Macrométrica prevê vitória de Aécio com 52%

Renata Batista
Valor Econômico

Projeção realizada pela consultoria Macrométrica, do ex-diretor do Banco Central Francisco Lopes, indica que o candidato do PSDB, Aécio Neves, deve vencer a presidente Dilma Rousseff (PT) na disputa do segundo turno por quatro pontos percentuais de diferença, mais do que apontam as primeiras pesquisas no segundo turno e do que as projeções feitas no primeiro turno, mas ainda assim em confronto acirrado.

Pelas contas da consultoria do ex-diretor do Banco Central Francisco Lopes, serão cerca de 4,2 milhões de votos a mais, contingente equivalente aos eleitores de Goiás. Em agosto, na véspera do acidente que matou o então candidato do PSB, Eduardo Campos, a Macrométrica projetou a vitória de Aécio por uma diferença de 2,6 pontos percentuais. Para isso, usou o modelo de análise do editor-chefe do site “FiveThirtyEight”, Nate Silver, famoso por acertar o resultado em todos os 50 Estados na eleição presidencial americana de 2012.

Devido à morte de Campos, Aécio caiu para terceira posição com a entrada de Marina Silva na disputa, e as projeções passaram a apontar a vitória da candidata do PSB no segundo turno por 53,1% a 46,9%. Na nova projeção, que já leva em conta a conversão dos votos de Marina no segundo turno, Aécio chegará com 51,9% e Dilma com 48,1%.

De acordo com a análise de Macrométrica, o percentual de votos não comprometidos caiu de 32,1% no primeiro turno para 10% nas primeiras pesquisas do Ibope e do Datafolha. Aécio também registrou um fator de conversão de 71% contra 29% de Dilma.

REVERSÃO

Para que a atual presidente reverta essa tendência, a taxa de conversão de Aécio precisa cair para 64%. Isso equivale a um esforço para recuperar pelo menos 1,5 ponto percentual ou 2,1 milhões de votos, um pouco menos do que o número de eleitores do Espírito Santo. Nesse caso, as pesquisas apontariam Dilma à frente com 45,5% dos votos contra 44,5% para Aécio.

No relatório distribuído pela consultoria aos clientes, o maior risco ao candidato do PSDB apontado é que a recente onda favorável a Aécio seja reflexo da recuperação conseguida pelo candidato no primeiro turno, que pode perder força, principalmente entre os eleitores menos informados. “A história da campanha de Marina no primeiro turno não nos permite descartar essa possibilidade”, afirma.

(Reportagem enviada por Mário Assis)

13 thoughts on “Macrométrica prevê vitória de Aécio com 52%

  1. E ngracado um partido dirigido pelo Bebum de Rosemary falar em beber. Quem e amigo e mora na casa de um traficante internacional de drogas e o vice prefeito de Sao Bernardo , sem contar o Luiz Moura do PCC.

  2. DILMA 1 TURNO 2010 = 47.651 ( votos válidos = 101.590 )
    DILMA 2 TURNO 2010 = 55.752 ( votos válidos = 99.463 )
    DILMA 1 TURNO 2014 = 43.267 ( votos válidos = 104.023 )

    DILMA 2 TURNO 2014 = NÃO CHEGARÁ A 50.000 DE VOTOS

    AÉCIO 45
    PRESIDENTE DO BRASIL 2015 / 2018

  3. No 1 turno 2014 foram 104.023 votos válidos.
    Geralmente no 2 turno os votos válidos diminuem.
    Provavelmente serão 102 milhões de votos válidos no 2 turno
    No 2 turno Dilma não chegará a 50 milhões de votos
    No 2 turno Dilma ficará com cerca de 48 milhões de votos
    102.000 válidos – 48.000 dilma = 54 milhões para AÉCIO 45

    AÉCIO 45 PRESIDENTE DO BRASIL 2015/2018

  4. A pesquisa correta dá a Aécio mais de 10 pontos de frente.

    Essa de empate técnico cheira a compra com dinheiro púlico pela quadrilha que assalta seus cofres há 12 anos.

  5. Depois do massacre de ontem, não há mais projeção baseada em modelos estatísticos.
    Há a certeza da derrota do projeto petralha de perpetuação no poder, detonando com os pilares básicos de um sistema democrático, que eles tanto odeiam.

    • A que ponto chegamos kkk, o cara comemorar uma pesquisa do instituto de um ex banqueiro a favor do candidato dos ricos kkk é de morrer de rir, vamos esperar que a Dilma 13 coloque esse Áecio onde ele merece estar ou seja num barzinho do Leblon ,lá é o habitat natural desse senhor, quem conhece o rio de janeiro sabe como o Àecio sai dos bares a noite kkkk

      • Acho que você está esquecendo do 1º turno. Veja meu amigo, queremos um país onde as pessoas estudem e sejam inteligentes, primeiro para serem livres, e segund para usar a lógica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *