Lula traiu Dirceu, que vai se vingar fazendo delação premiada

A prisão destruiu Dirceu, que envelheceu 10 anos em apenas dois

Carlos Newton

Sob a desculpa de evitar incômodos, Lula vive trocando de telefones, só fornece os novos números aos assessores e às pessoas mais próximas. Desde que foi preso, José Dirceu não tem o número do celular de Lula, praticamente não se falam mais. No início do ano, quando as investigações da Lava Jato começaram a alcançar o PT mais diretamente, o ex-ministro tentou acertar com Lula um esquema de defesa mais eficiente e profissional, porque os advogados do partido são muito fracos, não se pode contar com eles.

Dirceu então ligou para Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, pedindo-lhe que agendasse um encontro com o ex-presidente. Okamotto perguntou qual era o assunto e Dirceu explicou que estava na hora de reforçar a defesa jurídica do PT, porque isso significava proteger a ele próprio e também a Lula, a Dilma e ao Planalto.

No dia seguinte, Okamotto deu retorno e informou que Lula não estava interessado em discutir este assunto, porque não acreditava que qualquer investigação pudesse alcançá-lo, pois não se envolveu diretamente no esquema montado na Petrobras. Dirceu ficou furioso, disse poucas e boas a Okamotto e desligou o telefone.

Pode-se concluir que a velha amizade acabou, eles já não são sequer companheiros, muito pelo contrário.

EU, LULA E DILMA NO MESMO SACO

Duas semanas após Lula ter lhe virado as costas, Dirceu começou a dar o troco. Fez vazar à imprensa sucessivas informações sobre seu descontentamento com a falta de solidariedade de Lula, do PT e de Dilma. E no início de junho soltou uma frase explosiva: “Eu, Lula e Dilma estamos no mesmo saco”. Em tradução simultânea, o ex-ministro fez uma ameaça muito mais forte e clara do que as tais intimidações que a advogada Catta Preta diz estar sofrendo.

A partir daí, o advogado de Dirceu apresentou sucessivos recursos á Justiça, para evitar que ele perdesse a prisão domiciliar e fosse novamente para a penitenciária, enquanto o ex-ministro continuava vazando informações sobre sua intenção de mudar de vida e ficar mais tempo com a mulher e a filha de seis anos.

Dirceu sabe que desta vez será condenado a mais quinze anos de prisão, porque o Supremo não repetirá o erro de considerar que não houve formação de quadrilha (quando mais de três se unem para cometer crimes). Seu resto de vida vai acabar, não há luz no final do túnel.

LULA VAI SE ARREPENDER…

Dirceu tem um temperamento muito forte, Lula cometeu um erro terrível ao virar-lhe as costas. Pensou que poderia repetir a estratégia do mensalão, dizer que não sabia de nada, foi apunhalado pelas costas, essas pessoas não são de minha confiança, aquela conversa fiada de sempre.

Dilma pensou a mesma coisa e tirou o corpo fora, acreditando que continuará incólume com a mesma estratégia de Lula e a colaboração gratuita de imbecis como Fernando Henrique Cardoso, que calado é um poeta, com diz o senador Romário em relação a Pelé.

Agora, o jogo acabou. Dirceu vai fazer delação premiada e acabar com Lula, Dilma & Cia Ltda. Podem acreditar. Lula deveria ter atendido àquele telefonema.

###
PS – Dirceu jamais perdoará Lula. Quando o ex-presidente precisou dele em 2012, no escândalo de Rosemary Noronha, foi Dirceu que estruturou toda a defesa da segunda-dama, contratando pessoalmente os escritórios de advocacia e participando das reuniões com os juristas, ao lado de Lula e Rose, o casal 20 que ninguém se foi desfeito ou não. (C.N.)

PS2 – A partir das 18 horas, o historiador Pedro Beja Aguiar estará lançando seu livro “Esse ofício da ficção: absurdo, labirinto e angústia na prosa de Jorge Luis Borges”. A noite de autógrafos será na Editora Multifoco, Rua Mem de Sá, 126, próximo aos Arcos da Lapa.

28 thoughts on “Lula traiu Dirceu, que vai se vingar fazendo delação premiada

  1. Vou lhes contar uma engraçada ironia do destino.

    Nesta semana, em que Zé Dirceu foi novamente preso, há um grupinho de esquerdopatas do Rio de Janeiro “passeando” em Cuba.

    E na certa estão vendo, lá da ilha-prisão, o retorno de Dirceu ao cárcere. Logo esse Dirceu que teve no passado a sua “temporada” em Cuba. Na época bajulava Fidel, que o aliviou dos treinamentos pesados de guerrilha que eram exigidos daqueles “revolucionários estrangeiros” que por lá se refugiavam.

    Nesse grupinho, que hoje passeia em Cuba, estão presentes, por exemplo, um figurão do PSOL carioca que vive da bolsa-ditadura, morando confortavelmente numa rua nobre do Leme, e que curte a praia sempre que o tempo está bom.

    Outro é um petista antigo da época da fundação do PT do RJ, que é dono de um botequim famoso de Copacabana, e defende, com a língua, unhas e dentes, a petralhada. Lembro-me que quando Dirceu foi preso, pelo mensalão daquela época, o cara fez um discurso aos gritos, em seu botequim, defendendo o pilantra, e gritando inclusive:

    – Esse cara é honesto, p…

    • Essa petralhada, metida a comunista, é a escória mais nojenta e hipócrita da face da terra. São ratazanas que só defendem esses anti – heróis e o partido, pois estão levando no bolso uma belíssima vantagem financeira. Ideologia? Não! Experimente retirar essa bolsa – ditadura dessa esquerdalha -caviar que esse o “amor” acaba rapidinho.

  2. José Dirceu pode ser o que for, mas sempre foi “companheiro” do Lula e da Dilma. Nunca foi visitado por nenhum deles. Amigo é amigo, mas no PT o Lula é tudo e os outros nada.

    • Amigo é Amigo, só que Lula não é amigo de ninguém. Quem ouviu o Brizola quando disse: “Lula pisa no pescoço da própria mãe pelo poder”? O gaúcho conhecia a indole do Lula. Zé Dirceu, faz uma delação premiada! Conta tudo!

  3. Caro Jornalista,

    INIBE MAIS O CRIMINOSO UMA SEMANA NA CADEIA DO QUE UM ANO DOANDO CESTA BÁSICA ou prestando trabalho comunitário. Quem já teve o desprazer de passar perto de uma cela ainda deve se lembrar de ter sentido o coração bater mais forte! Afinal, em se tratando de animais, o MEDO educa até mesmo o mais estúpido e atrasado deles: o bandido rico.

    O resto é papo de “INTELECTUAIS” do naipe do Lula, Maria do Rosário, Márcio Tomás Bastos e do Greenhalgh que, se não tinham/têm o RABO PRESO, eram/são amigos e queriam/querem livrar a cara de quem tinha/tem, aconselhando tratar bandido com “PALIATIVOS ALTERNATIVOS” ao invés da dura e tradicional CADEIA…

    Abraços.

    • Hélio Bicudo e Brizola. O gaúcho disse: “Lula pisa no pescoço da própria mãe pelo poder” Ninguém lhe deu crédito. Agora, resta o Dirceu mesmo fazer delação premiada e contar tudo sobre os “eu não sabia” – Lula/Dilma. Revela Dirceu! Não se deixe morrer sem falar!

  4. O Sr. José Dirceu já está com 69 anos de idade. Após 3 de maio de 2016 não vai acontecer nada . Se ele fosse mais novo, já estaria preparando a delação premiada antes de ser preso, pois é de sua natureza a dissimulação, o cinismo e a traição. Agora é tarde, e o Brasil, via Petrobras e outras empresas, o alimentou como a um magnata oculto durante a gestão PT.
    O máximo de justiça que se pode fazer é reaver o muito roubado e usufruído por ele, para que seu patrimônio se ajuste ao mesmo tamanho do seu caráter.

  5. No mensalão o José Dirceu assumiu ser o chefe do mensalão para salvar
    o Lula e consequentemente o PT. Agora, ele deve falar quem é o verdadeiro
    chefe de toda essa corrupção ou vai amargar muitos anos de cadeia.

  6. Dois fatores levam o acusado à delação premiada:
    Diminuir a pena que lhe será imposta pelo crime que junto com outras pessoas cometeu, claro;
    Um resquício de remorso, pequeno, quase invisível, mas que impulsiona o delator aos riscos de denunciar cúmplices e sofrer no futuro alguma vingança ou represália em face do seu gesto.
    Dito isso, Zé Dirceu não irá denunciar ninguém, e explico:
    O cara é muito vaidoso para dividir a exclusividade dos planos do mensalão e petrolão.
    A Justiça entende que Zé é o autor desses crimes, portanto, um gênio, mesmo sendo do mal.
    Depois, Zé não tem moral, trata-se de um desclassificado, sem qualquer remorso ou arrependimento dos crimes que cometeu tanto no passado quanto no governo, na função de superministro, de ser o verdadeiro presidente do Brasil.
    Zé quer holofotes, manchetes, letras garrafais enaltecendo a obra mais espetacular que vimos destinada a roubar uma nação e seu povo com extrema habilidade e engenhosidade, que é uma verdade indiscutível!
    Zé quer mostrar ao mundo a fragilidade de um Estado quando possui alguém na chefia com inteligência e sagacidade, e que pode mudar o destino desse país manipulando os poderes à base de dinheiro, corrupção, desonestidade, e fraqueada a entrada para voluntários que desejam o mesmo, ou seja, enriquecer rápido e impunemente.
    Pois era dessa forma que Zé imaginava o resultado do seu majestoso golpe: sair impune.
    O mensalão deu-lhe um susto porque denunciado por um cúmplice, algo inesperado.
    A sua prisão foi um blefe à justiça proporcionada pelo Judiciário, em face da aproximação do STF com o Executivo, a ponto de o nosso criminoso continuar roubando o Brasil na sua suposta cadeia, a sua bela e confortável residência (uma delas).
    Com as investigações do petrolão apontando mais uma vez a sua participação em crime semelhante ao mensalão porque envolvendo dinheiro, e muito mais que anteriormente, Zé está com problemas, haja vista ser reincidente, contumaz, incorrigível.
    Ministros que lhe aplicaram uma pena branda anteriormente não vão gostar de vê-lo de novo, e deverão ser corretos desta vez e lhe condenar a quinze, vinte anos.
    Com o tempo, Zé ficará abandonado, só, em razão de seus amigos não poderem mais usufruir de sua influência junto ao poder e da sua inteligência brilhante em assaltar o erário.
    Continuará com o título de, O Maio Ladrão do Brasil, que lhe afagará o ego, acima da honra e dignidade.
    No entanto, sairá da cadeia ostentando outra denominação:
    O Maior Idiota do Brasil, pois teve o poder em suas mãos, mas optou por jogá-lo fora porque dominado pela vaidade, e esta impediu-lhe de perceber o certo do errado!

  7. A HISTÓRIA É PROPULSORA DA SOCIEDADE, NÃO ESCUSOS FINS

    O ex-ministro José Dirceu foi pivô do rompimento de Leonel Brizola com o governo Lula, antes da posse quando estiveram reunidos e o lulismo anunciou a entrega (palavra certa no lugar apropriado) do Banco Central para Henrique Meirelles, atendendo ao sistema financeiro. Brizola advertiu que não aceitaria concessões ao capital estrangeiro e a partir daquela atitude afloraram consequências desastrosas para o país, a exemplo da entrega (também termo exato) do Ministério das Comunicações para o preferido das Organizações Globo, Miro Teixeira, goela abaixo do PDT de Brizola.

    De ações políticas nefastas para a mistura de interesses particulares com o serviço público é um pulinho. Zé Dirceu deu um baita pulão. O amigo Marcos Azevedo lembra que foi Dirceu quem “inventou a história de chamar o Brizola de ‘El Raton’ e agora está pagando com suas falcatruas. Deus é justo. Quando Lula ganhou em 2002, nunca chamou o Brizola para conversar no Palácio do Planalto, dizem que o Dirceu que não queria, o ‘capitão do time’. Brizola era cotado para ser primeiro Ministro da Educação,depois Ministro da Agricultura, no final acabou no ostracismo imposto pela nossa mídia elitista e com seus interesses econômicos”.

    E isto foi muito bem lembrado, tanto que depois daquela primeira reunião relatada por mim, realizada entre a proclamação da vitória e a posse do novo governo, Brizola e Lula jamais se entenderam e nenhuma outro encontro ocorreu. Entraram em campo alguns emissários tentando reatar relações e quando o nome de Brizola era cogitado para o Ministério a resposta vinha em tom de deboche, inclusive sugerindo para ele a Embaixada no Uruguai.

    Outro amigo, Laerte Braga, não discorda e chama “atenção para um post feito há dias pelo ex-deputado Milton Temer, amigo pelo qual tenho grande admiração, sobre José Dirceu. Paga o preço da lealdade incondicional. E está jogado às traças, por aqueles aos quais sempre foi leal”. Então, pondero que a lealdade incondicional ao lulismo não se confunde com a nossa, pelo Brasil e para os brasileiros. E ele arremata: “Vamos às ruas pela democracia, não por Dilma e Lula. Pela reforma agrária, pelas reformas de base, nunca por essas figuras, pelo Brasil”.

    Quanto a isto estamos de pleno acordo, como escrevo sempre, defendemos a presidente Dilma Rousseff porque entendemos o significado da LEGALIDADE e o que pretendem seus detratores. Minhas análises são políticas – como é possível verificar acima – sem o que também não se pode avaliar coerentemente questões jurídicas, todas. O nível de culpabilidade de Zé Dirceu pode ser discutível, não sua implicância nesses meios ou os fins que possam ser alegados.

    • Stédile,
      Relatas episódios muito importantes para que se possa entender o rompimento de Brizola com Lula ou deste para aquele.
      Brizola podia ter seus defeitos, mas as suas convicções eram inabaláveis, e sua visão de Brasil única, incomparável.
      Lamentavelmente estava escrito que Brizola chegara ao máximo na sua carreira política, governando dois Estados da União e sendo o único governador a conquistar esta glória no País em toda a sua história.
      Na condição de presidente, Brizola por certo colocaria os pingos nos is e jotas, e adotaria uma identidade nacional ao Brasil, uma administração absolutamente voltada aos interesses brasileiros.
      Não deu, e hoje amargamos gestões que dilapidam o patrimônio nacional e depauperam o povo, ocasionando que por muito mais tempo ainda estaremos na condição de emergente ou de pedir por auxilio ao capital estrangeiro, os tais investidores, e seus capitais voláteis.
      A gritante e imperdoável falha de nossos governantes em não se preocuparem com pesquisa e uma educação a contento, nos faz dependentes de tecnologias internacionais, escravos de modelos alheios, e desconhecermos em pleno século XXI, quase duzentos anos após o Grito do Ipiranga, que não somos independentes, mas satélites de nações mais desenvolvidas e cujos valores estão calcados na educação e cultura de seus povos!
      Brizola foi a oportunidade que nos deram para crescer no século passado, e quase no seu ocaso.
      Nesse ritmo, talvez a próxima para chance em sessenta anos ou mais, quem sabe?
      Interessante o teu comentário, Stédile.

      • “Brizola foi a oportunidade que nos deram para crescer no século passado, e quase no seu ocaso.”

        “Na condição de presidente, Brizola por certo colocaria os pingos nos is e jotas, e adotaria uma identidade nacional ao Brasil, uma administração absolutamente voltada aos interesses brasileiros.”

        Ao menos aqui em Salvador, muitos quando ficam na dúvida sobre uma afirmação dita por alguém costuma retrucar dessa forma: Será? Será rapaz? Tu tem certeza? Rapaz, sei não!
        Encerra dizendo: Olha, desculpe, mas eu só acredito vendo.

        Será Francisco Bendl? Sei não viu!

  8. Desde a redemocratização, em 1989, o PT vem sabotando o Brasil. Com ajuda de artistas globais, Lulla na reta final venceu Brizola no primeiro turno daquelas eleições e tirou do saudoso líder trabalhista a oportubidade de reconfigurar este País. Quem é brizolista convito tem que repudiar as práticas criminosas do PT. É lamentável que os herdeiros de sangue do Brizola na política façam parte de base de apoio do mais corrupto governo de que se tem notícia. Com isso ficaram impossibilitados de aglutinar os milhões de votos dos indignados deste país. Que falta faz um verdadeiro e digno líder! Acredito ainda em alguns do PDT (Taques, Reguffe..) e do PPS também. Carlos Sampaio e Gustavo Fruet me parecem também políticos de grande valor. Primoroso artigo, Carlos Newton. Saudações brizolistas

  9. sugestão para o entrevero LULLA X ZÉ DIRCEU!

    Volta ao século XIX, disputa num duelo, 1 potente AR-15 na mão de cada um. Caso haja 1 só perdedor crivado de tiros, a platéia toda armada também completará o serviço para que não haja nenhum vencedor no duelo.

    Nenhum desses 2 vermes merece continuar vivendo! Ambos merecem serem jogados na lata de lixo da HISTÓRIA!

  10. No mensalão o José Dirceu assumiu ser o chefe do mensalão para salvar
    o Lula e consequentemente o PT. Agora, ele deve falar quem é o verdadeiro
    chefe de toda essa corrupção ou vai amargar muitos anos de cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *