brizola. Ciro como é próprio da presonalidade familiar meteu os pés pelas mãos. Deu uma declaração desmoralizante contra as mulheres e perdeu a ultima oportunidade que teve de ser presidente. Independente da ideologiasão pessoas estabanadas, vaidosas, cultuam um machismo estéril dos sertões nordestinos. Acho muito arriscado Ciro entrar no PDT. Temos gente de sobra para apresentarmos como candidato a presidência. Menos, menos mesmo Cristovão, esse é o pior político que eu com 83 anos já vi na politica brasileira. É UM TEORISTA MEDIOCRE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *