Magro e envelhecido, Dirceu vai cumprir a pena em casa

Carlos Newton

Bem mais magro e muito envelhecido, José Dirceu se prepara para cumprir o resto da pena em prisão domiciliar. Está condenado a 7 anos e 11 meses, mas tem direito à liberdade condicional e seu advogado enviou nesta segunda-feira o pedido de soltura ao relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso.

Dirceu está no regime semiaberto, em que o preso pode trabalhar fora do presídio desde que tenha autorização da Justiça, mas logo passará para o regime aberto. Em tese, ele dormiria todas as noites numa Casa do Albergado, mas, como não existe este tipo de estabelecimento penal em Brasília, ele poderá cumprir o resto da pena em casa.

Para encurtar a pena, o ex-ministro usou benefícios da ressocialização de criminosos. Trabalhou, estudou e leu livros desde que foi preso, em 15 de novembro passado. Conseguiu, assim, abater 142 dias de sua condenação. Com isso, a progressão de regime, concedida aos presos após o cumprimento de um sexto de suas sentenças, foi antecipada de março de 2015 para esta segunda.

BUROCRACIA

Antes de se manifestar sobre o pedido, o ministro-relator Barroso terá de ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Como outros condenados no processo – entre eles o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares – já obtiveram o benefício, Dirceu também será beneficiado.

Fora da prisão, o ex-ministro terá que seguir algumas regras do regime aberto, entre elas, permanecer em casa entre 21h e 5h. Também não poderá se encontrar com outros condenados que cumpram pena, sejam eles do processo do mensalão ou não, e nem portar armas, entorpecentes ou bebidas alcoólicas.

Olhando as fotografias recentes, nota-se como o outrora todo-poderoso José Dirceu está abatido e envelhecido. Deve se arrepender muito dos crimes cometidos em nome do Poder. Sabe que, se tivesse procedido como um líder republicano, hoje seria presidente da República e estaria disputando a reeleição, com muito mais chances do que Dilma Rousseff. Tinha tudo nas mãos, mas jogou fora. Apesar de ser hoje um homem muito rico, sabe que o dinheiro ás vezes pode não valer nada. E pelo resto da vida vai se arrepender dos erros cometidos. 

28 thoughts on “Magro e envelhecido, Dirceu vai cumprir a pena em casa

    • O “grande líder ” do proletariado estava desesperado sem os seus creminhos….

      “Tá com botox é, Zé Dirceu?”, perguntou uma mulher de
      cabelos curtos grisalhos. “Não, não”, ele respondeu. “É um creme que compro em Cuba, de
      um tratamento da Alicia Alonso. É feito de placenta, uma beleza. (…)A mala ficaria presa no aeroporto. Seria preciso
      comprar uma muda de roupa e artigos de toalete. “Para mim, o principal é comprar um
      hidratante”, ele falou. “Eu morro louco sem hidratante.”(…)Aos 61 anos, Dirceu tem os cabelos grisalhos e finos, que ajeita para trás com um
      pentinho verde que leva no bolso da calça. Sua pele é lisa e brilhante, graças aos cremes, e
      ele nega que seja por causa de plásticas ou aplicações de botox. Sua aguda percepção sobre
      a aparência se manifesta no uso aplicado de produtos de beleza, no empenho com os
      exercícios físicos, no guarda-roupa de grifes e na preocupação constante com a perda de

      peso. Ele quer emagrecer, urgente, 7 quilos. Quando passa em frente a um espelho, ou
      diante de um vidro com bom reflexo, José Dirceu sempre confere o penteado e a posição
      do colarinho. (revista Piauí janeiro/2008.)

  1. Caro Jornalista,

    Percebe-se, pela foto, que esse negócio de cumprir pena alternativa, prisão domiciliar, progressão de pena, sexo na cadeia e etc é invenção de simpatizante de bandido. Quando TODOS os ministros da justiça do PT defendiam essas medidas, estavam, apenas, deixando uma brecha legal ante a possibilidade das suas crianças serem apanhadas, no futuro, fazendo traquinagens.

    Percebe-se, pela foto, que é muito mais EDUCATIVO um ano de CADEIA do que dez anos de CESTA BÁSICA e TRABALHOS COMUNITÁRIOS!

  2. E aí está o nosso salvador com seu ideal comunista.
    Ainda?
    Filhotinho de Fidel , conhecedor de seus domínios, sabe ao que o povo, que lhe serviu de bandeira, foi reduzido naquela ilha . Sabemos.
    Mas o poder tem seus privilégios.
    Quem não o quer não é humano.
    Seguramente.

  3. Caro CN … Bom dia!

    “Apesar de ser hoje um homem muito rico, sabe que o dinheiro ás vezes pode não valer nada.” … Isto tem a ver com a Queda de Babilônia, a Grande.

    Caro Wagner Pires … saudações!
    Vou discordar do amigo quanto ao artigo do Paul Krugman, que está com coceira e tenta descobrir como escapar dela … … … coceira é bom???

    Como já coloquei, a Queda da Babilônia tem o chamado aos fiéis para comemorarem (coisa feita pelo Emérito com as receitas para debelar a Crise – e suas sugestões foram recusadas; pois o Mercado recusa ser regulado por um Governo Mundial).

    Após vem a Apostasia (que só se tornará real quando se atingir os 2/3 da Igreja … “”Em toda a terra – oráculo do Senhor – dois terços dos habitantes serão exterminados e um terço subsistirá”. (Zc 13,8)”

    Aí, sim, vem o AntiCristo snif snif snif

    “Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro”. (2Ts 2,11)

  4. O amargor da posição em que se encontra José Dirceu não me alegra. Muito pelo contrário. Fico triste. Espero que José Dirceu tenha forças para superar o sofrimento por que tem passado. Encaminho para ele um pensamento positivo para ajudá-lo a manter-se corajoso.

  5. Está na internet; quem desejar, pode acessar: “Diretor do Ministério dos Caminhos de Ferro da China condenado à morte”.

    O distinto em referência agiu petistamente, recebendo propinas, e foi sentenciado com a pena capital (o ministro foi executado em 2013). Contudo, o Tribunal, num rasgo de benevolência, comutou a decisão, provisoriamente, em prisão perpétua. Ficará em “observação” por dois anos; qualquer deslize no bom comportamento, ser-lhe-á fatal!

    Comentário que ouvi em uma emissora de rádio: naquele país, um presidiário que esteja resfriado caso solte um prosaico espirro fora da cela, contaminando seus “cumpanhêru”, está com mau comportamento.

    Quase igual ao Brasil…

  6. Do meu ponto de vista, a prisão fez um bem danado ao Zé Dirceu.

    Passou a ter uma boa hora de sono e uma melhor paz de espírito.

    Parou de usar Henna no Cabelo.

    Parou de fazer seções para aplicação de Botox, produto não ecológico.

    Perdeu peso sem fazer dieta. Só parou de frequentar almoços e jantares de negócios escusos, cheios de comidas não saudáveis e propinas desviadas.

    Devido a esta perda de peso a pressão arterial passou a ser 12 – 8, melhor que a maioria dos aposentados.

    Aposto que o ultimo exame de sangue dele deve ter comprovado que as taxas de glicose, colesterol, triglicérides e os demais parâmetros passaram a estar dentro da meta.

    Pelos ganhos na de qualidade de vida que Dirceu teve, sugiro que ele permaneça na Prisão por mais uns dez anos. Bem que ele poderia fazer um requerimento a justiça de próprio punho.

  7. Não é dele aquele ‘fundo de previdência’ 660-46652, do Delta Bank, nas Ilhas Caymans, que o Tuma Jr. denunciou com provas às fls. 545 à 555? O Vovô boyzinho é bem descrito na matéria/reportagem ” O Consultor ” que a Daniela Pinheiro fez para a Revista Piauí de janeiro de 2008. ( Disponível em PDF ). Esta matéria deixa claro como esse reeducando é um grande comediante da ideologia.

  8. Parabéns pela carta. O stalifascista Franklin, Hora do Povo, Martins recrutou um enorme time de ‘linguas de madeira”. Para tal usa desde empregos muito bem remunerados no cabidão chamado TV Brasil, que tem um cargo de confiança a cada 2,7 funcionários e uma audiência de ————. Ele também se utiliza em prorrogar infinitamente as dívidas junto ao BNDES de um jornalista. São os Goebbels de galinheiro agindo. Aliás, o Franklin Martins foi ‘Globete” por 10 anos, inclusive dirigiu a sucursal de Brasília, de onde saiu pois a sua mulher se tornou aspone do “terrível” Zé Anibal. O mesmo ocorreu com a Crunivel, que depois de levar um pé na bunda da Globo, se tornou uma ‘jornalista’ libertária. Resumindo: revolta dos excluídos….

  9. O texto do Moderador, explicativo e humano, retrata fatos e um personagem que já entrou para a história moderna do Brasil. Marcado, para sempre, com o seu capítulo final.
    O de um criminoso, sentenciado a sete anos de cadeia, como chefe político de uma quadrilha que se apropriou do dinheiro público.
    Da foto que ilustra o artigo, do rosto amargurado, ficam as perguntas:
    O desgaste… valeu a pena?..
    A grana… vai devolver ao estado brasileiro, o dinheiro que desviou?

    • Quando uma pessoa é presa injustamente tende a definhar na cadeia e isso é percebido rapidamente em sua aparência. Já os bandidos de verdade, quando presos, mantêm a mesma aparência de quando estavam soltos.

  10. Eu acredito que ninguém pode tripudiar do José Dirceu,pois acredito que na vida política todos já erraram,talvez até mais do que ele.Errou, pagou por sua pena,pra que ficar sendo humilhado.Quem de nós que hoje lhe malha,não teria também se encantado pelas beneses do poder que todos nós sabemos,fascina.

  11. O que mais me dói e revolta é que muitos foram barbaramente torturados e assassinados por ousarem sequestrar diplomatas para libertar certos calhordas que a história demonstrou serem tanto ou mais que os repressores da ditadura militar quando chegaram ao poder, ao ferrarem burocraticamente seus ex-companheiros de luta em seus direitos de anistia política, como esse José Dirceu quando ocupou a chefia da Casa Civil do Lula. O Eduardo Collen Leite, conhecido na época como BACURI, por exemplo, foi um dos supliciados. Torturado durante 109 dias seguidos, arrancaram-lhe várias partes do corpo, ATÉ MESMO OS OLHOS, e seu sofrimento foi infernal.

  12. Rodrigo de Carvalho, para não esquecer, Claúdio Fonteles, ao dizer que dos 23 que voltaram de Cuba 20 foram mortos pelos militares acrescentou: Sem dúvida existia entre eles um delator.
    Outra coisa: Muitos dos que “flanam hoje na passarela política”, eram em 1964 jovens udeno-lacerdistas e apoiaram no primeiro momento o “golpe”; depois voltaram-se contra os militares, quando Carlos Lacerda foi alijado do processo político. O certo é que Dirceu foi cooptado pelos golpistas. Hoje vive como um cão leproso.

  13. Pode ser também. Mas, um funcionário cubano ligado ao comitê central lá e que mantinha contato com os brasileiros exilados em Havana na época fugiu para os EUA, escreveu um livro posteriormente e confessou nele que INFORMOU A CIA OS NOMES FALSOS DOS BRASILEIROS QUE RETORNAVAM. Não me lembro mais o nome do cara, mas creio que está por aí na web. Aliás, a CIA monitorou no exterior e informou bastante sobre brasileiros que iam para países inimigos dos EUA. Aí está vivinho o Tarzan de Castro, que foi agarrado ainda nos anos 60 pela ditadura porque a CIA fotografou em Karachi, Paquistão, o seu passaporte e de outros do PCdo B, durante uma parada no aeroporto antes de seguirem viagem a Pequim, atual Beijing.

  14. A propósito AINDA do Tarzan de Castro. Falou mais do que devia durante o interrogatório no ano de 1967 em que esteve presente um agente norte americano chamado Robert, não foi torturado como os outros companheiros de viagens que caíram posteriormente e se arrumou econômicamente com o Iris Rezende em Goiás AINDA NO COMECINHO DOS ANOS 80.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *